Bacharelado de Informática PUC-Rio Prof. Rodrigo Toledo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistemas e Aplicações Multimídia
Advertisements

3D: Realidade Virtual Multimídia e Hipermídia Fábio Menezes
Se uma imagem vale mais que mil palavras, quantas palavras seriam necessárias para impedirmos as milhares de imagens manipuladas (...) TTCATALÃO, 23 DE.
DCA-0114 Computação Gráfica
Tecnologia Hipermídia e Multimídia
Fernando Furlan Rui & Felipe Müller Diehl
Michel Traub e Fernando Leite
MULTIMÍDIA Mídia, Multimídia e Sistema Multimídia (Slide - 2)
Inteligência Artificial Alex F. V. Machado. Tecnologia de Processamento da Informação que envolve processos de raciocínio, aprendizado e percepção. Winston.
MULTIMÍDIA Mídia, Multimídia e Sistema Multimídia (Slide - 2)
Conceitos Básicos de Computação
Conceitos Básicos de Computação O ABC da Computação.
RV: projeto de interface Prof. Dr. Annibal Hetem Jr.
Introdução à Realidade Virtual
Metáforas em Realidade Virtual
Visualização 3D Prof. Dr. Annibal Hetem Jr.. Objetivo O objetivo de se usar Visão 3D em Realidade Virtual é garantir (e facilitar) a imersão.
Tatiane Cruz de Souza Honório
A Study of Hands-Free VR Interaction Techniques Using Kinect
INF 1366 – Computação Gráfica Interativa Grafos de Cena
Interactive 3D visualization
INF 2063 Tópicos em CG II Visualização de Modelos Massivos
QoS para Realidade Virtual
A terceira dimensão.
Márcio Ferreira Barros
DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA DE REALIDADE VIRTUAL PARA VISUALIZAÇÃO 3D DA GEOMETRIA DE DUTOS – MÓDULO DE VISUALIZAÇÃO Cauê Avila Clasen (bolsista); Analucia.
Redes para Automação Industrial
Sistemas Multimídia e Interface Homem-Máquina
Hardware/Software para Multimédia
Disciplina: Multimídia Prof a. Leila Jane Brum Lage Sena Guimarães Transparências: Wilson de Pádua Paula Filho.
PCS - Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais Projeto de Formatura – Turmas 2008 Integrantes: Anderson José Perottoni Fernando Y.
Seminário de Multimídia
REALIDADE VIRTUAL NA ARQUITETURA
RV imersiva e não imersiva Conceitos e Dispositivos
Defeitos da visão Prof. Rodrigo Lins.
DISPOSITIVOS DE ENTRADA E SAÍDA
Realidade Virtual GRUPO: André Lins Heitor Farias Katharine Galdino
Desenvolvimento de Ambientes Virtuais
Gizmo 3d solução interactiva
Interação através de interfaces avançadas
Realidade Virtual em Medicina
 É um meio tridimensional gerado pelo computador que permite o utilizador ver, interagir e manifestar noutros ambientes.
Realidade Virtual: Uma coisa muito bonita Quando feita em condições…
Visualização Tridimensional (Câmera Sintética)
UFSC-CTC-INE Prof. Raul Sidnei Wazlawick
Multimídia para fins Educativos
Realidade Aumentada para fins Educativos
Sistemas de Informação para Planejamento Estratégico
Introdução à Teoria da Interactividade Aplicações Informáticas B
Sistemas Multimídia por Wandreson Luiz Brandino wandreson.com
O que é multimídia.
A animação.
Introdução a Computação - IC
Sistemas Multimídia Fabricio de Sousa.
AMBIENTES DE SIMULAÇÃO
INTRODUÇÃO À TEORIA DA INTERACTIVIDADE
Introdução à Teoria da Interactividade
T ÓPICOS DE I NFORMÁTICA A VANÇADA II Revisão Prof. Mário Dantas.
PSI Realidade Virtual1 1 a Aula. PSI Realidade Virtual2Introdução Apresentação Geral Objetivos da Disciplina Ementa Avaliação Bibliografia.
M.Sc. Ronnison Reges Vidal
Classificação dos Sistemas Multimídia
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL Grupo: Amora Figueiredo Érika Diniz
Uma solução de baixo custo para captura,compressão, envio e visualização de imagens em um sistema embarcado Blackfin Trabalho de Conclusão de Curso PUC-Campinas.
PSI2653: Meios Eletrônicos Interativos I Escola Politécnica da USP Engenharia de Sistemas Eletrônicos I – Apresentação Meios Eletrônicos Interativos I.
Multimídia Hardware/Software para Multimídia (Parte I)
Computação Gráfica - Introdução
1 Computação Gráfica Prof. Dr. Júlio C. Klafke UNIP-Objetivo
2/6/2016 Computação Gráfica
O que é Multimídia Sistemas e Aplicações Multimídia Todos os programas e sistemas em que a comunicação entre homem e computador se dá através de múltiplos.
Transcrição da apresentação:

