A Sustentabilidade e a Gestão Ambiental nas Indústrias

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DESENVOLVIMENTO: Eqüitativo, Sustentado e Participativo
Advertisements

Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte – Tecnologia em Eventos
A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO AMBIENTAL NA INDÚSTRIA
Engenharia de produção
PRODUÇÃO MAIS LIMPA Conceitos e Ação da CETESB Meron Petro Zajac
Sustentabilidade Mudança de paradigma
CONHECENDO A AGENDA 21 NAS ESCOLAS AVANÇAR.
Sustentabilidade Desenvolvimento sustentável
Meio ambiente e desenvolvimento
S. A S. A Indústria e Comércio Ltda. Indústria Metalúrgica
PAPEL DO SETOR GOVERNAMENTAL NA PROMOÇÃO DA ROTULAGEM AMBIENTAL
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL (SGA).
Governança Corporativa e Responsabilidade Social
Desenvolvimento Sustentável
Agenda Introdução CEBDS Conceito de desenvolvimento sustentável
Desenvolvimento sustentável
Meio Ambiente e Desenvolvimento
As questões ambientais
SOCIEDADE DE CONSUMO. O último século pode ser caracterizado pelo desenvolvimento tecnológico, associado a um crescimento sem precedentes na produção.
Conceito de Desenvolvimento Sustentável
Copa do Mundo FIFA: Responsabilidade Social Corporativa Sustentabilidade nos Estádios da Copa Federico Addiechi Diretor de Responsabilidade Social.
Desenvolvimento Sustentável e a Necessidade de Respostas Estratégicas
RECURSOS NATURAIS Homem usa 20% a mais do que a Terra pode repôr
O Que é Meio Ambiente??.
RESPONSABILIDADE SOCIAL.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Lembrando a todos,
O ESTUDO DA NATUREZA E AS QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS
Instituto do Ambiente e Desenvolvimento, Universidade de Aveiro
O DESAFIO PARA O NOSSO FUTURO
EMPREGOS VERDES: COMPROMISSO BRASILEIRO
OLIMPÍADA DO MEIO AMBIENTE - OMA-
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
RESPONSABILIDADE SOCIAL
SUSTENTABILIDADE Paulo Cadete Ferrão.
O pensamento Neomalthusiano
Universidade Castelo Branco
A MORAL DA PARCIALIDADE
AS GRANDES CONFERÊNCIAS INTERNACIONAIS
5ª AULA Custos de Controle Ambiental na Geração de Energia Profª Drª Maria de Fátima Ribeiro Raia
DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL
[...] desenvolvimento sustentável é um processo de transformação no qual a exploração dos recursos, a direção dos investimentos, a orientação do desenvolvimento.
RIO 92 / ECO RIO Foi aprovado um documento contendo compromissos para o padrão de desenvolvimento do século XXI, denominando-o Agenda 21. Resgata, assim,
ENGENHARIA E MEIO AMBIENTE
Oportunidades para a Rotulagem Ambiental
Profª: Cristiane M. Zanini
A SONAE INDÚSTRIA E A VERTENTE DA GESTÃO AMBIENTAL O COMPROMISSO A Política Ambiental da SONAE INDÚSTRIA estabelece os seguintes princípios para a.
André Calábria Fernanda Chagas Gabriela Veras Isabela Andrade Janielle Cunhas Sofia Ramos.
Desenvolvimento Sustentável Sustentabilidade Corporativa
Prof. Ms.Juliano Ricardo Marques
Implantação ISO Marjana Eloísa Henzel.
CAMINHO SUSTENTÁVEL A opção consciente
DESENVOLVIMENTO: Eqüitativo, Sustentado e Participativo
Desenho e simulação de bioprocessos
Educação Ambiental Os programas de educação ambiental tem como ponto de partida a relação Homem-Natureza-Sociedade. É a educação como prática transformadora.
Sustentabilidade Dra. Susane Chang.
Ética e RSE Sérgio Caldas.
Mercado Ambiental no Brasil: Desenvolvimento e Perspectiva Mercado Ambiental no Brasil: Desenvolvimento e Perspectiva Ricardo Rose ADERES - Vitória, 24.
Desenvolvimento sustentavel
GOMES SOBRINHO, T. R. Curso de Design Centro de Ensino Superior do Amapá Curso de Design Design e Meio Ambiente Prof. Msc. Themístocles Raphael Gomes Sobrinho.
Sustentabilidade Sócio Ambiental
Políticas Sustentáveis A Terra funciona como um sistema: atmosfera, água, terra, biodiversidade e sociedade humana estão complexamente interligados.
MUDANÇAS NO CLIMA DO MUNDO
 Incapacidade do conhecimento humano de reproduzir a biosfera- Caso Biosfera 2  Qatar - Criação da ilha para a Copa de 2022  Ilha de Oryx Qatar; 
O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
EVOLUÇÃO DA GESTÃO AMBIENTAL
Lixo Zero – uma jornada para o desenvolvimento sustentável
-Aula 01- Conceitos de Design, Sustentabilidade e meio ambiente
ASPECTOS DA ROTULAGEM AMBIENTAL
Gestão Ambiental Prof. Me. Jaime Frajuca Engenharia de produção
Transcrição da apresentação:

A Sustentabilidade e a Gestão Ambiental nas Indústrias Nilton Cezar de Azevedo V Conferência Internacional sobre Sistemas de Gestão BUREAU VERITAS

Desenvolvimento Sustentável Como definido pela Comissão Brundtland: Aquele que atende às necessidades do presente, sem comprometer a possibilidade das gerações futuras atenderem às suas próprias necessidades.

Desenvolvimento Sustentável O que significa na prática? Se não entendemos bem um problema complexo, dificilmente encontraremos uma boa solução.

Desenvolvimento Sustentável Conceito complexo e controverso. Envolve as dimensões: ambiental tecnológica econômica social cultural política Exige: mudanças profundas na forma de pensar, agir, produzir e consumir; vontade política para implementar as mudanças; participação democrática de todos nas decisões necessárias.

Três Grandes Dimensões do Desenvolvimento Sustentável 1. Esgotamento dos Recursos Naturais Primeiro Relatório do Clube de Roma Limites do Crescimento, 1971 Estocolmo 1972

I Relatório do Clube de Roma - Limites do Crescimento (1971) -

Três Grandes Dimensões do Desenvolvimento Sustentável 1. Esgotamento dos Recursos Naturais Primeiro Relatório do Clube de Roma Limites do Crescimento, 1971 Estocolmo 1972 2. Limites da Biosfera p/ Assimilar Resíduos e Poluição Problemas Ambientais em escala global Nairobi 1982 Além dos Limites, 1992

2 Fonte de dados: Até 1958: medidas tomadas em bolhas de ar aprisionadas em núcleos de Gelo na Antártica Após 1958: medidas diretas realizadas na atmosfera pelo Observatório Mauna Loa no Havaí

Além dos Limites   Em 1992, o modelo matemático do I Relatório do Clube de Roma foi atualizado, com dados mais precisos, e usando computadores mais poderosos. Os resultados confirmaram o perigo do esgotamento de recursos naturais, e que estavamos jogando na Biosfera mais resíduos e poluição do que ela estava conseguindo absorver. (Beyond the Limits, Dennis e Donella Meadows)

Cenário 1

Acumulação de resíduos e poluição na atmosfera. methane 1.2 1.8 0.6 1800 1900 2000 ppm dióxido de carbono 310 360 260 1800 1900 2000 ppm óxido nitroso 290 310 280 1800 1900 2000 ppb 300 CFC-11 0.1 0.3 1800 1900 2000 ppb 0.2

III Relatório do Clube de Roma Para Uma Nova Ordem Mundial (1976) “Muito antes de esgotarmos os limites físicos do nosso planeta ocorrerão grandes convulsões sociais provocadas pelo grande desnível existente entre a renda dos países ricos e dos países pobres.”  Necessidade de redução da pobreza no mundo.

Três Grandes Dimensões do Desenvolvimento Sustentável 1. Esgotamento dos Recursos Naturais Primeiro Relatório do Clube de Roma Limites do Crescimento, 1971 Estocolmo 1972 2. Limites da Biosfera p/ Assimilar Resíduos e Poluição Problemas Ambientais em escala global emergentes Nairobi 1982 Além dos Limites, 1992 3. Questão Social Terceiro Relatório do Clube de Roma Por uma Nova Ordem Internacional, 1976 Nosso Futuro Comum, 1987 Rio 1992

Desenvolvimento Sustentável Aquele que atende às necessidades do presente, sem comprometer a possibilidade das gerações futuras atenderem às suas próprias necessidades. Respeita a capacidade de suporte da biosfera. Contribui para redução da pobreza. Melhora a qualidade de vida.

