Revisão Geografia Geral aula 1 Novo Enem – Ciências Humanas e suas tecnologias Prof.Jorge.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Trabalho de Geeografia Alunos: Beatriz Nantes e Leonardo Paião
Advertisements

Ex-URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas)
As origens do mundo atual
ECONOMIA AMERICANA: Problemas e principais desafios após crise financeira de 2008   Claudia Mara Lima de Souza Luis Carlos de Queiroz.
A ECONOMIA INDUSTRIAL DA UNIÃO EUROPEIA
A GEOGRAFIA DO PODER.
Nafta.
(Perigo ambiental do planeta, principalmente 3o.Md)
EUROPA – ASPECTOS HUMANOS E ECONOMICOS
México Profº Everaldo (Neno) CAMPO GRANDE - MS 2013.
Canadá Profº Everaldo (Neno) CAMPO GRANDE - MS 2012.
Estudante: GRAZY NAFTA E ALCA PROFESSORA:MARIA DE LOURDES
Trabalho de geografia sobre: nafta e o alca
Guerra Fria Geografia.
HISTÓRICO: do império russo à desintegração
O SUL SUBDESENVOLVIDO UM DOS TRAÇOS MAIS MARCANTES DO SUBDESENVOLVIMENTO É A INDUSTRIALIZAÇÃO PRECÁRIA. É O QUE ACONTECE COM GRANDES PARTES DOS PAÍSES.
Aulão de Revisão Geografia – 7ª série. Regionalização Regionalizar consiste em identificar áreas do planeta que possuam características comuns. Divisão.
A REGIONALIZAÇÃO DOS ESPAÇOS.
REGIONALIZAÇÃO DOS ESPAÇOS
Organizações mundiais e Blocos econômicos cap. 4- p.62
“Globalização” Prof. Arnaldo (organizador) Geografia
Blocos econômicos mundiais
Políticas Mundiais: Os BRIC’s
Desenvolvimento subdesenvolvimento e a nova ordem mundial
ACESSO EDUCAÇÃO PRÉ-VESTIBULAR BRICS.
Áreas Mundiais de Interesse Europa e CEI. CARACTERIZAÇÃO DA ÁREA Área: km² Forma: Mista 48 países Lim E: Montes Urais e Mar Cáspio, Cáucaso.
Prof. José Victor GayLussac
REVISÃO 2PRP GEOGRAFIA 9 ANO
NOVA ORDEM INTERNACIONAL Colégio Militar de Belo Horizonte História -
Leste Europeu e a CEI A porção oriental do continente europeu passou por grandes mudanças políticas e econômicas, especialmente depois da Segunda Guerra.
A RÚSSIA E A COMUNIDADE DOS ESTADOS INDEPENDENTES
Conflitos tendo por base os nacionalismo e a vontade independentista
ORDEM MUNDIAL 1945 O mundo em 1945 Com a aproximação do final da Segunda Guerra Mundial, uma nova ordem internacional se delineava. No primeiro semestre.
A Circulação da Mercadoria
América.
O BRASIL NO CONTEXTO MUNDIAL
CONFLITOS DO MUNDO CONTEMPORÂNEO
Desintegração e conflitos no leste Europeu.
9º ANO – 3º BIMESTRE - TU 902 – AULA 2
A REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO MUNDIAL
RÚSSIA E A CEI Potência Geopolítica.
A Nova Ordem Mundial e os Estados Unidos
Os Blocos Econômicos Alguns conceitos
Universidade do Vale do Itajaí Curso de Geografia
Sistemática de Importação e Exportação
Organizações mundiais e Blocos econômicos cap. 53- p.471
A reconfiguração do poder na nova ordem mundial
Um dos mercados mais estáveis e ricos do mundo. Gera aproximadamente um terço da renda global. Contém 23 países e população de aprox. 460 milhões. Renda.
Revisão.
Regionalização mundial segundo o nível de desenvolvimento
POPULAÇÃO E QUALIDADE DE VIDA
Revisão para o Teste I Geografia – 2º Ano.
Produção Econômica da América Latina – parte II
Atividade sobre a Economia Europeia
CRISE NA UCRÂNIA Prof. GROTH.
Gay-Lussac Prof. José Victor
Universidade do Vale do Itajaí Curso de Geografia
NACIONALISMOS E SEPARATISMOS
G-20.
GLOBALIZAÇÃO E OS BLOCOS REGIONAIS – Mód.15 Tóp. 1
GLOBALIZAÇÃO E OS BLOCOS REGIONAIS – Mód.15 Tóp. 1
Revisão: CHINA.
Países Membros Brasil Argentina Uruguai Paraguai Venezuela.
ESTRUTURA GEOECONÔMICA DA AMÉRICA
CANADÁ E MÉXICO.
O ESPAÇO DA PRODUÇÃO E DO CONSUMO
GEOGRAFIA GERAL E GEOPOLÍTICA
Trabalho de Geografia Blocos econômicos
Capítulo 4- Desenvolvimento e Subdesenvolvimento
GEOGRAFIA Professor Juan Dorado Licenciado em Geografia - Universidade Federal Fluminense - UFF Bacharel em Geografia - Universidade Federal Fluminense.
Transcrição da apresentação:

Revisão Geografia Geral aula 1 Novo Enem – Ciências Humanas e suas tecnologias Prof.Jorge

O Globalitarismo consiste num processo de colonização universal, aprofundando o abismo entre ricos e pobres, metrópoles e colônias. As crises econômicas do terceiro mundo são essencialmente crises coloniais. As redes cibernéticas, embora mais democráticas que a mídia, não contribuem muito para a promoção da igualdade, devido à exclusão econômica das populações coloniais. GLOBALIZAÇÃO = GLOBALITARISMO Milton Santos.

A Nova Ordem Mundial foi o que o presidente Bush (pai) chamou de ordem multipolar, onde novos pólos econômicos estavam surgindo, entre eles, Japão e União Européia com destaque para a Alemanha. A reunificação da Alemanha ocorreu em 3 de outubro de 1990.

A Terceira Revolução Industrial, impulsionada, do ponto de vista tecnológico, pelo surgimento de novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC´s) e pelo advento da eletrônica, em substituição à eletro- mecânica, no setor industrial. Terceira Revolução Industrial (microeletrônica, computadores, telecomunicações – internet - e robótica) A Revolução Tecno-científica permitiu o desenvolvimento de atividades na indústria que aplicam tecnologias de ponta em todas as etapas produtivas.

Quando deu início a nova ordem mundial, a classificação dos países em 1º, 2º e 3º mundo e a ordem bipolar - EUA x URSS - deixaram de existir. Surge um novo conflito: NORTE X SUL Rico/poluidor x Pobre/imigrante

Na década de 90, a Organização das Nações Unidas (ONU) iniciou medidas que visam 'alcançar a estabilização das concentrações de gases de efeito estufa na atmosfera num nível que impeça a interferência antrópica perigosa ao sistema do clima', objetivo da Convenção sobre Mudanças do Clima. Poluição dos Ricos/Norte Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas

136 países definiram suas posições em relação às mudanças climáticas, a partir de 1998, através do Protocolo de Kyoto. Como taxa geral, o protocolo exige que os países industrializados reduzam (entre 2008 e 2012) em 5,2% as emissões desses gases com base no volume emitido em Os Estados Unidos, grande emissor, ficam fora do acordo; protocolo interfeririam negativamente na economia norte-americana. 2.Os países em desenvolvimento não são obrigados a diminuir suas emissões; 179 países já são signatários do Protocolo de Kyoto.

