IEEE Melhores Práticas para Descrições de Projeto de Software (DPS)

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IEEE Melhores Práticas para Descrições de Projeto de Software (DPS) IEEE Std 1016-1998 IEEE Melhores Práticas para Descrições de Projeto de Software (DPS)

IEEE Std 1016-1998 Conteúdo Escopo Definições DPS - Considerações para produção DPS - Conteúdo da Informação Organização da DPS

IEEE Std 1016-1998 Escopo Indicar as melhores práticas para Descrição do Projeto de Software. Especificar o conteúdo necessário das informações e a organização recomendada para a descrição de Projeto de Software. DPS é a representação de um Sistema de Software e é utilizada como um meio para comunicação de informações do Projeto de Software.

IEEE Std 1016-1998 Definições Entidade: Componente único do projeto com estrutura e funcionalidade distintas de outros elementos; Atributo: Característica ou propriedade de uma Entidade do Projeto; Visão: Breve descrição da interligação entre o atributo de uma entidade e as necessidades específicas de uma atividade do projeto de software; DPS: Representação de um sistema de software criado para facilitar a análise, planejamento, implementação e tomada de decisões.

IEEE Std 1016-1998 DPS - Considerações para Produção Ciclo de vida do Software DPS intrínseca ao Ciclo de vida Propósito de DPS

IEEE Std 1016-1998 Ciclo de vida do Software O Ciclo de vida de um Software é normalmente definido como o período iniciado com sua concepção e finalizado quando o mesmo não está mais disponível para uso.

IEEE Std 1016-1998 DPS intrínseca ao Ciclo de Vida Tanto para Sistemas de Software em desenvolvimento quanto para aqueles existentes, é importante garantir que o projeto e implementação usados satisfaz os requisitos originais.

IEEE Std 1016-1998 Propósito de uma DPS Mostrar como os Sistemas de Software serão estruturados para satisfazer os requisitos identificados na Especificação de Requisitos (IEEE 830-1998)

IEEE Std 1016-1998 DPS - Conteúdo da Informação Introdução Entidades de Projeto Atributos das Entidades de Projeto

IEEE Std 1016-1998 Introdução Uma DPS é uma representação do modelo de sistema de software a ser criado; O modelo precisa prover precisamente a informação de projeto necessária para planejar, analisar e implementar o sistema de software; Deve representar uma divisão do sistema entre as entidades e descrever as propriedades e relações entre as mesmas.

IEEE Std 1016-1998 Entidades de Projeto: Resulta da decomposição dos Requisitos do Sistema de Software; O objetivo é dividir o sistema separando os componentes que possam ser considerados, implementados, modificados e testados com mínimo efeito nos outros componentes

IEEE Std 1016-1998 Atributos das Entidades de Projeto: Podem ser idealizados de perguntas sobre entidades de projetos; As respostas a essas perguntas são os valores dos atributos; O conteúdo da resposta depende da natureza da entidade; O Conjunto de respostas fornece a descrição completa da entidade.

IEEE Std 1016-1998 Critérios para seleção de atributos: O Atributo é necessário para todo o Projeto de Software; Uma definição incorreta do atributo pode ocasionar uma falha no sistema a ser desenvolvido; O atributo descreve informações intrínsecas de projeto e não informações relacionadas ao processo de projeto.

IEEE Std 1016-1998 Atributos das Entidades de Projeto: Identificação: nome da entidade; Tipo: Descreve da natureza da entidade; Propósito: Por quê a entidade existe; Função: O quê a entidade faz; Subordinação: Identifica todas as entidades que compõem uma entidade; Dependência: Descrição das relações inter-entidades;

IEEE Std 1016-1998 Atributos (continuação) Interface: Descreve como as entidades interagem; Recurso: Descreve os elementos externos ao projeto que são usados pela entidade; Processamento: Descrição das regras usadas pela entidade para ativar sua função; Dado: Descrição dos dados internos a entidade.

IEEE Std 1016-1998 DPS - Organização Introdução Visões de Projeto

IEEE Std 1016-1998 Introdução Cada usuário da DPS deve ter uma visão diferente sobre o que é considerado um aspecto essencial de um Projeto de Software; A proporção de informações úteis para um usuário específico diminui com a complexidade do sistema de software; Portanto, uma organização prática das informações de projeto necessárias é essencial ao seu uso.

Exemlos de Representações IEEE Std 1016-1998 Visões de Projeto: Visão de Projeto Escopo Atributos Exemlos de Representações Descrição de Decomposição Divisão do sistema em entidades de Projeto. Identificação, Tipo, Propósito, Função, Subordinação. Diagrama de Decomposição Hierárquica, Linguagem Natural. Descrição de Dependência Descrição das relações entre as entidades e os Recursos do Sistema. Identificação, Tipo, Propósito, dependências, Recursos. Mapa de Estrutura, Diagramas de Fluxo de Dados, Diagramas de Transações. Descrição de Interface Lista de tudo que um Projetista, Programador, ou Testador Precisa Saber para Projetar Entidades que Constituem o Sistema. Identificação, Função, Interfaces. Arquivos de Interface, Tabelas de Parâmetro. Descrição Detalhada Descrição dos Detalhes Internos do Projeto de uma Entidade. Identificação, Processamento, Dados. Mapa de Fluxo, Mapas de N-S, PDL.