Posição Um corpo só pode ser localizado em relação a um outro, denominado referencial; A posição de um corpo que está sobre uma linha conhecida pode ser.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MOVIMENTOS: COMO DESCREVÊ-LOS? Marta Feijó Barroso IF-UFRJ, 2006.
Advertisements

Movimento Retilíneo Uniforme
Capítulo 1 O MOVIMENTO Índice remissívo.
MECÂNICA Mecânica Clássica Cinemática – Movimento em uma dimensão
Mecânica Clássica Caps. 2 e 3: Vetores e Movimento Retilíneo
MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME
CINEMÁTICA VETORIAL Análise vetorial,ou seja, completa(direção, sentido e módulo) das grandezas: Deslocamento Velocidade Aceleração.
Calculo da vm da esfera no intervalo 2s a 6s
Velocidade Média CINEMÁTICA vm vm
MOVIMENTO CURVILÍNEO.
Cinemática Escalar 2º ano Ensino Médio IGL 2013 Prof: Raphael Carvalho
CINEMÁTICA Trajetória, Movimento Retilíneo ou Curvilíneo, Posição Escalar e Função horária das posições.
CINEMÁTICA Velocidade.
OS MOVIMENTOS.
FÍSICA * Do grego, que significa natureza, pois nos primórdios eram estudados aspectos do mundo animado e inanimado. * Atualmente, é a ciência que estuda.
Cinemática Escalar 1. Introdução ao estudo da velocidade escalar média. Classificação dos movimentos quanto: a. Ao sentido do movimento sobre a trajetória;
Fenômenos do Deslocamento Quantidade de Movimento Movimento:
ESTUDO DO MOVIMENTO UNIFORME
CINEMÁTICA (MRU) E (MRUV)
CINEMÁTICA.
Física!!! A origem da Física como teorias e conhecimentos organizados está na Grécia. A palavra Física vem de Physis (no grego) que significa Natureza.
O HOMEM E A FÍSICA 9º Ano AB – 3º Bimestre
Mecânica Cinemática escalar.
A DESCRIÇÃO DO MOVIMENTO
Física Aula 06 - Mecânica Prof.: Célio Normando.
Capitulo 2 - Cinemática do ponto material
Aula 08 Vetores: Soma e Produto por Escalar, Sistemas de Coordenadas no Plano e no Espaço.
Vetores Grandeza escalar: grandeza física descrita por um número e obedecem as leis da aritmética e da álgebra elementar. Ex: temperatura, 25º. Grandeza.
Movimentos.
Aula 19 Cinemática Vetorial I Marta Rebuá.
FÍSÍCA APLICADA MECÂNICA- PARTE I.
Leis do movimento Professor: Antonio dos Anjos Pinheiro da Silva
AULA 1 CINEMÁTICA.
Revisão para a Avaliação Bimestral (3º bimestre) Ciências - 9º Ano
Site: Caderno 1 Capítulo 2 Movimento Retilíneo Site:
Revisão Avaliação Bimestral de Ciências – 4º bim – º ano
FÍSICA I CINEMÁTICA ESCALAR JOÃO VICENTE.
CINEMÁTICA VETORIAL Capítulo 8 1ª Parte
Gráficos Posição-Tempo
Mecânica Estudo dos Movimentos.
Os Primeiros passos do movimento
FÍSICA.
MECÂNICA Entender o movimento é uma das metas das Física
CINEMÁTICA.
2.1. Tipos de Movimentos M4 M18.
VETORES Prof: Wilson.
1.4 Velocidade e movimentos
Movimento O que é o movimento?.
MECÂNICA Entender o movimento é uma das metas das Física
Módulo 12.
MECÂNICA Entender o movimento é uma das metas das Física
Maria Augusta Constante Puget (Magu)
1 MECÂNICA Entender o movimento é uma das metas das Física A Mecânica Clássica se divide em: 1. Cinemática 2. Dinâmica A Mecânica estuda o movimento e.
Massa Indica quantidade de matéria de um corpo e também a medida da inércia do mesmo; É uma característica do corpo, não do local onde ele está; A balança.
Um automobilista, após ter tido um acidente ao atravessar uma povoação, disse ao juiz que estava inocente pois a sua velocidade média foi de 50 km/h,
CINEMÁTICA (MRU) E (MRUV)
Unidade 1 – Movimentos na Terra e no Espaço
GRANDEZAS CINEMÁTICAS Professor: Célio Normando.
Aula 2 – Aplicações ao Movimento e Comprimento De Arco
Professora Paula Melo Silva
Cinemática Vetorial -Prof
2º/2015 MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME - MRU AULA Nº 1
(Ensino Fundamental , 9º ano)
Mecânica: Cinemática Prof. Nelson Luiz Reyes Marques
Cinemática Vetorial Professor John Disciplina FÍSICA.
Aula 3 Movimento Retilíneo Uniforme PRÉ FÍSICA 2015/1 Monitores: Hugo Brito Natalia Garcia paginapessoal.utfpr.edu.br/cdeimling.
1 – Estudo dos Movimentos Continuação Parte Site:
Representação Gráfica do movimento
Física I Aula02 – Movimento Unidimensional 2009/2010.
Introdução à Cinemática
Transcrição da apresentação:

Posição Um corpo só pode ser localizado em relação a um outro, denominado referencial; A posição de um corpo que está sobre uma linha conhecida pode ser determinada por uma única medida.

Movimento Um corpo se movimenta em relação a outro, tomado como referencial, quando sua posição varia em relação ao referencial.

Trajetória A trajetória de um avião da esquadrilha da fumaça; O avião se movimenta em relação à ponte de comando do porta-aviões. A mudança de qualquer coordenada indica mudança de posição. A tabela descreve o movimento.

Trajetória Trajetória é a linha sobre a qual o corpo se movimenta.

Equação dos espaços Quando um corpo se movimenta em trajetória conhecida , sua posição em cada instante pode ser determinada pelo espaço. Podemos saber o espaço em cada instante por uma tabela que relacione o espaço com o tempo, ou pelo gráfico do espaço em função do tempo, ou por uma expressão matemática, denominada equação dos espaços do movimento, que permite obter S para cada valor de t.

Deslocamento escalar Se um corpo percorre uma trajetória conhecida, passando por um ponto P num instante t e por um ponto P’ num instante t’, o deslocamento ΔS no intervalo de t e t’ é: ΔS= S’ – S O deslocamento escalar (ΔS) indica a mudança de posição em um dado intervalo de tempo. ΔS > 0: mudança de posição a favor da orientação da trajetória. ΔS < 0: mudança de posição contra a orientação da trajetória.

Encontro

Sinal da velocidade escalar

Velocidade escalar constante V é constante:

Velocidade constante Representação gráfica da velocidade constante : velocidade negativa (direita) e velocidade positiva (esquerda)

Uma propriedade importante do gráfico de velocidade constante A área do retângulo assinalado representa o deslocamento (ΔS) do corpo no intervalo de tempo (Δt).

Velocidade Variável

Área de algumas figuras

Velocidade média Se um corpo percorre uma certa trajetória e se desloca ΔS num intervalo de tempo Δt, sua velocidade média (Vm) nesse intervalo será:

Movimento Uniforme

M.U. – Definição e equação dos espaços Quando a velocidade escalar de um corpo é constante, seu movimento é chamado movimento uniforme.

Gráficos do movimento uniforme Gráficos do espaço e da velocidade: V e S0 positivos (esquerda); V e S0 negativos (direita).

Grandezas escalares e vetoriais

Deslocamento

Direção e sentido Uma grandeza vetorial fica determinada pela intensidade, que é um número positivo acompanhado de uma unidade, e por uma orientação espacial, que é determinado pela direção e pelo sentido.

Notação de grandezas vetoriais

Notação de grandezas vetoriais O símbolo não pode ser igualado a um número. deve ser descrito por número, direção e sentido; O símbolo pode ser igualado a número acompanhado de unidade; Os símbolos e têm significados diferentes; : as duas grandezas apresentam a mesma intensidade, a mesma direção e o mesmo sentido; : as duas grandezas apresentam a mesma intensidade.

Cuidado com a notação

Operações com grandezas vetoriais

Adição de vetores

Velocidade é grandeza vetorial Velocidade é uma grandeza vetorial que só fica determinada quando se conhece sua intensidade, sua direção e seu sentido.

Considerações físicas a respeito da velocidade vetorial A indicação do velocímetro é 200km/h; a direção da velocidade é a mesma da trajetória (direita); A indicação do velocímetro é 200km/h; a direção da velocidade é, em cada ponto, tangente à trajetória (esquerda).

Definição de velocidade vetorial Intensidade: sempre igual ao módulo a velocidade escalar. Em símbolos: Direção: se o movimento é retilíneo, a velocidade tem a direção da trajetória; se o movimento é curvilíneo, a velocidade tem, em cada ponto, direção tangente à trajetória. Sentido: do movimento

A velocidade vetorial em diferentes movimentos

Mudança de referencial