Condições para Atingir O que Significa na Prática Desenvolvimento Sustentável Condições para Atingir O que Significa na Prática 1) Garantir a disponibilidade dos Recursos Naturais Limites do Crescimento, 1971 Estocolmo 72 Nosso Futuro Comum, 1987 Além dos Limites, 1992 Recursos naturais renováveis: não devem ser usados em velocidade superior a da natureza em renová-los; Recursos naturais não renováveis: não devem ser usados em velocidade superior a do desenvolvimento de tecnologias que permitam substituí-los quando se tornarem escassos; Conservar a base ambiental (solo, água, biodiversidade, clima); Estabilização da população mundial; Produção mais eficiente (redução do uso de materiais e energia e reciclagem); Melhoria da educação em todo os níveis

Desenvolvimento Sustentável - continuação - Condições para Atingir O que Significa na Prática 2) Respeitar os Limites da Biosfera de Assimilar Resíduos e Poluição Nairobi 1982 Nosso Futuro Comum, 1987 Rio 92 Além dos Limites, 1992 Substâncias/resíduos não devem ser produzidos e jogados na biosfera com uma velocidade superior a capacidade de sua degradação e reintegração aos ciclos naturais; Usar substâncias mais biodegradáveis e menos tóxicas; Produção mais limpa, com redução da geração de resíduos; Aumentar a durabilidade dos produtos; Reciclar (principalmente recursos não renováveis); Conservação da base ambiental; Estabilização da população mundial; Melhoria da educação em todos os níveis.

Desenvolvimento Sustentável - continuação - Condições para Atingir O que Significa na Prática 3) Resolver a Questão Social Para uma Nova Ordem Internacional, 1976 Nosso Futuro Comum, 1987 Rio 92 o) Reduzir/eliminar a pobreza mundial: facilitar o comércio de produtos e matérias primas dos países em desenvolvimento. aumentar a ajuda oficial ao desenvolvimento para 0,7% do PNB dos países industrializados. promover a transferência de tecnologias eco-eficientes para os países em desenvolvimento. p) Conservação da base ambiental; q) Estabilização da população mundial; r) Melhoria da educação em todos os níveis.

Desafios para o Futuro Crescimento populacional Ano População Mundial 1650 0,5 bilhão 1900 1,5 bilhões 2000 6 bilhões 2100 11 bilhões Entre 2000 e 2100, mais de 90% do crescimento populacional acontecerá nos países em desenvolvimento.

25% da população mundial consomem: Desafios para o Futuro 2. Consumo Mundial 25% da população mundial consomem: 85% dos produtos da madeira; 75% dos metais extraídos; 75% da energia primária produzida; 50% do alimento produzido.

Os avanços tecnológicos poderão garantir a sustentabilidade da biosfera ou serão necessárias mudanças mais profundas, como padrões de vida mais baixos nos países desenvolvidos?

Gerenciamento Ambiental Evolução Histórica do Gerenciamento Ambiental Anos 50/60 Desenvolvimento de padrões de qualidade ambiental e de emissão de poluentes Diluição nas águas e no ar (chaminés) Meio Ambiente “livre” ou “quase livre” (ênfase no aumento da produção) Inexistência de responsabilidade ambiental corporativa

Gerenciamento Ambiental Evolução Histórica do Gerenciamento Ambiental Anos 70/80 Sistemas de licencia- mento de indústrias com avaliação de impacto Ambiental. Legislação comando e controle. Controle no Final do pro- cesso (“end of the pipe”) Atitude Reativa: apenas cumprimento das Normas (quando obrigado) Responsabilidade ambi- ental corporativa isolada Anos 50/60 Desenvolvimento de padrões de qualidade ambiental e de emissão de poluentes Diluição nas águas e no ar (chaminés) Meio Ambiente “livre” ou “quase livre” (ênfase no aumento da produção) Inexistência de responsabilidade ambiental corporativa

