Organização Internacional para Migrações

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MIGRAÇÕES INTERNACIONAIS
Advertisements

Discriminação em razão da Nacionalidade
Noção de Direito dos Estrangeiros
Categorias de Estrangeiros
PORTUGAL EMIGRANTES IMIGRANTES
Movimentos Internacionais de Fatores
BRASIL: Apropriação do território e migrações internas Capítulo 16 / p
MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS
Movimentos Migratórios e Urbanização
Portugal na Europa Portugal fica na parte mais ocidental da Europa.
Localizadas a Oeste de Greenwich, duas cidades, “A” e “B”, encontram-se, respectivamente, a 90° e 45°. Numa quarta-feira, um avião saiu de “A”
Correção da Prova 4° Bimestre.
MOBILIDADE DA POPULAÇÃO
AS MIGRAÇÕES E AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO.
MIGRAÇÕES.
A Imigração em Portugal e na Europa
Experiências de acolhimento a vítimas de tráfico na Bélgica
Movimentos migratórios
Centro de Direitos Humanos
Imigrantes em Portugal: Construção de imagens e estereótipos
MIGRAÇÕES.
População em movimento
A formação e a diversidade cultural da população brasileira
O Fenômeno da Globalização e as Identidades Regionais
Migrações.
Migration Profiles: Developing evidence-based Migration and Development Policies 30 June 2011 United Nations Headquarters, New York, Conference Room A.
Movimentos migratórios
Professor: João Claudio Alcantara dos Santos
Escola de Formação Política Miguel Arraes
MIGRAÇÃO E XENOFOBIA.
Aula de Revisão de Geografia do 8º ano
BANCO DE DADOS DE ESTRUTURAS JURÍDICAS, REGULAMENTOS, POLÍTICAS E PROGRAMAS DE MIGRAÇÃO NAS AMÉRICAS.
Movimentos Migratórios e suas Motivações
Migrações – O vaivém da população pelo mundo
Tendências atuais da proteção internacional na região 2013.
Grupo Informal de Trabalho CEAM 5 de março de 2010.
Fluxos Migratórios.
Eixo 2: Estado, Políticas Públicas e Democracia 1ª PARTE
VII Simpósio Nacional da Indústria de Suplementos Minerais
Direitos Humanos O Indivíduo como ator internacional.
Fonte: Organização Internacional para Migração
Presidência da República Secretaria Especial dos Direitos Humanos Agenda Social Eixo Cidadania e Direitos Humanos Pessoas com Deficiência Secretaria Especial.
Programa da ONU para o Meio Ambiente (PNUMA/UNEP)
DIREITO INTERNACIONAL DO TRABALHO Profa. Alessandra Montebelo Gonsales Rocha São Paulo, 6 de junho de 2009.
Migrações.
Fonte: Organização Internacional para Migração
Lucro e Pobreza A Economia do Trabalho Forçado OIT, 2014 © OIT Direitos e Princípios Fundamentais no Trabalho (FPRW) Programa de Ação Especial de Combate.
POPULAÇÃO.
Origens e bases do mundo global.
- Soma de nacionais e estrangeiros residentes, em caráter permanente, no território de um Estado soberano.
MOBILIDADE DA POPULAÇÃO
Fonte: Organização Internacional para Migração
Crescimento populacional no mundo e no Brasil
EUROPA UNIÃO EUROPEIA.
FLUXOS MIGRATÓRIOS NO BRASIL
POPULAÇÃO MUNDIAL 75% VIVEM EM ÁREAS URBANAS DE PAÍSES POBRES OU EMERGENTES.
Noção de Migração Deslocação de pessoas de uma área para outra com mudança de residência.
CONHEÇA O ACNUR.
GEOGRAFIA DO BRASIL - O TURISMO EM NUMEROS -. Panorama mundial De acordo com a Organização Mundial de Turismo – OMT (2013), as chegadas de turistas internacionais.
A nova regionalização do mundo
POLÍTICA NACIONAL DE TURISMO: Diretrizes e Programas
MOEDA E CÂMBIO. Cambiar é trocar por definição. O mercado utiliza este conceito agregado ao de moeda (como meio de troca). O câmbio é expresso em unidades.
S ISTEMAS I NTERNACIONAIS DE P ROTEÇÃO DE D IREITOS H UMANOS Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo Curso: Serviço Social Disciplina: Direitos.
Análise Macroambiental
Milena Barbosa de Melo Direito Internacional Privado FACISA.
DIREITOS HUMANOS INSTRUMENTOS NORMATIVOS
Turismo no Brasil e no Mundo Turismo é um dos segmentos econômicos que mais têm crescido no mundo. Segundo a World Tourism Organization, nos últimos anos.
MIGRAÇÕES INTERNACIONAIS NO CONTEXTO DA GLOBALIZAÇÃO
Perspectivas teóricas das Relações Internacionais Professor: Caio Gracco Pinheiro Dias Estagiária de Docência: Deíse Camargo Maito Liberalismo – Grupo.
Transcrição da apresentação:

Organização Internacional para Migrações Aula 1

OIM Fundada em 1951 com o objetivo de organizar junto aos Estados europeus um lugar para as 11 milhões de pessoas deslocadas de seus locais de origem. 132 Estados-Membros;Localizada em Genebra. Objetivos: promoção da cooperação internacional nas questões de migração, encontrar soluções e prover assistência humanitária para os migrantes em necessidade, incluindo refugiados e deslocados internos.