A China conta com cerca de 15 ZEE - zonas de livre comércio ao longo de suas áreas costeiras no leste e sul, que gozam de uma série de políticas preferenciais tarifárias e em matéria de investimento. Dentre os países asiáticos, Japão (2º lugar), Coréia do Sul (4º) e China (7º) foram os que mais se destacaram. O Japão, que substituíra a Alemanha no segundo lugar em 2003, manteve sua posição com 2,6% de crescimento em relação a 2006, respondendo por 17,8% do total de registros de patentes. Registros de Patentes Abertura Econômica

Linfen, China - Seus três milhões de habitantes sufocam com a poeira e bebem o arsênico provenientes do combustível fóssil. O QUINTO LUGAR MAIS POLUÍDO TAMBÉM É NA CHINA

Hu Jintao, foi à na Nigéria e recebeu na China o presidente do Irã, depois o Sheik da Arábia Saudita e Hugo Chaves para firmar acordos sobre petróleo – 2006/2007. Hu Jintao, foi à na Nigéria e recebeu na China o presidente do Irã, depois o Sheik da Arábia Saudita e Hugo Chaves para firmar acordos sobre petróleo – 2006/2007. Sinopec irá comprar 250 milhões de toneladas de gás natural liquefeito: US$100 bilhões

Este quadro mostra a percentagem de empresas multinacionais oriundas de mercados (países) emergentes.

Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (North American Free Trade Agreement) ou NAFTA. NAFTA Estados Unidos da América Canadá México Regionalização Econômica

O NAFTA é um tratado envolvendo Canadá, México e EUA numa atmosfera de livre comércio, com custo reduzido para troca de mercadorias entre os três países.

A criação das maquiladoras se fez por meio de um acordo entre o governo mexicano e dos EUA: as empresas mexicanas deveriam importar componentes industriais dos EUA e, depois, exportar o produto já manufaturado de volta. Perspectiva de desenvolvimento econômico – principalmente na região de fronteira.

Fronteira do México com EUA. O ex-presidente norte-americano, George W. Bush, assinou em 04/10/2006 a lei que autoriza a construção de um muro de quilômetros na fronteira do México os Estados Unidos. É uma tentativa de impedir o ingresso de cidadão ilegais no território estadunidense. Muro da Vergonha

Primeira crise do Neoliberalismo Efeito Tequila A crise econômica do México de 1994 foi uma crise do país que teve repercussões mundiais. Naquele ano, o crescimento moderado dos EUA alimentou os temores de inflação e levou o FED a quase dobrar as taxas de juros, de 3% para 5,5%. Como conseqüência, a taxa de retorno de quase todos os títulos dos EUA, tornando estes investimentos altamente seguros muito mais atraentes do ponto de vista financeiro do que os emitidos por qualquer outro país em desenvolvimento, inclusive o México.

O Movimento Zapatista inspirou-se na luta de Emiliano Zapata contra o regime autocrático de Porfirio Díaz que encadeou a Revolução Mexicana em Exército Zapatista de Libertação Nacional (EZLN) Movimento zapatista Em San Andrés - acordo para modificar a Constituição do México e outorgar direitos aos povos indígenas sobre autonomia, justiça e igualdade. Subcomandante Marcos

Desenvolvimento humano elevado Desenvolvimento humano médio Desenvolvimento humano baixo Não disponível entre 0 e 0,499. entre 0,500 e 0,799. entre 0,800 e 1. 70ª Brasil - 0,807 1ª Islândia 0,968 15ª Estados Unidos -0,950 48ª Cuba - 0,855 8ª Japão - 0,956 51ª México - 0,842 21ª Reino Unido - 0, ª República Democrática do Congo - 0,361 IDH – Índice de Desenvolvimento Humano

Esperança média de vida; Saúde; Taxa de Alfabetização; Escolarização; Renda ou PIB per capita.

O continente africano possui 71% dos caos de AIDS mundial.

A Argentina é uma grande fornecedora global de milho, trigo e soja. Um aumento nos impostos sobre exportação se soja desencadeou um protesto rural em março de 2008.