Gerenciamento Ambiental Evolução Histórica do Gerenciamento Ambiental Anos 90 Códigos voluntários de conduta (ISO 14000). Instrumentos econômicos (tipo poluidor/pagador) Produção mais Limpa e Avaliação do Ciclo de Vida de produtos Atitude pró-ativa: além do cumprimento das normas Integração total da res-ponsabilidade ambiental na estrutura empresarial Anos 70/80 Sistemas de licencia- mento de indústrias com avaliação de impacto Ambiental. Legislação comando e controle. Controle no Final do pro- cesso (“end of the pipe”) Atitude Reativa: apenas cumprimento das normas (quando obrigado) Responsabilidade ambi- ental corporativa isolada Anos 50/60 Desenvolvimento de padrões de qualidade ambiental e de emissão de poluentes Diluição nas águas e no ar (chaminés) Meio Ambiente “livre” ou “quase livre” (ênfase no aumento da produção) Inexistência de responsabilidade ambiental corporativa

“Instalações com fraco desempenho ambiental não são (na maioria dos casos) mais lucrativas do que as ‘mais limpas’ no mesmo ramo industrial. Isto é verdade até para as indústrias com alto potencial poluidor.” Robert Repetto, “Jobs, Competitiveness and Environmental Regulation: What Are The Real Issues?” World Resources Institute, March 1995.

Eco-Eficiência 1. 3M implantou o Programa 3P em 1975 Até 1998 - Economizou US$ 790 milhões 2. SC Johnson Wax implantou Programa de Eco-Eficiência em 1990 Até 1998 - Produção: cresceu + de 50% Resíduos: reduziu 50% Economia anual: + de US$ 20 milhões 3. Ford Motor Co. no Reino Unido contratou Du Pont para gerenciar a pintura dos automóveis.

Esta é a nova realidade competitiva.” “A indústria tem uma visão de desempenho ambiental integrado para o próximo século. Nem todas as empresas tem esta visão ainda, mas a maioria está tentando. Aquelas que não estão tentando não serão problema a longo prazo, simplesmente porque elas não sobreviverão. Esta é a nova realidade competitiva.” E.S. Woolard Jr, Presidente, Du Pont.

Responsabilidade Social Corporativa é o comprometimento permanente dos empresários em adotar um comportamento ético e contribuir para o desenvolvimento econômico, melhorando simultaneamente a qualidade de vida de seus empregados e suas famílias, da comunidade local e da sociedade como um todo. - Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável, 1998

Importância do Meio Ambiente no Comércio Internacional Criação da OMC em 1995, com Comitê de Comércio e Meio Ambiente. Normas Internacionais voluntárias, com ISO 14001, estão influenciando o comércio internacional. Importância da participação efetiva dos países em desenvolvimento na aprovação das normas internacionais.

Por que as empresas decidiram certificar-se pela ISO 14001?* Competir melhor nos mercados interno e externo Promover a imagem ambiental Melhorar o desempenho ambiental Reduzir custos, aumentar competitividade, minimizar riscos * ISO 14001: Lessons from the Early Adopters, by Beth Tener, Cutter Information Corp., 1999

Relatório Planeta Vivo 2002 – WWF A humanidade já consome 20% mais recursos naturais do que o planeta é capaz de repor. Se a produção de alimentos e de bens de consumo não for aprimorada, a partir de 2030 haverá uma queda considerável na qualidade de vida.

Relatório do PNUMA* 10 após a RIO 92: “There is a growing gap between the efforts of business and industry to reduce their impact on the environment and the worsening state of the planet”. Principais motivos: 1) apenas um pequeno numero de empresas está tentando ativamente atingir a sustentabilidade; 2) as melhorias estão sendo suplantadas pelo crescimento econômico e pelo aumento da demanda por produtos e serviços (“rebound effect”). *Baseado em relatórios de sustentabilidade global de 22 sectores industriais (incluindo Alumínio, Automotivo, Químico, Carvão, Eletricidade, Fertilizantes,Alimentos e Bebidas, Siderúrgico, Petróleo e Gás.) www.uneptie,org/outreach/wssd/sectors/reports.htm

There is no Alternative.” “O Desenvolvimento Sustentável não é uma opção fácil. Nós precisamos apoiar uns aos outros, dividir problemas, experiências e idéias. Este é o objetivo de uma recente publicação da Shell: There is no Alternative.” Philip Watts, Presidente do Comitê de Diretores Gerentes, Royal Dutch/Shell, no Business Day/WBCSD, Johannesburgo, 10 de Setembro de 2002.