Bacharelado de Informática PUC-Rio Prof. Rodrigo Toledo REALIDADE VIRTUAL Bacharelado de Informática PUC-Rio Prof. Rodrigo Toledo

TÓPICOS DEFINIÇÃO (imersão, interação) DIFERENTES APLICAÇÕES VISÃO ESTÉREO VISUALIZAÇÃO ESTÉREO HARDWARE (computadores e placas gráficas) DISPOSITIVOS DE VISUALIZAÇÃO OUTROS DISPOSITIVOS SALAS DE VISUALIZAÇÃO REALIDADE VIRTUAL DISTRIBUÍDA DESAFIOS, AVANÇOS E FUTURO

DEFINIÇÃO DE RV Forma de visualizar, manipular, explorar, interagir e modificar dados complexos através do computador. É considerada o tipo de interface homem-máquina mais avançada atualmente disponível. Termos relacionados: IMERSÃO INTERAÇÃO (envolvimento) (grau de realismo) (imersiva x não imersiva) visão x visualização

IMERSÃO OBJETIVO: THE MATRIX Diferentes graus de imersão: Imagens 3D Estéreo Capacete Som force feedback

rotação em torno do eixo INTERAÇÃO O que se espera: Movimentação da câmera Animação dos objetos (6 graus de liberdade) Ação => Reação (sem latência) translação no eixo rotação em torno do eixo X Y Z O que mais pode existir: Som Tato (force feed back) Reconhecimento de voz (?) Y Z X

DIFERENTES APLICAÇÕES Áreas interessadas: Petróleo Veículos de transporte (terrestre e aéreo) Medicina Entretenimento Aplicações: Simulação Modelagem Realidade aumentada

DIFERENTES APLICAÇÕES Simulação/Treinamento Modelagem Realidade Aumentada Petróleo Fluxo de óleo Reservatório Manutenção à distância Meios de transporte Batida de carro / vôo Projetar novo carro Visibilidade a noite Medicina Treinamento cirurgia Prótese Cirurgia

VISÃO ESTÉREO Visão Estéreo x Visão 3D A Visão Estéreo é uma das principais informações de profundidade na visão do ser humano. A Visão Estéreo tem este nome por precisar do uso de ambos os olhos. Assim como a audição estéreo requer ambos os ouvidos. Visão Estéreo x Visão 3D Popularmente a visão estéreo é chamada de visão 3D. No entanto, existem visões 3D que não são estéreo (próximo slide), portanto a nomenclatura correta é Estéreo.

DISPOSITIVOS DE VISUALIZAÇÃO ÓCULOS HEAD MOUNTED DISPLAY

OUTROS DISPOSITIVOS Mouse 3D 6 graus de liberdade de movimentação (6DOF) Head Tracker

OUTROS DISPOSITIVOS Luvas eletrônicas

OUTROS DISPOSITIVOS Force Feed Back Scanner 3D

AMBIENTES DE VISUALIZAÇÃO “Workstation” (Para 1 pessoa) HEAD MOUNTED DISPLAY

AMBIENTES DE VISUALIZAÇÃO “Workbench” (Para pequenos grupos)

AMBIENTES DE VISUALIZAÇÃO Projeção frontal em tela plana (Para grupos maiores) LabVis quando tinha apenas 1 projetor Futuramente: sala de visualização da Engenharia

AMBIENTES DE VISUALIZAÇÃO Projeção frontal em tela curva (Para grupos maiores) Uso de 3 projetores

AMBIENTES DE VISUALIZAÇÃO Projeção frontal em tela curva (continuação) Edise Texaco

AMBIENTES DE VISUALIZAÇÃO Projeção por trás em tela plana (back projection) (grupos maiores) Em Natal (petrobras) Futuramente 2ª sala Edise

AMBIENTES DE VISUALIZAÇÃO CAVE (projeção por trás em “todas” as paredes) (grupos pequenos)

AMBIENTES DE VISUALIZAÇÃO

RV DISTRIBUÍDA/REMOTA Tudo indica ser este o futuro. Macro-objetivos da PETROBRAS: Acompanhamento de perfuração de poço direcional com atualização do modelo. (área de Reservatório) Assistência a procedimentos de instalação e manutenção de sistemas submarinos. (Engenharia)

DESAFIOS P/ A COMPUTAÇÃO GRÁFICA Conseguiremos fazer CG em tempo real com a mesma qualidade que o Spilberg faz para o cinema? Problemas: excesso de polígonos aliasing sombra espelhos (reflexos) Soluções: multi-resolução, culling super-amostragem shadow-map várias câmeras Processadores Mais Velozes (multi-processamento)

DESAFIOS P/ A ÁREA DE REDES/DISTRIBUIÇÃO Problemas: Tempo real a distância Atualizações de modelos Soluções: Rede de alta velocidade Protocolos espertos de comunicação