Críticos, criativos, cuidantes Leonardo Boff

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
- Educar -.
Advertisements

Técnicas Educativas e Processos Grupais
Capítulo II Nas fontes da espiritualidade educativa passionista
Dois modos de ler a Bíblia.
DA ARTE À REFLEXÃO ANA SOARES ANABELA ROSMANINHO.
Cultura.
Pensamento Quântico, Poder Pessoal e Prosperidade
Presta atenção ao que te rodeia e descobre um mundo cheio de sons!
Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós.
- EDUCAR -.
DESPEDIDA DUM GÉNIO CLIQUE.
SUSTENTABILIDADE E SAÚDE
Nicolau Maquiavel e o Nascimento do Realismo Político
EDUCAÇÃO AMBIENTAL (E.A)PARA EDUCADORES
O PODER DO PENSAMENTO Jael Klein Coaracy.
Ah! O amor... Mario Quintana.
A fonte do contentamento, da paz, da segurança e da coragem no dia a dia da vida Lucas 12:13-21.
- Educar -.
O DESTINO DE CADA UM....
Educar.
Um dos lindos segredos de cura interior é viver intensamente cada momento do dia e da própria vida. Existe uma beleza escondida em cada fase de nossa jornada.
“Um Gênio se Despede” Gabriel García Márquez se retirou da vida pública por razões de saúde: câncer linfático. Agora, parece, que é cada vez mais grave.
- Educar -.
- EDUCAR -.
Ensaios Pedagógicos PARA UMA CULTURA DAS DIFERENÇAS Lino de Macedo
Aprendi LIGUE O SOM... Click p/mudar slide Colacio.j.
IPÊS DO BRASIL Por
- Educar -.
(ESE – CAP. XVIII, FINAL DO ITEM 9)
UMA BOA PARCERIA PARA TRANSFORMAR E ABENÇOAR A SUA VIDA
Verbo Língua Portuguesa.
Quarta-feira de cinzas
Acaso.
AULA 06 HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA I.
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
"O DESTINO DE CADA UM".
Um Presente Diferente Letícia Thompson.
PROFESSORA ZÉLIA TURIBIO
1ª aula Profª Karina Oliveira Bezerra
- Educar - “Educar é mostrar a vida a quem ainda não a viu. O educador diz: “Veja!” - e, ao falar, aponta. O aluno olha na direção apontada e vê o que.
22/08/2031 Profª Karina Oliveira Bezerra
Afirmações Para Luz Divina.
EDUCAÇÃO PARA VIDA: PARTE II Educação para Vida: Princípios, Conceitos e Tecnologias.
"O DESTINO DE CADA UM".
- Educar -.
O BRINCAR E A BRINCADEIRA
– Educar – Rubens Alves.
O Destino de cada um By Vilma Galvão.
NO ESFORÇO DE COMPREENDERMOS A REALIDADE
VT 1 A CRIAÇÃO.
SITUAÇÕES.
Você será abençoado ao ler, meditar e praticar
30 ANOS DE DEDICAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DO SER HUMANO.
A mensagem Fundamental do Livro do Génesis
P E R E G R I N O RIQUEZA DA CAMINHADA Ensina a usufruir do que se avista, do mistério que trazemos em nosso íntimo, aproximando-nos também do aqui e agora.
ET 7: Formação de Professores UTILIZANDO DINÂMICAS PARA A CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O USO DE DROGAS E SEUS EFEITOS Ariana de Melo Borges; Kálita Cristina Marcelino.
- Educar - “Educar é mostrar a vida a quem ainda não a viu. O educador diz: “Veja!” - e, ao falar, aponta. O aluno olha na direção apontada e vê o que.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
Textos e citações do Rubem Alves
Abandone essa ideia de mudar o mundo…
CRIATIVOS e CRÍTICOS: FORMAÇÃO SINDICAL
Luz Maria Alice Cerqueira.
UNIP Setembro/2011 Profa.: MSc. Carolina Brum. CAP. 1: A respeito da Fenomenologia  Método Fenomenológico de conhecimento: problema da perspectiva no.
Conheça a Si Mesmo Shanta Gabriel.
A VITÓRIA QUE DEUS NOS DÁ SOBRE TUDO.
Aprendizagem Organizacional Luciano Thomé e Castro.
Na presença do Amor Pessoas que aprenderam a viver suas história de amor...
Transcrição da apresentação:

Críticos, criativos, cuidantes Leonardo Boff

Críticos, criativos, cuidantes Leonardo Boff Já se disse acertadamente que educar não é encher uma vasilha vazia mas acender uma luz. Em outras palavras, educar é ensinar a pensar e não apenas ensinar a ter conhecimentos. Estes nascem do hábito de pensar com profundidade. Hoje em dia conhecemos muito mas pensamos pouco o que conhecemos. Aprender a pensar é decisivo para nos situar autonomamente no interior da sociedade do conhecimento e da informação. Caso contrário, seremos simples caudatários dela, condenados a repetir modelos e fórmulas que se superam rapidamente. Para pensar, de verdade, precisamos ser críticos, criativos e cuidantes.

Somos críticos quando situamos cada texto ou evento em seu contexto biográfico, social e histórico. Todo conhecimento envolve também interesses que criam ideologias que são formas de justificação e também de encubrimento. Ser crítico é tirar a máscara dos interesses excusos e trazer à tona conexões ocultas. A crítica boa é sempre também auto-crítica. Só assim se abre espaço para um conhecimento que melhor corresponde ao real sempre cambiante. Pensar criticamente é dar as boas razões para aquilo que queremos e também implica situar o ser humano e o mundo no quadro geral das coisas e do universo em evolução.

Somos criativos quando vamos além das fórmulas convencionais e inventamos maneiras surpreendentes de expressar a nós mesmos e de pronunciar o mundo; quando estabelecemos conexões novas, introduzimos diferenças sutis, identificamos potencialidades da realidade e propomos inovações e alternativas consistentes. Ser criativo é dar asas à imaginação "a louca da casa" que sonha com coisas ainda não ensaiadas mas sem esquecer a razão que nos segura ao chão e nos garante o sentido das mediações.

Somos cuidantes quando prestamos atenção aos valores que estão em jogo, atentos ao que realmente interessa e preocupados com o impacto que nossas idéias e ações podem causar nos outros. Somos cuidantes quando não nos contentamos apenas em classificar e analisar dados, mas quando discernimos atrás deles, pessoas, destinos e valores. Por isso, somos cuidantes quando distinguimos o que é urgente e o que não é, quando estabelecemos prioridades e aceitamos processos. Em outras palavras, ser cuidante é ser ético, pessoa que coloca o bem comum acima do bem particular, que se responsabiliza pela qualidade de vida social e ecológica e que dá valor à dimensão espiritual, importante para o sentido da vida e da morte.

A tradição iluminista de educação tem enfatizado muito a dimensão crítica e criativa e menos a cuidante. Esta é hoje urgente. Se não formos coletivamente cuidantes esvaziaremos a crítica e a criatividade e podemos pôr tudo a perder, o bem viver em sociedade com justiça mínima e paz necessária e as condições da biosfera sem as quais não há vida. Albert Einstein despertou para a dimensão cuidante de todo saber quando Krishnamurti o interpelou: Em que medida, Sr. Einstein, a sua teoria da relatividade ajuda a minorar o sofrimento humano? Einstein, perplexo, guardou nobre silêncio. Mas mudou. A partir daí se comprometeu pela paz e contra as armas nucleares. Em todos os âmbitos da vida, precisamos de pessoas críticas, criativas e cuidantes. É condição para uma cidadania plena e para uma sociedade que sempre se renova. Tarefa da educação hoje é criar tal tipo de pessoas. Fonte: www.leonardoboff.com - artigos - 2004JB