Primeiras Notícias - características

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
COLACIO. J SLIDES APRESENTA
Advertisements

Dois modos de ler a Bíblia.
“Respondeu-lhe Simão Pedro: Senhor, para quem iremos
Um vocabulário para a interpretação
A Evolução da Ciência Do medo à Ciência.
CAMPOS DE ESTUDO DA SOCIOLOGIA
TEATRO DO ABSURDO.
Linguagem verbal midiática
Linguagem verbal midiática
Textos Jornalísticos Notícia/ Reportagem.
Desenvolvimento Sustentável: Uma Revisão Crítica
Instituto Paulo Montenegro Projeto Aprendiz IBOPE Junho de 2003.
Período Paleolítico Nome: João Vitor Goularte.
QUESTÕES DA LÍNGUA A FRASE.
Primeiros jornais Necessidade de informações é um dos dados fundamentais da vida social. Ter acesso à informação significa estar inserido – uma forma de.
O código no qual se estrutura determinada linguagem, ou seja, a sua forma, está ligada a certos traços da matéria de expressão.
Origem e desenvolvimento da crônica
O GESTO DE AMOR.
8. Redação. SUMÁRIO: 1. Dúvidas Gramaticais Frequentes;
MPU -Prova Discursiva-
Aconselhamento Psicológico numa visão fenomenológico-existencial
CONSCIÊNCIA CRÍTICA E FILOSOFIA
- Educar -.
GRAMÁTICA : módulo 02 Professora: Maria Leonor Teixeira Favero Montoro
A língua original da bíblia.
CRÔNICAS.
Educar.
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
Desvende este crime....
A notícia.
Advertência 1. Este não é um PPT a mais, daqueles que você recebe a dúzias pela Internet. 2. Quem lhe mandou quer o seu bem e acha que você vai gostar.
O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO
APRENDIZ DA VIDA!.
A NOTÍCIA Notícia é a expressão de um fato novo, que desperta o interesse do público a que um jornal se destina. Gênero textual tipicamente jornalístico,
É veiculada em jornais escritos e falados, em revistas e na Internet;
DESVENDE O CRIME....
Conhecimento de mundo.
AULA 06 HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA I.
Ato de comunicar (algo) ou de comunicar-se (com alguém).
ESCOLAS EM REDE FILHAS DO DIVINO ZELO
Interpretando as Escrituras Sagradas
Aquisição da Linguagem Oral
- Educar - “Educar é mostrar a vida a quem ainda não a viu. O educador diz: “Veja!” - e, ao falar, aponta. O aluno olha na direção apontada e vê o que.
Dicas para Apresentações
DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO DENOTAÇÃO – Atribui às palavras significados claros, objetivos, que evocam um único sentido, aceito pelas pessoas como algo convencional.
DESVENDE O CRIME.... Descubra o culpado. A resposta está no final, mas primeiro pense... e depois responda!
Teatro brasileiro Língua Portuguesa Professora Karen
ATITIDE FILOSÓFICA ≠ DE SENSO COMUM O objetivo da Filosofia é tornar claro e delimitar rigorosamente os pensamentos. Questionar; O que é? Como acontece?
ESCOLA MISSIONÁRIA MÓDULO I.
TEORIAS DA COMUNICAÇÃO
Fernanda Aparecida no 6 Stephanie Padilha no 19 Victoria Gomes no 21
NO ESFORÇO DE COMPREENDERMOS A REALIDADE
DIVERTIDAS E ENVOLVENTES DINÂMICAS
NÃO DESISTA NUNCA.
O QUE É COMUNICAÇÃO VERBAL?
GÊNEROS TEXTUAIS.
Crônica.
Linguagem dissertativa
Resumo do texto Leituras e escritas de jovens na era das mídias Sergio Luiz Alves da Rocha (PROPED/UERJ Em seu trabalho de pesquisa sobre Leituras e Escritas.
René Descartes ..
LEITURA DE MUNDO COMPREENSÃO DE TEXTO INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
MEDIA TRAINING Aperfeiçoamento profissional para o executivo ou porta voz de entidades : como se relacionar com a Imprensa.
NOTÍCIA É um fato atual com interesse geral
AUTORES QUE MERECEM DESTAQUE. Lygia Fagundes Telles (1923)
Como redigir um bom texto?
ESTRUTURA NARRATIVA DO DOCUMENTÁRIO
As tecnologias da Inteligência. HIPERTEXTO "A idéia do hipertexto foi enunciada pela primeira vez por Vanevar Bush em 1945, em um célebre artigo intitulado.
UFRN/CCHLA/DEPARTAMENTO DE LETRAS DISCIPLINA: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS II PROFESSORA: SYLVIA COUTINHO ABBOTT GALVÃO GÊNEROS ARGUMENTATIVOS GÊNEROS.
Coleta de dados questionário.
INTERPRETAÇÃO H.T.P. casa – árvore - pessoa
Transcrição da apresentação:

Primeiras Notícias - características Critérios do jornalismo no passado X Critérios do jornalismo no presente Fim da Idade Média/início da Idade Moderna Todo mundo quer ter seus 15 minutos de fama. Mas uma vida comum não vira notícia. As notícias se concentram sobre as celebridades, os políticos ou os assassinos.

Primeiras Notícias - características As apresentações teatrais ganhavam destaque, se a rainha estivesse entre o público Para virar notícia era preciso fazer alguma coisa fora do comum... algo extraordinário Refletir – as notícias revelam muito daquilo que ocupa o pensamento da sociedade como um todo, mas pouco transmitem sobre a forma como as pessoas dessa sociedade levam sua vida. O que isso significa hoje?

Primeiras Notícias - características O que tinham nas notícias? - O extraordinário. A emoção não era evitada. Foco nos casos de desvio. Fascínio pelo inusitado Essas publicações ainda apresentavam uma perspectiva distorcida sobre os homicídios

Primeiras Notícias - características - O convencional. Determinados temas tendiam a ser revisitados. Uso de expressões comuns. Recursos aos estereótipos e clichês. Lugar-comum Ausência de reflexões sobre os temas noticiados. Fórmula usada, porque era conveniente

Primeiras Notícias - características O inesperado. O autor discute que o jornalista tenta fornecer ao público perspectivas, conexões, significados. Entretanto, faz isso a partir dos pedaços de vidas destroçadas com os quais se depara O jornalista tenta analisar, apontar inteligibilidade, coerência

Primeiras Notícias - características A notícia não gira em torno da vida, mas de um peculiar subconjunto da vida – daqueles momentos dramáticos em que a fórmula da realidade diária é rompida • O mundo aparece em poses exageradas, desajeitadas, rostos assustadores

Primeiras Notícias - características • Não há notícia sem espanto. Elemento surpresa. Impacto emocional • A notícia não se constitui da realidade política, social ou da realidade diária. A notícia responde nossa incansável busca pelo estranho, pelo chocante Escrita – Linguagem para emocionar, tocar o leitor