O lugar onde vivo Público alvo: 7ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Vicente Bertoni. Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Patrícia.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Advertisements

ESTUDANDO RELATOS PESSOAIS DE EXPERIÊNCIA VIVIDA
Aprendendo a pensar A maioria das aulas que tive foi expositiva. Um professor, normalmente mal pago e por isso mal-humorado, falava horas a fio, andando.
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ensinando e aprendendo com as TIC
E. E. BRAZ SINIGÁGLIA PROJETO: MEIOS DE COMINICAÇÃO.
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
Igor Uma escola do interior do Brasil decidiu acolher em suas aulas crianças surdas, dentre as quais Igor, um aluno vindo de uma escola especial para crianças.
EMEF PRESIDEU AMORIM PROJETO “QUEM SOMOS”
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BRAGANÇA FACULDADE DE LETRAS DISCIPLINA: VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E ENSINO DO PORTUGUÊS PROFESSORA: TABITA.
Escola Est. De Ens. Fund. São Vicente de Paula – Erechim
DISCIPLINAS: Língua Portuguesa e História Área: Linguagens, códigos e tecnologias Início: Março Término: Dezembro Título: MEMÓRIAS DE NOVA ANDRADINA Temática:
Pesquisa: Resultados do EMIEP
ALFABETIZANDO UM DOWN.
Professora: Rosana Santos
Mobilização da Comunidade Escolar
CRONOGRAMA 8h15: Enquete: Mascote Galo
Emilly Kely, Tainá Dias e Fernando Santana - 2 PPN
Quando falamos em aprender...
Questionário Sociolinguístico
CRÔNICAS.
MODALIDADES ORGANIZATIVAS
2ª Etapa Minha escola é noticia
Rodas de leitura, conversando sobre livros
WEBEQUEST ÁGUA:USAR BEM PARA TER SEMPRE PÚBLICO – ALVO: 6º ANO B DISCIPLINA: GEOGRAFIA PRODUZIDO POR RAQUEL ZAGONEL 2012.
Colocar o dedo no ar, para poder falar
Curso de Especialização em Mídias na Educação
Sugestão de Atividade:
Prova Bimestral do Sistema de Avaliação da Educação Básica do
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
Elaboração da pesquisa científica: 4 fases
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Coordenadora: Josandra Araújo Barreto
Atividade pedagógica utilizando um recurso tecnológico
PROJETO.
A INDISCIPLINA NA ESCOLA
Equipe responsável pela produção
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
Como elaborar um plano de aula
Oficina Concurso Tempos de Escola. O que estas imagens representam para você?
Passeio ecológico e visita a exposição no Gasômetro
Daniela Santana João Rodrigues Braga
Escola Municipal de Ensino Fundamental Martha Wartenberg
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Leitura e interpretação de texto
Escola Municipal de Ensino Fundamental Martha Wartenberg
TREINAMENTO DE PROFESSORES DO JUBA - BONSUCESSO.
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a docência. Pibid Universidade Estadual da Paraíba Sub projeto de Geografia Coordenadora: Josandra A. Barreto.
MEU PRIMEIRO BEIJO Sondagem O que significa o beijo para você?
Profª Vanessa M. Gasquez Tutora: Lina de Almeida Gattai
TATU-BOLA O PERSONAGEM MAIS IMPORTANTE DA COPA DO MUNDO NO BRASIL
WEBQUEST EMEF VITUS ensino FUNDAMENTAL 6º E 7º ANO.
PIBID - Subprojeto de Geografia no Assis Chateaubriand Professora Ms
PROFESSORES ENVOLVIDOS: ALESSANDRA LOPES DAIANE BARBOSA.
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PAIC EIXO EDUCAÇÃO INFANTIL
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
Memórias 5º ano - Itaim Maria Do Carmo Cordeiro Pelegrini.
PROJETO “LENDO E VIVENDO”
Como eu brinco? Conto, desenho e pinto.
Você vai escrever um conto em que o narrador será o personagem da história e também o protagonista dos acontecimentos.
Como produzir e conduzir a entrevista
Terra dos Monstros Fernanda Bispo – 2º ano.
ESTUDO DE CASO. Nome Data de nascimento - 13/01/2007 Idade_7 anos - Série – 2 ºsérie Deficiência –
RETOMANDO: ATIVIDADES A DISTÂNCIA 1- Acesse as atividades elaboradas pelos colegas, que estão disponíveis no acervo da Biblioteca do Material do Aluno,
POEMA PROPOSTA ALFABETIZAR LETRANDO
A escolha é sua: Webquest realizada por: Profissões Avaliação
 Introdução  Atividades realizadas no Colégio Tomaz Edson de Andrade Vieira  Atividades realizadas no Colégio Vital Brasil  Conclusão EXPERIÊNCIAS.
OFICINA: SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM Texto: Meu primeiro beijo.
EXEMPLOS DE QUESTÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA
Projeto Pixel Reunião com pais e alunos Projeto Pixel Março, 2014 Porto Alegre.
Transcrição da apresentação:

