Teoria e Prática da Redação Jurídica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Resumo e resenha.
Advertisements

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES²
Autor: Orientador Instituição Local e data
UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dr. Dejalma Cremonese Aluno:
Sérgio Elias Vieira Cury
03M1 E 03M2 Gloriosas!!! Prof.: Maria Anna
UNIDADE E PRODUÇÃO CIENTÍFICA.
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
PROFA. SIBELE LETÍCIA BIAZOTTO WEB-TUTORA: MAÍRA BOGO BRUNO
O TEXTO ARGUMENTATIVO ESTRATÉGIAS
TEORIA DA INTERPRETAÇÃO E DA DECISÃO JUDICIAL
Escola Secundária com terceiro Ciclo do Ensino Básico de Matias Aires
8. Redação. SUMÁRIO: 1. Dúvidas Gramaticais Frequentes;
A ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA
PROFA. SIBELE LETÍCIA R. O. BIAZOTTO WEB-TUTORA: MAÍRA BOGO BRUNO
Como fazer sua dissertação/ tese em formato de artigo
MÉTODOS E TÉCNICAS DE ESTUDO
Importante: A proposta desse “modelo” constitui apenas uma referência para a apresentação do Trabalho de Conclusão, podendo ser adaptada de comum acordo.
Orientação Importante:
CONTEUDO do vestibular 2012 UNIOESTE
Dissertação.
Reportagem Consiste em um texto que trata de um tema que fora estar fora da realidade imediata dos fatos, pois seu objetivo não é noticiar um fato ocorrido.
Escola Secundária Francisco de Holanda
TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO
Prof.ª Irislane Figueiredo
Metodologia e Expressão Técnico-Científica
Teoria e prática da argumentação
GÊNERO TEXTUAL PROCURAÇÃO: CONCEITO E FORMA
Apresentação do Professor e do Plano de Ensino
Aula1: Teoria e Prática da Redação Jurídica
Construção de relatórios
Hermenêutica Jurídica
PRODUÇÃO E APRESENTAÇÃO DO CONHECIMENTO
Metodologia da Pesquisa Científica
METODOLOGIA DE PESQUISA Prof: Ms. Joseli Monteiro Tozetto -
EDITORIAL.
Formas de Comunicação Científica
MARIA MARGARIDA DE ANDRADE
TIPOS DE ARGUMENTOS: Há vários recursos argumentativos disponíveis na estrutura linguística, bem como também existem vários tipos de argumentos.
PROVA DOCUMENTAL Conceito: É qualquer coisa capaz de demonstrar a existência de um fato. É considerada a prova mais forte no processo civil, apesar do.
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
A dissertação: esmiuçando o gênero
Leitura e interpretação de texto
Metodologia de Pesquisa Prof.Ludmila Rodrigues Antunes
TÉCNICAS ARGUMENTATIVAS
ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA: AULA 2
PARECER JURÍDICO O parecer jurídico é o instrumento por meio do qual o jurista expressará suas conclusões opinativas em relação à consulta que lhe tenha.
ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA: AULA 1
 A DEMONSTRAÇÃO PODE AUXILIAR A ARGUMENTAÇÃO A ALCANÇAR OS SEUS OBJETIVOS.  CARACTERIZA-SE POR SER UM “MEIO DE PROVA, FUNDADO NA PROPOSTA DE UMA RACIONALIDADE.
REDAÇÃO - Prof.ª Sarah Araujo
DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR ESTÁGIO SUPERVISIONADO
REDAÇÃO E LINGUAGEM JURÍDICA
REDAÇÃO E LINGUAGEM JURÍDICA
Leitura Analítica de Textos
REDAÇÃO Estrutura do texto dissertativo
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
Elementos da comunicação
QUE NÃO EXIGEM PROCESSO FORMAL DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA
Aula sobre Ciência, método, pesquisa Profa. Lílian Moreira.
Recapitulando... O que vimos em aula até o momento: 1. A redação no ENEM 2. Estrutura do texto dissertativo-argumentativo 3. Interpretação, Planejamento.
ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA: AULA 12
Por Profa. Vera Lúcia dos Santos
O modo de organização do discurso argumentativo
SEMANA 8 REDAÇÃO FORENSE Por Profa. Vera Lúcia dos Santos
Tipologia textual Dissertação.
1/6/2016Parecer Técnico-Jurídico: Ementa1 REDAÇÃO FORENSE Por Profa. Vera Lúcia dos Santos Aula 4 Parecer Técnico-Jurídico: ementa.
19/6/2016Ementa do Parecer1 REDAÇÃO FORENSE Por Profa. Vera Lúcia dos Santos SEMANA 6 Produção de Relatório de Parecer.
PRODUÇÃO E CRÍTICA DO TEXTO ACADÊMICO ARTES VISUAIS 2016.
PARECER Conceito É um texto que apresenta a análise de um caso, situação, fato, ou opinião técnica sobre um ato, projeto, processo ou relatório. É uma.
Por Profa. Vera Lúcia dos Santos
Transcrição da apresentação:

