Tecnologias na Educação: Mídias em Ação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PARA ONDE CAMINHA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA?
Advertisements

Conceitos do marketing digital
A evolução da internet e o novo consumidor
Mídias Sociais Curso de Administração
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA.
Ambiente Virtual de Aprendizagem. O AVA é um "espaço fecundo de significação onde seres humanos e objetos técnicos interagem, potencializando assim a.
Tecnologia Hipermídia e Multimídia
PROF. RUDSON APOSTILAS.WIKIDOT.COM/HIPERMIDIA Tendências.
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Youtube Web 2.0 Rogenilson Galvão. Ctrl vérsias O princípio mais importante da Web 2.0 é desenvolver software aproveitando a inteligência coletiva! Youtube.
O futuro da publicidade no jornal
Letícia Rocha Machado e Patrícia Behling Schäfer
A Evolução das Mídias Audiovisuais
Cooperação e compartilhamento de informações jornalísticas
WEB 2.0 Ellen Spíndola / Francisco Brasil UNIEURO - 5° Semestre
Aula 10: RSS. UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus de Marília Universidade Aberta à Terceira.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus de Marília Universidade Aberta à Terceira Idade Curso.
Aula 10: RSS. UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “Júlio de Mesquita Filho”
Eu, professor/professora preciso de TICs? Encontros do grupo GEPETE 3º encontro: Eu, professor/professora, preciso de TICs? 18 de junho de 2008.
Pastoral da Comunicação
Comunicação na Internet e a sua utilização para o fortalecimento das comissões de saúde e segurança no trabalho.
Realizado por: Luís Cardoso
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
Prof. Ilaim Costa Jr. Novas Tecnologias Prof. Ilaim Costa Jr.
REDES SOCIAIS CUIDADOS.
O Uso Pedagógico do Blog
Agosto 2008 :: CDN INTERATIVA :: TODOS OS DIREITOS RESERVADOS :: Web, mídia social e administração pública Agosto 2008.
Acção PDF Web 2.0 é um termo criado em 2004 pela empresa americana O'Reilly Media[1] para designar uma segunda geração de comunidades e serviços,
Sistemas de Informação para Planejamento Estratégico E-business.
WEB 2.0 Image Shack Tiny Pic Susana Santos
Treinamento para Professores
Web 2.0 Gilson Medeiros de Oliveira Junior -
Criatividade e anúncio em tempos de rede
WEBSITE Como utilizar um site Assistente de Criação
WEB 2.0 Bruno Santos Isaías Jezer Leandro Zacarias Ricardo Kubota.
Por que Twitter? Todo dia, milhões de usuários criam, descobrem e compartilham idéias no Twitter Além disso, os usuários acham interessante se conectar.
Tópicos Avançados de Redes de Computadores Prof. Fabiano Sabha.
CC8 Comunicação e colaboração
Grupo 13 Camila Amorim Caio Corrêa Renato Oliveira Isaac Chammah Guilherme Costa Vinícius Zabisky TI – Prof. Marta Maia 23 de Abril de 2010 Web 2.0.
Colaboração e co-criação em redes sociais. Retomando Na última aula, vimos que o conteúdo em uma rede social deve: Ter conteúdo atrativo Ter conteúdo.
Oficina Redes Sociais: uso pessoal e pedagógico Débora Sebriam Centro Educacional Pioneiro Julho/2011.
REDES SOCIAIS.
Tópicos avançados em internet B Carlos Oberdan Rolim Ciência da Computação.
Matricula: U4R8V9. Perfil da Geração Y Integrados Globais e conectados Conscientes e críticos Comportamento é diretamente influenciado pelo grande volume,
Web 2.0: oportunidades de ouro para o setor joalheiro.
O FICINA III – J ORNALISMO D IGITAL As mídias sociais e o jornalismo Dalila Santos –
Prof. Claudio Benossi Aula 02. Em que momento vivemos da mídia e da tecnologia?
O QUE É WEB
O uso das redes sociais e ferramentas web em processos de ensino aprendizagem – o desafio prático de uma aprendizagem significativa Maysa Brum.
PORTAL CORPORATIVO COMO FERRAMENTA DE GC Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP) Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Ana Cristina da Matta Furniel.
PROFA. REANE FRANCO GOULART Letramento Digital - Publicação Video 1.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas Departamento de Administração Campus: Coração Eucarístico Tópicos Especiais I - Estratégias.
Web 2.0 e ensino médico Bernardo e Ekaterini. Artigos utilizados - introdução.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais PUC Minas Departamento de Administração Campus: Coração Eucarístico Tópicos Especiais I - Estratégias.
O que é Web 2.0?. Web 2.0 Há alguns anos, os sites eram disponíveis como livros: as pessoas acessavam, liam e viam o que era de seu interesse; Hoje os.
INOVAÇÃO. Inovar é implementar ideias novas que deem resultados financeiros.
Agência Brazil com Z Agência Brazil com Z WEB 2.0 A Personalização da Internet.
@ I n t e r n e t + E d u c a ç ã o Como a Internet pode ser Útil na Educação (Para Professores e Alunos) Inter+net (Rede Interconectada)  O que é ? “Rede.
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
Versão da Web que intensifica a participação em rede, promove a criação em diversos tipos de mídias, favorece o compartilhamento e a propagação de conhecimento.
Mídias Sociais e Conteúdo. O que são Mídias Sociais? No contexto de marketing de internet, mídias sociais se referem a grupos com diversas propriedades,
Web e suas Ferramentas.
"Web 2.0 é a mudança para uma Internet como plataforma, e um entendimento das regras para obter sucesso nesta nova plataforma. Entre outras, a regra mais.
IPS – Escola s Superior de Educação Discente: Luís Varela Docente: Marli Almeida Curso: 1º ano Comunicação Social.
As linguagens da Internet: O Hipertexto. Reflexão Clicar nos links facilitou ou complicou sua caminhada para compreender o que é um hipertexto? Você se.
Gestão de Conteúdos 2.0: colaboração e criação na web social Regina Cianconi - UFF.
Painel Web 2.0: mitos e limites Coordenador: MURILO BASTOS DA CUNHA (UnB) Conteúdo: Com a expansão das redes digitais e o aumento na velocidade de transmissão.
O QUE É BLOGGER? O QUE É BLOG? E. M. Professor Ladário Teixeira Rosilene Ferreira de Faria Rúbia Lemos de Oliveira Silva.
Paulo Moraes By Paulo Moraes WORKSHOP Blog Conceito e prática.
Aula : Pág : Data: a jan B Turma: Instrutor: Ricardo Paladini Matos 2503-B /04/2013 Elielso Dias  O que é o Myspace  Criar.
Transcrição da apresentação:

