Colesterol alto (Hipercolesterolemia)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Colesterol O que é Isso? X.
Advertisements

24 de Setembro Dia Mundial do Coração
O Sistema Cardiovascular
A PIRÂMIDE ALIMENTAR Desenvolvida pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, 1992): Trata-se de um guia para uma dieta equilibrada e alimentação.
ATEROSCLEROSE Profa Flávia Guedes
HIPERTENSÃO E PRESSÃO ARTERIAL
O que é que acontece a quem tem diabetes?
DOENÇAS DO SISTEMA CIRCULATÓRIO E DO SANGUE. Objetivos Identificar as principais doenças do sistema circulatório e do sangue e as medidas cabíveis para.
1. INTRODUÇÃO Compostos orgânicos de estrutura variada;
Sistema Cardiovascular Colégio INEDI - Turmas 71 e 72.
Colesterol.
Colesterol Edriele Viero.
Colesterol (LDL x HDL).
“Uma empresa que é uma ótima idéia”...
Diabetes.
Saúde e Exercício Físico
Sistema Circulatório.
DOENÇAS CRÔNICO DEGENERATIVAS, A EXPECTATIVA DE VIDA E A PARTICIPAÇÃO DO INDIVÍDUO NO TRABALHO PRODUTIVO. Silvana Aparecida Franco Nutricionista -
Monitoria Bioquímica Nathália Lellis
DIA MUNDIAL DO DIABETES
Cuidando do coração.
Exercício de Fixação Junho 2009
Hipertensão Artrerial
Doenças Cardiovasculares
ALIMENTOS FUNCIONAIS.
CUIDADOS COM A DIETA A dieta do brasileiro sempre se baseou no arroz com feijão associado a algum tipo de mistura composta por carnes e verduras. Nos últimos.
O que é o Colesterol ? Porém o excesso no sangue pode ser fatal!
O VEGETARIANISMO NA TERCEIRA IDADE
HIPERTENSÃO.
COGNIÇAO / HUMOR MOBILIDADE COMUNICAÇÃO. COGNIÇAO / HUMOR MOBILIDADE COMUNICAÇÃO.
BIOLOGIA VOLUME ÚNICO • 4.ª EDIÇÃO ARMÊNIO UZUNIAN ERNESTO BIRNER
Ciências Biológicas COLESTEROL, FRAÇÕES E TRIGLICERÍDEOS
Nomes: Bruna,Fernando,Marina e Raíssa.
VALORES NUTRICIONAIS. Confira aqui:
Questões de pesquisa Qual a principal característica dos lipídios?
DSS COLESTEROL E TRIGLICERIDES
Amanda Barros R1 Endocrinologia 07/05/13
INFARTO Renatta Pontes. Conceito Ocorre quando o fluxo de sangue para uma parte do coração é bloqueado por um tempo prolongado, de modo que parte do músculo.
ATEROSCLEROSE Heitor A. Paula Neto.
INTERPRETAÇÃO DE EXAMES BIOQUÍMICOS
Sistema Cardiovascular Humano
Paula Costallat Cantão
SÍNDROME METABÓLICA Esta síndrome é um grupo de alterações clínicas, que podem decorrer de uma dieta inadequada, atividade física insuficiente e uma evidente.
1. INTRODUÇÃO Compostos orgânicos de estrutura variada;
Sinais vitais nos primeiros socorros
Infarto Agudo do Miocárdio
OBESIDADE E ATIVIDADE FÍSICA
TRIGLICERÍDEOS MONITORES:
Formação Professores. A saúde do sistema cardiovascular.
ÍNDICE Diabetes Sintomas Tipos de diabetes Prevenção Tratamento
Drª Luciana Resque Bioquímica
Doenças Cardiovasculares
Trabalhe Coração com o Dia Mundial do Coração Como prevenir
HIPERTENSÃO ARTERIAL Katia Cristina Braga.
Sistema Circulatório.
Fibras alimentares.
Formação Professores.
Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner.
Exercícios físicos e saúde mental (03/08)
SAÚDE CARDIOVASCULAR Colégio de Aplicação Educação Física
Fonte: Portal Saúde na Internet.
COLESTEROL TOTAL.
Cuide de Seu Coração.
FUNDAMENTOS QUÍMICOS DA VIDA. O que estes seres têm em comum? BactériasPlantasAnimais Todos são formados pelos mesmos compostos: água, sais minerais,
do sistema cardiovascular
Lipídios.
CASOS CLÍNICOS Regras desta atividade científica:
O que são gorduras insaturadas e saturadas? A diferença principal entre gordura “saturada” e “insaturada” está na estrutura molecular. Geralmente, à temperatura.
Transcrição da apresentação:

Colesterol alto (Hipercolesterolemia) O colesterol é um composto a base de gordura que naturalmente faz parte de nosso corpo. O colesterol é necessário na estrutura das paredes que cercam as células do corpo e é a matéria-prima que é convertida em certos hormônios. O corpo produz todo o colesterol que o organismo precisa. O ser humano precisa só de uma pequena quantidade de gordura na dieta para produzir colesterol suficiente para a pessoa ser saudável. A gordura e o colesterol que a pessoa come são absorvidos no intestino e são transportados ao fígado. A gordura é convertida no fígado em colesterol, e é liberado na corrente sangüínea. Há dois tipos principais de colesterol: a lipoproteína de baixa-densidade (LDL colesterol – o "colesterol ruim") e a lipoproteína de alta densidade (HDL colesterol - o "colesterol bom").

Níveis altos de LDL colesterol estão associados à aterosclerose que é o acúmulo depósitos gordurosos ricos em colesterol nas paredes das artérias. Isto pode estreitar ou entupir as artérias, reduzindo a velocidade ou interrompendo o fluxo de sangue aos órgãos vitais, especialmente o coração e o cérebro. A aterosclerose que afeta o coração é chamada de doença das artérias coronárias, e pode causar infarto do miocárdio (ataque cardíaco). Quando a aterosclerose entope as artérias que provêem sangue ao cérebro, pode causar um derrame cerebral (AVC) do tipo isquêmico.

Níveis altos de HDL colesterol (colesterol bom) protegem o organismo contra ataques do coração e derrame removendo o colesterol ruim das artérias e devolvendo-o ao fígado. Como os níveis altos de colesterol podem causar aterosclerose, os médicos recomendam que as pessoas mantenham seus níveis de colesterol dentro de uma faixa específica. Veja a tabela abaixo: LDL Colesterol Menor que 100 Ótimo 100 a 129 Próximo do ótimo 130 a 159 Limite superior 160 a 189 Alto 190 ou maior Muito alto

Colesterol Total Menor que 200 Desejável 200 a 239 Limite superior 240 ou maior Alto HDL Colesterol Menos que 40 Baixo Entre 40 e 60 Ideal 60 ou maior Alto Triglicérides Menor que 150 Ótimo

Para uma avaliação mais precisa do risco da aterosclerose, a avaliação do LDL colesterol é a mais importante. De acordo com diretrizes estabelecidas pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), o nível desejável de LDL colesterol depende se a pessoa já tem ou não uma doença causada pela aterosclerose ou pelo diabetes; ou ainda, se tem outros fatores de risco para a doença coronariana do coração. Fatores de risco para a doença coronariana incluem: · Ser homem e estar acima dos 45 anos de idade, · Ser mulher e estar acima dos 55 anos de idade, · Ser mulher e ter menopausa prematura, · Ter uma história familiar de doença coronariana precoce (um pai ou irmão abaixo dos 55 anos de idade e mãe ou irmã abaixo dos 65 anos com doença coronariana), · Ser fumante ou hipertenso (pressão alta) · Não ter “colesterol bom” normal (HDL acima de 40).

Quadro Clínico A maioria das pessoas com colesterol alto não têm nenhum sintoma até que a aterosclerose relacionada ao colesterol cause estreitamento significativo das artérias que alimentam o coração (artérias coronárias) e o cérebro (artérias cerebrais). O resultado deste entupimento pode levar à dor torácica relacionada ao coração (angina) ou outros sintomas de doença coronariana; como também sintomas associados à diminuição do suprimento de sangue para o cérebro (ataques isquêmicos transitórios ou derrame cerebral). Diagnóstico O médico fará perguntas para saber se alguém da família tem doença coronariana do coração, colesterol alto ou diabetes. Ele perguntará sobre os hábitos alimentares do paciente e se ele é fumante. Ele medirá a pressão sanguínea e procurará xantomas e xantelasmas. O diagnóstico de colesterol alto pode ser confirmado através de um exame de sangue simples, que medirá o colesterol total, o LDL e o HDL colesterol e os níveis de triglicérides.

Prevenção Ingerir uma dieta saudável. Isto significa trocar as comidas com alto teor de gordura (ovos, carnes vermelhas e gordurosas, poupa ou óleo de coco, produtos laticínios (cheddar, queijos amarelos) ou leite integral, para frutas frescas e legumes, pão integral – de grãos e cereais -, além de leite semi-desnatado e produtos laticínios de baixo teor de gordura (ex. queijo branco). Tratamento Pode-se tratar o colesterol alto ingerindo uma dieta de baixo-colesterol e baixo teor de gordura, e tomando medicamentos para abaixar o colesterol. O plano de tratamento específico dependerá dos níveis de colesterol (inclusive de LDL colesterol), da história de doença coronariana do coração ou dos fatores de risco para a doença coronariana.