ISO O PAPEL DA EMPRESA SOCIALMENTE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Normas de responsabilidade social corporativa
Advertisements

Resolução Conmetro nº. 11, de 20/12/2006
ISO Futura Diretriz Normativa de Responsabilidade Social

CONHECENDO A AGENDA 21 NAS ESCOLAS AVANÇAR.
Responsabilidade Social – Ciclo de palestras
Responsabilidade Social – Ciclo de palestras
Responsabilidade Social – Ciclo de palestras
O papel da ABNT/CEE RS no desenvolvimento da ISO
ISO Diretrizes sobre de Responsabilidade Social
Visão latino-americana do processo ISO 26000
1 Eng. Eduardo Campos de São Thiago - Gerente de Relações Internacionais da ABNT - Co-Secretário, ISO Working Group on Social Responsibility Brasília 19.
Sistemas de Accountability
Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte – Tecnologia em Eventos
1º Seminário Temático GAO Agenda Socioambiental da ISO ª Reunião Plenária do GAO – maio/2007 Acompanhamento pós-Sydney e 12 meses de atividades.
Desenvolvimento sustentável no Brasil A contribuição de RSE Oded Grajew Paulo Itacarambi Helio Mattar Ricardo Young Plenária Instituto Ethos.
Responsabilidade Social: desafios e oportunidades na ISO 2600
Responsabilidade Social: desafios e oportunidades na ISO 2600
Síntese do PE 2006 Revisão pós 22 de maio P.E. 06/07 passo a passo - Levantamento de temas preparatórios – dez 05 - Pesquisa com Comitês e Lideranças.
Planejamento Estratégico do PGQP
Fórum QPC 12/06/2008. CONSTRUÇÃO DO SONHO Governança Mobilização Capacitação Reconhecimento.
Control Objectives for Information and related Technology
ISO Eng. Eduardo Campos de São Thiago
ONDE E QUANDO TEVE INICIO A CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL?
O papel da ABNT/CEE RS no desenvolvimento da ISO
CURSO TECNICO EM ADMINISTRAÇÃO
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”
ISO A NORMA INTERNACIONAL DE RESPONSABILIDADE E O MOVIMENTO SINDICAL
Manual de Controle Interno Aplicado ao Setor Público - MCIASP
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI BACHARELADO EM HUMANIDADES AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL ISO Alcione Rodrigues Milagres.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Curso: Biblioteconomia
Em busca de uma Ontologia para Governança de BPM
Ministério da Cultura.
Júlio de Jesus, Coordenador da Rede A Rede de Língua Portuguesa de Avaliação de Impactos um projeto da APAI - Associação Portuguesa de Avaliação de Impactes.
V Encontro da Área da Qualidade da RBMLQ-Inmetro
ISO 26000” realização: FUP Andréa Santini Henriques
Rodrigo Carvalho Rodrigo Carvalho Secretaria de Tecnologia Industrial Secretaria de Tecnologia Industrial REACH REACH Andamento das discussões sobre o.
Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentáveis
PROGRAMA ABNT DE ROTULAGEM AMBIENTAL
NORMAS ISO 9000 PANORAMA 150 Países já adotaram
GENICES SISTEMA DE ROTULAGEM AMBIENTAL COORDENADO INTERNACIONALMENTE Guy Ladvocat – Fevereiro de 2010.
A Rede e a Nova Governança Fusão dos 2 Conselhos existentes + redução de membros Comitês Executivos Permanentes Grupos de Trabalhos com período.
Alfredo Lobo Diretor da Qualidade Inmetro Rio de Janeiro, 26/05/2010 Reunião Plenária da RBMLQ-I 1º Ciclo 2010 Estratégia Brasileira de Normalização.
Universidade Federal do Paraná Curso de Administração de Empresas Disciplina Administração de Terceiro Setor Normas de responsabilidade social corporativa.
ISO Sustainable Procurement
AULA II Requisitos 0,1,2,3 e 4 JOSÉ RICARDO RIGONI.
Acadêmica: Berta Denise Biá
Especialização em Gestão de Pessoas
SESSÃO III: Política industrial, Certificação e Competitividade Empresarial IV Oficina de Educação Corporativa - 28 e 29 de novembro de 2006 Ministério.
1 Série de módulo de aprendizagem Introdução a "As Normas e o Comércio"
Especialização em Gestão de Pessoas
EDUCAÇÃO PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAL
4º Período Ciências Contábeis
ABNT Prover a sociedade brasileira de conhecimento sistematizado, por meio de documentos normativos, que permita a produção, a comercialização e uso de.
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL
GESTÃO AMBIENTAL Curso Técnico Integrado em Controle Ambiental 4º ano
ISO
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
Comunicação, Terceiro Setor e Responsabilidade Social
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
Sistema de Gestão da Qualidade
Conteúdo programático
DIRETRIZES PARA O DESENVOLVIMENTO DE MANUAIS DA QUALIDADE
OFICINA SOBRE A ISO – DIRETRIZES PARA RESPONSABILIDADE SOCIAL 17 e 18 de maio – 2012 Brasília.
OFICINA ISO – Diretrizes de Responsabilidade Social Realização : Fórum Governamental de Responsabilidade Social Brasília, 17 e 18 maio de 2012 (Interlegis)
OFICINA ISO – Diretrizes de Responsabilidade Social Realização : Fórum Governamental de Responsabilidade Social Brasília, 17 e 18 maio de 2012 (Interlegis)
1 2Gerência do Processo de Normalização Normalização Atividade que estabelece, em relação a problemas existentes ou potenciais,
ABNT NBR 16001:2012 José Salvador da Silva Filho.
Transcrição da apresentação:

