METODOLOGIA CIENTÍFICA 4º SEMESTRE – FAPCOM - 2011 Profa. Dra. Joana T. Puntel 1.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Para abrir as ciências sociais:
Advertisements

A CIÊNCIA E OS PARADIGMAS Elizabeth Teixeira.
Filosofia O amor ao saber Prof. Alan Carlos Ghedini
Ciência e Compreensão da Realidade. Tipos de Conhecimento.
Diretriz Curricular Estadual - Biologia Encaminhamentos.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS SÃO GABRIEL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO – EDUCAÇÃO: INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSVERSALIDADE Fundamentos da Pesquisa.
ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO ESTADO DO CEARÁ
COLÉGIO MODERNO Profa Maísa C. Lopes Eixo Temático I:
BEM-VINDO À DISCIPLINA
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
Interdisciplinaridade
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
Conhecimento Verdade e validade Tipos de conhecimento
Teorias do Conhecimento
Conhecimento O problema do conhecimento. Formas de conhecimento
Conhecimento O problema do conhecimento. Formas de conhecimento
Parte I – As origens filosóficas da psicologia
Filosofia Prof. Everton da Silva Correa.
Sociologia
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Filosofia, história e política. Trabalhando com o conceito de paradigma.
A prática da Virtude Professor José Roque Pereira de Melo
Relações entre ciência e filosofia no período moderno
Marco Doutrinal e Marco Operativo
A Dúvida Metódica de Descartes e a "Pars Destruens" de Bacon
O que é? Para que serve? Filosofia Prof. Joaquim Célio de Souza.
A que distância estaremos da Idade Moderna?
Teorias do conhecimento
Dra. Sueli Rezende Cunha PHD em Enfermagem Coordenadora do NEPENF
EPISTEMOLOGIA INVESTIGAÇÃO FILOSÓFICA SOBRE O MÉTODO UTILIZADO PARA CONHECER A REALIDADE DO UNIVERSO E HUMANA.
Aula 9 Teoria do Conhecimento Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez.
A Filosofia Ocidental na Idade Moderna
Eixo Temático I: Filosofia e Ciência
CIÊNCIA, CONHECIMENTO E MÉTODO CIENTÍFICO
A REVOLUÇÃO CIENTÍFICA DO SÉCULO XVII
THOMAS KUHN E A REVOLUÇÃO CIENTÍFICA
Profª. Taís Linassi Ruwer
A Psicologia ou as Psicologias
GRUPO 01 – O RETORNO DA RAZÃO Origens: - Séc. XIII-XVI - Renascimento do comércio e das cidades -Da Península itálica para a Europa Características: -Oposição.
Ciência, tecnologia e sociedade
FUNÇÃO DA UNIVERSIDADE
Fé&Cultura - 18/03/20031 CIÊNCIA E FÉ Prof. Dr. Pergentino Pivatto.
FILOSÓFICO-CIENTÍFICO Adriane de Souza Silveira
1 Universidade Presbiteriana Mackenzie Metodologia Cientifica I Módulo 3 – Histórico da pesquisa cientifíca.
Evolução Histórica do Conhecimento Científico
Fundamentos da Administração Pública
REVOLUÇÕES CIENTÍFICAS DO SÉCULO XVII
Sistematização da diversidade biológica
As bases da ciência moderna
Filosofia moderna.
A filosofia Moderna Colégio Cenecista Dr. José Ferreira Filosofia
O PENSAMENTO MODERNO: RACIONALISMO X EMPIRISMO
CIÊNCIA E CIENTIFICIDADE
LEITURA DE MUNDO COMPREENSÃO DE TEXTO INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
Santo Agostinho d.C.) Crer para compreender.
Quebra-se a hegemonia da Igreja Católica
Filosofia Medieval e Moderna
Surgimento do pensamento filosófico
Thomas Kuhn A estrutura das revoluções científicas
O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA
DO SABER ÉTICO À ÉTICA VAZ, Henrique C. de Lima. Escritos de filosofia IV: introdução à ética filosófica 1. São Paulo: Loyola, p
Filosofia Moderna.
O que é conhecimento?.
A prática pedagógica e a construção do conhecimento científico
UM DISCURSO SOBRE AS CIÊNCIAS Boaventura de Sousa Santos (Discurso proferido na abertura solene das aulas na Universidade de Coimbra no ano letivo de 1985/86)
A Crise Paradigmática da Ciência segundo Boaventura Sousa dos Santos Athais Goulart Furtado – Estudante de Biblioteconomia e Ciência da Informação na UFSCar.
O Pensamento Positivista – Augusto Comte
Transcrição da apresentação:

METODOLOGIA CIENTÍFICA 4º SEMESTRE – FAPCOM Profa. Dra. Joana T. Puntel 1

AS TRÊS METODOLOGIAS metodologia acadêmica metodologia da ciência metodologia da pesquisa Os esquemas aqui apresentados, nesta primeira parte foram baseados em TEIXEIRA, Elizabeth. AS TRÊS Metodologias: acadêmica, da ciência e da pesquisa. Petrópolis: Vozes, (pp ) Joana T. Puntel

AS TRÊS METODOLOGIAS ACADÊMICA DA CIÊNCIA DA PESQUISA Joana T. Puntel

metodologia acadêmica NOS INTRODUZ NO MUNDO DO SABER, POIS TRATA DA DISCUSSÃO SOBRE A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E DOS TRABALHOS ACADÊMICOS QUE SE PODEM ELABORAR E APRESENTAR. Faz-se necessário compreender os diversos caminhos para a construção do conhecimento - A construção do conhecimento deve ser o eixo de todas as experiências,fundamentadas pela teoria e relacionadas com a prática, em busca de uma visão crítico-reflexiva tanto do saber como do fazer. Joana T. Puntel

metodologia acadêmica NOS INTRODUZ NO MUNDO DO SABER, POIS TRATA DA DISCUSSÃO SOBRE A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E DOS TRABALHOS ACADÊMICOS QUE SE PODEM ELABORAR E APRESENTAR. Faz-se necessário compreender os diversos caminhos para a construção do conhecimento - A construção do conhecimento deve ser o eixo de todas as experiências,fundamentadas pela teoria e relacionadas com a prática, em busca de uma visão crítico-reflexiva tanto do saber como do fazer. Joana T. Puntel

metodologia acadêmica OS 3 ATOS ACADÊMICOS 1. O ATO DE ESTUDAR - A atenção - A associação de idéias 2. O ATO DE LER 3. O ATO DE ESCREVER TEXTOS PRE-REQUISITOS para o pesquisador Joana T. Puntel

metodologia acadêmica OS 3 ATOS ACADÊMICOS 1. O ATO DE ESTUDAR - A atenção - A associação de idéias PRE-REQUISITOS para o pesquisador - Fazer escolhas e organizar os hábitos - A memória que se diferencia do decorar Joana T. Puntel

metodologia acadêmica OS 3 ATOS ACADÊMICOS 2. O ATO DE LER PRE-REQUISITOS para o pesquisador - Ler para identificar a fonte do texto, o autor. - fazer uma leitura geral para apreender a idéia/a mensagem central - Ler para destacar os trechos significativos e informações complementares à ideia central (sublinhar, destacar tais trechos no texto) Joana T. Puntel

metodologia acadêmica OS 3 ATOS ACADÊMICOS 2. O ATO DE LER PRE-REQUISITOS para o pesquisador - descobrir os conceitos-chave e compreende-los - identificar os autores que o autor cita e suas ideias e concepções - descobrir a contribuição própria do autor lido ao tema em questão -Verificar se o pensamento do autor está vinculado a algum paradigma Joana T. Puntel