Teoria e Prática da Redação Jurídica Profª Maurícia Maciel

Ementa Tipos de Raciocínio. Silogismo. Dedução e indução. Lógica formal e lógica do razoável.  Estrutura e conteúdo, objetivo e cabimento do parecer. Ementa: requisitos formais e características. Relatório: elementos da narrativa forense. Narrativa a serviço da argumentação. Fundamentação e Conclusão do Parecer Técnico-jurídico.  Tipos de argumento: pró-tese, de autoridade, de oposição, de senso comum e de causa e efeito, ad hominem, de fuga, a fortiori, de analogia e por absurdo. Efeito persuasivo do texto produzido.  Pesquisa de fontes. Figuras de linguagem e estratégias argumentativas. Produção de parecer completo.

Conteúdos Unidade 1 - Tipos de Raciocínio Silogismo. Dedução e indução. Lógica formal e lógica do razoável no discurso jurídico. Unidade 2 - Parecer técnico-jurídico e Parecer Técnico Estrutura e conteúdo. Diferenças. Objetivo e cabimento. Parecerista e argumento de autoridade. Unidade 3 - Ementa do Parecer Técnico-jurídico Planejamento e Síntese. Requisitos formais. Características da ementa. Unidade 4 - Relatório do Parecer Técnico-jurídico Elementos da narrativa forense. Narrativa a serviço da argumentação. Diferenças entre a narrativa do parecer e a narrativa da petição inicial. Produção de relatório. Unidade 5 - Fundamentação, Conclusão e Parte Autenticativa do Parecer Técnico-jurídico Revisão e aprofundamento dos argumentos pró-tese, de autoridade, de oposição, de senso comum e de causa e efeito. Efeito persuasivo do texto produzido. Argumento ad hominem. Argumento de fuga. Argumento a fortiori. Argumento de autoridade. Argumento de analogia. Argumento por absurdo. Pesquisa de fontes na Internet para a fundamentação do Parecer. Figuras de linguagem e estratégias argumentativas. Conclusão do parecer. Parte autenticativa. Unidade 6 - Produção de Parecer Completo Ementa, relatório, fundamentação, conclusão e parte autenticativa. Prática oral e escrita na apresentação forense: técnicas elementares de oratória e de argumentação oral.

Bibliografia FETZNER, Néli Luiza Cavalieri (Org. e Aut.); TAVARES Jr., Nelson Carlos; VALVERDE; Alda da Graça Marques. Lições de Argumentação Jurídica: da teoria à prática. Rio de Janeiro: Forense, 2009. FETZNER, Néli Luiza Cavalieri (Org. e Aut.); TAVARES Jr., Nelson Carlos; VALVERDE; Alda da Graça Marques. Interpretação e Produção de Textos Aplicadas ao Direito. Rio de Janeiro: Forense, 2008. FETZNER, Néli Luiza Cavalieri et alii. Argumentação Jurídica. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 2009.