ISO 26.000 O PAPEL DA EMPRESA SOCIALMENTE RESPONSÁVEL EM UMA SOCIEDADE SUSTENTÁVEL

A ISO 26000

A ISO Criada em 1946 para promover e desenvolver normas e atividades que facilitem o comércio internacional e a cooperação intelectual, científica, tecnológica e econômica; Sediada em Genebra, presente em 153 países, representada por órgãos de normalização nacionais; No Brasil, é representada pela ABNT; Os padrões ISO 9000 e ISO 14000 já foram adotados por cerca de 634 mil organizações (www.iso.org); A ISO possui uma parceria estratégica com a OMC.

Histórico e cronograma de Construção da norma Conselho da ISO cria Strategic Advisory Group (SAG) para aprofundar o assunto Set 02 Jun 04 ISO decide pela normalização Jan 05 Iniciam os trabalhos do GT de RS da ISO: ABNT/ SIS I Reunião Internacional Salvador, Brasil (7 a 11 de março de 2005) Mar 05 II Reunião Internacional Bangkok, Tailândia (26 a 30 de setembro de 2005) Set 05 III Reunião Internacional Lisboa, Portugal (15 a 19 de maio de 2006) Mai 06 Jan 07 IV Reunião Internacional Sidney, Austrália 2008-10 Discussões dos GTs no Brasil sobre ISO 26000 1-11-10 Publicação da Norma Internacional _ Genebra 8-12-10 Publicação da ABNT NBR ISO 26000

Principais deliberações Norma Internacional ISO 26000 – Diretrizes sobre Responsabilidade Social É uma norma de diretrizes, sem propósitos de certificação; Não tem caráter de sistema de gestão; Aplicável a qualquer tipo e porte de organização (empresas, governo, ONGs, etc); Construída com base em iniciativas já existentes.