Tecnologias na Educação: Mídias em Ação Será que nós realmente sabemos o que significa este termo? Quais são as suas aplicações? Será que nossos alunos já estão inseridos nesse novo mundo da web? E nós? Como fazer uso dessa ferramenta no processo de ensino-aprendizagem?

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA K-W-L Know, Wonder, Learn Para iniciarmos a nossa discussão sobre a web 2.0 e sua aplicação na área da educação faremos uma reflexão para responder, no formulário online, três questões: O que eu sei sobre web 2.0? O que eu gostaria de saber sobre web 2.0? Como eu gostaria de aprender sobre web 2.0?

"Web 2.0 é a mudança para uma Internet como plataforma, e um entendimento das regras para obter sucesso nesta nova plataforma. Entre outras, a regra mais importante é desenvolver aplicativos que aproveitem os efeitos de rede para se tornarem melhores quanto mais são usados pelas pessoas, aproveitando a Inteligência Coletiva" — Tim O'Reilly

A WEB 2.0 É A INTERNET VIVA! O QUE É A WEB 2.0? - É a segunda geração da World Wide Web; Conceito de troca de informações; Ambientes on-line se tornam mais dinâmicos; Usuários colaboram com a organização do conteúdo; Sistema e conteúdo mais ricos.

O QUE É A WEB 2.0? O TERMO WEB 2.0 Surge em 2004 durante uma brainstorm; Foi utilizado para nomear uma conferência; Criado pela O’Reilly Media e pela MediaLive International; Significa uma série de conceitos agrupados.

A WEB COMO PLATAFOMA REGRAS DA WEB 2.0 - Sites deixam de ser estáticos; Sites tornan-se verdadeiros aplicativos; Funcionalidades dos sites são muito mais poderosas; Integração mais eficiente com a interface no cliente.

BETA ETERNO REGRAS DA WEB 2.0 - Nunca chegar a versão “final” ; Aplicativo em rede – feedback constante dos usuários; Evolução sem fim.

REDES SOCIAIS REGRAS DA WEB 2.0 - Sites que formam e catalisam comunidades; (Orkut, Facebook, MySpace entre outros); Evolução das antigas redes de relacionamento; (BBS, chat, fóruns etc.) Aceleração do número de usuários; Maior riqueza de conceito; Sofisticação tecnológica dos “sites aplicativos” ; Aumento da base instalada de banda larga.

