UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA COORDENAÇÃO DO CURSO DE ZOOTECNIA ZOOTECNISTA: PROFISSIONAL DA PRODUÇÃO E PRODUTIVIDADE.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação - PRPPGI
Advertisements

Avaliação Discente do Curso de Ciências Biológicas 19/04/2006.
Capacitação de Coordenadores de Cursos de Graduação
ENGENHARIA AGRICOLA E AMBIENTAL x ENG. AGRONOMICA
A pesquisa na UCG e no Departamento de Zootecnia
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS BIOÉTICA E DEONTOLOGIA
MISSÃO: formar professores de educação física
Trabalho em Equipe e Formação de Pessoal no Campo da Saúde
Prof. Fernando Guridi Izquierdo Universidad Agraria de la Habana
Programa Especial de Treinamento
Universidade de São Paulo Pró-Reitoria de Graduação 10/11/2004 Sonia Teresinha de Sousa Penin Pró-Reitora de Graduação A USP e a Internacionalização da.
VI Reunião Fórum de Graduação em Saúde Coletiva - FGSC Apresentação da profª Laura Macruz – FSP/USP.
EXERCÍCIO PROFISSIONAL EM ARBORIZAÇÃO URBANA
Curso Técnico em Meio Ambiente
MATRIZ DE CONHECIMENTO PROFISSIONAL
FACULDADE DE EDUCAÇÃO Curso de Graduação - Licenciatura em Pedagogia,
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
Autoavaliação Institucional e a CPA
Entenda as Funções de cada Profissional da área de Enfermagem
Diretoria de Desenvolvimento Institucional
Atividades Complementares Coordenação de Administração
Profa Dra Maria Tercília Vilela de Azeredo Oliveira
Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais
1 SOCIEDADE VIVER VIABILIZANDO PROJETOS DE VIDA CNPJ /
U NIVERSIDADE DE S ÃO P AULO E SCOLA S UPERIOR DE A GRICULTURA “L UIZ DE Q UEIROZ ” Projeto Político Pedagógico do curso de Gestão Ambiental.
A ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE SECRETARIADO
Ensino Médio e Educação Profissional
Curso de Graduação em Gestão Pública
ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1
Introdução a Engenharia de Alimentos
Mapa Conceitual do Curso de Biomedicina
SIMPÓSIO SOBRE POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE
DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DOS CONSELHOS FEDERAL E REGIONAL DE FARMÁCIA
O que é Enfermagem? PROFA. HALENE MATURANA..
Exercício Profissional da Medicina Veterinária e da Zootecnia
Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas Formação, Cultura e Crítica para um Mundo em Mutação.
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
Universidade Federal do Pampa Introdução a Engenharia de Alimentos Profa. Valéria Terra Crexi.
Introdução ao Serviço Social
Programa Nacional de Extensão Universitária – PROEXT
1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º QBQ1151 Introdução à Bioquímica (2T) QFL1212
Universidade Federal da Grande Dourados Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais Acadêmica: Adriane F. Bido 3º Semestre PET Biologia.
DIRETORIA DE PROGRAMAS E PROJETOS – DPP. Diretoria de Programas e Projetos Conselho Universitário – 11 e 12/12/2014 Responsável pela supervisão e acompanhamento.
REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO
REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO
O papel do Estagio na Formação de Professores
LEGENDA: Requisito Forte: Exige aprovação para cursar as disciplinas seguintes. Disciplina Conjunto: Exige matrícula simultânea e avaliação em separado.
Introdução à Medicina Veterinária
PL DE 2012 REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO DE HISTORIADOR Daniel Pereira dos Santos Historiador - Administrador - Educador físico UNIVERSIDADE FEDERAL.
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
Proposta de nova Matriz Curricular para o curso de Graduação em Farmácia
Objetivos do Curso Objetivos gerais: Delineados com base na distribuição das disciplinas em subáreas nos três primeiros anos de formação do biomédico.
2º Ciclo de Acompanhamento Formativo ESTÁGIO PROBATÓRIO.
Exercício Profissional da Medicina Veterinária e da Zootecnia
Universidade Federal da Grande Dourados Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais Curso de Ciências Biológicas Programa de Educação Tutorial – PET.
Curso de Filosofia - UFRN apresentação. 1. Dados do curso Centro: CCHLA – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (Natal) Modalidades: Bacharelado.
ENGENHARIA DE ALIMENTOS. O QUE É O CONSELHO PROFISSIONAL? Autarquia federal, órgão auxiliar da administração pública federal, criada para regulamentar.
10 de junho de VDPG.  Objetivo ◦ Avaliar o processo de construção e desenvolvimento do estágio em docência na ENSP, tendo como parâmetro o 1º.
Paulo Cesar Sartor de Oliveira Geólogo – UFPR Especialista em Marketing Estratégico – UniBrasil Assessor Técnico da Câmara Especializada de Geologia e.
Atualizado: 19/03/ Organizações Contábeis Aproximadamente 5,2 milhões De micro e pequenas empresas formais Contadores Técnicos
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Estágio e Prática Profissional: Aspectos Curriculares DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA E PROFISSIONAL Profª Msc. Gleice Izaura da Costa Oliveira
1 1. RESOLUÇÃO (29 jun 73) Discrimina atividades das diferentes modalidades profissionais da Engenharia, Arquitetura e Agronomia. –Art 1° Para efeito.
LDB Leis Diretrizes e Bases da Educação
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ - IFPI
Universidade Federal do Pampa Introdução a Engenharia de Alimentos Profa. Valéria Terra Crexi.
Documentos e Propostas legais
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA COORDENAÇÃO DO CURSO DE ZOOTECNIA ZOOTECNISTA: PROFISSIONAL DA PRODUÇÃO E PRODUTIVIDADE ANIMAL PROFISSIONAL DA PRODUÇÃO E PRODUTIVIDADE ANIMAL