Conceitos Migrante (sem uma definição aceita). Envolve todos os casos onde a decisão para migrar foi tomada por um indivíduo pela sua conveniência pessoal e sem a intervenção de um fator de coerção. Outros (ONU) definem como qualquer indivíduo que reside mais de um ano em um país estrangeiro independente das causas (voluntário ou involuntário) e significado (regular e irregular). Não é aplicada nos casos de turistas, estudantes e viagem de negócios. No entanto, outras categorias como migrantes temporários existem.

Conceitos Imigração; emigração, migração irregular, migração regular, migrante econômico, migrante qualificado, migração forçada, migração circular, deslocados internos, liberdade de movimento, visto do país de origem, naturalização, repatriação, expulsão, extradição, residente permanente, reassentamento, apátridas, tráfico de pessoas e xenofobia.

Dados estatísticos 214 milhões de migrantes no mundo (em crescimento). 1/33 (questão global). Aumento a partir de 1945 e expansão a partir de 1980 414 bilhões de dólares enviado pelos migrantes; 307 bilhões para países em desenvolvimento. Destinos principais: Europa e Ásia central (72 milhões); América (57 milhões). EUA (42 milhões) e Canadá (7 milhões). Ásia (27 milhões). África (20 milhões).

Normativo Questão global regulada por decisões nacionais. Não há uma estrutura normativa que regula em específico a questão da migração e dos migrantes. O que existe está regulado em questões sobre direitos individuais, responsabilidade do Estado e relações inter-estatais.

Normativo Direito dos migrantes: Pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos e Direitos Sociais, Culturais e Econômicos; Convenção contra a Tortura e contra a Eliminação de todas as formas de Discriminação Racial; Convenção Internacional de Proteção dos Direitos de todos os trabalhadores migrantes e suas famílias (42 Estados ratificaram) Protocolo de Prevenção, Eliminação e Punição do Tráfico de Pessoas; Protocolo contra o Contrabando de Migrantes por Terra, Ar e Mar. Ator principal no setor de regulação da imigração?

Fatores que implicam no aumento e declínio da migração Econômico (trabalho). “3D jobs” Migrantes networks (ex. Governador Valadares) Migração transnacional (dupla cidadania, )

Mudanças demográficas e o impacto social e na migração População mundial atual (7 bilhões/acima de 60 anos (737 milhões) em 2050 (acima de 9 bilhões/acima de 60 anos (2 bilhões). Países em desenvolvimento: Crianças abaixo de 15 anos (30%); entre 15 e 24 anos (19%) (Total de 2.6 bilhões). Nos países menos desenvolvido, representam 40% e 20% respectivamente. Força de trabalho (25 a 59 anos) 2.4 bilhões; Acima de 60 anos (475 milhões/8% da população). Em 2050 (1.6 bilhão/20% da população).

Mudanças demográficas Países desenvolvidos: Crianças abaixo de 15 anos (17%); entre 15 e 24 anos (13%) Força de trabalho (25 a 59 anos) 603 milhões Acima de 60 anos (265 milhões/21% da população). Em 2050 (416 milhões/33% da população)

Futuro da Migração Internacional Aumento da migração (seletiva e qualificada) para os países desenvolvidos; Mudanças climáticas

Brasil e a migração Decreto 528/1890. Branqueamento da população. País de imigração.Era livre a entrada de trabalhadores estrangeiros, com exceção dos indígenas da Ásia e da África (autorização). Entre 1877 e 1930 (4 milhões de migrantes europeus no Brasil). Constituição de 1934 e 1937 (Restrições)Cota anual no limite de 2% sobre o n.º total de brasileiros. Decreto Lei 406/1938 (Lei de Estrangeiros). Preocupação com a concentração de estrangeiros de uma só nacionalidade.

Brasil e a migração Decreto Lei 7967/1945. Mantendo a mesma linha dos decretos anteriores. Constituição de 1967. Não continha política migratória. Lei 6815/1980 (Estatuto de Estrangeiro). PL 5655/09 Constituição de 1988. Não contém política migratória, cabendo a União legislar sobre esse tema. Atual, país de emigrantes (3 milhões de brasileiros vivem no exterior). Anistia de 2009. Regularização de 43 mil migrantes ilegais (31 mil em SP). 16 mil bolivianos e mais de 5 mil entre paraguaios e peruanos.