CEFALÉIAS Caracterização

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MOXABUSTÃO A moxabustão trata e previne doenças através da aplicação de calor em pontos e/ou certas regiões do corpo humano. Figura 1: Aplicação de Moxa,
Advertisements

Síndrome Atrófica Chamada de Wei Bi – Wei=murcho e secagem dos músculos e tendões, provenientes de desnutrição. O termo Bi sugere inabilidade ao andar,
Diferenciação Sindrômica Baço
Diferenciação Sindrômica Rim Deficiência da Essência ou Energia Ancestral Jing do Rim Deficiência da Essência ou Energia Ancestral Jing do Rim Deficiência.
COLATERAIS LUO / FONTE ANA MARIA AGULHON.
Semiologia em Medicina tradicional Chinesa.
SINUSITE.
Causas, sintomas e tratamentos
SINTOMAS E EFEITOS DO CALOR
SINTOMAS E EFEITOS DO CALOR
Aula SÍNDROMES. As funções do Coração são de governar o sangue e abrigar a mente, sendo que a maioria das mudanças refletirão em alterações de sangue.
TERAPIA DE REPOSIÇÃO HORMONAL – T.R.H.
Professor Theunis Wilson
Professor Theunis Wilson
Escola de Shiatsu e acupuntura flor de lótus.
MOXABUSTÃO Prof. Vivian Pires.
Cefaléias Marília Polo Minguete e Silva
Seminário de Neurologia
CLASSIFICAÇÃO DAS CEFALÉIAS
Oito formas de alongamento dos tendões ENSINAMENTOS DE MESTRE LIU
Diabetes.
SUGESTÃO A CEIA JOSÉ MAURO DE VASCONCELOS.
Baço-pâncreas Deficiência do chi do baço – ocorre por def. de energia, de sangue,desarmonias de líquido orgânico e fraqueza do sistema digestivo – esta.
Fígado - gan Depressão do chi do fígado; Sangue do fígado deficiente
Macaé, 23 de Janeiro de 2013.
Atropa belladona Codinomes: “Zé nervoso”: tudo nele é AGUDO, VIOLENTO, RÁPIDO, VERMELHO E QUENTE. . NÚCLEO CENTRAL: Congestão: face vermelha, olhar brilhante,
ENFERMAGEM MÉDICA Enf. Kamila Dalfior B4.
Quantas vezes o olho humano pisca, por minuto?
SINDROMES COMPLEXAS.
E seus Tratamentos Alternativos e Complementares.
TRAUMATISMO CRÂNIOENCEFÁLICO- TCE
Ao final desta lição você devera ser capaz de:
Nomes: Daiane Souza e Giovana Barbosa.
Cefaleia Crônica Diária – Avaliação e Terapêutica
MÉTODO DE SELEÇÃO DE PONTOS
Desmaios os síncopes.
INFARTO Renatta Pontes. Conceito Ocorre quando o fluxo de sangue para uma parte do coração é bloqueado por um tempo prolongado, de modo que parte do músculo.
DIABETES Projecto "Educar para a Saúde".
professor Delvo F.Silva
Dispnéia.
Síndromes Gênito-Urinárias Femininas
CEFALÉIA CERVICOGÊNICA
CEFALÉIAS.
Cefaléias Dra Norma Fleming.
Fisiologia Energética dos Órgãos e Vísceras
CEFALÉIA PÓS PUNÇÃO LEANDRO LIMA
SIC 2004 Cefaléia Primárias Cefaléia Secundárias Neuralgias Cranianas.
Classificação SIC Primárias Secundárias Sinais de Alerta Programa Padrões Evolução Migrânea Cefaléia Tensional Cefaléia em Salvas Neuralgia Cranianas Cefaléias.
O aluno com baixa visão: acesso e permanência na escola.
Distúrbios Endócrinos e Metabólicos na MTC
Avaliação de cefaléias no adulto
TRATAMENTO DE ENTORSE DE TORNOZELO PELA TÉCNICA DE CANAL UNITÁRIO
Etiopatogenia na Medicina chinesa
Estômago Sistema Digestivo Fígado Pâncreas Intestino delgado
JOSE ORLEANS A MATOS MARA LUCI PICOLINI SIMONE BENDER
Vanessa Migliati Eliana Carboni Daniella C. G. Ferreira
Professor Itamar Ferreira dos Santos Doenças e Seqüelas Neurológicas Acupuntura Σnergética Faço Diferente Medicina Tradicional Chinesa Fisioterapia Educação.
FITOACUPUNTURA PARA ENXAQUECA PRÉ-MENSTRUAL
SÍNDROME FEBRIL.
Cefaléias para o Clínico
SEGUNDO SUAS PRÓPRIAS QUEIXAS
DIÁLOGO DIÁRIO DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE
BIZU!!!! PADRÃO TEMPORAL DA CEFALÉIA Cefaléia aguda emergente Cefaléia crônica recorrente Cefaléia crônica recorrente com mudança do padrão.
EMOCIONALIDADE E SUAS IMPLICAÇÕES.
Fabiano Silva Martins Enfermeiro - Hemodinâmica Curso
EMERGÊNCIAS AMBIENTAIS Prof ª. Dra. Taís Tinucci Socorros de Urgência
HIPERGLICEMIA E HIPOGLICEMIA
Síndromes Energéticas
O PAPEL DO ENFERMEIRO NO TRATAMENTO DO PACIENTE COM ENXAQUECA
Transcrição da apresentação:

CEFALÉIAS Caracterização De origem intracraniana e não inflamatória, do tipo Vascular, a Enxaqueca é uma das dores de cabeça mais recorrentes na clínica em geral. Consiste em uma constrição inicial das artérias da cabeça (originando-se de sintomas prodrômicos), seguida por vasodilatação e distensão dos vasos (o que causa uma dor latejante).

