Projeto Integrador de Pesquisa Apresentação da disciplina

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

Administração Fundamentos de Administração de Pessoas
Administração de Marketing 1
Administração de Operações Semestre 201/2
Administração de Operações Semestre 2011/2
Dra Maysa Seabra Cendoroglo Dra Lara M Quirino Araújo
21ª Jornada da AMIMT 23/11/2007 Sandra Gasparini
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
PROJETO SAÚDE.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
NUTRIÇÃO NOS CICLOS DA VIDA
NUTRIÇÃO NOS CICLOS DA VIDA
1 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 1 Metodologia experimental Planificação das aulas Temas dos trabalhos de grupo Avaliação.
COMÉRCIO EXTERIOR Administração da Produção
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Disciplina:
“ TODA A ESCOLA PODE FAZER A DIFERENÇA”
Curso Comércio exterior e investimento (Economia Internacional II)
Metodologia Científica Aula 6
SEJAM BEM VINDOS !.
SI STEMA N ACIONAL DE VALIAÇÃO A DA DUCAÇÃO E S UPERIOR.
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Advogado Nobel Vita
PROFª KENIA CARINA J.S.A. NOGUEIRA
Segurança e Gerência de Redes Apresentação da disciplina
Apresentação da disciplina
Apresentação da disciplina
Apresentação da disciplina
Conveniada curso Positivo
Técnicas de Comunicação Oral e Escrita Apresentação da disciplina
I REUNIÃO DE PAIS 06/02/2014.
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS
Monitoria GENÉTICA MÉDICA E GENÉTICA HUMANA.
Monitoria GDI Aula Prática
Matemática Financeira – Unidade 2
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC
Faculdades Integradas Teresa D´Ávila AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
Atividades PPI – Logística III.
CAA / DER LESTE 1 REUNIÃO DE 04/07/2011
NORMAS DO CURSO Licenciatura em Letras-Inglês Modalidade a Distância
CEI/CAI/SUPAV Coordenação Estadual do Censo da Educação Básica da Bahia CEI/CAI/SUPAV Coordenação Estadual do Censo da Educação Básica da Bahia Bahia,
Cadastro de Docentes e Auxiliares de Educação Infantil
Formação pela Escola Equipe: Coordenação:Cristiana Gonzaga
2.º período - de 6 de Janeiro a 4 de Abril de 2014;
Salas de Matemática.
Curso de Especialização em Educação a Distância
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO ENGENHARIA DE SOFTWARE Aula 1
Benevid Félix da Silva Professor Supervisor do Estágio Supervisionado I André Luiz Borges Milhomem Professor Supervisor do Estágio Supervisionado II Waghma.
CARREIRA DOCENTE QUE FUTURO?!
TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET Banco de dados em aplicativos WEB Aula /08/2011 Professor Leomir J. Borba- –
Departamento de Informação e Monitoramento - DEINF Coordenadoria de Informação, Monitoramento e Avaliação Educacional - CIMA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO.
Trabalho de conclusão de curso
IF696 - Integração de Dados e DW
Compras - Pedido de Compra
MEC SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA NOVEMBRO
Trabalho final de curso
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
OBJETIVOS Objetivo Geral
Moodle Manual de Utilização Plataforma de Ensino a Distância
Sistema de Avaliação Modalidade: Subsequente e Conc. Externa Noturno CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA Coordenação.
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Introdução a Engenharia de Alimentos
ENADE 2015 Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes
CALENDÁRIO 2013 MÓDULO II.
Nome alunos 1 Título UC. Título – slide 2 Conteúdo Conteúdo 2.
Seleção, qual a melhor proposta ?
RESOLUÇÃO SE (Revoga a Resolução se 53-14)
Solicitações de Serviços
REGULAMENTO DA DISCIPLINA DE TRABALHO DE GRADUAÇÃO I E DO TRABALHO DE GRADUAÇÃO II Vera Andrade.
Trabalho de Curso Regulamento Normatização da monografia.
Transcrição da apresentação:

Projeto Integrador de Pesquisa Apresentação da disciplina Plano de Curso Faculdade Pitágoras Prof. Fabricio Lana Pessoa professor.fabriciolana@gmail.com

