EDUCAÇÃO realista 03 e 04 de abril de 2013.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ORIGEM DO TERMO CULTURA
Advertisements

Pensamento Filosófico Moderno
Trabalho de Sociologia
Iluminismo na Europa Séculos XVII e XVIII 1.
John Locke Empirismo.
Arcadismo Contexto Histórico.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O ILUMINISMO OBJETIVOS RECONHECER.
Prof. Msc Suelly Therezinha Santos Moreno
Plano de Trabalho Atividades a serem realizadas: 1ª. Etapa
Gênese e malhas do território
Programa aluno pesquisador
Filosofia Contemporânea
BEM-VINDO À DISCIPLINA
MODERNIDADE E ESCOLA: CONSTRUÇÃO DA ESCOLA MODERNA
BEM-VINDO À DISCIPLINA
PRAGMATISMO: Escola de Filosofia, originada nos Estados Unidos da América; Foi a primeira Filosofia americana criada autonomamente; Produzido pelas universitárias:
PRAGMATISMO: Escola de Filosofia, originada nos Estados Unidos da América; Foi a primeira Filosofia americana criada autonomamente;
TEORIA DO CONHECIMENTO
Conhecimento O problema do conhecimento. Formas de conhecimento
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
Teste SEE. Introdução n Informe o motivo da discussão n Identifique-se.
Didática: organização do trabalho pedagógico
Quando: século XVIII; Onde? INGLATERRA (início), FRANÇA (auge);
Prof. Everton da Silva Correa
Para início de estudo Estatística.
Os avanços da ciência e o Iluminismo.
EDUCAÇÃO SENSUALISTA 10 E 11 de abril de 2013.
EDUCAÇÃO NO SÉCULO xix 24 de abril de EDUCAÇÃO NO SÉCULO xix 24 de abril de 2013.
2ª aula Profª Karina Oliveira Bezerra
Pedagogia Espírita Aplicada à Evangelização
PESQUISA E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO II Aula 06- A ciência na Modernidade e na Contemporaneidade.
A construção da escola no pensamento moderno
O sentimento da infância
Apresentação da estrutura Escolha e delimitação do tema Objetivos
A GUERRA DOS TRINTA ANOS
Iluminismo Prof. Vanessa Martins.
Revisão para a prova – 7º ano Grupo 9 – Filosofia e História Grupo 10 – O século das luzes Grupo 11 - Iluminismo ATENÇÃO: Essa revisão não é suficiente.
GRUPO 01 – O RETORNO DA RAZÃO Origens: - Séc. XIII-XVI - Renascimento do comércio e das cidades -Da Península itálica para a Europa Características: -Oposição.
AULA-22 HISTÓRIA 1 PROF. FERNANDO GONDIM
Tópicos em Libras: Surdez e Inclusão
A Psicologia científica e suas implicações DOCENTE:Gisele Andrade
EDUCAÇÃO NO SÉCULO xix 22 de abril de EDUCAÇÃO NO SÉCULO xix 22 de abril de 2013.
Carreira, identidade e outros eus
1 Universidade Presbiteriana Mackenzie Metodologia Cientifica I Módulo 3 – Histórico da pesquisa cientifíca.
Questões GRUPO 1 GRUPO 2 GRUPO 3 GRUPO 4 GRUPO 5
FILOSOFIA PROFESSOR: MAX DANTAS.
FACULDADE NOSSA CIDADE
Curso de sociologia Professor Décio Soares Vicente
ILUMINISMO História – Prof. Lisi.
A EVOLUÇÃO HISTORICA DA PSICOLOGIA
ILUMINISMO A fé no progresso e na razão
História
A Crise do Antigo Regime: Iluminismo e Liberalismo
Sirlei A. K. Gaspareto, I I Semestre de 2014.
O que é Sociologia?.
Ética contemporânea (Séculos XIX e XX)  A reflexão ética cotemporânea se desdobrou numa série de concepções distintas acerca da moral e a sua fundamentação;
A sociologia pré- científica. O Renascimento Inicia o processo de abertura e expansão comercial e marítima. Inicia o processo de abertura e expansão comercial.
Ética contemporânea (Séculos XIX e XX)
Educação: um objeto de estudo histórico e sociológico.
Questões Questões para a compreensão do texto “O IDEALISMO ÉTICO: FICHTE”
PROJETO DE PESQUISA PASSO A PASSO Profº. Vitor Nery.
Profª Luciana Miranda A tradição hegeliana.
I. Importância da Aprendizagem na vida humana: processo
Investigando o Saber. Profª Renata Lopes  O que é afinal conhecer? Conforme analisa o filósofo norte-americano contemporâneo, Richard Rorty, na concepção.
CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO
PATRIMÔNIO HISTÓRICO E EDUCAÇÃO Professores: Carlos Bahia Simone Trindade.
COMO ESCREVER PROJETOS ACADÊMICOS Lívia. TÍTULO Conciso + Claro; Qualquer momento; Palavras-chave; Expressar especificamente sobre o que é seu trabalho.
O texto como objeto de estudo: de elemento empírico a categoria teórica Profa. Solange Mittmann UFRGS – IL – DECLAVE LET01424 – Teoria do Texto.
EDUCAÇÃO realista 03 e 04 de abril de 2013.
Transcrição da apresentação:

EDUCAÇÃO realista 03 e 04 de abril de 2013

EDUCAÇÃO REALISTA – SÉCULO XVII Acentuação do aspecto religioso através de duas facetas: dogmática e piedosa. Maior intervenção do estado na oferta da educação nos países protestantes. Introdução das concepções idealistas (Descartes) e empiristas (Bacon). Repercussão das ideias científicas difundidas no século passado. Nascimento da didática (Comenius). Logrou maior êxito na Alemanha, Holanda, Escócia, Espanha e Inglaterra, além dos países conquistados.

Atividade em trios Se organizem em grupos de trabalhos compostos por três pessoas. Leiam o fragmento selecionado. Respondam as questões de estudo contidas no instrumento que está junto ao texto. Escolham um dos participantes do grupo de trabalho para representar todo o grupo socializando a discussão e respostas expressas.

“Quem és tu?” dando “cara” as bases históricas da educação. encaminhamentos “Quem és tu?” dando “cara” as bases históricas da educação. Divisão dos grupos. Detalhamento das ações grupais: acolhendo o teórico, investigando sua vida e contribuições, pensando na caracterização. Apresentação: datas x teóricos x tempo

DATAS X TEÓRICOS (23) X TEMPO (7’ – 10’) 8 RATKE COMENIUS LOCKE FÉNELON XVII 10 -11 CONDILLAC DIDEROT HELVETIUS ROUSSEAU BASEDOW XVIII 15 LA CHALOTAIS CONDORCET KANT PESTALOZZI 17 - 18 FICHTE HEGEL SCHELIERMACHER XIX 22 GOETHE FROEBEL HERBART SPENCER 24 - 25 DECROLY MONTESSORI FREINET XX