GERENCIAMENTO DO TEMPO DO PROJETO
GERENCIAMENTO DO TEMPO DO PROJETO Área de conhecimento que envolve os processos relativos ao término do projeto no prazo correto. Composta por seis processos: Definição das atividades Sequenciamento de atividades Estimar os recursos das atividades Estimativa de duração da atividade Desenvolvimento do cronograma Controle do cronograma
GERENCIAMENTO DO TEMPO DO PROJETO PROCESSOS X ÁREAS DE CONHECIMENTO
GERENCIAMENTO DO TEMPO DO PROJETO .1 Definir Atividades= Identificação das atividades específicas a serem realizadas para produzir as diferentes entregas do projeto. .2 Sequenciar Atividades= Identificação e documentação das dependências entre as atividades .3 Estimar Recursos das Atividades = estimativa do tipo e quantidade de recursos para cada atividade do cronograma .4 Estimar duração das Atividades= estimativa do número de períodos necessários para realizar as atividades .5 Desenvolver cronograma= Análise de recursos, restrições, durações e sequencias das atividades para construir o cronograma do projeto .6 Controlar cronograma= Controlar as mudanças do cronograma
GERENCIAMENTO DO TEMPO DO PROJETO .1 DEFINIR ATIVIDADES Decompor os pacotes de trabalho da EAP em componentes menores = ATIVIDADES Exemplo: 3 Desenvolver Projeto do Banco de dados 3.1 Estudar documento de requisitos 3.2 Desenvolver M.E.R. 3.3 Revisar M.E.R. com equipe desenvolvimento 3.4 Atualizar M.E.R. 3.5 Criar script de criação do banco de dados 3.6 Projeto de banco de dados disponível
GERENCIAMENTO DO TEMPO DO PROJETO .2 SEQUENCIAR ATIVIDADES Relacionar as atividades criando uma série de dependências lógicas. A sequenciação das atividades é feita através das técnicas PERT (Program Evaluation and Review Technique) e CPM (Critical Path Method). Ambas as técnicas se baseiam no conceito de rede (grafos) para planear e permitir a visualização da rede de atividades de um projeto e respetivas interdependências.
GERENCIAMENTO DO TEMPO DO PROJETO .2 SEQUENCIAR ATIVIDADES
GERENCIAMENTO DO TEMPO DO PROJETO .3 ESTIMAR RECURSOS DAS ATIVIDADES Deve-se registrar todos os recursos necessários para cada atividade, os respectivos custos e respectivas produtividades Pessoas R$/Hora Produtividade Disponibilidade Equipamentos e máquinário Custo de Aquisição Custo de iniciação Custo do uso
GERENCIAMENTO DO TEMPO DO PROJETO .3 ESTIMAR RECURSOS DAS ATIVIDADES
GERENCIAMENTO DO TEMPO DO PROJETO .4 ESTIMAR DURAÇÃO DAS ATIVIDADES Estimar o tempo de duração de cada atividade Dias/Hora Deve-se levar em consideração a produtividade do principal recurso alocado ou do conjunto envolvido na atividade.
GERENCIAMENTO DO TEMPO DO PROJETO .4 ESTIMAR DURAÇÃO DAS ATIVIDADES
GERENCIAMENTO DO TEMPO DO PROJETO .5 DESENVOLVIMENTO DO CRONOGRAMA Desenvolver o cronograma do projeto consiste no processo de análise das sequências de atividades, suas durações, recursos necessários e restrições do cronograma. Objetivos Estipular data de início e fim do projeto e de cada atividade relacionada ao projeto. Criar um calendário realista É um processo interativo e de elaboração progressiva
GERENCIAMENTO DO TEMPO DO PROJETO .6 CONTROLE DO CRONOGRAMA O processo de controlo de cronograma centra-se em: Determinar o estado atual da execução do cronograma do projeto; Influenciar os fatores que criam alterações ao cronograma; Determinar se o cronograma do projeto mudou; Gerir as mudanças quando elas ocorrem. Decidir se as variações de calendário identificadas necessitam ou não de ações corretivas. Exemplo: Atraso em atividade que não pertença ao caminho crítico pode ter pouco impacto nas atividades futuras do projeto, enquanto atraso em uma atividade crítica pode exigir uma ação corretiva imediata para impedir atraso na entrega do projeto.
REFERÊNCIAS http://pm2all.blogspot.com.br http://www.pmi.org/PMBOK-Guide-and-Standards.aspx