Prof. Daniela Reis.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Situação educacional dos jovens brasileiros na faixa etária de 15 a 17 anos Brasília, 07 de março de 2007 Carlos Eduardo Moreno Sampaio INSTITUTO NACIONAL.
Advertisements

A EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL
Prática de Ensino: Educação Básica
República Velha.
A República Velha Brasileira ( )
MÓDULO I Como articular a função social da escola com as especificidades e as demandas da comunidade? Sonia Terezinha de Souza Penin Sofia Lerche Vieira.
ERA VARGAS (1930 – 1945).
Prof. João Carlos Gomes Presidente da Associação Brasileira dos Reitores de Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM) O COMPROMISSO DA UNIVERSIDADE.
Prof. Daniela Reis.
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
A ERA VARGAS (1930 – 1945) PROF. RICARDO SCHMITZ.
Revisão República!.
PERÍODO DA PRIMEIRA REPÚBLICA (1889 – 1929)
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
VENCESLAU BRÁS – 1914 a 1918 Desenvolvimento da indústria nacional devido a 1ª Guerra Mundial. O Brasil começou a produzir aqui o que não podia importar.
A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA
Prof. Daniela Reis.
O MANIFESTO DOS PIONEIROS DA EDUCAÇÃO NOVA
A INVENÇÃO DA INFÂNCIA E O PAPEL DA EDUCAÇÃO
Políticas Públicas e Organização da Educação Básica
M U LT I M I D I A.
A Era Vargas COLÉGIO IPIRANGA ALUNOS:CAROLINE MAYUMI
Pai dos pobres e Mãe dos Ricos
BRASIL – REPÚBLICA Proclamação da República
Era Vargas HB.12.
Educação na Era Vargas: rupturas e continuidades
Pedagogia- Gestão e Tecnologia Educacional
Finalizando o ciclo de governo das oligarquias cafeeiras, Getúlio Vargas* chega ao poder à frente da Revolução de 30 * Estadista brasileiro, líder revolucionário,
A Educação no Brasil Império
Era Vargas Prof. Osvaldo.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Matemática Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática Mestrado Profissionalizante em Ensino.
Políticas Públicas e Organização da Educação Básica.
Formação de professores do Ensino Médio Prof. Tiago Coradini
História Prof. Carlos GEO Grupo SEB
República Velha 1889 – 1930.
História Prof. Carlos GEO Grupo SEB
ENSINO MÉDIO E FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL
Washington Luís.
Prof. Daniela Reis.
DECLÍNIO DA OLIGARQUIA CAFEEIRA
A Orientação Educacional face a legislação educacional do país
 Financiamento zero  Gestão da educação era deixada nas mãos Jesuítas  Escolas das primeiras letras para indígenas e filhos de colonos  Ênfase no.
História da educação no Brasil
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS
Era Vargas História 9º’s.
Tecnologia da educação
O PAPEL DO PSICÓLOGO NA EDUCAÇÃO
REVISÃO REPÚBLICA VELHA.
CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS Próximo A MONARQUIA DESGASTADA 3ª SÉRIE GAYLUSSAC.
Educação: um objeto de estudo histórico e sociológico.
Como se organiza e estrutura a Educação Básica no Brasil?
Era Vargas Após a Revolução de 1930, Vargas recebeu o poder em caráter provisório, mas graças ao uso de práticas populistas e paternalistas,
Panorama do ensino musical O ensino musical no Brasil.
Eva Maria Katayama Negrisolli Conselheira –Presidente do CEE/MS.
A Lei e a Educação Ambiental: propondo a salvação do planeta reconstruir o ambiente global, esse é o desafio Francisco Antonio Romanelli.
Aula 4: Organização legal da educação brasileira.
Escola para quem? Educação Brasileira até os anos 30 Desde a chegada do primeiro governador-geral, em 1549, trazendo os primeiros jesuítas, até a expulsão.
Brasil: fim da República Oligárquica Professora Vanessa Martins.
Eloá Reis.  É a carta magna de um país, nenhuma legislação pode se impor a ela.  Obs: a constituição de 1891 foi a primeira da historia na republica.
Dualidade da educação e da organização social.. XVI- XVIII XVIII Aulas Avulsas 1ª. Letras Gramática, Retórica Filosofia, Colégio Casa-escola (1827), Grupo.
Dualidade da educação e da organização social.. XVI- XVIII XVIII Aulas Avulsas 1ª. Letras Gramática, Retórica Filosofia, Colégio Casa-escola (1827), Grupo.
A Escola Nova como proposta de organização do sistema educativo e escolarização do social.
EDUCAÇÃO AO LONGO DA VIDA: Perspectivas para uma sociedade que envelhece Jefferson Ricardo Ferreira Chaves Consultor Legislativo.
Prof. Ms. Luiz Fernando Costa.  O conhecimento do contexto histórico geral e específico da área de atuação profissional se mostra importante para uma.
Censo Escolar 2010 Visão geral dos principais resultados Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
Transcrição da apresentação:

Prof. Daniela Reis

EDUCAÇÃO NO BRASIL REPÚBLICA Em 1888 a princesa Isabel abole a escravatura e no ano seguinte a república é proclamada Poucas alterações políticas e sociais Foco na erradicação do analfabetismo. CR de 1891 Permanece o desinteresse pela educação popular Existência da descentralização do poder e estatização da educação Benjamin Constant reforma o ensino secundário a partir do colégio D. Pedro II (1890 e 1892)

COMO ESTAVA O BRASIL A PARTIR DE 1889? Domínio político das elites agrárias: Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo Corrupção Coronelismo

E EDUCACIONALMENTE, COMO ESTAVA O BRASIL A PARTIR DE 1889? Lamentavelmente, durante o início do Brasil república, apesar de todos os questionamentos quanto ao modelo educacional vigente no período imperial, ainda percebemos uma crise educacional e a necessidade de criar um sistema organizado de ensino.

A PARTIR DE 1922 AS COISAS COMEÇAM A MUDAR?

TEMOS ENTÃO EM 1930 UMA REVOLUÇÃO Através da Revolução de 1930 o presidente Washington Luis é deposto, Júlio Prestes não é empossado e assume Getúlio Vargas por meio do golpe de estado.

PRINCÍPIOS EDUCACIONAIS A PARTIR DE 1930 GRATUIDADE (1824 – 1891) OBRIGATORIEDADE (juntas em 1934) DIREITO A EDUCAÇÃO (1934) LIBERDADE DE ENSINO OBRIGAÇÃO DO ESTADO E DA FAMÍLIA ENSINO RELIGIOSO DE CARATER INTERCONFESSIONAL

COMPETÊNCIAS EDUCACIONAIS EDUCAÇÃO PRIMÁRIA E PROFISSIONAL (ESTADO) ENSINO SECUNDÁRIO E SUPERIOR (GOVERNO FEDERAL) EDUCAÇÃO NO PAÍS

REFORMAS FEDERAIS E ESTADUAIS BENJAMIN CONSTANT EPITÁCIO PESSOA RIVADÁVIA CORREIA CARLOS MAXIMILIANO JOÃO LUÍS ALVES ESTADUAIS SÃO PAULO CEARÁ BAHIA MINAS GERAIS DISTRITO FEDERAL

O MOVIMENTO ESCOLANOVISTA Ainda sofrendo as influências da revolução de 1930, temos a criação do Ministério da Educação e das Secretarias Estaduais de Educação. Além disso, em 1932, 26 educadores lançam o manifesto dos pioneiros. Em 1934 temos a primeira Constituição à incluir um capítulo especial sobre educação. Mas o que nos diz o manifesto dos pioneiros?

O MANIFESTO DOS PIONEIROS DA ESCOLA NOVA Redigido por Fernando de Azevedo, dentre 26 intelectuais, entre os quais Anísio Teixeira,  Afrânio Peixoto, Lourenço Filho, Roquette Pinto, Delgado de Carvalho, Hermes Lima e Cecília Meireles.

PRINCIPAIS IDEAIS EDUCAÇÃO PARA A RECONSTRUÇÃO NACIONAL EDUCAÇÃO PÚBLICA OBRIGATÓRIA LAICA ADAPTADA AOS INTERESSES DOS ALUNOS

FINALMENTE , LEGALMENTE TEMOS... A REGULAMENTAÇÃO DO ENSINO PRIMÁRIO PELO GF (1946) ENSINO SECUNDÁRIO (FORMAÇÃO GERAL E PREPARO PARA O VESTIBULAR) ENSINO SECUNDÁRIO DIVIDIDO EM DOIS CICLOS (FUNDAMENTAL E COMPLEMENTAR 1931– GINASIAL E COLEGIAL 1942) LEGISLAÇÃO NACIONAL DO ENSINO TÉCNICO-PROFISSIONAL EM 1942 ESTATUTOS DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS EM 1931

FINALMENTE... EDUCAÇÃO NO BRASIL REPÚBLICA Institui-se o ensino laico Crescem as escolas privadas O crescimento do ensino superior passa a ser controlado Institui-se o exame vestibular Instrução Moral e Cívica passa a integrar o currículo brasileiro Cria-se a polícia acadêmica