Adaptabilidade Refere-se à capacidade do sistema de reagir conforme o contexto, e conforme as necessidades e preferências do usuário.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Faculdade Câmara Cascudo Seu nome aqui
Advertisements

Criando um depósito Após o recebimento de sua funcionalidade o Encarregado do Depósito deverá iniciar o cadastro dos seus depósitos; O referido cadastro.
Criando um Depósito Classe V – Of Mun. Lista todos os depósitos existentes.
INTEGRADO DE INFORMAÇÕES LOGÍSTICAS (SILOG)
1. SISTEMA INTEGRADO DE INFORMAÇÕES LOGÍSTICAS – SILOG CLASSE II.
Dosvox.
Ergonomia de Interface de Software
Instituto de Computação
Aula de hoje PowerPoint; Vantagens do PowerPoint; Area de trabalho;
Engenharia de Software
NOVA DEMANDA DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Interface Humano-Computador
Ergonomia de Interface de Software
Interface Usuário Máquina
Os Critérios Ergonômicos para Interfaces Humano-Computador
Criando um depósito Classe III. Criar Dep Lista todos os depósitos existentes.
1. SISTEMA INTEGRADO DE INFORMAÇÕES LOGÍSTICAS – SILOG CLASSE III.
Criando um depósito Classe II – OM. Lista todos os depósitos existentes na OM Clique Novo.
Avaliação Heurística, segundo Nielsen, Jakob e Molich, Rolf
Pesquisa-ação: uma introdução metodológica
Interface Com o Usuário Ferramentas da Ergonomia
ERGONOMIA “Ergonomia é o conjunto de conhecimentos científicos relativos ao homem e necessários à concepção de instrumentos, máquinas e dispositivos que.
Adaptabilidade Refere-se à capacidade do sistema de reagir conforme o contexto, e conforme as necessidades e preferências do usuário.
Flexibilidade na interface
A implementação de avaliação formativa na sala de aula
CURSO DE LINUX EDUCACIONAL
Menu de opções Fácil Esta ferramenta tornará mais fácil a montagem de suas pesquisas de Clima Organizacional, ou de Satisfação, desde a sua construção,
Tutorial da Plataforma MOODLE
Sistema Operativo em Ambiente Gráfico
Biblioteca do Conhecimento Online – b-on FONTES DE INFORMAÇÃO SOCIOLÓGICA.
Animações no Power Point
Para criação dos instrumentos de avaliação (questionários) é necessário seguir os seguintes procedimentos: Acessar o Portal SIGA com o perfil de Gerente.
Engenharia de Usabilidade
Seminário de Engenharia de Usabilidade
SEGUNDA PARTE O programa Adobe Photoshop oferecer várias ferramentas de grande utilidade para manipular as fotografias da Odontologia. Colocaremos links.
CURSO PRÁTICO PRÓ-ELÉTRICA
CAPACITAÇÃO SME-SP.
WINDOWS Professor: Leandro Crescencio
Na barra de mensagens, clique em Habilitar Edição,
Tutorial de Utilização do Controle de Pendências – JIRA
Thiago Francisco Bergmann-
POWER POINT.
Soluções de CTI • CRM • Contact Center • Call Center
POWER POWER POINT POINT.
MICROSOFT Windows XP.
07/04/2017 Linux Ubuntu 2.
7 - Criação de Páginas Web
Sobre notas no Moodle Notas são pontuações atribuídas às avaliações de atividades dos participantes em um curso do Moodle, que são postadas no boletim,
Documentação de Software
Estudo para superação de Disjuntores
Criando uma formatação
Retaguarda - Autorizar Programas para Usuários
Modelo para Design de Interfaces
Financeiro – Boleto: Remessa e Retorno
Técnicas de avaliação de Interfaces Alunos: Joel Levandowski Ranieri R. Tremea Prof ª.:Cristina P. dos Santos URI - Universidade Regional Integrada do.
Backup DE DADOS DO USUÁRIO. Cópia de segurança dos dados no computador, alguns fáceis e outros trabalhosos, de acordo com a quantidade de dados. Utilizado.
Encontrar e entrar em uma sala de chat Use a pesquisa do Lync para encontrar salas às quais você tenha acesso. Referência Rápida do Lync 2013 Chat Persistente.
Edivox: trabalhando com comandos de bloco
Coordenação Regional de Tecnologia na Educação
Recomendações Ergonômicas (ISO 9241)
Engenharia de Usabilidade: Uma abordagem Ergonômica
20/04/2017 MODULO: Sistemas Operacional Aula 08 –Configurando o Computador Profª. : Élida Tavares.
Linguagem de Programação I Parte IV
Avaliação de Interfaces Esta apresentação foi baseada no livro Design de Interação ( Preece, Rogers & Sharp) e no Tutorial sobre o livro “Design e avaliação.
informacao/o-que-e-e-como-fazer-uma-avaliacao-heuristica.
Financeiro - Boleto : Remessa e Retorno
OS - Cadastrar Ordem de Serviço
Questionário (Básico) Autor: Skyup Informática. Atividade - Questionário O módulo permite criar uma série de questões, que deverão ser respondida pelos.
WORD 2007 “A nova Faixa de Opções”. Sobre o Word 2007 Word é um processador de texto produzido pela Microsoft que faz parte do pacote Office; Editor de.
Tarefa Autor: Skyup Informática. Atividade – Tarefa O módulo atividade tarefa tem como principio básico a interação professor-aluno. Os alunos podem apresentar.
Transcrição da apresentação:

Adaptabilidade Refere-se à capacidade do sistema de reagir conforme o contexto, e conforme as necessidades e preferências do usuário.

