Componentes: Maílson Braga Marcell Barros Ricardo Figueiredo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Misturas e Soluções.
Advertisements

Quais os tipos de rochas? Como elas se formam? Professora Gina
Engenharia de Minas.
Zinco (Zn) Universidade Federal da Bahia Instituto de Geociências
Zinco (Zn) Universidade Federal da Bahia Instituto de Geociências
Os sais e a sua solubilidade em água
Tipos de separação de misturas
Potássio.
O que você deve saber sobre
MINERAIS E ROCHAS.
SOLOS Parte mais superficial da crosta terrestre. Trata-se de um complexo composto de mineral, material orgânico e gases.
Equipe: Farah Diba da Silva Lamartine de Araújo Melo
Recursos Minerais.
Tipos de Reacções Químicas
AS ROCHAS NO NOSSO COTIDIANO
COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES
A.L. Técnicas de separação de misturas Actividade I
Simples ou Metálicas ou Compostas Não metálicas
Uso do subsolo- recursos minerais orgânicos e inorgânicos
As principais camadas da Terra
Professora: Ana Carolina Braz
Elementos do grupo 1 Usos e seus compostos.
Cloro (Cl) Gás venenoso amarelo-esverdeado, possuindo um odor desagradável e sufocante Se encontra combinado em cloretos como os minerais NaCl e KCl É.
Joyce Alves Pereira Bolsista PIBID Agosto 2010
Estrutura Interna da Terra
subsistemas em interacção
Formação do Petróleo O Petróleo teve origem há muitos milhões de anos quando, no fundo dos oceanos, se acumularam sedimentos juntamente com restos de seres.
Laboratório de Química A Química é uma ciência experimental, todos os conceitos e teorias da Química são formulados com bases em experiências feitas.
ROCHAS E MINERAIS Na crosta terrestre podemos encontrar minerais isolados ou reunidos. As rochas são combinações de minerais. E são classificadas quanto.
El mayor espejo natural del mundo
QUÍMICA DESCRITIVA.
Experiências Liselena Farias Terek PCNP Ciências da Natureza
Exploração de recursos geológicos
El mayor espejo natural del mundo Situado no planalto boliviano a Salina de Uyuni é o maior deserto de sal do mundo que constitue um gigantesco.
SOLOS 1. Conceito 2. Formação 3.Composição 4. Tipos 5. Agricultura
Rochas.
MINERAIS E ROCHAS INDUSTRIAIS
Rochas Sedimentares.
Brechas Cimento calcário e silicioso Cimento calcário.
PROCESSOS QUÍMICOS INDUSTRIAIS I
Conceitos Fundamentais
Aulas Digitais – Prof. Gildézio Santana
Aula: Processos de separação de misturas.
Rochas sedimentares(cont)
6º AB - Revisão - Avaliação Bimestral
PROCESSOS DE METALURGIA EXTRATIVA E SIDERURGIA
REVISÃO PROVA MENSAL 4° BIMESTRE – 6°S ANOS
Processos de formação do solo
EXERCÍCIOS DE SOLUBILIDADE
Luciane Costa de Oliveira
Exercício digital 6°ano capítulos 3 e 4
Capítulo 23 Metais e metalurgia
Universidade Federal de Itajubá Metais e Metalurgia
Os recursos da litosfera e sua importância para a sociedade
Obtenção do Alumínio ALUMÍNIO.
Gestão Sustentável dos Recursos
Geopolitica dos Recursos Naturais..
AVALIAÇÃO MENSAL (6º Ano) 4° BIMESTRE
Contaminação por Mercúrio e Chumbo
INTRODUÇÃO À QUÍMICA 2º BIMESTRE.
As rochas componentes da crosta terrestre - Agentes de Transformação do Relevo O que são rochas?                         Rocha agregado.
ESTRUTURA GEOLÓGICA A DINÂMICA DA CROSTA TERRESTRE
ROCHAS SEDIMENTARES Fonte:
PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS
PRINCIPAIS SAIS DO COTIDIANO
1 Exploração Sustentada De Recursos Geológicos. 2 Exploração Sustentada de Recursos Geológicos  “A nossa sociedade assenta sobre, e está dependente,
RESERVAS DE POTÁSSIO E PRODUÇÃO DE FERTILIZANTES POTÁSSICOS NO BRASIL
Os tipos de solo A formação do solo - Componentes do solo - Tipos de solo - Circulação de água no solo.
POTÁSSIO ESTADO NATURAL E OCORRÊNCIA.
BACTÉRIAS QUE LIXIVIAM METAIS
Transcrição da apresentação:

Componentes: Maílson Braga Marcell Barros Ricardo Figueiredo Potássio Componentes: Maílson Braga Marcell Barros Ricardo Figueiredo

Introdução O Potássio é encontrado na natureza apenas na forma de compostos, os mais conhecidos são a Silvinita e a Carnalita. Sua lavra pode ser por dissolução, métodos subterrâneos convencionais e por evaporações solares. A principal utilização dos sais de potássio é como fertilizantes.