FLEXIBILIDADE NO CONTEÚDO REGRAS DA WEB 2.0 FLEXIBILIDADE NO CONTEÚDO Conteúdo dinâmico; Publicação muito mais flexível; (tanto por editores profissionais como pelos próprios usuários) - Ferramentas de publicação multi-plataforma Próprio usuário gera e classifica conteúdo; (Como no YouTube, por exemplo) Usuário pode editar o conteúdo. (As Wikis são talvez a forma mais extrema de edição colaborativa, onde qualquer pessoa teoricamente qualificada pode melhorar a qualidade de determinado conteúdo – ex. Wikipedia)

TAGS – ETIQUETAMENTO REGRAS DA WEB 2.0 Uma das funções mais importantes da Web 2.0; Facilitam a busca da informação; Taxonomia “invertida”. (conteúdos se auto-classificam em categorias definidas, como no site del.icio.us, por exemplo)

COLABORAÇÃO CARACTERÍSTICAS DA WEB 2.0 Na web 2.0 o usuário é que faz o conteúdo do site. Um bom exemplo é Flickr, site de compartilhamento de fotos em que o usuário disponibiliza e organiza suas fotos online.

PERSONALIZAÇÃO CARACTERÍSTICAS DA WEB 2.0 O usuário vê o conteúdo que quer, do jeito que quer. Um novo conceito de home page foi criado na web 2.0: a home page pessoal. Em sites como Google.com/ig, netvibes.com e live.com é possível criar a sua própria home page com o conteúdo que você quiser, através de RSS. Essas home pages são totalmente personalizaveis. A idéia é dar ao usuário toda a possibilidade de personalização do conteúdo para que este seja realmente relevante para aquela pessoa.

REMIX CARACTERÍSTICAS DA WEB 2.0 o usuário pode mudar o conteúdo e republicá-lo. Sites como a Wikipedia dão a possibilidade do usuário copiar a informação e reutilizá-la como quiser. Para isso foram criadas outras formas de direitos autorais, como a Common Creatives, que flexibiliza os direitos autorais permitindo que o usuário reutilize o conteúdo do site.

AVALIAÇÃO CARACTERÍSTICAS DA WEB 2.0 o usuário decide o que é melhor Sites como a Amazon, Submarino, Mercado Livre e Buscapé utilizam a colaboração do usuário para definir o que é melhor no seu conteúdo. Na web 2.0 este conceito pode ser radicalizado como em sites de notícia em que só aparecem as noticias bem avaliadas pelos usuários (exemplo digg.com). A maior qualidade deste conceito é elevar o grau de relevância do conteúdo deixando o trabalho para o usuário.

CONFIANÇA CARACTERÍSTICAS DA WEB 2.0 Confiança total no usuário O conceito é o mesmo do software livre: se há muitas pessoas olhando, todos os erros são corrigidos facilmente. Comunidades que se auto-moderam, através da participação dos usuários indicando ao sistema qual usuário não deve mais participar da comunidade é outro exemplo. A web 2.0 dá entender que o usuário é confiável, sempre.

WEB 1.0 WEB 2.0 O QUE MUDOU COM A WEB 2.0 ? Produção de Conteúdo CENTRALIZADA TAXONOMIA Rede de Computadores Complexidade WEB 2.0 DESCENTRALIZADA FOLKSONOMIA Rede + Plataforma Simplicidade

GLOSSÁRIO PRINCIPAIS TERMOS DA WEB 2.0 AdSense: Um plano de publicidade do Google que ajuda criadores de sites, entre os quais blogs, a ganhar dinheiro com seu trabalho. Tornou-se a mais importante fonte de receita para as empresas Web 2.0. Ao lado dos resultados de busca, o Google oferece anúncios relevantes para o conteúdo de um site, gerando receita para o site a cada vez que o anúncio for clicado Ajax: Um pacote amplo de tecnologias usado a fim de criar aplicativos interativos para a web. A Microsoft foi uma das primeiras empresas a explorar a tecnologia, mas a adoção da técnica pelo Google, para serviços como mapas on-line, mais recente e entusiástica, é que fez do Ajax (abreviação de "JavaScript e XML assíncrono") uma das ferramentas mais quentes entre os criadores de sites e serviços na web