O processo de construção da ISO 26000 Decisão histórica: liderança compartilhada entre país desenvolvido e em desenvolvimento - Brasil e Suécia. Participação de 367 pessoas (experts e observadores) de 64 países no Grupo de Trabalho de RS da ISO* Processo participativo: amplo envolvimento de países em desenvolvimento e partes interessadas usualmente excluídas dos processos de normalização – definição de 6 categorias: - Consumidores; - Governo; - Indústria; - ONG; - Trabalhadores; - Serviços, suporte, pesquisa e outros. *FONTE: Apresentação ISO TMB WG SR realizada na plenária final da reunião de Lisboa

Meios de Participação Delegações Nacionais Experts designados: 6 experts, representantes dos stakeholders: indústria; consumidores; trabalhadores; ONG; governo e outros. Delegação Brasileira: Natura, IDEC, Dieese, MCT, Akatu, ABNT. Observadores: Participaram 6 por delegação. D-Liaisons Organizations Redes e organizações internacionais de renome: Experts designados: 2 experts. Ex. AccountAbility, AICC, GRI, Forum Empresa (Ethos), Global Compact, OCDE, OIT, Acción Empresarial, Red Interamericana (UniEthos e Vincular), SAI. Observadores: Participaram 2 por organização.  

A representatividade na ISO 26000 Cerca de 367 pessoas de 64 países   Cerca de 367 pessoas de 64 países Fonte: Documento N43, disponível em www.iso.org/wgsr , apresentado na reunião de Bangkok.

II e III Reunião da ISO Bancoc e Lisboa 0. Introdução 1. Escopo (preliminar – finalidade, abrangência e objeto da norma ) 2. Referências Normativas 3. Termos e definições (terminologia comum; definição preliminar de RS: impactos sobre sociedade e meio ambiente, DS e integração às atividades cotidianas) O contexto da RS no qual as organizações operam Princípios relevantes a todas as organizações (gerais, substantivos e operacionais) 6. Diretrizes em temas principais da RS (preliminar: meio ambiente, direitos humanos, práticas de trabalho, governança organizacional, práticas leais de negócios, envolvimento comunitário/ des. sociedade, consumidores ) Diretrizes para todas as organizações na implementação da RS (visão e estratégia; liderança; engajamento de stakeholders; cadeia de suprimentos; comunicação) Anexos Bibliografia

Principais riscos e desafios OPORTUNIDADES RISCOS E DESAFIOS DESAFIOS DESAFIOS Exclusão e competição com outras iniciativas importantes - A não certificação poderá diminuir a aceitação Norma genérica demais A ISO é orientada para os negócios A Norma como barreira não tarifária ao comércio internacional A RS como um “saber em construção”

Principais oportunidades Processo multi stakeholder ISO – Grande representatividade, mais de 150 países membros Convergência e consenso entre as iniciativas e organizações Favorecer países pobres ISO e OMC, parceria estratégica Comparabilidade geral e ampla As normas da ISO possuem mais de 600 mil usuários

MAIS INFORMAÇÕES Sites oficiais: www.uniethos.org.br - GT Ethos – ISO 26000 http://www.ethos.org.br/DesktopDefault.aspx?TabID=4179&Alias=ethos&Lang=pt-BR Boletins eletrônicos, publicação e apresentações www.iso.org/sr Informações gerais www.iso.org/wgsr Documentos do processo de construção da norma Sites oficiais: Internacional: http://www.iso.org/iso/social_responsibility Brasil: http://www.inmetro.gov.br/qualidade/responsabilidade_social/iso26000.asp

TRABALHO EM EQUIPES APLICAÇÃO PRÁTICA PARA DISCUTIR TRABALHO EM EQUIPES APLICAÇÃO PRÁTICA

Exercício 01 Discuta com o seu grupo Qual o seu papel (nas organizações onde atua) no processo de aplicação da ISO 26.000? Porque as diretrizes do documento afirmam que outros países estão envolvidos no processo de RSE com ênfase ambiental? Qual a intencionalidade política mundial? O que significa desenvolver uma sociedade com consciência de sustentabilidade?

EXERCÍCIO 02 Apliçação 1. Escolher uma organização qualquer para o desenvolvimento da atividade. 2. Apresentar o ramo de atuação da organização. 3. Criar dez procedimentos que a organização deveria/poderia adotar para estar adequada com as diretrizes da ISO 26.000