Introdução Metodologia da apresentação: Recorte histórico com contextualização no Brasil. Apresentação de dados e informações, divididas nos períodos históricos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Criminalização da Transmissão do HIV como Forma de Estigma e Discriminação Veriano Terto Jr. Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS - ABIA.
Advertisements

Para que a ética? Cap.1 Morais: conjuntos de regra de comportamento, códigos de conduta adotados pelas coletividades. Discursos normativos Ética: disciplina.
Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
Descrever sistema de saúde
A Licenciatura em Relações Internacionais visa dar resposta à exigência de formação qualificada de novas competências profissionais e intelectuais,
Educação Politécnica EPSJV/FIOCRUZ
Comissão de Educação dos Profissionais
DEMOCRACIA.
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Escola Superior de Educação
A Hermenêutica Constitucional O tema hermenêutica constitucional tem ganho grande importância, tanto que no concurso da magistratura- SP de 2007 todas.
DIREITO & SOCIEDADE DISCIPLINA: SOCIOLOGIA JURÍDICA TURMA: C-02 PROF
Diretriz Curricular Estadual - Biologia Encaminhamentos.
DIRETRIZES CURRICULARES DE HISTÓRIA NRE DE LARANJEIRAS DO SUL 2009.
TERRA SEM LEI, CRIME DE DIFÍCIL CASTIGO.
Ministério da Cultura. EIXO IV – Cultura e Economia Criativa ¹ Foco: Economia criativa como estratégia de desenvolvimento.
Indivíduos e sociedade:
Uma Ideologia Progressista
PLANO DE UNIDADE – HISTÓRIA MOVIMENTO DOS SEM-TERRA
Aplicação da Lei /01 às pessoas em medida de segurança:
Ministério da Cultura.
História das Mulheres Joan Scott
PESQUISA CIENTÍFICA “É um procedimento reflexivo sistemático, controlado e crítico, que permite descobrir novos fatos ou dados, relações ou leis, em qualquer.
Pacto do Ensino Médio e o REM
A iniciação científica em ciências da saúde: pesquisa na graduação
Plano de Trabalho Docente
Pesquisa – Ação: M. Thiollent
O Currículo e as Teorias Críticas
EDUCAÇÃO Não há uma única forma de Educação, nem um único modelo – esta ocorre em diferentes espaços e ambientes sociais ( na família, meios de comunicação,
LIGA DE ENSINO DO RIO GRANDE DO NORTE FACULDADE NATALENSE PARA O DESENVOLVIMENTO DO RIO GRANDE DO NORTE CURSO DE DIREITO TRABALHO DE CURSO O TRABALHO.
PUC - CAMPINAS CENTRO DE LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO
METODOLOGIA DA PESQUISA
Conafor: perspectivas para o papel do Comfor na implementação e consolidação da Política Nacional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais.
(in Aparelhos Ideológicos de Estado Louis Althusser)
HISTÓRIA VISTA DE BAIXO, MICRO HISTÓRIA E HISTÓRIA ORAL
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
Vitória Belão, Ketlyn Andrade, Aline Coutinho e Isadora Pontes.
DISCIPLINA: TEORIAS DO CURRÍCULO
Controle Social: Papel e Organização da Sociedade Civil
Raio-X do Sistema Penal: do modelo de guerra ao abolicionismo
Universidade Federal de Uberlândia
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
Método Científico (experimental)
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
Sociologia Clássica e Educação II
DIREITO PENAL PARTE GERAL I Prof. Robson Galvão 1º SEM/2011.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Metodologia do Trabalho Acadêmico
Sistematização Questões Transversais Transversalidade da questão de Gênero (trabalhar com mulheres, mas também com homens, buscando combater a “dominação.
Prof. Gabriela LottaPMCS Apresentação da disciplina e introdução Problemas Metodológicos em Ciências Sociais.
DIREITO PENAL PARTE GERAL I
Programa de disciplina PESQUISA EM COMUNICAçÃO
CULTURA POPULAR: A abordagem pelo telejornalismo.
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
Conceito, Objeto, Método e Funções
TÍTULO Substitua pelo título do seu trabalho Autor, autor, autor, autor, autor, autor Substitua o texto pelo nome dos autores INTRODUÇÃO O tema empreendedorismo.
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Atuação e função do MPF A fiscalização e o estímulo à regular aplicação do dinheiro público federal.
ENFOC ESCOLA NACIONAL DE FORMAÇÃO POLÍTCO SINDICAL LUGAR DE TRASNFORMAÇÃO POLÍTICA Abril de 2010.
Prof. Dr. Gabriel J Chittó Gauer Prof. Dr. Gabriel J Chittó Gauer.
Bruna Ferreira (Administradora) - R1 Carolina Cardoso (Administradora) - R2 Helder Pereira (Administrador) – R1 Rafaela Landim (Administradora) - R2.
ÍNDICES MUNDIAIS * Ano de presos por habitantes. 160 presos por habitantes. ¾ dos países do mundo registraram uma taxa inferior.
LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS PORTUGUÊS ASSUNTOS 1º/2º APLICAÇÕES DE 2009 A 2013 % Leitura e interpretação de textos10626% Estrutura textual.
Objetivos O Programa de Redução da Violência Letal tem como objetivos: mobilizar e articular a sociedade em torno do tema dos homicídios construir mecanismos.
Filosofia e Ciência Leitura e discussão do Texto “Introdução à filosofia da ciência” de Alex Rosemberg.
Plano de curso História da Educação Brasileira
Residentes: Ana Djéssika Vidal (Economista) Bruna Ferreira (Administradora) Helder Marcos (Administrador) Suzane Rodrigues Gonzaga (Economista)
Transcrição da apresentação:

Introdução Metodologia da apresentação: Recorte histórico com contextualização no Brasil. Apresentação de dados e informações, divididas nos períodos históricos tradicionais (Colônia, Império, República, Brasil Contemporâneo). Perspectivas de gênero, raça e classe serão incorporadas em todos os períodos, transversalmente. Método – História das Ideias: “modalidade historiográfica relacionada aos domínios da História” (BARROS, 2008, p. 3). - “Dimensões”, “abordagens” e “domínios” na História. - A História das Ideias está relacionada aos movimentos da História Cultural e da História Política, desenvolvidos nos anos 1940 e 1950.

História das Ideias Expressões Pensamentos sistematizados Ideias associadas a movimentos - Políticos, artísticos, filosóficos Paradigmas (científicos, disciplinares, normativos) Ideologias e difusão de ideias Ideias coletivas e de longa duração

Controle Penal – Para iniciar a discussão Controle Social x Controle Penal Controle Social Formal x Controle Social Informal (COHEN, 1985, p. 2) O controle social é realizado por agências (ZAFFARONI, 2003), instâncias (BARATTA, 2003) ou aparelhos ideológicos de Estado (ALTHUSSER, 1983). Agências de controle social formal: polícia, Ministério Público, Judiciário... Agências de controle social informal: escola, igreja, mídia, família... Controle Penal: atuação das agências/instâncias/aparelhos ideológicos formais e informais, que tenham por objetivo interferir nos processos de criminalização. Processos de criminalização: Criminalização primária (definição de normas penais – Legislativo); Criminalização secundária (seleção dos criminalizados pelo sistema de justiça – processo penal); Criminalização terciária (seleção/estigmatização dxs indivíduxs que chegam ao sistema carcerário – Execução Penal). Controle Penal e Política Criminal

História (moderna) do Controle Penal no Brasil

Produção de Leis Penais no Brasil ( )

População Carcerária no Brasil ( )

Questões Como “controlar o controle”? Como estabelecer mecanismos de análise a avaliação das hipóteses de controle penal no Brasil, considerando os recortes de classe, raça e gênero? O Brasil possui estratégias definidas para o desenho do controle penal? O que as “ondas punitivas” nos dizem?