OUVE O SILÊNCIO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AVALIAÇÃO DO PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL
Advertisements

NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
Surdez A Educação dos Surdos.
DPAC DISTURBIO DO PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL
SESSÃO DE ESCLARECIMENTO
ESTUDO ACOMPANHADO.
Igor Uma escola do interior do Brasil decidiu acolher em suas aulas crianças surdas, dentre as quais Igor, um aluno vindo de uma escola especial para crianças.
Deficiente Auditivo e Surdo.
SURDOS-MUDOS E MÁQUINAS DE TRADUÇÃO
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 04
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
OUVE O SILÊNCIO.
- PROGRAMA DE PORTUGUÊS -
Lucia Kubiak Leitura aos Portadores de Necessidades Especiais Auditiva
CBS Confederação Brasileira de Surdos
O Agrupamento de Pardilhó aderiu ao relançamento do Programa TEIP – Território Educativo de Intervenção Prioritária porque é uma segunda oportunidade de.
ACTIVIDADE MOTORA ADPATADA
O que é preciso para cantar bem?
USANDO JOGOS PARA ENSINAR MATEMÁTICA
Diretoria de Ensino Região de Ribeirão Preto Educação Especial
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos As TIC e a aprendizagem As TIC e a aprendizagem Desenvolver competências Desenvolver competências.
ASPECTOS COGNITIVOS DOS SURDOS E O ENSINO DA LIBRAS E DO PORTUGUÊS L2
LGP NAS UNIVERSIDADES.
ALFABETIZAÇÃO Joselaine S. de Castro.
O Aluno com Deficiência Auditiva
INCLUSÃO ESCOLAR Tania Mara Zancanaro Pieczkowski.
HISTÓRIA DO SURDO. HISTÓRIA DO SURDO Desde o início da humanidade, todas as pessoas que não eram iguais à maioria, eram discriminadas. Com os surdos,
INCLUSÃO DO ALUNO SURDO NA CLASSE REGULAR
Língua e Literacia nos Primeiros Anos de Escolaridade
SINAIS QUE FALAM Cleusa Santos Haetinger
Ana Isabel Santos DCE Universidade dos Açores
Inclusão do Surdo em Escolas Regulares
DEFICIÊNCIA AUDITIVA O QUE É? Jean Buss Bruno Glória Marcelo Azevedo
REDAÇÃO DE DOCUMENTOS TÉCNICOS
DEFICIÊNCIA AUDITIVA/ SURDEZ
Linguagem ou Língua Gestual Portuguesa
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Relatório de Proposta de Projeto
Apresentação da Monografia de: Educação Especial e Inclusiva
Profª Adriana Ribeiro de Freitas
BILINGUISMO: UMA PROPOSTA EDUCACIONAL PARA ALUNOS SURDOS
Tópicos em Libras: Surdez e Inclusão
ENSINO DE LEITURA: MÉTODO INSTRUMENTAL
Tipos de Comunicação.
Filosofias Educacionais para Surdos
Convívio com Igualdad es Alunas: Maria do Carmo Fagundes de Souza Valdinéia de Souza Anacleto Zilar Bolzon.
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
A INCLUSÃO/INTEGRAÇÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL – UM ESTUDO DE CASO.
Breve Histórico da Educação de Surdos
Compreensão oral Expressão oral Competências da oralidade
Visual Auditiva Mental Múltipla Física
Reunião de Pais 2º ano Ano lectivo 2009/2010.
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
Você sabia? Braille e libras.
Émerson E. Santos Luciane W. Pristch Micheli A. Rosa Rita C. F. Messa
Libras e Braille: conheça mais.
ABORDAGENS EDUCACIONAIS
EDUCAÇÃO DAS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA ESCOLA REGULAR
SHEILA - PROFESSORA SALA DE RECURSOS (AEE)
Universidade Federal de Santa Catarina FREQUÊNCIA MODULADA – FM
ESTRATÉGIAS PARA UMA COMUNICAÇÃO EFICAZ
Docência universitária: repensando a aula
Professora: Mércia Soares
APLICAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENIDZAGEM NO ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL.
D EFICIÊNCIA A UDITIVA Componentes : Layne Dias Simone Gabriely Ana Luíza Dias Eleide Santos Radilma Figuerêdo.
A INCLUSÃO ESCOLAR DO DEFICIENTE AUDITIVO: CONTRIBUIÇÕES PARA O DEBATE EDUCACIONAL.
DEFICIENCIA AUDITIVA.
OUVE O SILÊNCIO.
Transcrição da apresentação:

OUVE O SILÊNCIO

Pensa em cinco palavras sobre a deficiência auditiva.

O QUE É A SURDEZ? Um indivíduo é classificado como surdo quando tem uma perda auditiva superior a 90 decibéis, é portador de uma surdez profunda do tipo neuro-sensorial que o impede de aceder à linguagem oral, pela audição.

Na antiguidade o que fariam aos surdos?

A SURDEZ NA HISTÓRIA Sec. XVIII Sec. XIX Carlos Michel de L´Epee, ficou famoso na Europa devido ao seu trabalho com os surdos. Reconheceu o valor da Língua Gestual dos surdos. Samuel Heinicke, os seus métodos eram estritamente orais. Opôs-se fortemente à utilização da linguagem de signos. Thomas Hopkins Gallaudet , juntamente com Laurent Clerc, fundou a primeira escola de surdos na América. Depois de ter aprendido os métodos de ensino com Sicard. Em 1872, no Congresso de Veneza, decidiu-se que o meio humano para a comunicação do pensamento é a língua oral. Na Conferência de Milão, em 1880, decidiu-se que o uso da língua falada, no ensino e educação dos surdos, deve preferir-se à língua gestual. Foi abolida a Língua Gestual. Foi um momento negro na história dos surdos.

