Fluxo de Trabalho – mercado

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Mapeando Gênero e Raça no Mercado de Trabalho Evento: I Oficina Técnico-Pedagógica do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça 4ª Edição. Coordenação.
Advertisements

Evolução demográfica na RMPA
Capacidade Qualidade.
“A Previdência Social e a População Negra”
“OS EMPREGADOS DOMÉSTICOS E A PREVIDÊNCIA SOCIAL”
Trabalho Decente e Juventude
MACROECONOMIA INTRODUÇÃO.
Indicadores Socioeconômicos – IDB/RIPSA
Evolução do Emprego nas Micro e Pequenas Empresas – MPE: 2000 a 1010 Brasília, 13/06/2012.
ECONOMIA EMPRESARIAL.
INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS NA INDÚSTRIA DA ENERGIA ELÉTRICA
Marcel Domingos Solimeo
Indicadores de Desenvolvimento Regional – terceira sessão
Plano Nacional de Educação para o decênio (PNE /2020)
Quem somos O que fazemos Slide 1
Chile en la Tarea de Medir las Brechas de Desigualdad Las Estadísticas y los Indicadores de Empleo, Ingresso y Remuneraciones Visión Internacional: Brasil.
Resistência das democracias liberais à crise económica e política
UNIDADE 5 Parte 2 INFLAÇÃO DESEMPREGO.
Mercado de Trabalho no Brasil
Geografia Humana e econômica Novembro Trabalho decente Organização Internacional do Trabalho - ONU TRABALHO DECENTE Trabalho Decente é um trabalho.
População e Crescimento Econômico
Acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio na Bahia
TAXA NATURAL DE DESEMPREGO
Parte I: Panorama Descritivo da Economia Brasileira e Conceito Básicos
Indicadores sociais e educacionais
MPS – Ministério da Previdência Social SPS – Secretaria de Previdência Social COBERTURA PREVIDENCIÁRIA: EVOLUÇÃO E APERFEIÇOAMENTO METODOLÓGICO.
ENCARGOS TRABALHISTAS E PRODUTIVIDADE: IMPACTOS NA ECONOMIA BRASILEIRA
DESONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO E O ORÇAMENTO DA SEGURIDADE SOCIAL – Algumas observações teóricas e conjunturais Denise Lobato Gentil – Instituto de.
“OS JOVENS E A PREVIDÊNCIA SOCIAL” BRASÍLIA, ABRIL DE 2005 MPS - Ministério da Previdência Social SPS - Secretaria de Previdência Social Programa de Educação.
MPS – Ministério da Previdência Social SPS – Secretaria de Previdência Social DRGPS – Departamento do Regime Geral de Previdência Social A PREVIDÊNCIA.
Sessão 2: Mesa-redonda O desafio da formação de recursos humanos para a realidade da demanda do desenvolvimento brasileiro Divonzir Arthur Gusso Ipea.
INTRODUÇÃO DPE – DIRETORIA DE PESQUISAS COREN – COORDENAÇÃO DE TRABALHO E RENDIMENTO GEPME – GERÊNCIA DE PESQUISA MENSAL Imputação de Valores Faltantes.
Produtividade, Formação Profissional e Crescimento Inclusivo
Informa ç ões sobre Mercado de Trabalho em Sa ú de: conceitos e bases de dados Sabado Nicolau Girardi Rio de Janeiro, 8 a 13 de agosto de 2011 Capacita.
Noções gerais de Economia
MEDIDAS DA ATIVIDADE ECONÔMICA
“A PREVIDÊNCIA SOCIAL E A POPULAÇÃO NEGRA”
Pesquisa Industrial- Empresa Data 29/06/2011 Pesquisa Industrial- Produto 2009.
1 Assessoria Econômica da FEDERASUL Erros nos resultados da PNAD 2013.
A POBREZA NO CEARÁ: O TAMANHO DO DESAFIO
MARCELA ARAUJO NOVEMBRO,2012
MPS – Ministério da Previdência Social SPS – Secretaria de Previdência Social DRGPS – Departamento do Regime Geral de Previdência Social CGEP – Coordenação-Geral.
Produto agregado 2.1 Contas de renda e produto nacional são um sistema de contabilidade utilizado para medir a atividade econômica agregada. A medida do.
MPS - Ministério da Previdência Social A inserção da juventude brasileira no mercado de trabalho Abril de 2004.
Estrutura e Dinâmica populacional Demografia
Grupo : Bruno, João, Mirella, Monique, Samuel
Macroeconomia.  Macroeconomia É o estudo dos agregados econômicos. Estudamos o comportamento de variáveis como produto, inflação, desemprego, consumo,
O trabalho e o mercado de trabalho.
• • • INFRA-ESTRUTURA RECURSOS HUMANOS; INSTALAÇÕES ZOOTÉCNICAS;
MERCADO DE TRABALHO OFERTA DE TRABALHO: PROCESSO DEMOGRÁFICO
Medidas Ativas de Emprego
Desemprego: Brasil: Pessoa empregada: Pessoa desempregada:
ESTRUTURAS DA POPULAÇÃO BRASILEIRA
TEORIA ECONÔMICA Objetivo: Analisar como são determinados os preços e as quantidades dos bens e serviços produzidos em uma economia Teoria Neoclássica.
ESQUENTA ENEM – GEOGRAFIA – 2015 Professores: Célia Campos e Ricardo Augusto.
Education at a Glance 2015 Brasil Camila de Moraes Corinne Heckmann
Os negros no mercado de trabalho da RMSP O mercado de trabalho em 2014
Prof. Dr. Johannes Doll Caroline Stumpf Buaes, Ceris Angela Paulo, Viviane Loeser, Anne Ramos, Ana Carolina Selmi, Gustavo Caetano de Mattos, Penélope.
Setor de Tecnologia da Informação – Perfil da Categoria FENADADOS 20 de agosto de 2010.
Capítulo II Medição da actividade económica (Desemprego)
INTRODUÇÃO À ECONOMIA IN: Fundamentos de Economia, de Marco Antonio S
Medição da actividade económica Desemprego. Macroeconomia - Desemprego Docente: Miguel Serafim 2 Taxa de desemprego É um indicador do estado do mercado.
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ EAD – POLO BARCARENA DISCIPLINA POLITICA EDUCACIONAL SEMINÁRIO 20 METAS PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÂO.
Desemprego: Emprego: Função, cargo ou ocupação remunerada exercida por uma pessoa. Desemprego: Situação de ociosidade involuntária de pessoas que compõem.
DESAFIOS E PERSPECTIVAS
Hildete Pereira de Melo Faculdade de Economia UFF.
Indicadores Educacionais Grupo de Trabalho IBGE – INEP - IPEA.
MINISTÉRIO DO TRABALHO Audiência Pública SENADO FEDERAL Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle Comissão de Meio Ambiente,
Transcrição da apresentação:

Fluxo de Trabalho – mercado Produto e População Total PIB e Valor Adicionado – dinâmica do município. Formas de Acompanhamento. População em Idade Ativa PEA e Não PEA Empregados e Desempregados Fluxos Emprego para Desemprego; Desemprego para Emprego; Emprego para Não PEA e Não PEA para Emprego; Não PEA para Desemprego e Desemprego para Não PEA. Condições do Mercado de Trabalho Taxa de Desemprego e Negociação Salarial – representações; Salário Mínimo e Seguro Desemprego; Piso Salarial; Mark up – poder de mercado;

Mercado de Trabalho - detalhamento Produto e Estoque de Capital Idade Média dos Equipamentos – sondagem industrial; Ritmo de Aquisição de Equipamentos – sondagem industrial; Demanda por treinamento – conexões com o sistema S; Importâncias das Faculdades e Escolas Técnicas; Perfil Produtivo – número de empresas. Trabalho Escolaridade; formação técnica e tecnológica; produtividade; negociações salariais. Instituições

Conceitos Fundamentais População Total: crescimento. Aspectos relativos ao mercado de trabalho. Aspectos sociais – oferta de serviços públicos segundo as faixas etárias. Características do Mercado de Trabalho e Rendimento Trabalho – Ocupação remunerada – várias formas. Trabalho remunerado, não remunerado, produção p/ próprio consumo; Procura por trabalho – providências efetiva para conseguir trabalho; Ocupação – classificação se exercendo alguma atividade; As Ocupadas – exerceram algum trabalho no período (inclusive as pessoas em férias, em greve etc); As Desocupadas – Pessoas sem trabalho e que tomaram providências para trabalhar; Condição de Atividade: PEA e NÃO PEA; PEA = Ocupadas + Não Ocupadas; Não PEA = Pessoas não ocupadas nem desocupadas; Rendimentos. Desemprego – IBGE: Pessoas procurando trabalho/PEA

Números e Fonte de Informação www.seade.gov.br www.ibge.gov.br

PNAD 2007

Rendimento Médio

PNAD