INFORMES GERAIS 1º/2015 AULA Nº 0 CURSO: Engenharia Civil

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INTRODUÇÃO Ricson Rocha de Souza Departamento de Engenharia Mecânica
Advertisements

Profa. M.Sc. Yáskara Menescal
Curso: Engenharia da Computação 2009/1
Estatística Descritiva Aula 01
Faculdades de Estudos Sociais do Paraná FESP
MBA GESTÃO DE ENERGIA Coordenação Prof. Dr. Rodrigo Cutri
INTRODUÇÃO Ricson Rocha de Souza Departamento de Engenharia Mecânica
Física IV Prof. Dante Mosca
AVALIAÇÃO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PARÁ
FUNDAMENTOS DO TURISMO 1 (FT1X1)
NORMAS DO CURSO Licenciatura em Letras-Inglês Modalidade a Distância
Física Geral e Experimental I Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti
Ana Paula L. Ambrósio Fábio M. Costa
Acrescentar um Envio de Arquivo Único Permite criar uma atividade para os alunos enviarem trabalhos, com prazo final, nota, tamanho de arquivo, etc.
Instituto Federal de Alagoas – Campus Satuba
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
FÍSICA Física é um termo com origem no Grego “physis” que significa “natureza”. É a ciência que estuda as leis que regem os fenômenos naturais suscetíveis.
ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE
Campus de Caraguatatuba Aula 1: Orientações Gerais
Introdução a Engenharia de Alimentos
Bem-vindos! Instrumento de Apoio ao Trabalho
AVALIAÇÃO LABORATORIAL EM UNIDADES CURRICULARES COM COMPONENTE EXPERIMENTAL: CASO PRÁTICO DA UNIDADE CURRICULAR QUÍMICA-FÍSICA, FFUP Marcela Segundo, Inês.
MA 311 Cálculo III Descrição
Apresentação da disciplina Professor Thiago França.
Introdução à Engenharia
1º/2015 Física na Idade Moderna AULA Nº 3 CURSO: Engenharia Civil
Fep 114 Física Experimental II (Lab II) Marcus Paulo Raele
Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na área de logística.
Computação Científica
PIPA (Programa de Iniciação às Práticas Administrativas)
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADA À ENGENHARIA
1º/2015 q Eletricidade e Seus Conceitos AULA Nº 6
TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES Algoritmos e programação de computadores Aula /08/2011 Professor Leomir J. Borba-
NOTAÇÃO CIENTÍFICA 1º/2015 AULA Nº 1 CURSO: Engenharia Civil
TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS Aula /08/2011 Professor Leomir J. Borba-
ENGENHARIA CIVIL COMPUTAÇÃO APLICADA Aula /08/2011 Professor Leomir J. Borba- –
Organização Normas e Qualidade
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Profª. Mestre Mauren L. Sguario Coelho de Andrade
FÍSICA Física é um termo com origem no Grego “physis” que significa “natureza”. É a ciência que estuda as leis que regem os fenômenos naturais suscetíveis.
Igor Steinmacher, MSc. EA31B - Computação I Engenharia Ambiental.
Laboratório de Mecânica
Prof. Ms. Andressa Paiva DISCIPLINA: Organização das Práticas Educativas.
Orientações iniciais sem Bem-vindos!. Técnicas de Negociação -Aula 1 – Profª.: Vilma Tupinambá, MSc.
TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS Aula /08/2011 Professor Leomir J. Borba-
2º/2015 MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME - MRU AULA Nº 1
Cálculo Diferencial e Integral I Aula de apresentação Profª Adriana Tozzi Primeiro Semestre 2014.
LEVEL 1: APRESENTAÇÃO DO CURSO ABORDAGEM: Desenvolvimento da competência comunicativa (leitura, oralidade e escrita) com ênfase em estratégias de aprendizagem.
Física Geral e Experimental 3
Física Geral e Experimental 3
Apresentação da Disciplina
Ivani de S. Bott Sidney Stuckenbruck Engenharia de Dutos – 2015 Monografias Como escrever?
Segurança Patrimonial PROFº LAURELLI Na Indústria:  Há 34 anos, sempre na área da Qualidade. Durante 7 anos implantando ISO 9000 e ISO e participação.
Apresentação da Disciplina Prof.ª Marielen A. C. da Silva Msc. em Desenvolvimento Rural Eng. Agrônoma Administração do agronegócio.
Engenharia de Software Ludimila Monjardim Casagrande 1º Semestre Plano da Disciplina.
Trabalho de Curso Regulamento Normatização da monografia.
Filosofia da linguagem
Gestão da Qualidade Aula 0 - Apresentação Aula 1
Filosofia da ciência.
Filosofia no Brasil.
DOCENTE: ANTÓNIO PEREIRA 26 de SETEMBRO DE  A aula começa às h  Têm dez minutos de tolerância, após este tempo não é permitido entrar na.
Curso: Engenharia de Produção Disciplina: Sistemas Térmicos Prof. Luis Roberto de Mello e Pinto.
Universidade Federal do Pampa Engenharia de Alimentos Química de Alimentos Profa. Valéria Terra Crexi Introdução a Engenharia de Alimentos.
 Enquadramento:  A UC de Inglês II surge inserida no curso de Marketing Turístico com o intuito de desenvolver a autonomia e o sentido crítico dos alunos,
ORIENTAÇÕES PARA OS SEMINÁRIOS
INFORMES GERAIS 2º/2017 AULA Nº 0 CURSO: Engenharia Civil
INFORMES GERAIS 1º/2017 AULA Nº 0 CURSO: Engenharia Civil
INFORMES GERAIS 2º/2016 AULA Nº 0 CURSO: Engenharia Civil
INFORMES GERAIS 1º/2018 AULA Nº 0 CURSO: Engenharia (Ciclo Básico)
INFORMES GERAIS 1º/2018 AULA Nº 0 CURSO: Engenharia Civil
Transcrição da apresentação:

INFORMES GERAIS 1º/2015 AULA Nº 0 CURSO: Engenharia Civil DISCIPLINA: Tópicos de Física Geral e Experimental PROFº: MSc. Demetrius Leão 1º/2015

O que aprenderemos nessa disciplina? Teoria: Física da Antiguidade. Modelos planetários (Ptolomeu e Copérnico). Física da Renascença. Galileu, Newton e a Revolução Científica. Física e Revolução Industrial. Einstein, Planck e a Física Moderna. Física e Época Contemporânea. Física e Sociedade. Prática: Experimentos, desenvolvimentos, demonstrações, discussão de problemas e seminários em Física Geral e Experimental.

Avaliação NP1 (Avaliação 1): 10 pontos Laboratório (Lab) – 2,00 pontos; Trabalhos escritos (Listas de exercícios - LE) 2,0 pontos; Avaliação Individual Escrita (AIE) – 6,0 pontos NP1 = Lab + LE + AIE

Avaliação NP2 (Avaliação 2): 10 pontos Laboratório (Lab) – 2,00 pontos; Trabalhos escritos (Listas de exercícios - LE) 2,0 pontos; Seminários (Sem) – 6,0 pontos NP2 = Lab + LE + Sem

Critérios para aprovação Será aprovado sem a necessidade de qualquer outra atividade avaliativa, o aluno que obtiver frequência mínima em 75% das aulas e Média Semestral (MS) igual ou superior a 7,0 (Sete). MS = (NP1 + NP2)/2 Se a MS for menor que 7,0 (Sete), o aluno será submetido a um exame (onde será abordado todo conteúdo ministrado no semestre), quando lhe será atribuída uma nota EX. Nesse caso, a Média Final (MF) da disciplina será a média aritmética simples entre MS e EX. Assim: MF = (MS + EX)/2 Se a MF for igual ou maior que 5,0 (Cinco), o aluno estará aprovado na disciplina. Se a MF for menor que 5,0 (Cinco) o aluno estará reprovado na disciplina e ficará sujeito ao regime de dependência da disciplina.

O QUE É A FÍSICA? Física é a ciência que estuda a natureza em seus aspectos mais gerais. O termo vem do grego φύσις (physiké), que significa natureza. Atualmente, é dificílimo definir qual o campo de atuação da física, pois ela aparece em diferentes campos do conhecimento que, à primeira vista, parecem completamente descorrelacionados.

A FÍSICA NA ENGENHARIA... A função da engenharia é a de criar coisas e, independente da engenharia (elétrica, mecânica, etc), a física está presente. A física é aplicada na engenharia civil , por exemplo, em construções. É preciso calcular a força aplicada nas vigas, a pressão de fluidos em condutos, resistência mecânica e etc. Devemos entender a física como uma ferramenta de trabalho do engenheiro.

QUE HABILIDADES DEVO DESENVOLVER COMO UNIVERSITÁRIO? Organização e ritmo de estudos (individual e coletiva, em pequenos grupos). Autonomia para estudar conceitos de matemática e física básica essenciais para o desenvolvimento de cálculos e situações problema. Maturidade (em sentido amplo): Aproveitamento das aulas, cooperação com andamento das aulas durante momentos de exposição de assuntos; Independência para buscar conhecimentos além daqueles que são repassados em sala;

ACOMPANHE A DISCIPLINA PELA INTERNET Página com as aulas e listas de exercícios: Palavra-chave no Google: “A Física tá complicada?” http://simplephysicsbr.wordpress.com/ E-mail: demetriusleao0@gmail.com

BEM-VINDOS À ENGENHARIA CIVIL!