GLOSSÁRIO PRINCIPAIS TERMOS DA WEB 2.0 Mash-ups: Serviços criados pela combinação de dois diferentes aplicativos para a internet. Por exemplo, misturar um site de mapas on-line com um serviço de anúncios de imóveis para apresentar um recurso unificado de localização de casas que estão à venda RSS: Abreviação de "really simple syndication" [distribuição realmente simples], é uma maneira de distribuir informação por meio da internet que se tornou uma poderosa combinação de tecnologias "pull" --com as quais o usuário da web solicita as informações que deseja-- e tecnologias "push" --com as quais informações são enviadas a um usuário automaticamente. O visitante de um site que funcione com RSS pode solicitar que as atualizações lhe sejam enviadas (processo conhecido como "assinando um feed"). O presidente do conselho da Microsoft, Bill Gates, classificou o sistema RSS como uma tecnologia essencial 18 meses atrás, e determinou que fosse incluída no software produzido por seu grupo

GLOSSÁRIO PRINCIPAIS TERMOS DA WEB 2.0 Tagging [rotulação]: Uma versão Web 2.0 das listas de sites preferidos, oferecendo aos usuários uma maneira de vincular palavras-chaves a palavras ou imagens que consideram interessantes na internet, ajudando a categorizá-las e a facilitar sua obtenção por outros usuários. O efeito colaborativo de muitos milhares de usuários é um dos pontos centrais de sites como o del.icio.us e o flickr.com. O uso on-line de tagging é classificado também como "folksonomy", já que cria uma distribuição classificada, ou taxonomia, de conteúdo na web, reforçando sua utilidade Wikis: Páginas comunitárias na internet que podem ser alteradas por todos os usuários que têm direitos de acesso. Usadas na internet pública, essas páginas comunitárias geraram fenômenos como a Wikipedia, que é uma enciclopédia on-line escrita por leitores. Usadas em empresas, as wikis estão se tornando uma maneira fácil de trocar idéias para um grupo de trabalhadores

Mídias Sociais O conceito de Mídias Sociais (social media) precede a Internet e as ferramentas tecnológicas - ainda que o termo não fosse utilizado. Trata-se da produção de conteúdos de forma descentralizada e sem o controle editorial de grande grupos. Significa a produção de muitos para muitos. As "ferramentas de mídias sociais" são sistemas online projetados para permitir a interação social a partir do compartilhamento e da criação colaborativa de informação nos mais diversos formatos. Eles possibilitaram a publicação de conteúdos por qualquer pessoa, baixando a praticamente zero o custo de produção e distribuição- antes esta atividade se restringia a grande grupos econômicos. Elas abrangem diversas atividades que integram tecnologia, interação social e a construção de palavras, fotos, vídeos e áudios. Esta interação e a maneira na qual a informação é apresentada dependem nas várias perspectivas da pessoa que compartilhou o conteúdo, visto que este é parte de sua história e entendimento de mundo.

Comunicação Blogs: Blogger, Wordpress Microblogs: Twitter, Pownce Redes sociais: Orkut, Facebook, LinkedIn, MySpace, skoob Eventos: Upcoming

Colaboração Wikis: Wikipedia Social bookmarking / Agregadores de sites: Del.icio.us and StumbleUpon Social News ou crowdsourcing: Digg, Reddit, EuCurti, Rec6 Sites de opiniões: Epinions

Multimídia Compartilhamento de fotos: Flickr, Zooomr, Fotolog, Picasa Compartilhamento de vídeo: Videolog,YouTube, Vimeo Livecasting ou transmissão ao vivo: Justin.tv Compartilhamento de música/áudio: imeem, Last.fm, Jamendo

Entretenimento Mundos virtuais: Second Life Jogos online: World of Warcraft Compartilhamento de jogos: Miniclip.com

Skoob Uma rede social colaborativa brasileira para leitores. Através de cadastro se recebe um perfil no sistema e é possível listar o que se está lendo, o que já foi lido, o que se pretende ler, formando uma "estante" virtual. Títulos ainda ausentes no banco de dados podem ser adicionados pelos próprios utilizadores, que também podem compartilhar suas opiniões sobre as obras através de avaliações e resenhas.

CONCLUSÃO O QUE PENSAR DA WEB 2.0 ? Enfim, Web 2.0 é “Internet Inteligente”, que busca resultados concretos em vez de desperdiçar dinheiro. É entender que a Internet é um meio que tem a sua própria linguagem e seus próprios modelos, diferentes dos modelos convencionais onde não há interatividade e relacionamento entre as pessoas. “A Web 2.0 é Internet feita de gente”. [Webinsider]

Referências Material web 2.0 NTE Jacarei – PCOP Rodrigo Pesquisa web 2.0, mídias sociais – Wikipidia