Adaptabilidade O critério Adaptabilidade subdivide-se em dois critérios: Flexibilidade Consideração da Experiência do Usuário

Adaptabilidade Justificativa: Uma interface não pode atender ao mesmo tempo a todos os seus usuários em potencial. Para que ela não tenha efeitos negativos sobre o usuário, esta interface deve, conforme o contexto, se adaptar ao usuário. Por outro lado, quanto mais variadas são as maneiras de realizar uma tarefa, maiores são as chances que o usuário possui de escolher e dominar uma delas no curso de seu aprendizado. Deve-se portando fornecer ao usuário procedimentos, opções, comandos diferentes permitindo-lhe alcançar um mesmo objetivo.

Subcritério Flexibilidade Adaptabilidade Subcritério Flexibilidade Definição: Refere-se aos meios colocados à disposição do usuário que lhe permite personalizar a interface, a fim de levar em conta as exigências da tarefa, de suas estratégias ou seus hábitos de uso. Ela corresponde também ao número das diferentes maneiras à disposição do usuário para alcançar um certo objetivo. Trata-se, em outros termos, da capacidade da interface de se adaptar as variadas ações do usuário.

Subcritério Flexibilidade Adaptabilidade Subcritério Flexibilidade Justificativa: Quanto mais formas de efetuar uma tarefa existente, maiores serão as chances de que o usuário possa escolher e dominar uma delas no curso de sua aprendizagem.

Subcritério Flexibilidade Adaptabilidade Subcritério Flexibilidade Exemplos de recomendações: Quando as exigências sobre o usuário forem imprecisas fornecer meios para que ele controle a configuração das telas. Quando em algum contexto a validade de certas apresentações não poder ser determinada, fornecer ao usuário a possibilidade de desativá-las temporariamente.

Subcritério Flexibilidade Adaptabilidade Subcritério Flexibilidade Quando os valores por default não são previamente conhecidos, o sistema deve permitir que o usuário defina, mude ou suprima valores. A seqüência de entrada de dados deve poder ser modificada para se adaptar a ordem preferida pelo usuário.

Subcritério Flexibilidade Adaptabilidade Subcritério Flexibilidade Quando o formato de um texto não poder ser previsto com antecedência, deve-se proporcionar ao usuário os meios para definir e salvar os formatos que ele venha precisar. O usuário deve poder definir os nomes dos campos de dados que ele(a) venha criar.

Subcritério Flexibilidade Adaptabilidade Subcritério Flexibilidade Exemplo: O Power Point fornece ao usuário possibilidades de personalizar sua área e trabalho.

Subcritério Flexibilidade Adaptabilidade Subcritério Flexibilidade Exemplo: A mesma opção é fornecida pelo site da Google, que coloca a disposição do usuário meios que o permitam personalizar sua interface.

Subcritério Flexibilidade Adaptabilidade Subcritério Flexibilidade Comentários: Flexibilidade vs. Ações Mínimas Flexibilidade vs. Consideração da Experiência do Usuário Flexibilidade vs. Compatibilidade

Subcritério Considerações da Experiência do Usuário Adaptabilidade Subcritério Considerações da Experiência do Usuário Definição: Diz respeito aos meios implementados que permitem que o sistema respeite o nível de experiência do usuário , desde os novatos até os experientes.

Subcritério Considerações da Experiência do Usuário Adaptabilidade Subcritério Considerações da Experiência do Usuário Justificativa: O grau de experiência dos usuários pode variar. Eles tanto podem se tornar especialistas devido a utilização continuada como menos especialistas depois de longos períodos de não utilização. A interface deve também ser concebida para lidar com as variações de nível de experiência. Usuários experientes não têm as mesmas necessidades informacionais que os novatos. Todos os comandos ou opções não precisam ser visíveis o tempo todo.

Subcritério Considerações da Experiência do Usuário Adaptabilidade Subcritério Considerações da Experiência do Usuário Diálogos de iniciativa somente do computador podem entediar e diminuir o rendimento do usuário experiente. Os atalhos ao contrário, podem lhes permitir rápido acesso as funções do sistema. Pode-se fornecer aos usuários inexperientes diálogos fortemente conduzidos, ou mesmo passo à passo. Em suma, meios diferenciados devem ser previstos para lidar com diferenças de experiência, permitindo que o usuário delegue ou se aproprie da iniciativa do diálogo.

Subcritério Considerações da Experiência do Usuário Adaptabilidade Subcritério Considerações da Experiência do Usuário Exemplo de recomendações: Prever atalhos. Permitir que usuários experientes contornem uma série de seleções por menu através da especificação de comandos ou e atalhos de teclado. Prever a escolha de entradas simples ou múltiplas conforme a experiência do usuário.

Subcritério Considerações da Experiência do Usuário Adaptabilidade Subcritério Considerações da Experiência do Usuário Autorizar diferentes modos de diálogo correspondentes aos diferentes grupos de usuários (ex. prever uma presteza adaptada ao nível de experiência do usuário). Permitir a digitação de vários comandos antes de uma confirmação do usuário experiente. Fornecer um tutorial passo a passo para os usuários novatos.

Subcritério Considerações da Experiência do Usuário Adaptabilidade Subcritério Considerações da Experiência do Usuário Quando as técnicas de condução atrasam o usuário experiente, fornecer meios de contornar esta condução. O usuário deve poder escolher o nível de detalhe das mensagens de erro em função de seu nível de conhecimento.

Subcritério Considerações da Experiência do Usuário Adaptabilidade Subcritério Considerações da Experiência do Usuário Exemplo: A interface da BrasilTelecom considera o nível de experiência de seu usuário ao fornecer um tour pelo site.

Adaptabilidade Adaptabilidade Subcritério Considerações da Experiência do Usuário Comentários: Consideração da Experiência do Usuário vs. Flexibilidade Consideração da Experiência do Usuário vs. Ações Mínimas