GOVERNANÇA E PROJETOS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL BRASÍLIA, 23 DE ABRIL 2013 Juliana Rehfeld – Gerente Corporativa de Desenvolvimento Sustentável.

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Transcrição da apresentação:

GOVERNANÇA E PROJETOS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL BRASÍLIA, 23 DE ABRIL 2013 Juliana Rehfeld – Gerente Corporativa de Desenvolvimento Sustentável

2 NOSSOS VALORES

3 Padrões “Anglo American Way” SUSTENTABILIDADE NA GESTÃO Apoiado por um Conjunto de Documentos Orientativos em Desenvolvimento Sustentável (DS) SEGURANÇASEGURANÇA SAÚDEOCUPACIONALSAÚDEOCUPACIONAL MEIO AMBIENTE SOCIALSOCIAL Diretrizes Integradas de Planejamento em DS para novos projetos e padrões de desempenho de projetos estão em elaboração Apoiados por programas globais de treinamento ExploraçãoOperaçãoFechamento COMO FAZEMOS

4 SEAT: ESTRUTURA

5 FERRAMENTA DE DESENVOLVIMENTO DAS COMUNIDADES

6 MELHORAR RESULTADOS DE DESENVOLVIMENTO LOCAL COMUNIDADE INFRAESTRUTURA BENEFÍCIOS EMPREGOS / SALÁRIOS EMPREGOS / SALÁRIOS CAPACITAÇÃO / TREINAMENTO CAPACITAÇÃO / TREINAMENTO SUPRIMENTOS SÓLIDA RESPONSABILIDADE AMBIENTAL SÓLIDA RESPONSABILIDADE AMBIENTAL INVESTIMENTO SOCIAL INVESTIMENTO SOCIAL DESENVOLVIMENTO DE PMEs DESENVOLVIMENTO DE PMEs SITE

7 População inferior a 20 mil habitantes: como 76% dos municípios brasileiros. Atividades econômicas principais: cana-de-açúcar e pecuária Algumas áreas da cidade não possuíam infraestrutura urbana básica Problemas de água tratada em várias épocas do ano Poucas oportunidades de trabalho e formação BARRO ALTO – CHEGAMOS EM 2000 Potenciais Impactos adicionais do empreendimento: saturação dos serviços de saúde e educação; mau uso do dinheiro arrecadado e corrupção; intensificação da criminalidade; prostituição e uso de drogas; migrações massivas; tensão social

8 1ª rodada de consultas em 2005 Instituição do Fórum Intercâmbio para validar e discutir prioridades das consultas Apoio à criação da FUNDESBA – Fundação Municipal para Desenvolvimento Socio Economico de Barro Alto – visando definir e implantar as prioridades de infraestrutura 2ª rodada em 2008 apresentou a necessidade de desenvolver e mobilizar lideranças e juventude Ouvimos a demanda e percebemos a oportunidade de apoio a uma gestão pública que se queria mais dinâmica, a construção de capacidades e abertura de canais de comunicação PARCERIAS - ENTRA AS QUAIS, AGENDA PÚBLICA Principais Objetivos: Atender a demanda ouvida por maior capacitação de servidores públicos e conselheiros municipais: Assistir na promoção de novas práticas de gestão na administração pública ; Abrir espaços de interação entre a população / conselhos e setor público, possibilitando processo de renovação; Possibilitar a transparencia e aumento do fluxo de comunicação entre setor público e sociedade

9 Escola de Governo: treinamento em legislação do setor público e na ação e estruturação de secretarias e conselhos municipais; Auxilio à elaboração do Planejamento Estratégico para as várias áreas de atuação do executivo e conselhos; programas que permitissem ao município submeter pleitos e tornar-se elegível a linhas de apoio federal como financiamento de saúde, habitação como Minha Casa Minha Vida, e outras parcerias Publico Privadas ; Planos de ação e coordenação de gestão para secretarias e conselhos de educação, saúde, assistência social, segurança pública meio ambiente e cultura. Publicação de um Guia de Serviços Públicos para a população Cursos e programas de Fortalecimento de associações de Bairros e grupos de jovens AGENDA PÚBLICA PRINCIPAIS ATIVIDADES

10 Apoio ao desenvolvimento de um site municipal na Internet, para melhor transparência e acesso a informações e contas publicas Apoio à criação e publicação de Guias Práticos para Conselheiros e Treinamento “online” proporcionado a diversos municípios, com suporte da FNP Publicação da Metodologia do trabalho AGENDA PÚBLICA PRODUTOS Identificação de lideranças Firmar Acordo Sobre Processos Leitura Coletiva da Realidade (indicadores) Assessment of capacities and of status of public management and councils Priorização das propostas (pontos de atenção e agenda setorial) Estrategia para desenvolver capacidade Compromisso mútuo com o trabalho Implantação dos programas

11 E ALÉM Parcerias com ONGs para desenvolvimento local CARE Brasil - Programa de empreendedorismo urbano e rural, associação de produtores rurais, promoção da produção do cerrado”, melhoria da formação de jovens através de programa como Roda de Leitura, implantação de banco comunitário para maior acesso ao crédito Reprolatina e Barong – Promoção da Saúde Sexual Reprodutiva - conscientização e combate às DSTs e empoderamento da Mulher e da Adolescente, compromisso da gestão Pública – SABESP e Ambiconsult Contratadas respectivamente para Plano de Saneamento Básico e Projeto Executivo de Aterro –e FFI, ATTO

12 COMPROMISSO “A missão deste grupo é, e continuará sendo, prover lucro a nossos acionistas, mas fazê-lo de forma a trazer uma real e duradoura contribuição às comunidades nas quais operamos” Sir Ernest Oppenheimer Fundador do Grupo Anglo American “Existe um compromisso verdadeiro de assegurar que compreendemos e prevemos os pontos de vista e as expectativas de todas as partes interessadas. Cabe a nós, como organização, conquistar a confiança das pessoas e mostrar que a mineração responsável e o desenvolvimento sustentável são compatíveis e se complementam.” Cynthia Carroll CEO do Grupo Anglo American ATÉ MAR/2013

OBRIGADA