ZOOTECNISTA: PROFISSIONAL DA PRODUÇÃO E PRODUTIVIDADE ANIMAL ZOOTECNISTA: PROFISSIONAL DA PRODUÇÃO E PRODUTIVIDADE ANIMAL LEI Nº 5550, DE 04 DE DEZEMBRO DE 1968 LEI Nº 5550, DE 04 DE DEZEMBRO DE 1968 Art. 2º Só é permitida o exercício da profissão de Zootecnista; Art. 2º Só é permitida o exercício da profissão de Zootecnista; a) Ao portador de diploma expedido por Escola de Zootecnia oficial ou reconhecida e registrado na diretoria de ensino Superior do ministério da Educação e Cultura; b) Ao profissional diplomado no estrangeiro, que haja revalidado e registrado seu diploma no Brasil, na forma da legislação em vigor; c) Ao Agrônomo e ao Veterinário diplomados na forma da lei;

ZOOTECNISTA: PROFISSIONAL DA PRODUÇÃO E PRODUTIVIDADE ANIMAL São privativos dos profissionais mencionados no art. 2º desta Lei as seguintes atividades: São privativos dos profissionais mencionados no art. 2º desta Lei as seguintes atividades: Planejar, dirigir e realizar pesquisas que visem a informar e a orientar a criação dos animais domésticos em todos os seus ramos e aspectos; Planejar, dirigir e realizar pesquisas que visem a informar e a orientar a criação dos animais domésticos em todos os seus ramos e aspectos; Promover e aplicar medidas de fomento à produção dos mesmos, instituindo ou adotando os processos e regimes, genéticos e alimentares, que se revelam mais indicados ao aprimoramento das diversas espécies e raças, inclusive com o condicionamento de sua melhor adaptação ao meio ambiente, com vistas aos objetivos de sua criação e ao destino dos seus produtos; Promover e aplicar medidas de fomento à produção dos mesmos, instituindo ou adotando os processos e regimes, genéticos e alimentares, que se revelam mais indicados ao aprimoramento das diversas espécies e raças, inclusive com o condicionamento de sua melhor adaptação ao meio ambiente, com vistas aos objetivos de sua criação e ao destino dos seus produtos;

ZOOTECNISTA: PROFISSIONAL DA PRODUÇÃO E PRODUTIVIDADE ANIMAL Exercer a supervisão técnica das exposições oficiais e a que eles concorrem, bem como a das estações experimentais destinadas à sua criação; Exercer a supervisão técnica das exposições oficiais e a que eles concorrem, bem como a das estações experimentais destinadas à sua criação; Participar de exames a que os mesmos hajam de ser submetidos, para o efeito de sua inscrição nas Sociedades de Registro Genealógico. Participar de exames a que os mesmos hajam de ser submetidos, para o efeito de sua inscrição nas Sociedades de Registro Genealógico. Promoção de melhoramento dos rebanhos, abrangendo conhecimentos bioclimatológicos e genéticos para a produção de animais precoces, resistentes e de elevada produtividade; Promoção de melhoramento dos rebanhos, abrangendo conhecimentos bioclimatológicos e genéticos para a produção de animais precoces, resistentes e de elevada produtividade;

