Acervo UNA-SUS Políticas e diretrizes. ◦A Política Documento genérico e informativo sobre definições fundamentais para o desenvolvimento do Acervo UNA-SUS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SELEÇÃO DE FONTES DE INFORMAÇÃO:
Advertisements

BENCHMARKING.
Reunião de apresentação do Projeto Alvorada 23 de fevereiro de 2008
PAPEL SOCIAL DO BIBLIOTECÁRIO NA EDUCAÇÃO MÉDICA Francisco das Chagas de Souza Papel social: identidade ocupacional Trabalho: ocupação / profissão.
PERÍODO: 08 E 09 DE NOVEMBRO DE 2005 LOCAL: ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE ITAQUIRAÍ/MS SEMINÁRIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL.
Projeto Político Pedagógico
PLANO DA DRE CAMPO LIMPO
Agências de Notícias Imprensa Jovem
Orientação Técnica: professoras de salas de recurso
2º ENCONTRO DE COORDENADORES DE FISCALIZAÇÃO 2º ECOFIS Teresina, agosto/2010.
Planejamento geral de um curso
Formas de Planejamento
SENAI – Departamento Regional de Minas Gerais
ESTUDO DE COMUNIDADE.
VERIFICAÇÃO Estabelecer procedimentos de comprovação para confirmar que um sistema ou programa funciona eficazmente.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Desenvolvimento cooperativo dos serviços de informação na BVS
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CENTRO DE REFERÊNCIA DO PROFESSOR
Código de Ética – Auditoria de Sistemas
A Enfermagem na Era da Informática
Implantação e reorganização de ouvidorias.
PROCESSOS DE GESTÃO DO ERRO NA PRODUÇÃO DE CONTEÚDOS PARA EAD.
Saúde e Prevenção nas Escolas - SPE
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
II Orientação Técnica PCAGP.
PROJETO DE CURSOS INTEGRADOS
APROVAÇÃO DO PROJETO CISBAF-2008 EXECUÇÃO DO PROJETO -2010
Comissão de Integração Ensino-Serviço (CIES)
Conafor: perspectivas para o papel do Comfor na implementação e consolidação da Política Nacional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais.
POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE - CAMPO GRANDE/MS.
Contexto de atuação do CME
Gestão pedagógica em EaD
Desenvolvimento Cooperativo de Coleções na BVS Rosane Taruhn Desenvolvimento de Coleções BIREME/OPAS/OMS
AS AVALIAÇÕES DA EDUCAÇÃO BÁSICA:
Trabalho de Engenharia de Software II
Seminário - MESTRADO PROFISSIONAL DIRETRIZES PARA O MESTRADO PROFISSIONAL na ENSP e PORTARIA NORMATIVA MEC No. 17, DE 28/12/2009. VDPG/ADE.
OAPI I - LUCILA PESCE - PLANEJ. EDUC. PETROBRÁS
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
A Experiência de Repositórios Institucionais de Recursos Educacionais Abertos Autores: Ana Paula Bernardo Mendonça (ENSP/Fiocruz); Ana Cristina da Matta.
INICIATIVAS INSPIRADORAS na Gestão Estadual da Educação Pública.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
ESTUDO DE COMUNIDADE.
PROEXT 2016 Informações para submissão de propostas UFPR.
Ajude a realizar sonhos!
Processo do Trabalho do serviço em enfermagem
QUESTIONÁRIO PARA A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Certificação e Auditoria
NÚCLEO DE APOIO DA SAÚDE DA FAMILIA PORTARIA /01/208
VII ENCONTRO NACIONAL DOS GERENTES DE RISCO REDE SENTINELA APRESENTAÇÃO DA OFICINA GRUPO I ÁREA TEMÁTICA GESTÃO CLÍNICA.
CAPACITAÇÃO PARA GESTORES Práticas integrativas e complementares.
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
III Curso de Formação de Gestores e Educadores do
ATIVIDADE AVALIADA Análise de currículos Realizar a análise das propostas curriculares, considerando-as documentos fundamentais aos quais os professores.
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
FORGES/UFPe Recife, novembro de 2013 Profª Dra. Maria Amelia Sabbag Zainko
Contratação de serviços de saúde nos municípios do Estado do Rio de Janeiro NÚCLEO DE SAÚDE COORDENADORIA DE AUDITORIAS TEMÁTICAS E OPERACIONAIS – CTO/SGE.
Instituição Proponente: Universidade Vila Velha (UVV) Instituições Parceiras: Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA) Secretaria Municipal.
CASOS COMPLEXOS NO CURSO POLÍTICA LGBT: diálogo entre complexidade e Educação Permanente Juliana Mercês, UNA-SUS/UERJ* Paulo Roberto Volpato Dias, UNA-SUS/UERJ.
Programas Nacionais do Livro Coordenação Geral de Materiais Didáticos Diretoria de Conteúdos Educacionais Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação.
Revisita ao PPP.
Como se organiza e estrutura a Educação Básica no Brasil?
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
Escolas Estaduais de Educação Profissional
O papel pedagógico do órgão gestor
LDB Leis Diretrizes e Bases da Educação
Processos formativos de professores do ensino superior: o Espaço de Desenvolvimento da Docência – EDD – da UFSCar Maria da Graça Nicoletti Mizukami UFSCar.
Soluções para modelo de gestão em saúde. Índice I)Modelo de Gestão em Saúde II)Objetivo Geral III)Objetivos Específicos IV)Metodologia V)Descrição VI)Abordagem.
Educação Inclusiva: Avanço ou Retrocesso?. Rede Municipal de Ensino Unidades Educacionais (Com exceção dos CEI Indiretos) Educadores SME.
Transcrição da apresentação:

Acervo UNA-SUS Políticas e diretrizes

◦A Política Documento genérico e informativo sobre definições fundamentais para o desenvolvimento do Acervo UNA-SUS. Seus objetivos são: ◦Permitir o crescimento racional e equilibrado do Acervo nas áreas de interesse da Instituição; ◦Estabelecer quais necessidades específicas e usuários o Acervo deve atender; ◦Estabelecer diretrizes e procedimentos para o desenvolvimento das coleções; ◦Identificar os materiais de informação mais adequados ao desenvolvimento das coleções.

◦Para quem é destinada A toda Comunidade UNA-SUS, aos professores e autores responsáveis pela produção de materiais informacionais que possam integrar quaisquer coleções do Acervo UNA-SUS e aos usuários reais e potenciais desses materiais. Instituições parceiras e profissionais delegados ou interessados em desenvolver melhorias para qualquer etapa do fluxo informacional da UNA-SUS, têm neste documento base e direcionamento para suas ações.

O Acervo UNA-SUS Este Acervo contempla diferentes tipos de materiais utilizados pelas instituições parceiras em suas ofertas de cursos ou elaborados para atender a um objetivo educacional específico. Os materiais informacionais do Acervo estão divididos em coleções específicas de acordo com suas características e propostas de utilização. Dessa forma, novas coleções podem surgir e estas terão diretrizes detalhadas em documentos próprios.

O Acervo UNA-SUS As coleções Cursos/Backup Moodle, Objetos Educacionais, Vídeos streaming e Itens de avaliação, são definidas para subsidiar o cumprimento dos principais objetivos da UNA-SUS. A abrangência temática do Acervo UNA- SUS é delimitada pelo escopo da educação dos profissionais em saúde.

Fluxo geral