Documento de Requisitos

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Labyrinth MESS – Mobile Entertainment and Software Solutions
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Documento de Requisitos Labyrinth MESS – Mobile Entertainment and Software Solutions

Introdução Empresa Produto : Labyrinth Perspectiva Diagramas Requisitos Funcionais Requisitos Não Funcionais

EMPRESA Nome: Interesses: Site: MESS : Mobile Entertainment and Software Solutions Interesses: Desenvolvimento de Softwares para telefonia móvel. Site: www.messolutions.kit.net

Labyrinth Jogo para celulares que suportam J2ME. Características: Divertido Emocionante Exige do jogador: Agilidade Raciocínio Efeitos sonoros Três níveis de jogo.

Labyrinth Regras: Desvendar o labirinto de cada fase do jogo; Chegar ao final do labirinto: Sem ultrapassar o tempo limite; Possuindo Vidas.

Perspectiva Restrição de Memória: Plataforma testada: Atores: Possuir tamanho máximo de 64kb. Plataforma testada: Nokia Série 40. Atores: Usuário (jogador) : pessoa que utilizará jogo; Chamada : ligação recebida pelo usuário.

Diagrama de Casos de Uso

Diagrama de Casos de Uso

Requisitos Funcionais Controle de Informação e Configuração Iniciar Jogo [RF CIC 01] Prioridade: Essencial Descrição: Usuário deve estar no menu principal. O sistema inicializa um novo jogo com as configurações atuais (som, nível, vidas, tempo). Continuar Jogo [RF CIC 02] Prioridade: Desejável Usuário deve estar no menu principal e ter abandonado um jogo anteriormente. O sistema lê o arquivo de configuração e reinicia o jogo no instante em que parou (estágio, tempo, vidas, posição, pontuação, dificuldade).

Requisitos Funcionais Controle de Informação e Configuração Mostrar Informações na tela: Mostrar Recordes [RF CIC 03] Prioridade: Desejável Descrição: Sistema mostra conteúdo do arquivo de recordes Mostrar Informações [RF CIC 04] Descrição: Sistema mostra informações do software Mostrar Instruções [RF CIC 05] Prioridade: Importante Descrição: Sistema mostra instruções de como jogar. Mostrar Créditos [RF CIC 06] Descrição: Sistema mostra o nome da empresa e deselvolvedores.

Requisitos Funcionais Controle de Informação e Configuração Modificar Nível Inicial [RF CIC 07] Prioridade : Desejável Descrição : Usuário seleciona o nível do jogo (fácil, médio, difícil). Sistema modifica o arquivo de configuração. Configurar Som [RF CIC 08] Prioridade : Importante Descrição : Usuário opta por habilitar ou desabilitar efeitos sonoros. Sistema armazena nova configuração. Sair [RF CIC 09] Prioridade : Essencial Descrição : Usuário opta por sair do sistema. Sistema salva as configurações e finaliza o programa.

Requisitos Funcionais Controle do Jogo Inicializar Jogo/Fase [RF CJ 01] Prioridade : Essencial Descrição : Sistema carrega configuração de uma nova fase (jogo) do arquivo (som, nível de dificuldade, quantidade de vidas e tempo para completar estágio) e do sistema (labirinto). Movimentar Jogador [RF CJ 02] Descrição : Usuário seleciona a(s) tecla(s) de movimentação. O sistema movimenta o personagem na direção especificada. Som de Movimento [RF CJ 03] Prioridade : Desejável Descrição : Efeitos sonoros devem estar habilitados. O sistema emite som indicando movimento do personagem ao movimentá-lo na direção especificada.

Requisitos Funcionais Controle do Jogo Som de Momentos Finais [RF CJ 04] Prioridade : Desejável Descrição : Contador de tempo com valor menor ou igual a 10. Sistema emite som alertando o jogador que o tempo para finalizar está acabando. Timer [RF CJ 05] Descrição : Sistema inicilaiza o timer com o valor máximo de tempo para finalizar a etapa. O contador é decrementado a casa segundo até chegar a zero ou ser interrompido. Vibrar [RF CJ 06] Descrição : Aparelho com vibracall ativado e contador de tempo <= 10 : sistema interage com a bateria fazendo-a vibrar, até o contador chegar a zero ou ser interrompido.

Requisitos Funcionais Controle do Jogo Finalizar Jogo [RF CJ 07] Prioridade : Essencial Descrição : O jogo é finalizado em duas situações: Usuário perde o jogo : ao perder suas vidas e não desvendar o labirinto. Usuário vence o jogo: desvenda os labirintos de todas as fases no tempo determinado. Sair do Jogo [RF CJ 08] Descrição : O sistema salva as configurações do jogo no arquivo de configuração. O sistema retorna a tela do menu principal. Adicionar Recorde [RF CJ 09] Prioridade : Desejável Descrição : O sistema verifica se a opção obtida é maior do que alguma das pontuações armazenadas no arquivo de recorde. Se sim, o sistema reescreve o arquivo adicionando a nova pontuação e as iniciais do jogador.

Requisitos Não Funcionais Tempo de Resposta [RNF 01] Prioridade : Importante Descrição : O usuário não deve esperar mais de 2(dois) segundos, em média, para visualizar a nova posição do cursor no menu ou do jogador no labirinto. Interface Intuitiva [RNF 02] Descrição : Oferecer ao usuário a possibilidade de usufruir de suas disponibilidades principais de maneira rápida e fácil. Pouco Processamento [RNF 03] Prioridade : Essencial Descrição : Programas que não exijam muito processamento nem memória.

TEAM Lamberto Augusto (laon) Millena de Andrade (maag) Onildo Ferraz (olsff) Pedro Lages (plm) Pedro Montenegro (pmr) Williams Thiago (wtoa)