Esquerda, governo e poder na América do Sul Três fatores têm caracterizado o atual ressurgimento da esquerda em escala sul-americana. De um lado, fatores étnicos; de outro lado, a verdadeira universalização do sufrágio eleitoral; finalmente, a exclusão em massa provocada pelas políticas neoliberais. Hugo Chávez é um ingrediente de populismo mais tradicional.

1ª Reunião da UNASUL em Brasília. 29 de setembro de Foi estabelecida com este nome pela Declaração de Cuzco em Unasul : personalidade política própria e importante organismo internacional União de Nações Sul-Americanas Mercado comum 2019 Cooperação de infra-estrutura Livre circulação de pessoas Conselho de Defesa Sul-Americano

O Kosovo é um país na região dos Bálcãs, sudeste da Europa. Declarou-se unilateralmente um país independente da Sérvia em 17 de Fevereiro de 2008, sendo reconhecido no dia seguinte pelos Estados Unidos e alguns países europeus, como a França; porém, o país ainda é reivindicado pela Sérvia e não recebeu o reconhecimento de outros países como a Rússia e a *Espanha. Nacionalismo. * Kosovo * Euskadi Ta Askatasuna – ETA Pátria Basca e Liberdade

A Chechênia é o nome que se dá à região do Cáucaso onde está localizada a República da Chechênia, uma das repúblicas da Federação da Rússia. É localizada nas montanhas do norte do Cáucaso. Para o governo russo, essa república é estratégica, principalmente em razão da passagem de oleodutos que ligam Moscou aos poços de petróleo da região do Mar Cáspio. Os piores problemas sobre o nacionalismo estão normalmente associados a conflitos regionais - os conflitos na Ossétia do Sul e na Abecásia e a guerrilha na Chechênia.

Terroristas chechenos - Muçulmanos

Mapa dos grupos etnolinguísticos da região do Cáucaso Cáucaso, 100 etnias para 21 milhões de habitantes, a maior densidade etnolinguística do mundo.

URSS 4. Lituânia8. Geórgia 12. Uzbequistão 1. Rússia5. Belarus9. Armênia13. Tadjiquistão 2. Estônia6. Ucrânia10. Azerbaijão14. Quirguistão 3. Letônia7. Moldávia11.Turcomenistão15. Cazaquistão União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (1922). * * * * * Presença do Islamismo * * * *

Invasão da Ossétia da Sul pela Geórgia contra separatismo. Em resposta a Rússia ataca Geórgia após ofensiva contra separatistas.

A maior parte de seus quase 70 mil habitantes é etnicamente distinta dos georgianos e fala sua própria língua. Essas pessoas afirmam ter sido absorvidas à força pela Geórgia, durante o regime soviético, e agora desejam exercer seu direito à autodeterminação.

A Geórgia representava o ponto de conflito mais tenso das relações entre a Rússia e o Ocidente por ser, no mapa-múndi, a área de influência das potências ocidentais localizada mais a leste.

No plano militar, o Bloco Ocidental constituiu a Organização do Tratado do Atlântico Norte, enquanto que o Bloco Oriental formou o Pacto de Varsóvia. North Atlantic Treaty Organization (NATO) VELHA ORDEM MUNDIAL colaboração militar estabelecida em 1949

Alimentada por seus petrodólares e impulsionada pela ambição deste ex-oficial do KGB, a Rússia voltou a ser uma importante protagonista no cenário internacional; com Putin se aproximando de seu principal objetivo: restaurar o poder perdido da União Soviética. Vladimir Putin Dimitri Medvedev

Porque o apoio russo? A estatal russa Gazprom, uma gigante do ramo do gás, está construindo novos gasodutos e novas instalações para abastecer a região desde a Rússia. As obras foram avaliadas em 15 bilhões de rublos (US$ 640 milhões). A empresa fornece 60% do gás natural da Áustria, 35% da Alemanha e 20% da França. 93% do gás natural da Rússia É a maior empresa da Rússia e é a maior exportadora de gás natural do mundo. Cerca de dois terços do Orçamento anual da região, de cerca de US$ 30 milhões, vêm do governo russo.