A Pequena Empresa e as Exportações de Serviços: O Presente e o Futuro – Algumas Considerações Jorge Arbache UnB ENAServ 2015 São Paulo, 8 de abril de 2015
Transações correntes - % PIB
Saldo do comércio exterior de serviços - US$ milhão
Saldo do comércio exterior de serviços - % PIB
Despesas com serviços importados
Componentes da conta de transações correntes (US$ milhão)
Decomposição da conta de transações correntes - %
Serviços e rendas
Decomposição da conta de serviços - %
Quando o PIB aumenta em 1%, as despesas e receitas com serviços aumentam em... Em (%) - período
Serviços nas contas correntes (US$ ) Ano Serviços - total Transporte s Viagens internaciona is Seguros Serviços financeiros Computação e informação Royalties e licenças Aluguel de equipamento s Serviços Governamentai s Comunicações Construçã o Relativos ao comércio Empresariais, profissionais e técnicos Pessoais, culturais e recreação , , ,21-4,30-293, , , ,81-549,473,69227,41194, ,01-299, , , , ,61.114, , , , ,6220,8610,68317, , ,18 Part. de cada item (%) em ,5939,212,26-2,359,406,4540,113,03-0,04-0,02-0,67-21,243,26 Fonte: Banco Central do Brasil
Exportações totaisValor adicionado nas exportações totais Total do valor adicionado de serviços Participação % nas exportações Valor adicionado direto de serviços domésticos Valor adicionado indireto de serviços domésticos (consumo intermediário) Valor adicionado re- importado de serviços domésticos (consumo intermediário) Valor adicionado de serviços estrangeiros Valor adicionado direto de serviços domésticos Valor adicionado indireto de serviços domésticos (consumo intermediário) Valor adicionado re-importado de serviços domésticos (consumo intermediário) Valor adicionado de serviços estrangeiros Total do valor adiconado de serviços África do Sul , , ,204, , ,008,4323,480,015,4137,32 Alemanha , , , , , ,5011,1524,320,4712,0347,96 Argentina , , ,806, , ,7011,6316,200,015,1332,96 Brasil , , ,2029, , ,809,6923,640,023,3036,66 Canadá , , ,00207, , ,409,8820,090,066,7436,77 Chile , , ,206, , ,606,4816,280,017,5630,33 China , , , , , ,704,8712,910,2911,3929,46 Coreia do Sul , , ,30644, , ,709,5414,730,1613,2737,70 Espanha , , ,40327, , ,7020,6825,720,109,0755,57 Estados Unidos , , , , , ,3023,3122,490,243,5249,57 França , , , , , ,0014,2526,780,2110,0451,30 Índia , , ,50133, , ,8023,3119,730,059,4452,53 Indonésia , , ,6015, , ,905,2110,630,015,1521,00 Japão , , ,20878, , ,109,0626,480,144,3740,05 Malásia , , ,30177, , ,808,2813,170,1014,9936,54 México , , ,70106, , ,504,4316,550,059,3930,42 Polônia , , ,20105, , ,309,2422,140,0710,9642,41 Reino Unido , , ,40804, , ,9026,0424,050,147,5157,74 Rússia , , ,6098, , ,307,3120,680,033,5931,61 Tailândia , , ,1059, , ,209,038,290,0312,7630,11 Turquia , , ,2035, , ,5015,0522,690,037,7745,53 Vietnã , , ,508, , ,205,408,270,0113,1326,81 Fonte: TiVA OCDE-OMC Valor adicionado no comércio (US$ milhão)
O comércio de serviços já é, mas se tornará ainda mais crítico para determinar os destinos de um país na economia mundial -- os serviços já representam 55% do comércio mundial; até 2025 eles serão 75% Por isto, os serviços se tornarão o maior front de disputas comerciais e de investimentos no futuro próximo
Os serviços de agregação de valor e diferenciação de produtos já são, mas serão ainda mais relevantes para a geração de empregos, riqueza e prosperidade O TISA, TPP e TTIP indicam que a reordenação da economia mundial ocorrerá pelas vias dos serviços Como o Brasil está muito atrasado na agenda de serviços, a tendência é que nos isolemos ainda mais ao longo dos próximos anos
O envolvimento de pequenas e médias empresas (PME) no comércio de serviços será bem-vindo por várias perspectivas, incluindo o da redução dos déficits em serviços e o da inserção internacional Mas a crescente concorrência internacional sugere que a inserção internacional de um país requer produtividade elevada, estrutura de gestão e produção profissionalizada e escala, o que se tornou mais relevante com a crescente popularização de tecnologias de TI
Pequenas empresas devem trabalhar para encontrar soluções comuns que viabilizem uma participação vencedora no comércio internacional As PME podem explorar nichos de mercado e áreas que experimentam crescimento
As políticas públicas devem estimular e apoiar PMEs com políticas de start-ups, fomento, acesso a crédito, desenvolvimento de novos instrumentos de mitigação de riscos de crédito, acesso a tecnologias, acesso a mercados internacionais, acesso a mão de obra qualificada e consultorias, acesso a instituições de C&T, informações sobre operação em mercados internacionais e oportunidades e remoção de barreiras à entrada e estímulo à competição Não deve, contudo, haver políticas exclusivas para PMEs, posto que elas tendem a distorcer mercados e a alocação de recursos
Muito Obrigado!