INTRODUÇÃO AO COMÉRCIO EXTERIOR

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
- O Setor Externo Fundamentos do Comércio Internacional
Advertisements

ECONOMIA AGENTES ECONÔMICOS.
MACROECONOMIA.
TEORIA DO COMÉRCIO INTERNACIONAL
INSTRUMENTOS DE POLÍTICA COMERCIAL
INDRODUÇÃO AO COMÉRCIO INTERNACIONAL
Globalização, integração, Blocos Econômicos e Acordos do Brasil.
MACROECONOMIA INTRODUÇÃO.
Movimentos Internacionais de Fatores
Balanço de Pagamentos 1- Transações correntes
FUNDAMENTOS DE MARKETING
Introdução Comércio exterior Economia internacional Conceitos básicos
Fundamentos de Economia
Comércio Internacional
Fundamentos de Economia
Associação e integração entre países
TEORIAS E EVOLUÇÃO DO COMÉRCIO INTERNACIONAL
Comércio Internacional
Taxa de Câmbio e Balanço de Pagamento
CE_17_NAFTA e MERCOSUL DISCIPLINA: Comércio Exterior
CE_06_Liberalismo e Comércio Internacional (1a. Parte)
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO A DISTÂNCIA
Comércio Exterior, suas Motivações, Importância, Mercadorias e Países.
Balanço de Pagamentos Prof. Ricardo Rabelo
POLÍTICAS EXTERNAS POLÍTICA CAMBIAL: depende do tipo de regime de câmbio adotado: taxas fixas de câmbio ou taxas flexíveis. POLÍTICA COMERCIAL: alterações.
Associação de Nações do Sudeste Asiático
Macroeconomia Aberta: Conceitos Básicos
Microeconomia – aula 5 Microeconomia para Administração
BARREIRAS AO COMÉRCIO INTERNACIONAL
POLÍTICAS ECONÔMICAS.
Cooperação Internacional
O setor externo.
2. INTRODUÇÃO AO COMÉRCIO EXTERIOR 2015
Direito Internacional Econômico
Universidade do Vale do Itajaí Curso de Geografia
ECONOMIA AGENTES ECONÔMICOS.
COMÉRCIO INTERNACIONAL
COMÉRCIO INTERNACIONAL
Aula de Economia Política
DIREITO ECONÔMICO IRAPUÃ BELTRÃO.
Inflação e Índice de Preços
Mercado cambial Uma importante diferença do comércio internacional em relação ao nacional, é que este último é realizado com uma mesma moeda nacional,
POLÍTICA CAMBIAL.
Fernanda Aparecida no 6 Stephanie Padilha no 19 Victoria Gomes no 21
ECONOMIA PÓS - GUERRA 1ª Guerra Mundial: Houve um crescimento na indústria de aço e motores de combustão interna, eletricidade e petróleo. 1929: Queda.
O Setor Externo da Economia
AULA 2 – INTRODUÇÃO AO COMÉRCIO EXTERIOR
Capítulo 19 O Mercado Global.
Finalidade: desenvolver o comércio de determinada região.
ECONOMIA ABERTA As transações internacionais permitem uma série de ganhos de eficiência, como: Especialização na produção/ vantagens comparativas Diversificação.
ECONOMIA E FINANÇAS Quinta Aula Professor Dr. Jamir Mendes Monteiro.
Origens e bases do mundo global.
O mundo dividido na era da Globalização
Harcourt, Inc. items and derived items copyright © 2001 by Harcourt, Inc. Macroeconomia Aberta: Conceitos Básicos Capítulo 31.
Prof. MSc. Cláudio Cabral. Segundo Palácios & Sousa (2004, apud Cateora, 1995), “o marketing internacional é a realização das atividades mercadológicas.
OS BLOCOS ECONÔMICOS 9º ANO PROF VALDINEI.
MOEDA E CÂMBIO. Cambiar é trocar por definição. O mercado utiliza este conceito agregado ao de moeda (como meio de troca). O câmbio é expresso em unidades.
MOEDA E CÂMBIO. Cambiar é trocar por definição. O mercado utiliza este conceito agregado ao de moeda (como meio de troca). O câmbio é expresso em unidades.
Brunno Rafael Marini AD8A12 Profº Enzo.  Por que o comércio global é importante para os Estados Unidos e como é avaliado?  Por que as nações.
COMÉRCIO INTERNACIONAL
BARREIRAS PARA O LIVRE COMERCIO
MECANISMOS DE INTERVENÇÃO NA ECONOMIA
2. INTRODUÇÃO AO COMÉRCIO EXTERIOR 2016
CÂMBIO E FINANÇAS INTERNACIONIAS Prof: Maria Rebono.
Taxas de Câmbio e o Mercado de Câmbio Economia e Mercado Prof. Wesley Borges.
TIPOS DE SOCIEDADES, CONCEITO DE TECNICA COMERCIAL E MARKETING
Industrialização Brasileira
Taxas de Câmbio e o Mercado de Câmbio Teoria Econômica Prof. Wesley V. Borges.
Taxas de Câmbio e o Mercado de Câmbio. 2 Introdução Taxas de câmbio são importantes porque nos permitem comparar os preços dos bens e serviços de diversos.
OS GRANDES TEMAS DA ECONOMIA INTERNACIONAL BAUMANN, R, CANUTO O., GONÇALVES, R (2004) – CAP. 1 CAVES, R.E.(2001), Introdução KRUGMAN, P.; OBSTFELD, M.
Transcrição da apresentação:

INTRODUÇÃO AO COMÉRCIO EXTERIOR INTCEX INTRODUÇÃO AO COMÉRCIO EXTERIOR

INTRODUÇÃO AO COMÉRCIO EXTERIOR O Comércio Internacional é importante porque: Os países vendem o excedente de produção Possibilita a entrada no mercado consumidor de mercadorias e serviços Fecham acordos políticos e econômicos Promovem a diversificação de mercados

COMÉRCIO Comércio – São relações de troca, permuta e venda de produtos ou serviços. As relações comerciais, envolvem o pagamento de valor econômico

COMÉRCIO MOEDAS – É a unidade de valor aceita como instrumento de troca numa comunidade Comércio internacional : Importação e Exportação. Envio de produtos e serviços por parte do Exportador Pagamento para liquidar a operação por parte do importador. Moedas-base para facilitar as transações comerciais. A principal moeda adotada mundialmente é o Dólar Americano.USD

COMÉRCIO Moedas Inconversíveis – não são aceitas no mercado internacional Real, Peso Argentino, Rúpia Indiana Moedas Conversíveis – Aquelas que são livremente aceitas por outros países, Câmbio - operação de compra e venda de moedas estrangeiras ou de papéis que as representem. É,pois, a conversão de moeda nacional em estrangeiras ou vice-versa.

MOEDAS CONVERSÍVEIS Dólar americano USD 220 Dólar canadense CAD 165 MOEDA SIGLA CÓDIGO BACEN Dólar americano USD 220 Dólar canadense CAD 165 Dólar australiano AUD 150 Libra esterlina GBP 540 Franco suíço CHF 425 Iene japonês JPY 470 Euro EUR 978

BALANÇO DE PAGAMENTOS Conceito: Registro de todas as transações comerciais e financeiras realizadas entre residentes e não-residentes de um país. Documento econômico: registra as relações comerciais internacionais de um país – IMPORTAÇÕES/EXPORTAÇÕES Quando o valor das exportações é maior que as importações, o país apresenta um superávit. Quando as importações são maiores que as exportações, o país apresenta um déficit.

COMÉRCIO COMÉRCIO NACIONAL – mercadoria é passada do vendedor ao comprador de forma direta. O Estado, embora regule a forma como se dará essa transferência de propriedade, não interfere, salvo exceções, na transferência nem na posse ou propriedade do produto comercializado

COMÉRCIO INTERNACIONAL Intercâmbio de bens e serviços entre nações distintas. COMPRADOR – IMPORTADOR VENDEDOR – EXPORTADOR - leis internas de seus países -parâmetros legais do direito internacional. -diversidade de possibilidades de produção e de mercados, combinada às vantagens comparativas de produzir com menor custo, um produto de maior qualidade.

