Bacharelado de Informática PUC-Rio Prof. Rodrigo Toledo REALIDADE VIRTUAL Bacharelado de Informática PUC-Rio Prof. Rodrigo Toledo
TÓPICOS DEFINIÇÃO (imersão, interação) DIFERENTES APLICAÇÕES VISÃO ESTÉREO VISUALIZAÇÃO ESTÉREO HARDWARE (computadores e placas gráficas) DISPOSITIVOS DE VISUALIZAÇÃO OUTROS DISPOSITIVOS SALAS DE VISUALIZAÇÃO REALIDADE VIRTUAL DISTRIBUÍDA DESAFIOS, AVANÇOS E FUTURO
DEFINIÇÃO DE RV Forma de visualizar, manipular, explorar, interagir e modificar dados complexos através do computador. É considerada o tipo de interface homem-máquina mais avançada atualmente disponível. Termos relacionados: IMERSÃO INTERAÇÃO (envolvimento) (grau de realismo) (imersiva x não imersiva) visão x visualização
IMERSÃO OBJETIVO: THE MATRIX Diferentes graus de imersão: Imagens 3D Estéreo Capacete Som force feedback
rotação em torno do eixo INTERAÇÃO O que se espera: Movimentação da câmera Animação dos objetos (6 graus de liberdade) Ação => Reação (sem latência) translação no eixo rotação em torno do eixo X Y Z O que mais pode existir: Som Tato (force feed back) Reconhecimento de voz (?) Y Z X
DIFERENTES APLICAÇÕES Áreas interessadas: Petróleo Veículos de transporte (terrestre e aéreo) Medicina Entretenimento Aplicações: Simulação Modelagem Realidade aumentada
DIFERENTES APLICAÇÕES Simulação/Treinamento Modelagem Realidade Aumentada Petróleo Fluxo de óleo Reservatório Manutenção à distância Meios de transporte Batida de carro / vôo Projetar novo carro Visibilidade a noite Medicina Treinamento cirurgia Prótese Cirurgia
VISÃO ESTÉREO Visão Estéreo x Visão 3D A Visão Estéreo é uma das principais informações de profundidade na visão do ser humano. A Visão Estéreo tem este nome por precisar do uso de ambos os olhos. Assim como a audição estéreo requer ambos os ouvidos. Visão Estéreo x Visão 3D Popularmente a visão estéreo é chamada de visão 3D. No entanto, existem visões 3D que não são estéreo (próximo slide), portanto a nomenclatura correta é Estéreo.
DISPOSITIVOS DE VISUALIZAÇÃO ÓCULOS HEAD MOUNTED DISPLAY
OUTROS DISPOSITIVOS Mouse 3D 6 graus de liberdade de movimentação (6DOF) Head Tracker
OUTROS DISPOSITIVOS Luvas eletrônicas
OUTROS DISPOSITIVOS Force Feed Back Scanner 3D
AMBIENTES DE VISUALIZAÇÃO “Workstation” (Para 1 pessoa) HEAD MOUNTED DISPLAY
AMBIENTES DE VISUALIZAÇÃO “Workbench” (Para pequenos grupos)
AMBIENTES DE VISUALIZAÇÃO Projeção frontal em tela plana (Para grupos maiores) LabVis quando tinha apenas 1 projetor Futuramente: sala de visualização da Engenharia
AMBIENTES DE VISUALIZAÇÃO Projeção frontal em tela curva (Para grupos maiores) Uso de 3 projetores
AMBIENTES DE VISUALIZAÇÃO Projeção frontal em tela curva (continuação) Edise Texaco
AMBIENTES DE VISUALIZAÇÃO Projeção por trás em tela plana (back projection) (grupos maiores) Em Natal (petrobras) Futuramente 2ª sala Edise
AMBIENTES DE VISUALIZAÇÃO CAVE (projeção por trás em “todas” as paredes) (grupos pequenos)
AMBIENTES DE VISUALIZAÇÃO
RV DISTRIBUÍDA/REMOTA Tudo indica ser este o futuro. Macro-objetivos da PETROBRAS: Acompanhamento de perfuração de poço direcional com atualização do modelo. (área de Reservatório) Assistência a procedimentos de instalação e manutenção de sistemas submarinos. (Engenharia)
DESAFIOS P/ A COMPUTAÇÃO GRÁFICA Conseguiremos fazer CG em tempo real com a mesma qualidade que o Spilberg faz para o cinema? Problemas: excesso de polígonos aliasing sombra espelhos (reflexos) Soluções: multi-resolução, culling super-amostragem shadow-map várias câmeras Processadores Mais Velozes (multi-processamento)
DESAFIOS P/ A ÁREA DE REDES/DISTRIBUIÇÃO Problemas: Tempo real a distância Atualizações de modelos Soluções: Rede de alta velocidade Protocolos espertos de comunicação