Neoliberalismo Prof Vilmar A. Silva.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Política Fiscal e Déficit Público
Advertisements

Cristiano -Geografia Wilson -História
Macroeconomia Aula 2.
Liberalismo, Neoliberalismo e Globalização
Crise e Desemprego Charge desempregado Embraer.
ECONOMIA GLOBAL INTERDEPENDÊNCIA FINANCEIRA. GLOBALIZAÇÃO FINANCEIRA A dinâmica gera riscos e incertezas para todos os países; Impacta mais fortemente.
Keynesianismo é a teoria econômica consolidada pelo economista inglês John Maynard Keynes em seu livro Teoria geral do emprego, do juro e da moeda (General.
Ciência Política e Teoria do Estado
UNIVERSIDADE DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL NEOLIBERALISMO PROFESSOR: Dr. DEJALMA CREMONESE ELABORADO POR: FABIANO S. HILDEBRANDT 26/03/2008.
BASES TEÓRICAS DO NEOLIBERALISMO
Carlos Pio Inst. de Relações Internacionais Universidade de Brasília
Neoliberalismo Globalização.
Profª. Teresa Cristina Barbo Siqueira
A DÉCADA PERDIDA Para quem?.
Fundamentos de Economia
Fundamentos de Economia
Anos 1980: Rumo perdido.
Nomes:Maria Clara Mazzarino e Mauro Curtinove.
“Capitalismo Selvagem”
Disponível em : files. wordpress
NEOLIBERALISMO E SUAS FACES
RELEMBRANDO O QUE JÁ APRENDEMOS ATÉ AGORA...
Balanço de Pagamentos Prof. Ricardo Rabelo
A NOVA ORDEM MUNDIAL E A GLOBALIZAÇÃO
Arthur Barrionuevo Filho - EESP 1 GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO CASA CIVIL EGAP - FUNDAP PROGRAMA AVANÇADO EM GESTÃO PÚBLICA CONTEMPORÂNEA Intervenção.
INDUSTRIALIZAÇÃO BRASILEIRA
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL RUI BARBOSA
Inflação.
Celso Furtado FEB Cap. XXVI – XXVIIII.
RESPOSTAS DAS QUESTÕES CAP. 12 E 16
FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
Liberalismo, Neoliberalismo e Globalização
FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
A DÉCADA PERDIDA PROBLEMAS NO COMÉRCIO EXTERIOR
Os Fisiocratas Grupo de economistas franceses do século XVIII que combateu as idéias mercantilistas e formulou, pela primeira vez, de maneira sistemática.
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 1 - GLOBALIZAÇÃO E AVANÇO TECNOLÓGICO
POLÍTICAS ECONÔMICAS.
FUNDAMENTOS DE ECONOMIA
SISTEMA MONETÁRIO INTERNACIONAL
Macroeconomia Política Fiscal
O NEOLIBERALISMO.
Universidade do Vale do Itajaí Curso de Geografia
“ ” Nós devemos ser a mudança que queremos ver no mundo. (Gandhi)
GLOBALIZAÇÃO NEOLIBERALISMO
Enfermidade psicológica da
ATUAÇÃO DO ESTADO NO DOMÍNIO ECONÔMICO
A reconfiguração do poder na nova ordem mundial
“ ” Nós devemos ser a mudança que queremos ver no mundo. (Gandhi)
Economia Brasileira1 Política Econômica Externa e Industrialização:
Problemas estruturais da economia europeia Desemprego: elevado Dívida pública: excessiva Capitais: escassos.
COMÉRCIO INTERNACIONAL (GR.E.I.) VI Prof. Hélio Antonio Teófilo da Silva. MERCADOS EMERGENTES.
Globalização e avanço tecnológico
Professor Julio Cesar da Silva Tavares
Introdução à Macroeconomia
Formação Econômica e Social do Brasil
INDUSTRIALIZAÇÃO BRASILEIRA
O processo de desenvolvimento do capitalismo
PROTECIONISMO X LIBERALISMO
MECANISMOS DE INTERVENÇÃO NA ECONOMIA
Prof. Dr. Cândido Ferreira da Silva Filho BRASIL século XX Até os anos 1930 do século XX a atividade econômica que predominava no Brasil era a monocultura.
Neoliberalismo. Será o caos? Postado em 22 de maio de 2008 por Prof. Rita Alonso.
POLÍTICA FISCAL Ações do governo do lado dos gastos públicos e da arrecadação tributária.
Industrialização Brasileira
A Industrialização Brasileira:
O Estado na Economia Globalizada
INDUSTRIALIZAÇÃO DO BRASIL PROFESSOR LUCIANO HENRIQUE.
Objetivos e Instrumentos
ECONOMIA – Micro e Macro 1 Definição: inflação é o aumento contínuo e generalizado no nível geral de preços. Custos gerados pela inflação: a distribuição.
Indivíduo e sociedade Capítulo 3. Karl Marx, os indivíduos e as classes sociais Devemos analisar os individuos de acordo com o contexto de suas condições.
LIBERALISMO ECONÔMICO
Transcrição da apresentação:

Neoliberalismo Prof Vilmar A. Silva

Neoliberalismo Conjunto de idéias políticas e econômicas capitalistas que defende a não participação do estado na economia. De acordo com esta doutrina, deve haver total liberdade de comércio (livre mercado), pois este princípio garante o crescimento econômico e o desenvolvimento social de um país.  

Neoliberalismo Surgiu na década de 1970, através da Escola Monetarista do economista Milton Friedman, como uma solução para a crise que atingiu a economia mundial em 1973, provocada pelo aumento excessivo no preço do petróleo. 

Características do Neoliberalismo (princípios básicos): mínima participação estatal nos rumos da economia de um país; pouca intervenção do governo no mercado de trabalho; política de privatização de empresas estatais; livre circulação de capitais internacionais e ênfase na globalização;

Características do Neoliberalismo (princípios básicos): abertura da economia para a entrada de multinacionais; adoção de medidas contra o protecionismo econômico; desburocratização do estado: leis e regras econômicas mais simplificadas para facilitar o funcionamento das atividades econômicas;

Características do Neoliberalismo: diminuição do tamanho do estado, tornando-o mais eficiente; posição contrária aos impostos e tributos excessivos; aumento da produção, como objetivo básico para atingir o desenvolvimento econômico;

Características do Neoliberalismo: contra o controle de preços dos produtos e serviços por parte do estado, ou seja, a lei da oferta e demanda é suficiente para regular os preços; a base da economia deve ser formada por empresas privadas; defesa dos princípios econômicos do capitalismo

Conseqüências: Elevação das taxas de juros; Contração da emissão de moeda monetária; Diminuição da taxação de altos rendimentos; Abolição sobre os fluxos financeiros; Criação de níveis maciços de desemprego; Controle e repressão do movimento sindical; Corte dos gastos sociais pela desmontagem dos serviços públicos; Amplo programa de privatizações.

LIBERALISMO NEOLIBERALISMO Combater as restrições pré-capitalistas; Na agricultura, o Liberalismo promovia um desmantelamento das unidades agrícolas auto-suficientes Abriam mercados; Converteu os camponeses em proletários; Forçado a aceitar a legislação trabalhista, a previdência social e as empresas públicas; Estimulou o crescimento das cidades e dos complexo urbano-industrial. Luta contra o capitalismo sujeito às influências do sindicalismo. Prejudicam a indústria nacional, pública e privada.Mudam o mercado doméstico para o mercado externo, para atender consumidores internacionais. Convertem os trabalhadores assalariados em setores informais ou autônomos. Prejudica o movimento trabalhista, elimina a legislação social e representa um retorno a fase inicial do liberalismo. Prejudica as cidades, transformando-as em enormes favelas, dividindo-as entre muito ricos/muito pobres.

As políticas do modelo neoliberal podem ser resumidas em cinco metas essenciais, são elas: Estabilização de preços e contas nacionais; Privatização dos meios de produção e das empresas estatais; Liberalização do comércio e do fluxo de capitais; Desregulamentação da atividade privada; Austeridade fiscal e restrições aos gastos públicos; Na realidade, o neoliberalismo formula um mundo formado por indivíduos, e supõe-se que tais indivíduos devam comportar-se de forma competitiva para maximizar os lucros.