ZOOTECNISTA: PROFISSIONAL DA PRODUÇÃO E PRODUTIVIDADE ANIMAL RESOLUÇÃO Nº 619, DE 14 DE DEZEMBRO DE 1994 RESOLUÇÃO Nº 619, DE 14 DE DEZEMBRO DE 1994 * Considerando que o Zootecnista tem formação técnica especializada, capaz de gerar e aplicar conhecimentos científicos na criação racional de animais domésticos e silvestres, explorados economicamente, objetivando a produtividade; * Considerando que deve possuir formação cultural, social e econômica, que o capacite a orientar e solucionar problemas na sua área de atuação, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida do homem; * Considerando que a produção animal caracteriza-se como campo prioritário de atuação do zootecnista nas suas áreas de Nutrição e Alimentação, Melhoramento Genético, Manejo da Criação, Fisiologia da Reprodução, Planejamento e Difusão de Tecnologias Zootécnica,

ZOOTECNISTA: PROFISSIONAL DA PRODUÇÃO E PRODUTIVIDADE ANIMAL Áreas de atuação do Zootecnista: Áreas de atuação do Zootecnista: * Supervisão e assessoramento na inscrição de animais em sociedades de registro genealógico e em provas zootécnicas; * Formulação, preparação, balanceamento e controle da qualidade das rações para animais; * Desenvolvimento de trabalhos de nutrição que envolvam conhecimentos bioquímicos e fisiológicos que visem melhorar a produção e produtividade dos animais;

ZOOTECNISTA : PROFISSIONAL DA PRODUÇÃO E PRODUTIVIDADE ANIMAL * Elaborar, orientar e administrar a execução de projetos agropecuários na área de produção animal; * Supervisão, planejamento e execução de pesquisas, visando gerar tecnologias e orientações à criação de animais ; * Desenvolver atividades de assistência técnica e extensão rural na área de produção animal;

ZOOTECNISTA: PROFISSIONAL DA PRODUÇÃO E PRODUTIVIDADE ANIMAL * Supervisão, assessoramento e execução de exposições e feiras agropecuárias, julgamento de animais e implantação de parque de exposições; * Avaliar, classificar e tipificar carcaças; * Implantar e manejar pastagens envolvendo o preparo, adubação e conservação do solo; * Administrar propriedades rurais;

ZOOTECNISTA: PROFISSIONAL DA PRODUÇÃO E PRODUTIVIDADE ANIMAL * Avaliar e realizar peritagem em animais, identificando taras e vícios, com fins administrativos de créditos, seguro e judiciais; * Direção de instituições de ensino e de pesquisa na área de produção animal; * Regência de disciplinas ligadas à produção animal no âmbito de graduação, pós-graduação e em quaisquer níveis de ensino. * Desenvolvimento de atividades que visem à preservação do meio ambiente.

ZOOTECNISTA: PROFISSIONAL DA PRODUÇÃO E PRODUTIVIDADE ANIMAL –Resolução Nº 130, de 27 de julho de 1974 –Aprova o código de Processo Ético- Profissional –Resolução Nº 413, de 10 de dezembro de –Código de Ética Profissional Zootécnico; –Resolução Nº 582, de 11 de dezembro de –Dispõe sobre responsabilidade profissional (técnica) e dá outras providências

ZOOTECNISTA: PROFISSIONAL DA PRODUÇÃO E PRODUTIVIDADE ANIMAL MÓDULO - DISCIPLINAS MÓDULO - DISCIPLINAS 1..Morfofisiologia - Biologia Celular e Molecular, Embriologia, Histologia VII, Anatomia dos Animais Domésticos, Fisiologia dos Animais Domésticos, Bioclimatologia Zootécnica 1..Morfofisiologia - Biologia Celular e Molecular, Embriologia, Histologia VII, Anatomia dos Animais Domésticos, Fisiologia dos Animais Domésticos, Bioclimatologia Zootécnica 2.Profilaxia e Higiene Zootécnica - Microbiologia VII, Higiene e Profilaxia Zootécnica, Parasitologia Zootécnica 2.Profilaxia e Higiene Zootécnica - Microbiologia VII, Higiene e Profilaxia Zootécnica, Parasitologia Zootécnica 3.Ciências Exatas Aplicadas - Cálculo para Biociências, Estatística Aplicada à Zootecnia, Expressão Gráfica, Instalações Zootécnicas 3.Ciências Exatas Aplicadas - Cálculo para Biociências, Estatística Aplicada à Zootecnia, Expressão Gráfica, Instalações Zootécnicas 4.Ciências do Ambiente - Zoologia Zootécnica, Ecologia Aplicada à Zootecnia, Zootecnia Geral, Ecologia Aquática 4.Ciências do Ambiente - Zoologia Zootécnica, Ecologia Aplicada à Zootecnia, Zootecnia Geral, Ecologia Aquática

