APRENDIZAGEM Modificação relativamente permanente, e

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TEORIA COMPORTAMENTAL
Advertisements

Desenvolvimento do Comportamento
Capítulo 5: Motivação do Consumidor
Características Biográficas:
Depois de ler este capítulo, você será capaz de:
Cognição conduta psicológica pela qual organizamos as diversas sensações e tomamos conhecimento da realidade. Percepção modificação estável na conduta.
Aprendizagem e individualização
Teorias de Aprendizagem
A Abordagem de Skinner Teoria S-R
A Teoria de Gagné a aprendizagem é uma mudança de estado interior que se manifesta através da mudança de comportamento e na persistência dessa mudança.
Aprendizagem Pode ser comportamental ou cognitivo perceptual
Psicologia da Aprendizagem
O que é o Desenvolvimento que culmina na Personalidade
2. Condicionamento operante ou instrumental:
ABORDAGEM SÓCIO-COGNITIVA DA APRENDIZAGEM
SELEÇÃO NATURAL E DERIVA GÊNICA
Organizações de Aprendizagem
Psicologia Comportamental Aula 12
CLASSES DE COMPORTAMENTO E APRENDIZAGEM
Behaviorismo.
Teorias da imitação Guillaume – A criança aprende a imitar, o que é evidente no domínio dos movimentos não visíveis do seu corpo. Ex.; Bocejo por reflexo.
Memória – comportamento de lembrar: estrutura e função
Aprendizagem e Memória
R = Resposta = Comportamento
Categorias de Esquemas de Reforçamento
O que é Aprendizagem?.
CLASSES DE COMPORTAMENTO E APRENDIZAGEM
Profª. Ms.Esp.Thais Toledo Rocha
Psicologia da Personalidade II
BURRHUS FREDERICK SKINNER
FMU – Direito - Psicologia Jurídica BEHAVIORISMO II Prof. Dr
A Teoria de Gagné a aprendizagem é uma mudança de estado interior que se manifesta através da mudança de comportamento e na persistência dessa mudança.
Análise BEHAVIORISMO Ação Reação Conduta Comportamento.
CARATERÍSTICAS E RELAÇÕES (2)
Comportamento agressivo
Processos Psicológicos Básicos
SISTEMA COMPORTAMENTALISTA
e o comportamento verbal
Lei de Destruição E Lei de Conservação
RELAÇÕES INTERPESSOAIS Memória de aula – 3 semana
SKINNER.
As Respostas de Activity Burst e congelamento condicionadas ao contexto do rato Yossi Zana Seminário – PUC-Rio.
Comportamento Organizacional
Interação Operante – Respondente e as Emoções
Análise do Comportamento ou Comportamentalismo
Psicologia Comportamental – 3 horas – comportunip (código)‏
ABORGAGENS PEDAGÓGICAS
Estudo do comportamento verbal
Reflexo: Estímulo elicia Resposta
Teoria da Evolução e do Reforço: Evolucionismo versus criacionismo: A noção de “continuidade das espécies”. O que nos diferencia das outras espécies?
ANÁLISE FUNCIONAL.
B.F. Skinner, análise do comportamento e o behaviorismo radical: Questões humanas. Compreensão mais profunda sobre homem e sua natureza, Ciência como.
Sistemas de Aprendizagem
Controle de Estímulos e Conhecimento: explicação científica sobre conhecimento sem recorrer ao mentalismo. Conhecer é comportar-se em contexto. (reflexo.
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Veridiana Alves. CONDICIONAMENTOCOGNITIVISTAS  Aprendemos hábitos  Aprendemos a associação entre um estímulo e uma reposta  Aprendemos praticando 
Psicologia da Educação (Educação Física)
Aplicação Clínica da Psicoterapia Analítica Funcional
Comportamento Respondente
Análise Experimental do Comportamento. Introdução Conforme propõe Carvalho Neto (2002), a Análise do Comportamento seria a amplitude da prática behaviorista,
PSICOLOGIA GERAL. O BEHAVIORISMO: Comportamento  Watson – 1913 (EUA)  Rompeu com a introspecção e com a tradição filosófica na psicologia.  Estudava.
INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA COMPORTAMENTAL
Comportamento operante. Recapitulando Certas respostas são inatas e a ocorrência destas está relacionada com a presença de um ESTÍMULO INCONDICIONADO.
O Behaviorismo – Estudo do Comportamento Behavior – comportamento; Tendência é denominada – comportamentalismo, Teoria comportamental; Análise experimental.
Behaviorismo O estudo do comportamento.
Behaviorismo Surge nos Estados Unidos, com foco no pragmatismo, no resultado e na competitividade. Foco no caráter objetivo do comportamento. Fundado por.
Escola Comportamental Allan Carlos André Leal Diego Albuquerque Eduardo Ramos.
Transcrição da apresentação:

APRENDIZAGEM Modificação relativamente permanente, e nem sempre deliberada, do comportamento, através da experiência.

PROCESSOS DE APRENDIZAGEM 1. Condicionamento clássico, respondente ou Pavloviano 2. Condicionamento operante ou instrumental 3. Aprendizagem por observação

1. Condicionamento respondente (clássico ou Pavloviano) Um estímulo inicialmente neutro é associado a um estímulo incondicionado Esse estímulo incondicionado passa a evocar uma reacção semelhante à da resposta incondicionada provocada pelo estímulo incondicionado. O estímulo que inicialmente era neutro passa a ser um estímulo condicionado, e a resposta ao mesmo uma resposta condicionada. Ex. Experiência de Pavlov.

EXPERÊNCIA DE I. PAVLOV Condicionamento Clássico

CARACTERÍSTICAS DAS RESPOSTAS INCONDICIONADAS: Involuntárias São controladas pelos acontecimentos que imediatamente as precedem; Não dependem da aprendizagem Relacionadas com instintos de protecção e sobrevivência que são inatos

CONCEITOS IMPORTANTES Reforço: qualquer acontecimento que aumente a probabilidade de uma determinada resposta ser dada em condições semelhantes. Aquisição: Combinação de um estímulo neutro com o estímulo incondicionado até que apareça uma resposta condicionada. .De vez em quando o estímulo condicionado tem que ser relacionado com o estímulo original, ou seja, com o estímulo incondicionado, caso contrário a resposta condicionada tende a enfraquecer ou mesmo desaparecer.

CONCEITOS IMPORTANTES GENERALIZAÇÃO: A resposta condicionada produz-se perante estímulos semelhantes ao estímulo condicionado. (e.g. bebé Albert) DISCRIMINAÇÃO: A resposta só se produz perante os estímulos presentes durante o condicionamento.

CONCEITOS IMPORTANTES EXTINÇÃO Quando, por falta de REFORÇO, a resposta condicionada desaparece. É VARIÁVEL (espécie, resposta condicionada, estímulos, frequência com que é dado o estímulo). PODE ser DELIBERADA. Pode haver RECUPERAÇÃO ESPONTÂNEA.

Extinção Peter e o coelho Apresentação do estímulo condicionado (coelho) sem o presumido estimulo incondicionado (experiência de medo) até que a resposta condicionado (medo) revertesse ao seu nível de pré-condicionamento quando não existia.

CONCEITOS IMPORTANTES CONTRACONDICIONAMENTO: tipo especial de condicionamento respondente que consiste na substituição da resposta condicionada por outra incompatível com essa. (e.g. Peter e o Coelho)