metodologia da ciência Fornece uma explicação sobre os paradigmas da ciência, nos orienta sobre as possibilidades de caminhos que podemos seguir para a construção do conhecimento; e nos dá pistas para compreendermos o que vem acontecendo com a pesquisa na atualidade. -ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DO CONHECIMENTO O conhecimento, no contexto geral, constitui-se de 3 elementos: Joana T. Puntel

metodologia da ciência -ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DO CONHECIMENTO 3 elementos: SUJEITO: determina o pensar que é a consciência cognoscente OBJETO: é o determinante do pensar, ou seja, aquilo que o sujeito deseja conhecer IMAGEM: ponto de coincidência entre o sujeito e o objeto Joana T. Puntel

metodologia da ciência - TIPOS DE CONHECIMENTO O CONHECIMENTO DO SENSO COMUM OU POPULAR O CONHECIMENTO FILOSÓFICO O CONHECIMENTO TEOLÓGICO O CONHECIMENTO CIENTÍFICO (p ) Joana T. Puntel

metodologia da ciência - O CONCEITO DE PARADIGMA E O DE REVOLUÇÃO CIENTÍFICA Segundo Thomas Kuhn, em As estruturas da revolução científica, " paradigmas são "as realizações científicas universalmente reconhecidas que, durante algum tempo, fornecem problemas e soluções modelares para uma comunidade". Uma Ciência encontra-se numa fase de normalidade. Seu paradigma, seus conceitos e suas leis explicam todos os fatos e fenômenos (1). De repente, surge algo que é novo, diferente do já conhecido e os conceitos e leis não conseguem explicar esse novo. Para Kuhn, aconteceu uma anomalia na ciência normal (2) Joana T. Puntel

metodologia da ciência - O CONCEITO DE PARADIGMA E O DE REVOLUÇÃO CIENTÍFICA Após essa anomalia vem a crise do paradigma (3). Mediante a crise, começam as pesquisas extraordinárias ou excepcionais, em busca da explicação do novo fato ou fenômeno que ocorreu (4). Quando se conseguir novos conceitos e princípios para explicar a anomalia, emerge o novo paradigma da ciência (5). Neste momento, a ciência retorna a um estado de normalidade (6). A revolução científica é um fenômeno aberto como uma espiral. Joana T. Puntel

metodologia da ciência - A TRAJETÓRIA DA CIÊNCIA E SEUS PARADIGMAS Para Cardoso" podemos pensar a trajetória da ciência com base em três paradigmas. Vejamos suas características. PARADIGMA TEOCÊNTRICO Para o autor esse paradigma supõe o reino (a verdade) no outro mundo (mundo de Deus). Ou seja, é o paradigma dos dois mundos. Foi dominante entre a Antiguidade e a Idade Média. Suas fontes primárias são os pensamentos de Orfeu (séc. VI a.c.) e a doutrina judaico-cristã ou cristianismo. O conceito de universo era o geocêntrico. Joana T. Puntel

metodologia da ciência - A TRAJETÓRIA DA CIÊNCIA E SEUS PARADIGMAS Este paradigma é também denominado de escolástico aristotélico- tomista, e foi predominante até o final da Idade Média. Era um meio- termo entre religião e ciência que correspondeu à interpretação, por Santo Tomás de Aquino, dos preceitos filosóficos de Aristóteles, buscando uma conciliação entre razão e fé subordinada ao dogmatismo cristão". Joana T. Puntel

metodologia da ciência - A TRAJETÓRIA DA CIÊNCIA E SEUS PARADIGMAS PARADIGMA ANTROPOCÊNTRICO Nesse paradigma, a verdade está neste mundo, mais especificamente, com o homem. Eis o império do homem no mundo e sobre o mundo. É o paradigma da Idade Moderna ou Modernidade. As fontes desse modelo são a reforma de Lutero e Calvino e os pensamentos de Giordano Bruno, Copérnico, Kepler e Galileu Galilei. A concepção de universo é o heliocentrismo. Emerge uma concepção fragmentada do conhecimento com o Método Científico Analítico de Descartes. Razão e emoção se separam, são unidades distintas. O homem moderno faz o culto do intelecto e o exílio do coração. Este paradigma moderno, também denominado como cartesiano-newtoniano, pode ser compreendido se analisarmos as ideias de três personagens (Francis Bacon, René Descartes, Isaac Newton). Joana T. Puntel