COMÉRCIO INTERNACIONAL Nenhum país é autossuficiente em tudo: exporta o excedente e importa o necessário para atender às necessidades de produção e consumo. O comércio internacional: É fator de desenvolvimento econômico Aumenta a produtividade do país Determina as políticas de investimento nacional no exterior; Determina as políticas de transferência de tecnologia; Determina as políticas de investimento estrangeiro.

COMÉRCIO INTERNACIONAL Princípio das Vantagens Comparativas - David Ricardo 1817 - cada país se especializa na produção daquela mercadoria em que é mais eficiente Esse mesmo país deverá importar aqueles bens cuja produção implicar um custo relativamente maior (cuja produção é relativamente menos eficiente). Desse modo, explica-se a especialização dos países na produção de bens diferentes, a partir da qual concretiza-se o processo de Comércio Internacional.

Processo econômico-capitalista Mundialização : – da economia? MERCADO MUNDIAL GLOBALIZAÇÃO Processo econômico-capitalista Mundialização : – da economia? - do território? - das populações?

RELAÇÕES INTERNACIONAIS É o estudo sistemático das relações políticas, econômicas e sociais entre diferentes países cujos reflexos transcendam as fronteiras de um Estado. Entre os atores internacionais, destacam-se:

RELAÇÕES INTERNACIONAIS Estados ou países do sistema internacional, nação politicamente organizada composto de Governo, Povo e Território Empresas transnacionais, que possuem matriz em seu país de origem e atuam em outros países através da instalação de filiais, ultrapassando os limites territoriais de sua nação para atuar no mercado exterior.

RELAÇÕES INTERNACIONAIS Organizações Internacionais , são associações voluntárias, dotadas de regulamento e órgãos de direção próprios, para atingir os objetivos comuns dos membros constituintes. (OMC, MERCOSUL,ONU) Organizações Não Governamentais - ONG, grupo social organizado, sem fins lucrativos, por ações de solidariedade no campo das políticas públicas de cidadania. (SOS Mata Atlântica, Instituto Ethos, ABRINQ, Greenpeace)

Princípios da não intervenção, Autodeterminação dos povos, POLÍTICA EXTERNA É o conjunto de objetivos políticos que um Estado deseja alcançar nas suas relações com os demais países do mundo. Princípios da não intervenção, Autodeterminação dos povos, Cooperação internacional e Solução pacífica de conflitos. Ministério das Relações Exteriores - MRE Ministro atual – Mauro Vieira

ACORDOS INTERNACIONAIS São feitos para associar um grupo de países  Isenção de tarifas alfandegárias União econômica Desburocratização das trocas comerciais Ampliação do acesso ao mercado externo Benefício à sociedade como um todo Aumento da diversidade de produtos ofertados Aumento da concorrência Redução de preços Margens de Preferências

ACORDOS INTERNACIONAIS MARGENS DE PREFERÊNCIA Percentuais de redução sobre o Imposto de Importação vigente no país outorgante. Melhores condições de acesso aos mercados preços mais competitivos, maiores margens de lucro, maior estímulo ao aumento da capacidade industrial.

ACORDOS INTERNACIONAIS Preferências Tarifárias: Produto “X” Imposto de Importação – 20% Preferência Tarifária - 30% Desconto (30% sobre 20%) - 6% (-) Imposto devido (20% - 6%) - 14%

ACORDOS INTERNACIONAIS BARREIRAS COMERCIAIS Lei, regulamento, política, medida ou prática governamental que imponha restrições ao comércio exterior. Barreiras tarifárias: tarifas de importação e taxas diversas.II, IPI, AFRMM, ICMS

ATIVIDADE 1 – Qual a importância do Comércio Internacional? 2 – Explique o Balanço de Pagamentos 3 – O que é globalização? 4 – O que são e para que servem os Acordos Internacionais? 5 – O que são Margens de Preferência?