Histórico O nome potássio vem do latim científico potassium; Humphry Davy, em 1807; Foi o primeiro elemento metálico isolado por eletrólise; Kalium, originou o símbolo químico do potássio; Permitiu a descoberta de outros elementos (Si, B, Al), devido sua elevada reatividade, decompondo óxidos

Definição Potássio é um termo genérico; O potássio (símbolo K) é o sétimo elemento mais comum que ocorre na crosta terrestre; Nunca ocorre em sua forma elementar; Os teores mais elevados são observados nos minerais evaporíticos e nos silicatos de potássio.

Mineralogia O potássio está presente em numerosos minerais, mas apenas um pequeno número deles são considerados de interesse econômico devido ao seu conteúdo em potássio e à sua fácil solubilização; Feldspatos não são considerados minerais de minério pela dificuldade de extração do potássio; Os minerais silvita (KCl) e a carnalita (KMgCl3.6H2O) são largamente processadas como minerais de potássio;

Mineralogia A silvita contém cerca de 52,5% de potássio; Cristaliza em estrutura hexoctaédrica, cúbica de face centrada, similar à estrutura do sal-gema; Constitui-se ainda minério típico de potássio, uma mistura de silvita (KCl) e halita (NaCl) que se designa por silvinita.

Geologia Depósitos típicos evaporíticos; Evaporação gradual de águas salinas, em bacias fechadas, pouco profundas; Formados durante o Paleozóico superior, Permiano (345 a 280 M.a.) e Devoniano (435 a 395 M.a.); Posteriormente foram recobertas, no tempo geológico, por outros depósitos sedimentares;

Geologia As camadas apresentam-se interestratificadas com outros sais a exemplo do NaCl; Na Província de Saskatchewan (SK), as camadas de minério ocorrem a profundidades que oscilam de 1.000m a 3.000m. Camadas semi-horizontais, com espessuras entre 2,5 e 3,5 m; Domos e elevações em forma de vaga são comuns.

Reservas mundiais Em termos mundiais, o Canadá com 62,6% e a Rússia com 12,5%, são os dois principais países em reservas de sais potássio. O Brasil ocupa a 7ª colocação no ranking mundial em termos de reservas de potássio.

Reservas no Brasil As reservas oficiais de sais de potássio no Brasil são da ordem de 13,03 bilhões de toneladas (silvinita e carnalita); Essas reservas estão localizadas nos Estados de Sergipe (Bacia Sedimentar de Sergipe) e Amazonas (Bacia Sedimentar do Amazonas-Solimões).

Lavra O potássio é extraído comercialmente através de dois métodos, as técnicas convencionais de mineração subterrânea e pelo método de dissolução. A geologia do depósito determina qual método é mais adequado para a extração de recursos.

Lavra por dissolução 1- Tubo central para injeção de água; 2- Tubo intermediário para produção de salmoura; 3- Óleo para proteção do topo da cavidade evitando o seu crescimento superior; 4 e 5 - Rochas sedimentares (argilas,arenitos e calcários) que capeiam a camada de Sal; 6-Camada evaporítica 7- Insolúveis que encontram-se intercalados no corpo salino. 

Vídeo http://www.youtube.com/watch?v=wuHnIpnWQW8&feature=related

Beneficiamento

Métodos Convencionais de Lavra Subterrânea Câmaras e pilares Longwall Corte e enchimento

Câmaras e Pilares

Longwall

Corte e Enchimento

Beneficiamento

Vídeo http://www.youtube.com/watch?v=vAyK2MyWS_s

USOS E FUNÇÕES O potássio é um metal empregado em células fotoelétricas. O cloreto de potássio e o nitrato de potássio são empregados como fertilizantes. O peróxido de potássio é usado em aparatos de respiração de bombeiros e mineiros. O nitrato também é usado na fabricação de pólvora, o cromato de potássio e o dicromato de potássio em pirotecnia. O carbonato de potássio é empregado na formação de cristais. A liga NaK, uma liga de sódio e potássio , é um material usado como transferente de calor. O cloreto de potássio é utilizado para provocar parada cardíaca em injeções letais.

Os princípios para utilização do potássio includem: Repor os nutrientes removidos Manter as condições físicas Evitar o aumento da incidência de plantas invasoras, pragas e doenças Evitar o aumento da acidez do solo e da concentração de elementos tóxicos Controlar a erosão de tal modo que essa seja igual ou menor que a taxa de pedogênese (formação do solo)

ESPEFICICAÇÕES E MATERIAIS ALTERNATIVOS O potássio constitui cerca de 2,4% em peso da crosta terrestre, sendo o sétimo elemento mais abundante. Devido a sua insolubilidade é muito difícil obter o metal puro a partir dos seus minerais. Ainda assim, em antigos leitos marítimos e lagos existem grandes depósitos de minerais de potássio (carnalita, langbeinita, polihalita e silvina) dos quais é economicamente viável a extração do metal e seus sais.

Os oceanos também podem ser provedores de potássio, porém num mesmo volume de água salgada, a quantidade de potássio presente é muito menor que a de sódio diminuindo o rendimento econômico da operação. Atualmente o metal puro é obtido por eletrólise de sua base (hidróxido de potássio, KOH) do mesmo modo que o sódio. Como o sódio pode substituir satisfatoriamente o potássio e a sua obtenção é mais barata, o potássio tem sido menos usado que o sódio.

OBRIGADO!!!