PLANO DE ACTIVIDADES
I - Reflexão sobre o tema/perspectivas Temas – workshops temáticos com especialistas (baseado num guião – conjunto de questões – modalidade focus group) Formas de organização do trabalho facilitadoras da conciliação (empregadores empresariais) Funcionamento dos serviços de apoio às famílias: flexibilidade e qualidade (MTSS, Ministério Educação, iniciativas bem sucedidas) Voluntariado social (catalunha…, galiza - Xosé Rojo…, ) Artes e igualdade de oportunidades (todos os temas num seminário ou 4 workshops???) Conceitos e linguagem – construção de um glossário on-going – e-group (conceitos, termos, perspectivas, ilustrações)
II - Conhecimento dos projectos e de outras iniciativas relevantes no campo da conciliação IN rede Levantamento dos aspectos comuns dos projectos que participam na rede temática Identificar os produtos que se cruzam nos diferentes projectos cuja elaboração conjunta possa ser um mais valia para os projectos envolvidos (por ex. narrativa/ guião de novas formas de organização do trabalho) Visitas aos projectos (ligadas aos temas do ponto anterior) com guião OUT rede Identificação e análise dos produtos desenvolvidos pelos projectos que participaram na 1ª Fase do Equal Conhecimento de projectos similares Outras redes Reflexão sobre as actividades e produtos desenvolvidos Identificação e estabelecimento de novas parcerias “informais” de acordo com os objectivos comuns dos projectos
III - Gerar soluções inovadoras Atelier de ideias criativas Soluções inovadoras: responder a quê e como? Dificuldades: como ultrapassar as barreiras? Novas formas de disseminação
IV - Validar produtos Caracterização dos produtos desenvolvidos Elaboração de diagnósticos – análise SWOT Discussão conjunta (com participação de peritos externos) da mais valia dos produtos e sugestões para a sua melhoria, se aplicável
V - Contributo para as políticas Definir as actividades concretas de cada projecto que possam servir de base para (re)definição de políticas Constituir um conjunto de recomendações para a área da conciliação família-trabalho
VI - Melhorar a disseminação Promover sensibilização / formação em marketing promocional Constituição de parcerias para a disseminação Identificação e mobilização de entidades e organizações que possam vir a beneficiar da disseminação Identificação de estratégias de disseminação