O lugar onde vivo Público alvo: 7ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Vicente Bertoni. Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Patrícia Lopes de Vargas

Introdução Conhecer o lugar onde vivemos nos ajuda a compreender os hábitos, a maneira de viver e a cultura da comunidade local. A história do lugar onde vivemos é também um pouco da nossa história.

Será que você realmente conhece o lugar onde vive? A história do lugar onde você vive pode ser descoberta através da conversa com pessoas idosas, que podem relatar lembranças bem interessantes e com detalhes, sentimentos e emoções de quem viveu e fez parte da história. A memória das pessoas mais experientes da comunidade é de extrema importância nesse processo de descoberta

Tarefa Etapa 1: Entrevista com alguém idoso da comunidade Tarefa Etapa 1: Entrevista com alguém idoso da comunidade. Sugestão de questões para a entrevista Qual é o seu nome completo e idade? Quanto tempo faz que o senhor(a) mora aqui nesta região? O senhor(a) lembra de algum fato marcante que tenha acontecido neste lugar, desde o tempo em que mora aqui? O que mais mudou desde o tempo em que o senhor(a) veio para cá? Quais são as principais diferenças? Em relação aos costumes, a cultura local, o que mudou e o que continua sendo preservado? Que mudanças melhoraram a vida aqui? Que mudanças pioraram? Quais eram as principais necessidades da comunidade na época em que veio morar aqui? Hoje, quais são as principais necessidades?

Etapa 2 Apresente a entrevista aos colegas de turma e a professora, salientando o que mais chamou sua atenção e o que de mais curioso você descobriu. Traga para a sala de aula objetos e fotos conseguidas com os entrevistados. Explique o que sabe sobre eles. Com auxílio da professora, organize uma exposição de objetos e fotos antigas para ser vista por alunos de outras turmas.

Processo Etapa 3: Pesquisa de aspectos históricos, geográficos e culturais Pesquise a história da chegada dos imigrantes italianos na serra gaúcha e a sua influência na cultura local; a importância do trem de cargas e passageiros nesta região. Incremente sua pesquisa com vídeos, recortes de jornais, música e poemas que retratem o lugar onde você vive. Procure as principais características geográficas desta região, no que diz respeito ao clima, a vegetação e a base da economia. Prepare uma apresentação de slides com esta pesquisa.

Recursos Etapa 4 Leia, compreenda e interprete diversos textos de memórias literárias (sugestão- site das olimpíadas de Língua Portuguesa). Pesquise as características deste tipo de texto (tempos verbais utilizados, marcas linguísticas de passado, emoções e sentimentos expressos, foco narrativo, etc). Analise as informações presentes neste gênero textual que permitem você conhecer um determinado lugar.

Etapa 5 Com base na entrevista realizada, escreva um texto de memórias literárias, narrando-a como se você tivesse sido o protagonista das lembranças, ou seja, como se você fosse o próprio entrevistado. Lembre-se de lançar mão de todas as características desde tipo de texto estudadas por você e seus colegas. O objetivo desta atividade é mostrar um pouco da história do lugar onde vive através de um texto que aborda lembranças de alguém que vive nesta comunidade.

Avaliação Entrevista: Você foi criativo na elaboração das questões e soube explorar o máximo de informações sobre o lugar onde vive? Leu, compreendeu e interpretou diferentes textos de memórias literárias? Estudou e compreendeu as características deste gênero textual? Soube utilizar as características aprendidas na produção de seu próprio texto? Aprendeu mais sobre a história do lugar onde você vive e conseguiu retratar isso através de um texto?