metodologia da ciência - A TRAJETÓRIA DA CIÊNCIA E SEUS PARADIGMAS - O PARADIGMA ECOCÊNTRICO (a concepção do mundo é a cosmovisão, visão holográfica) – Carl Roger, JUNG na Psicologia) - O PARADIGMA DOMINANTE (construido no domínio das Ciências Naturais) Crise do Paradigma Dominante (a Ciência Moderna se encontra mergulhada numa profunda crise. Vislumbra-se, então, uma transição paradigmática) Joana T. Puntel

metodologia da ciência - A TRAJETÓRIA DA CIÊNCIA E SEUS PARADIGMAS - RUMO À CIÊNCIA PÓS-MODERNA Há um movimento denominado de pós-modernismo nas últimas duas décadas. Para Harvey", é como se houvesse ocorrido uma mudança na" estrutura do sentimento". Esse movimento parece propor uma ruptura radical com o modernismo. Autores como Hassan, Lyotard e Foucault estão na lista dos pós-modernos. Eles apontam para novas maneiras de reconstruir e representar as vozes e experiências de seus sujeitos, para uma compreensão da diferença e da alteridade e para a aceitação do pluralismo de mundos que coexistem. Joana T. Puntel

metodologia da ciência - A TRAJETÓRIA DA CIÊNCIA E SEUS PARADIGMAS - RUMO À CIÊNCIA PÓS-MODERNA Estamos hoje construindo um PARADIGMA DE COMPLEXIDADE, que se propõe superar as dicotomias do Reducionismo (o Uno) e do Holismo (o Múltiplo). O que se pretende é considerar as oposições, como o indivíduo e a sociedade, a parte e o todo. Os estudos de Morin caminham para o complexo. Seu método é uma nova ferramenta para estarmos em condições de atuar diante dos problemas da humanidade sem perder o sentido humano, sem destruir o planeta, os homens e todos os seres com vida. Estudos sobre o Caos e Sistemas abertos também estão perseguindo tais objetivos. Joana T. Puntel

metodologia da ciência - A TRAJETÓRIA DA CIÊNCIA E SEUS PARADIGMAS - As ciências hoje, como um todo, estão vivendo um momento de RE, ou seja, rever conceitos e princípios, reorganizar ideias, reestruturar métodos e técnicas, rediscutir teorias, reavaliar resultados. A caixa- preta precisa ser desvelada a partir de sua dinâmica, do estudo do seu interior, considerando o uno e o múltiplo, a ordem e a desordem. A tendência é a diversidade, a complementariedade, a conexão, a interação de opostos, o estabelecimento de elos entre os contraditórios. Esse é o desafio: suportar o outro com suas diferenças, suportar a interdisciplinaridade do saber e do fazer. Joana T. Puntel

AS TRÊS METODOLOGIAS metodologia acadêmica metodologia da ciência metodologia da pesquisa Joana T. Puntel

AS TRÊS METODOLOGIAS metodologia da pesquisa TRILHAS PARA O PESQUISADOR Caminhos do Pesquisador: MOMENTO 1:construindo o pré-projeto MOMENTO 2: fazendo opções metodológicas Joana T. Puntel

PARA O SEMINÁRIO A HISTÓRIA DA CIÊNCIA Grupos 1, 3, 5 e 7 O TRABALHO DO CIENTISTA GRUPOS 2, 4, 6 e 8 NOTURNO Joana T. Puntel