Comédia Dell’Arte.

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Commédia dell’arte PARTE 2.
Transcrição da apresentação:

Comédia Dell’Arte

COMÉDIA DELL”ARTE Vibrante forma de teatro popular de improviso, que emerge de várias outras formas populares do século XVI. Tinham como personagens o Arlequim, a Columbina, o Polichinelo e o Pierrot. Bem como exagerados e estilizados criados cômicos, homens e velhos tontos, amantes, advogados, médicos, que tinham como características o fato de usarem máscaras de pele na parte superior do rosto ( herança da antiguidade).

Máscaras da Commédia Dellárte

Commédia Dell’Arte As companhias começaram a se formar na segunda metade do século XVI, na Itália, atingindo o auge da popularidade e prestígio no século XVII e entraram em declínio a partir do século XVIII. Como gênero de teatro, a commédia dell”arte atravessou quase três séculos e vários países da Europa, exercendo fascínio e influência em diversos dramaturgos, encenadores e atores. O conceito de Commédia Dell’Arte surgiu na Itália no começo do século XVI.

Pierrot e Arlequim

Commédia Dell’Arte Os atores Dell’Arte eram, no sentido original da palavra, artesãos de sua arte, do teatro. Foram, ao contrário dos grupos amadores acadêmicos, os primeiros atores profissionais. Os atores deste gênero, em sua grande maioria, eram também acrobatas, bailarinos, cantores e músicos. A profissão exigia, portanto, um rigoroso treinamento técnico e demandava habilidades físicas - corporais e/ou vocais - específicas.

Commédia Dell’Arte Os intérpretes da Commédia eram levados a especializar-se num personagem em particular, num papel que se lhes ajustava tão perfeitamente e no qual se movimentavam tão naturalmente, que não havia necessidade de um texto teatral consolidado. Bastava combinar, antes do espetáculo, o plano de ação: intriga, desenvolvimento e solução.

Commédia Dell’Arte

Commédia Dell’Arte A diversidade de dialetos na Itália do século XVI foi um elemento a mais na configuração das personagens. Cada uma delas, conforme sua origem, característica e tipo social que representava, falava um determinado dialeto.

Commédia Dell’Arte Ao contrário do teatro Elizabetano, ou da Tragédia grega, as mulheres podiam atuar. Uma das mais famosas intérpretes da Commédia Dell’Arte foi Isabella Andreini. Isabella foi tão popular que, mais tarde, seu nome foi emprestado a um dos personagens da commédia.

Commédia Dell’Arte De modo geral, nas companhias, os papeis distribuíam-se da seguinte forma: A parte dos velhos (os pais e patrões); A parte dos servos, também chamados de Zanni, uma abreviação do nome Giovanni, muito comum e popular na Itália; a parte dos enamorados.