ZOOTECNISTA: PROFISSIONAL DA PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL E PRODUTIVIDADE ANIMAL 5.Ciências Agronôcicas 5.Ciências Agronôcicas Morfologia e Sistemática Vegetal, Fisiologia Vegetal, Fundamentos da Ciência dos Solos, Fertilidade e Manejo de Solos, Forragicultura I, Forragicultura II, Conservação de Forragens, Mecanização Agrícola Morfologia e Sistemática Vegetal, Fisiologia Vegetal, Fundamentos da Ciência dos Solos, Fertilidade e Manejo de Solos, Forragicultura I, Forragicultura II, Conservação de Forragens, Mecanização Agrícola 6.Ciências Econômicas e Sociais 6.Ciências Econômicas e Sociais Métodos e Técnicas de Pesquisa, Sociologia Rural I, Comunicação e Extensão Rural, Economia Rural, Administração Rural e Marketing 7.Genética, Melhoramento e Reprodução Animal 7.Genética, Melhoramento e Reprodução Animal Fundamentos de Genética, Genética Quantitativa, Melhoramento Genético Animal, Fisiologia e Técnicas de Reprodução Animal Fundamentos de Genética, Genética Quantitativa, Melhoramento Genético Animal, Fisiologia e Técnicas de Reprodução Animal 8.Nutrição, Alimentação e Industrialização 8.Nutrição, Alimentação e Industrialização Química Orgânica, Bioquímica IX, Nutrição de Não Ruminantes, Nutrição de Ruminantes, Alimentos, Alimentação e Aditivos, Industrialização de Produtos de Origem Animal, Carnes e Tipificação de Carcaças

ZOOTECNISTA: PROFISSIONAL DA PRODUÇÃO E PRODUTIVIDADE ANIMAL 9.Produção Animal 9.Produção Animal Apicultura, Avicultura I, Bovinocultura de Corte, Bovinocultura de Leite, Suinocultura, Caprino e Ovinocultura, Produção de Animais Aquáticos, Equideocultura, Bubalinocultura, Sericicultura, Carcinocultura, Piscicultura, Estraticultura, Ranicultura, Cunicultura 10.Estágio Supervisionado Estágio de final de curso, com a apresentação de relatório técnico circunstanciado; desenvolvimento de projeto de pesquisa com apresentação de relatório científico; em ambos os casos os relatórios deverão ser apresentados e aprovados por banca examinadora.% sobre a carga horária total do curso 11.Atividades Complementares Participação em disciplinas eletivas; estágios voluntários; trabalhos interdisciplinares, pesquisa e/ou iniciação científica; monitoria; extensão, apoio técnico (campo e laboratório), Publicação técnica-científica, apresentação de trabalhos em congressos, simpósios e seminários. -

ZOOTECNISTA: PROFISSIONAL DA PRODUÇÃO E PRODUTIVIDADE ANIMAL Carcinocultura – carcinos gênero de camarão que se pensou a criar. Carcinocultura – carcinos gênero de camarão que se pensou a criar. cultura – criação A Zootecnia foi o 1° curso a retomar a Aqüicultura (atividades afins) em 1960, na UNESP/JABOTICABAL, a âmbito CURRICULAR de ENSINO DE GRADUAÇÃO. Prof. Newton Castagnolli

ZOOTECNISTA: PROFISSIONAL DA PRODUÇÃO E PRODUTIVIDADE ANIMAL O ENSINO DA ZOOTECNIA NA UFRN BASEA-SE EM: O ENSINO DA ZOOTECNIA NA UFRN BASEA-SE EM: DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO; PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO; BIOSSEGURANÇA; BIOSSEGURANÇA;