CEFALÉIAS As principais manifestações são: dor unilateral severa e latejante, fotofobia, náusea e possivelmente vômito, perda do campo visual, “aura” e alucinação. Os ataques são precipitados por estresse, queijo, chocolate, vinho e pílula anticoncepcional. A dor localiza-se ao redor do olho, irradiando-se para o lado da cabeça, sendo uni ou bilateral.

CEFALÉIAS Etiologia na MTC Hereditariedade e Constituição: Saúde geral dos pais previamente e no momento da concepção. Em particular, as condições da gravidez da mãe. Emoções: Raiva; preocupação, medo, choque e trabalho e trabalho mental excessivo. Excesso de Trabalho. Atividade Sexual Excessiva.

CEFALÉIAS Dieta Acidentes Partos Fatores Patogênicos Externos

CEFALÉIAS Diagnóstico de acordo com Meridianos/Áreas da Cabeça Tai Yang; Shao Yang; Yang Ming; Jue Yin Occipital; Têmporo/Lateral; Frontal; Topo; Unilateral; Geral; Atrás dos Olhos (muito freqüente na Enxaqueca)

CEFALÉIAS Tipo de Dor Surda; Peso; Distensão; Rigidez/Contratura; Facada/Perfurante; Puxão/Aperto/Tensão; Vazio.  Melhora e Piora Hora; Atividade/Descanso; Clima; Emoções; Atividade Sexual; Alimentação; Postura; Menstruação; Compressão.

CEFALÉIAS Patologia & Síndromes Excesso/Plenitude I. ASCENÇÃO DE YANG DO FÍGADO; II. FOGO DO FÍGADO; III. ESTASE DE SANGUE. Deficiência/Vazio IV. DEFICIÊNCIA DE SANGUE DO FÍGADO

CEFALÉIAS I. ASCENÇÃO DE YANG DO FÍGADO Manifestações clínicas: Dor intensa, severa, do tipo latejante ou distensão/pulsátil, uni ou bilateral, ao longo do Canal da Vesícula biliar, têmpora. Geralmente, é sentida atrás de um ou dos dois olhos. Freqüentemente acompanhada de náusea ou vômito (Invasão do Fígado sobre o Estômago).

CEFALÉIAS Ocorrência de distúrbios visuais, como a visualização de luzes ou “aura” piscando ou ainda vista turva ou borrada. Outras manifestações possíveis são tontura, zumbido, insônia e irritabilidade, entre outras a considerar na prática clínica.

CEFALÉIAS Língua: Vermelha ou Pálida (na Deficiência de Sangue). Pulso: Corda Princípio de Tratamento (P.T.): Dispersar o Yang do Fígado. Nutrir o Sangue ou o Yin do Fígado. Método e Protocolo de Pontos: Sedação/redução – F3 – TA5 – VB20, 43. Tonficação – F8 – BP6 – R3 .

CEFALÉIAS II. FOGO DO FÍGADO Manifestações: Este padrão é uma exacerbação de I., além de incluir as manifestações desse, agrega-se maior fator patogênico de Calor, caracterizado por sede, sabor amargo, urina escassa e escura, constipação com fezes secas e olhos vermelhos. A dor de cabeça neste Padrão é muito mais intensa, tende a ser mais fixa em um lugar e é mais acompanhada por náusea ou vômito.

CEFALÉIAS Língua: Vermelha, com revestimento amarelo. Pulso: Cheio e rápido PT: Clarear o Fogo e pacificar o Fígado Método/Protocolo: Sedação/Redução – F2 – TA5 – VB20,38,43,44 TAIYANG. – IG11. Tonificação – BP6.

CEFALÉIAS III. ESTASE DE QI/SANGUE DO FÍGADO Manifestações: Dor muito severa e intensa, do tipo pontada/facada/perfurante. É fixa em sua localização, sendo mais comum em situações crônicas, como em pessoas idosas. Tez enegrecida, dor na região do hipocôndrio ou abdome e, nas mulheres, períodos menstruais doloridos com coágulos escuros de sangue.

CEFALÉIAS Pode também ser proveniente de trauma físico antigo como queda ou acidente, com dor persistente em local circunscrito. Língua: Mancha de cor púrpura na ponta ou máculas no meio ou extremidades do corpo lingual. Pulso: Nó/Atado/Periódico ou Corda. Em caso de acidente na cabeça ocorrido no passado, poderá ser Fraco nas posições frontais.

CEFALÉIAS PT: Movimentar o Sangue Método/Protocolo: Sedação/Redução ou neutro – IG4,11 – BP6,10 – B2,17,18 – F3 – TAIYANG – SISHENCONG.

CEFALÉIAS IV. DEFICIÊNCIA DE SANGUE DO FÍGADO Manifestações: Tipicamente afeta o topo da cabeça. É muitas vezes pior no período da tarde/noite e é acompanhada por memória fraca e falta de concentração. Nas mulheres, evidencia-se no final do período menstrual. A dor melhora ao deitar

CEFALÉIAS Língua: Pálida. Pulso: Vazio/Fino/Tênue PT: Nutrir o Sangue, tonificar e elevar o Qi Método/Protocolo: Tonificação – E36 – BP6 – B20 – F8 – VC4 – VG20 – C5

CEFALÉIAS PROGNÓSTICO Tanto a Acupuntura como a Fitoterapia podem ser muito eficazes na Enxaqueca e nas Cefaléias em geral, entretanto, nem sempre obtidos com rapidez. Proporcionalmente a incidência, maior será o tempo de tratamento.