Objetivo da Disciplina Conduzir os alunos no projeto de pesquisa, orientando-os e auxiliando nas tarefas de coleta e análise de dados.... No PIP 2, deve-se colocar em prática a metodologia, ou seja, a partir dos objetivos propostos, deve-se fazer a coleta de dados, analisa-los e, conforme o tipo de pesquisa, confirmar ou sugerir hipóteses. Assim, a pesquisa deve ser verificada em relação aos objetivos, a coleta de dados e quanto à análise dos dados coletados

Fases do trabalho Acadêmico Escolha do tema Delimitação do tema Título Justificativa Formulação do problema Referencial Teórico Metodologia Pesquisa Tabulação e Codificação dos Dados Descrição dos Dados Análise dos Dados Considerações Finais Referências

Plano de Aulas Data Conteúdo da Aula 10/ago Apresentação do Professor / Metodologia / Plano de trabalho 17/ago Exercício 1.1 - Apresentação dos projetosem em PPT (formato padrão de pesquisa) Entrega dos trabalhos atuais 24/ago Revisão e Orientações Gerais sobre o Projeto. (Introdução, Metodologia, Problema de Pesquisa, etc) 31/ago Entrega do Exercício 1.2 - AULA EXPOSITIVA - COLETA DE DADOS. Como realizar questionários e entrevistas de pesquisa. 07/set FERIADO 14/set -Entrega da 1a Versão Quetionários / Entrevista de Pesquisa -> Revisão do Professor 21/set Entrega da Tarefa 1,1 (Instrumento de coleta de dados )/ Orientações para pré-teste / aplicação 28/set Entrega da Tarefa 1.2 (Resultados do pré- teste questionários/ transcrição das entrevistas) 05/out Validação / Revisão / Ajustes do Instrumento Fim da primeira Parte

Aula Expositiva - Análise de Dados Plano de Aulas 12/out FERIADO 19/out Coleta de dados - Aula para Dúvidas e Ajustes Gerais 26/out Aula Expositiva - Análise de Dados 02/nov 09/nov Tarefa 2.1 - Entrega da análise dos Dados. ( Redação do texto a partir das observações da entrevista/ questionário) Tratamento estatístico dos dados 16/nov 23/nov Exercício 2.1 - Apresentação dos resultados da pesquisa para a turma. (Presença e app) 30/nov Tarefa 2.2 - Entrega do Trabalho Final (Coleta e análise de dados + Revisão de Etapas anteriores)

Instruções Gerais

SISTEMA DE AVALIAÇÃO 1ª. Bimestral = 10 pontos Notal Final = 1ª.Bimestral + 2ª. Bimestral 2 Parcial 1 – Exercício 1.1 e 1.2 (1,5/cada) Oficial 1 – Tarefas 1.1 e 1.2 (3,5pts /cada) Parcial 2 – Exercício 2 (3pts) Oficial 2 – Tarefas 2.1 e 2.2 (3,5pts)/cada

SISTEMA DE AVALIAÇÃO As médias bimestrais do 1o e 2o bimestres serão compostas por: 1º Bimestre Data de Entrega Atividade Descrição Valor 17 /ago Exercício 1.1 Apresentação dos projetos até o momento 1,5 pts 31 / ago Exercício 1.2 Pesquisa: Como realizar questionários e entrevistas de pesquisa 21/set Tarefa 1.1 Instrumento de Coleta de Dados 3,5 pts 28/set Tarefa 1.2 Resultados da Coleta de Dados / Pré-Teste 2º Bimestre Data de Entrega Atividade Descrição Valor 16 / nov Exercício 2.1 Apresentação dos resultados da coleta de dados para a turma 3 pts 9 / nov Tarefa 2.1 Entrega da análise dos dados 3,5 pts 30 / nov Tarefa 2.2 Entrega do trabalho Final

SISTEMA DE AVALIAÇÃO Todos os trabalhos receberam nota de 0 a 10 devendo ser multiplicados pelo valor atribuido a cada atividade, conforme slide anterior, para se chegar a pontuação final obtida.

