Desenho Projetivo Perspectivas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SLIDE 1 – Transformações - Translação
Advertisements

DESENHO INDUSTRIAL ASSISTIDO POR COMPUTADOR
Cotagem em Desenho Técnico
Colégio Ideal Aula de Física Leis de Reflexão da Luz e Espelhos Planos
O MÉTODO EUROPEU © 2013 antónio de campos.
Representação em épura
DESENHO TÉCNICO.
Projeções Ortogonais.
Perspetiva Isométrica
DESENHO TÉCNICO CURSO: ENGENHARIA CIVIL
Geometria Descritiva 2006/2007
Geometria Descritiva A
Capítulo 3 - Aplicações das Derivadas
GEOMETRIA DESCRITIVA PROJEÇÃO ORTOGONAL
ESCALAS – NBR 8196 ESCALA - É a relação entre a medida em que uma peça foi desenhada e a sua dimensão real. As ESCALAS terão seus títulos representados.
DESENHO TÉCNICO AULA 11 Corte NBR 10067/1987 Exercícios
Desenho Mecânico I Aulas 1 Fernando.
Desenho Mecânico I Aulas 2 e 3 Fernando.
O PLANO ap’ bp’ bp ap IG-UNICAMP© (B) (A)
GEOMETRIA DESCRITIVA IG-UNICAMP
IG-UNICAMP A RETA Fonte : PRINCIPE JR, A.R., Noções de Geometria Descritiva V. 1, 36. ed., Sao Paulo : Nobel, 1983.
Perímetro, área e volume
Prof. MSc. Eng. Houari Cobas Gomez
Projeções Ortogonais – Desenho em Vistas
Princípios do Desenho Projetivo e Vistas Ortográficas
Universidade Federal da Bahia – UFBA IAD176 - Desenho Técnico
Universidade Federal da Bahia – UFBA IAD176 - Desenho Técnico
Universidade Federal da Bahia – UFBA IAD176 - Desenho Técnico
Universidade Federal da Bahia – UFBA
Universidade Federal da Bahia – UFBA IAD176 - Desenho Técnico
Perspectivas Prof. Cristiano Arbex 2012.
Desenho Geométrico Ponto
Desenho Arquitetônico Conceito
Desenho Arquitetônico Elementos do Desenho
GEOMETRIA DESCRITIVA.
REPRESENTAÇÃO DE PROJETOS: CORTES E FACHADAS
Universidade Federal do Espírito Santo Centro Tecnológico
Escalas numéricas e gráficas Cotagem
INTRODUÇÃO AO DESENHO Instrumentos e manuseio
Centro Universitário Senac Engenharia Ambiental Desenho Técnico e CAD Prof. Ronaldo Suzuki
A comunicação da Tecnologia
R e p r e s e n t a ç ã o LEITURA E REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO.
ANATOMIA HUMANA SECÇÕES ANATÔMICAS PLANOS E EIXOS ANATÔMICOS
Visualização Tridimensional (Câmera Sintética)
Introdução ao Projeto de Arquitetura
PROJEÇÕES.
DESENHO TÉCNICO Projeção Ortogonal.
Matemática 3º ano – Ensino Médio
Projeção Ortogonal Desenho I
PROJETOS PARA A CONSTRUÇÃO CIVIL
Desenho basico de arquitetura
COTAGEM Abnt NBR
DESENHO ARQUITETÔNICO SEÇÕES OU ELEVAÇÕES DE UMA EDIFICAÇÃO
Estado de superfície NBR 8404
TOPOGRAFIA APLICADA UNID
Estado de superfície NBR 8404
Projeções Tiago Santos.
PRP 1 ano Ensino Médio Geografia Gay Lussac
Prof. Me. Henrique dos Prazeres Marcelino
TEORIA DO DESENHO.
Normas Técnicas Brasileiras
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE - Campus Apodi Desenho – Aula 5 Vistas ortográficas principais: vista frontal,
Princípios de Composição Plástica
PLANOS DE PROJEÇÃO. GEOMETRIA DESCRITIVA
Desenho Técnico.
Noções de geometria projetiva
Professor Marcos Eric Barbosa Brito
MARMO DESENHO PROJETIVO NOÇÕES BÁSICAS Carlinhos Marmo.
Perspectiva Cilíndrica Obliqua Cavaleira, Militar e Gabinete
Desenho Mecânico I Projeção Ortogonal (1° e 3° Diedros)
Transcrição da apresentação:

Desenho Projetivo Perspectivas No desenho técnico as perspectivas assumem papel importante na representação gráfica de objetos, proporcionando ao profissional ótima forma de comunicação e visualização de detalhes nem sempre conseguidos em vistas em um só plano. As perspectivas tem como principal objetivo a representação gráfica em três dimensões de objetos.

Desenho Projetivo Perspectivas Permite ainda proporcionar uma visão realista, principalmente para leigos que não dominam a técnica do desenho projetivo. No ambiente profissional as perspectivas tem seu lugar quando o desenho em vistas ortográficas não são suficientes para a interpretação plena de objetos, como por exemplo no desenho de dutos ou tubulações industriais e algumas estruturas metálicas.