A SURDEZ NA HISTÓRIA As atitudes de proibição de gestos não terminaram com as escolas especiais que ensinavam códigos de sinais aos surdos. Com os estudos efectuados por William Stockoe (1960) e Bellugi e Klima (1977) está situação alterou-se. No artigo de Stokoe chegaram mesmo à conclusão da existência da Língua Gestual pois obedecia a regras de construção de frases e palavras e tinham uma gramática própria. Foi atribuído o estatuto de Língua.

Sabe quantos tipos de surdez existe? c) 5

TIPOS DE SURDEZ - surdez de transmissão ou condução Quando existe uma lesão no ouvido externo (orelha ou pavilhão e canal auditivo externo)  ou no ouvido médio (tímpano e ossículos). - surdez neuro-sensorial ou de percepção Quando existe uma lesão no ouvido ou nas vias e centros nervosos. Tem consequências muito graves, porque pode afectar a capacidade de descodificação do som. - surdez mista A lesão está localizada no ouvido médio e interno, e  afecta os componentes de transmissão e percepção

A surdez é classificada em graus? a) Sim b) Não

GRAUS DE SURDEZ Ligeiro Moderado Severo Profundo Consegue ouvir apenas os sons próximos. Só consegue perceber algumas palavras se amplificadas; o processo de aquisição da linguagem oral não é feito de forma espontânea. Não consegue perceber a fala através da audição, mas pode perceber sons altos e vibrações; Apresenta muitas limitações para a aquisição da linguagem oral. Dificuldades no acompanhamento de diálogos. Linguagem expressiva oral limitada. É necessária a elevação para que haja entendimento das palavras. Dificuldade em perceber e identificar sons. Dificuldade na articulação de palavras. Alunos manifestam distracção.

“O Encarregado de Educação deve limitar as experiências devido à NEE.” a)Verdadeiro b)Falso

ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO Encarregado de Educação Desafio Situação Difícil Deve aceitar os desafios de uma criança NEE Sentimento de Culpa Protecção Experiências comuns à idade

Experimente tapar os ouvidos com os dedos enquanto ocorre a apresentação do trabalho durante um minuto. Sentiu dificuldades? A inclusão escolar é importantíssima!!! É necessário reajustar estratégias aos alunos com NEE.

INCLUSÃO ESCOLAR Esforço Cooperativo entre a escola e a família. Conhecimento do processo do aluno. Conhecimento das NEE específicas. Ajustamento da sala de aula ao aluno. Apoio especializado. A turma deve ser informada da NEE do aluno. Devem ser estimuladas actividades entre ouvintes/alunos NEE.

Observe com atenção o filme que se segue.

DICAS

ESTRATÉGIAS A ADOPTAR PELO DOCENTE Registe os tópicos no caderno do aluno. Limite o número de conceitos por aula. Recorra ao uso de material com muita cor. Seja conciso e objectivo no que solicita ao aluno. Utilize a sua voz dentro do volume normal. Falar muito alto só vai confundir o aluno e não permite a leitura labial. Usar um grande número de sinais e de movimentos com as mãos, gestos e comunicação não verbal.

ESTRATÉGIAS A ADOPTAR PELO DOCENTE Utilize menos palavras e mais exemplos visuais. Conceda tempo extra nas tarefas. Quando coloca alguma questão espere mais pela resposta do aluno. Promova o contacto visual com o aluno. Confirme se o aluno está a entender o conteúdo/exercício. Adapte a sua aula ao aluno. Recorra a técnicas multissensoriais .

O que significa a sigla LGP?

LGP Língua Gestual Portuguesa São várias as Línguas de sinais que se falam em todo o mundo. Esta lista contém 177 elementos. LGP Língua Gestual Portuguesa Produzida por movimentos das mãos, do corpo e por expressões faciais. Recepção é visual. Língua materna de uma comunidade de surdos. Tem um vocabulário e gramática próprios.

Será que existe um telefone para surdos?

CURIOSIDADES Personalidades Todo mundo conhece a Alexander Graham Bell e sua invenção: o telefone. O que não se conhece tão bem são seus nexos com a comunidade surda.

CURIOSIDADES Os cães têm, em geral, excelente sentido da audição, podendo perceber sons que são inaudíveis para o ouvido humano. Essa faculdade os ajuda a seguirem a pista de uma presa e se comunicarem uns com os outros. Nos nossos dias, cães vêm sendo adestrados para ajudar os surdos, indicando-lhes, por exemplo, quando um telefone chama.

BIBLIOGRAFIA Afonso, C. (2008). Reflexões sobre a surdez. Colecção biblioteca do professor. Edições Gaillivro. Hofsass,T., Leitão, L., Medeiros, C., Projecto AEIA Avaliação da Educação Inclusiva nos Açores. DREF. Nielsen, L.N. (1999). Necessidades Educativas Especiais dentro da sala de aula. Porto Editora. Regina, M., Luchesi, C. (2003). Educação de pessoas surdas. Campinas,Papirus. Rief, S.F., Heimburge, J.A. (2000). Como ensinar todos os alunos na sala de aula inclusiva. Porto Editora.

OUVE O SILÊNCIO VISITE-NOS! HTTP://OUVEOSILENCIO.WORDPRESS.COM

Trabalho realizado por: Ana Maria Gonçalves Cândida Santos Pós-Graduação em Ensino Especial Domínio Cognitivo e Motor UFP-KIE Açores – S. Miguel