SISTEMA DE AVALIAÇÃO Notal Final = 1ª.Bimestral + 2ª. Bimestral 2 1) Será considerado APROVADO o acadêmico que obtiver nota igual ou superior a 6 (seis inteiros); 2) Será considerado REPROVADO o acadêmico que obtiver nota inferior a 4 (quatro inteiros);

Sobre a entrega das Tarefas e Exercícios Importante: Exercícios fora do prazo Os exercícios e trabalhos entregues após o prazo, terão valor inicial reduzido em 50%.

Frequência: Por exigência do MEC, o requisito mínimo para aprovação nos cursos presencias, é de 60 pontos e 75% (setenta e cinco) de frequência. Cada dia da semana corresponde a 3 (três) aulas Ou seja , o aluno pode faltar no máximo 5 dias (15 faltas) Em caso de dúvidas procure o professor.

O abono de faltas é vedado, salvo os seguintes casos previstos em lei: Alunos reservistas - Decreto-lei nº 715/69 (altera art.60 § 4º da Lei 4375/64); "§ 4º Todo convocado matriculado em Órgão de Formação de Reserva que seja obrigado a faltar a suas atividades civis, por força de exercício ou manobras, ou reservista que seja chamado, para fins de exercício de apresentação das reservas ou cerimônia cívica, do Dia do Reservista, terá suas faltas abonadas para todos os efeitos." Aluno Oficial ou Aspirante a Oficial da reserva - Art. 77 - Decreto 85.587/80; "O Oficial ou Aspirante-a-Oficial da Reserva, convocado para o Serviços Ativos, que for aluno de estabelecimento de ensino superior, terá justificadas as faltas às aulas e trabalhos escolares, durante esse período, desde que a apresente o devido comprovante. "Aluno com representação na CONAES - SINAES - art.7 § 5º - Lei 10.861/2004. "As instituições de educação superior deverão abonar as faltas do estudante que, em decorrência da designação de que trata o inciso IV do caput deste artigo, tenha participado de reuniões da CONAES em horário coincidente com as atividades acadêmicas. “ O Professor ficará a disposição para tratar dos casos que não forem contemplados pela legislação.

Questões e dúvidas específicas de cada aluno (presença, exercícios pendentes, chamada,etc) serão tratados ao final da aula. Desta forma o professor pode dedicar-lhe maior atenção, já que o assunto pode ser tratado de maneira particular sem prejudicar o restante da turma.

ESCOLHA DO GRUPO

Tipos de alunos

PESQUISANDO / INTERPRETANTO = BIFE = COMPROMETIDO = OVO = ENVOLVIDA = NOME = ESPERTO

Definindo: ESPERTEZA = Astúcia, sagacidade, habilidade maliciosa Definindo: ESPERTEZA = Astúcia, sagacidade, habilidade maliciosa. EXPERTO = experiente, perito, indivíduo experimentado. MICHAELIS: 2002, 872 e 923)

A boa convivência se constrói tempo após tempo, em uma relação de troca, onde a confiança e o respeito mútuo se aprofundam a cada dia. Quando duas pessoas compartilham objetivos comuns, juntas elas podem chegar a lugares onde jamais imaginaram chegar porque antes estavam sozinhas .

BOM PARA UM, BOM PARA TODOS ... Ao chegar em sala .... c

BOM PARA UM, BOM PARA TODOS ... Ao chegar em sala ....

BOM PARA UM, BOM PARA TODOS ...

Vídeo ...

Eu lhes convido a uma nova jornada. A um novo desafio Eu lhes convido a uma nova jornada. A um novo desafio. Um desafio que deve ser encarado com alegria, sabedoria e prazer. Sabedoria, não apenas para resolver as questões de uma prova. Mas para encontrar e seguir o melhor caminho para o conhecimento e o sucesso. Da melhor forma, do modo menos doloroso. Caminho que certamente demanda de cada um de nós garra, esforço e dedicação, indispensáveis. A alegria e o prazer vem com a maneira pela qual escolhemos viver cada um de nossos desafios, e com a certeza de que estamos fazendo o melhor que podemos, para um dia chegarmos lá. É isso o que eu espero de vocês. Contem comigo !