Desenho Projetivo Perspectivas Os principais tipos de perspectivas usadas em desenho técnico são: Perspectivas cavaleiras Perspectivas bimétricas Perspectivas isométricas Existe ainda a perspectiva exata, aquela que constantemente vemos nos stands de venda de apartamentos na planta.

Desenho Projetivo Projeções Ortogonais Projeção é um desenho que representa ou esboça um objeto tridimensional sobre uma superfície bidimensional. É traçada em um plano como se o objeto estivesse sendo observado por uma certa posição. A projeção ortogonal é a representação de um objeto em um plano de projeção, quando as linhas visuais ou projetantes são perpendiculares a este plano.

Desenho Projetivo Projeções Ortogonais Para entender projeções ortogonais você deve conhecer os quatro elementos da projeção: a) Observador; b) Linhas projetantes; c) Objeto, modelo ou peça; d) Planos de projeção.

Desenho Projetivo Projeções Ortogonais A) Observador: É representado pela posição real ou imaginária dos olhos de um observador, quando este vê o objeto. O observador pode estar localizado em qualquer posição conveniente para esta finalidade.

Desenho Projetivo Projeções Ortogonais B) Linhas projetantes: São linhas que ligam o observador aos vértices do objeto e ao plano de projeção. Nas projeções ortogonais as linhas projetantes são paralelas entre si e perpendiculares ao plano de projeção.

Desenho Projetivo Projeções Ortogonais C) Objeto, Modelo ou Peça: É o elemento, projetivo real ou imaginário que se quer representar em projeção. O objeto a ser representado deve ser estudado segundo alguns critérios: 1. Colocar o objeto em posição natural ou então na posição que ele é usado. 2. Colocar o objeto de modo que as faces fiquem paralelas aos planos de projeção.

Desenho Projetivo Projeções Ortogonais 3. Girar o objeto de modo que a face mais importante ou com mais detalhes fique paralela ao plano vertical. 4. Selecionar a posição que origine as vistas que apresentam o máximo de arestas visíveis. 5. Caso persista a dúvida, posicione a peça de modo que a maior dimensão esteja paralela ao plano vertical

Desenho Projetivo Projeções Ortogonais D) Planos de Projeção: São os planos nos quais o objeto é projetado. São três os principais planos de projeção: Vertical, Horizontal, lateral..

Desenho Projetivo Projeções Ortogonais Quando o plano vertical, for perpendicular ao plano horizontal, estes dois planos dividem todo o espaço em quatro quadrantes ou diedros. Considera-se o observador situado em frente ao plano vertical e olhando-o de frente. Assim, a parte do objeto mais próxima do observador é chamada parte da frente e a mais afastada, parte de trás.

Desenho Projetivo Projeções Ortogonais Os lados esquerdo e direito são também considerados em relação à posição do observador. A parte do espaço na frente do plano vertical e acima do plano horizontal é conhecido como primeiro diedro. O terceiro diedro encontra-se atrás do plano vertical e abaixo do, plano horizontal.

Desenho Projetivo Projeções Ortogonais A posição do plano de perfil, não exerce nenhuma influência sobre os diedros. Ele pode ser colocado tanto do lado esquerdo como do lado direito, conforme a conveniência. Em projeções no primeiro diedro, a peça se situa entre o observador e o plano de projeção, e nas projeções do terceiro diedro, o plano de projeção situa-se entre o observador e o objeto.

Desenho Projetivo Projeções Ortogonais No Brasil, a ABNT regulamenta o uso de 1º Diedro através da norma NBR ,10067 para a execução dos desenhos técnicos. O mesmo diedro também é usado na Europa segundo normas internacionais. Nos Estados Unidos e Canadá os desenhos técnicos são executados no 3º Diedro.

Desenho Projetivo Projeções Ortogonais

Desenho Projetivo Projeções Ortogonais As projeções ortogonais no 1º diedro, segundo a norma 10067 de outubro de 1987, que fixa os princípios gerais de Plano Horizontal Plano Vertical Plano de Perfil representação a serem aplicados em todos os desenhos técnicos no método de projeção ortográfica do 1º diedro.

Desenho Projetivo Projeções Ortogonais Planos de Projeção Os planos de projeção são ainda divididos em: • Plano Vertical Posterior • Plano Vertical Anterior • Plano Horizontal Inferior • Plano Horizontal Superior • Plano Lateral Direito • Plano Lateral Esquerdo

Desenho Projetivo Projeções Ortogonais Desenvolvimento dos planos de projeção Faz o rebatimento dos três principais planos de projeção. Imagine que os planos estão ligados por dobradiças. Conserve fixo o plano vertical posterior. Abra os outros planos

Desenho Projetivo Projeções Ortogonais Vistas Ortográficas no 1º diedro Na projeção no primeiro diedro, a peça se situa entre o observador e o plano de projeção. Devem ser executadas tantas vistas quantas forem necessárias à caracterização da forma da peça, sendo preferíveis vistas em corte ou seções, ao emprego de grande quantidade de linhas tracejadas.

Desenho Tecnico Desenho Geométrico Fredy Godoy Engenheiro seg. trabalho Arquiteto Urbanista Técnico Edificações (81) 9625.6352 Obrigado FIM