O estudo da logística e o modelo direto de negócio DELL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Alberto Martins Júnior
Advertisements

Q & A sobre o case da DELL Ilustrando o impacto das mudanças irreversíveis na cadeia de suprimento.
Unidade 08 19BY Inovação, Técnicas, Reciclagem e Sistemas de Informação centrados no Consumidor.
Unidade 2 Grupo: 14 G - Antônio Renato Almeida - Leandro Pacheco
Subgrupo Y – Grupo 19 J Lucas Seixas Gadelha Ana Carolina
Distribuição: como os objetos chegam até os pontos de venda/ cliente final
O estudo da logística e o modelo direto de negócio DELL
TECNOLOGIA EM GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL
Administração Estratégica João Carlos Bragança
Repensando a Logística
Unidade 6 O Mecanismo de pedir Alunos: Grupo 19V
Logística Empresarial
Elementos para o sucesso da estratégia de manufatura
Reflexos da Qualidade da Informação na Cadeia Logística
LOGÍSTICA DE SUPRIMENTOS
PREVISÃO DE VENDAS Carlos Roberto C. Almeida.
LOGÍSTICA Grupo 97..
“Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada”- Hong Yuh Ching
Atividade R05 Grupo 3 Turma 19.
“Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada”- Hong Yuh Ching
“Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada”- Hong Yuh Ching
Logística de Distribuição
Estudos de caso ARM Contábeis – 01 Plínio Borges 06/23857
Logística Integrada Resumo de tudo o que foi dado até hoje.
Questões Grupo: Andréia Pereira – 08/24674 Gustavo Portella – 09/44165
Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Departamento de Administração Disciplina: Administração de Recursos Materiais Professor: Guillermo José Asper Y. Valdes Turma:
Subgrupo G2 Rommel Agostini Cavalher Raphael Leon Peres Brocchi
O MECANISMO DE PEDIR Grupo: 19Q031.
UNIDADE 08 “LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO”
Cadeia de Suprimento Uma cadeia que engloba todos os estágios envolvidos, direta ou indiretamente, no atendimento de um pedido de um cliente. A cadeia.
UNIDADE 02 – ESTOQUES – DECISÕES ESTRATÉGICAS
Unidade 07 Dinâmica intraorganizacional – Processo interno visando atender demanda externa.
COMPONENTES: BRUNA PEREIRA BATISTA DE SOUZA 09/90701 GUSTAVO ALVES 09/95894 THAÍS REGIS COSTA 10/07378 CACILDA MARINHO 04/ DATA: 19/04/2009.
Perguntas U04 (pág. 39 à 53) Repensando a Logística Grupo: 19S SubGrupo 1 – Júlio e Rafael.
Logística Empresarial Unidade 2
Organização Industrial
Grupo 5: Bruno Fernandes Sugawara - 08/25620 Carla F. de Paula Reis - 09/57640 Gabriela Brito - 08/30178 Nadja Pires Nahuz - 09/47032 Yan Longo Silva -
Grupo 14C / Subgrupo Y Alunos: Vinicius Fernandes de Oliveira Leela Lacerda Francischeto.
Unidade 6 Grupo: 19W Luiza Marcus Vinícius Pamella Patricia
Os fluxos associados ao tipo de gestão de estoques
Unidade 4 As forças do mercado Alunos: Grupo 19V Carolina Roberta 09/08151 Eriberto Junior 09/23935 Natália Rocha 09/ Lucas Abdala 09/99857.
U07- Os Fluxos Associados ao tipo de gestão de estoques
Logística empresarial – Unidade 6 – Grupo 19N
Unidade 6 - O mecanismo de Pedir
Alunos : Gustavo Rodrigues Arthur Gonzalez Jaime Sánchez Elias Freitas.
Universidade de Brasília Logística Empresarial Grupo 19S SLIDES Júlio e Rafael.
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS
Repensando a Logística
As decisões estratégicas da Logística
Grupo 14J: Adriana Vasconcelos (Y) Igor Hadish (Y) Maria Izabella Lima (X) Suzane Gonçalves (X)
Q & A sobre o case da DELL Ilustrando o impacto das mudanças irreversíveis na cadeia de suprimento.
ILUSTRANDO O IMPACTO DAS MUDANÇAS IRREVERSÍVEIS NA CADEIA DE SUPRIMENTO Q & A sobre o case da DELL 1.
ILUSTRANDO O IMPACTO DAS MUDANÇAS IRREVERSÍVEIS NA CADEIA DE SUPRIMENTO Q & A sobre o case da DELL 1.
Enumere os fatores que têm afetado os distribuidores, tornando o papel futuro destes, incerto. - consolidação e estreitamento das bases do fornecedor e.
A estratégia competitiva de Michael E. Porter
Repensando a Logística
Alunos: Adelaide Amorim Daniel Oliveira Fillipe Janiques Rafael Figueiredo.
LOGÍSTICA U 001 Lara Fernanda Silveira
Introdução Inicialmente, o conceito de Logística estava relacionado com estratégia de guerra. O termo foi evoluindo até o que é conhecido hoje como ‘’Supply.
Elementos para o sucesso da estratégia de manufatura
Perguntas U06 Thiago Raymon Pedro Hatsuia. Pergunta n°1 Descreva o método de empurrar estoque.
Foco Atual da Logística Empresarial
INOVAÇÕES E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO CENTRADOS NO CONSUMIDOR E SUPPLY CHAIN Unidade 08.
Estratégia competitiva através da Cadeia de suprimentos
Planejamento da Movimentação de Mercadorias: Estratégia Logística
Pré-projeto Disciplina: Metodologia da Pesquisa Tecnológica
Logística Guilherme Zirke Junior Operação e Distribuição Física.
Demanda por moeda 4.1 Conceitos:
Transcrição da apresentação:

O estudo da logística e o modelo direto de negócio DELL Um convite à reflexão sobre: a Gestão da Cadeia de Suprimentos e a Adição de Valor ao Cliente Maio, 2010, Universidade de Brasilia

Modelo Dell, Pergunta (a) Segundo Pozo (2010) pag. 196. “Os recursos patrimoniais constituem os elementos primordiais para uma organização poder operar, produzir produtos e serviços que irão atender às demandas de mercados.” O que aprendeu no caso da Dell sobre o que constituiu elemento primordial em termos das instalações e dimensão do patrimonio requerido para em 1984 iniciar esse negócio em informática por Michael Dell?

Modelo Dell, Pergunta (b) Como se configura um canal de distribuição tradicional? O que quer dizer no texto “evitar o canal de distribuição.” Os canais de distribuição podem ser eliminados? Qual a mudança em termos de canal de distribuição introduzida pela Dell à época. Quem desempenha algum papel na distribuição de bens e serviços é um intermediário? Os intermediários são dispensáveis em que situações? Que papeis os intermediários e ninguém mais pode exercer? Sistemas de computação podem exercer o papel de intermediários?

Modelo Dell, Pergunta (c) Customização de configurações de equipamentos de computação tal como um alfaiate customiza o terno do presidente ou o vestido da primeira dama pode ser comandada remotamente pelo cliente? Como essa customização afeta os estoques nos diversos momentos da cadeia logística? Customização se relaciona com o modelo de venda direta? Como?

Modelo Dell, Pergunta (d) Viabilizar a montagem sob encomenda requer um fluxo contínuo na relação cliente-fornecedor nas diversas interações que esses papéis tem ao longo da Cadeia de Suprimento? A montagem sobre encomenda é compatível com um fluxo comandado pela oferta ou pela demanda? A montagem sobre encomenda é sinônimo de conduzir uma relação cliente-fornecedor em que o primeiro toma a iniciativa de demandar de seu fornecedor aquilo que de fato precisa?

Modelo Dell, Pergunta (e) Além de reduzir custos diretos com estocagem e indiretos com revendas o Modelo DELL de Negócios ou Modelo Direto de Negócios apresenta outras vantagens em termos de adição de valor ao cliente menos imediatas e óbvias do que a redução de custos? A obtenção de informação personalizada diretamente da fonte de quais são os desejos e anseios do cliente naquele instante de tempo, quanto ao produto de seu interesse? E a informação quanto aos serviços de que precisa para obter esse produto, tipo serviço de entrega, quanto tempo ele esta disposto a esperar pelo produto e quanto está disposto a pagar para reduzir esse tempo? Qual o valor dessa informação para a logística e como estabelecer Indicadores de Desempenho Logístico para avaliar a mesma?

Modelo Dell, Pergunta (f) O que muda na essencia dos processos de negócio logísticos com o Modelo DELL de Negócios? Qual a diferença de enxergar a empresa como um processo e ver a mesma como uma hierarquia onde se configura sua estrutura de poder, tomada de decisão e alocação de recursos?

Modelo Dell, Pergunta (g) A tecnologia da informação sem a adequação dos processos viabiliza o Modelo DELL de Negócios? É possível mudar a tecnologia e deixar os processos como estão?

Modelo Dell, Pergunta (h) A política de negócios da DELL de depender de fornecedores externos para a pesquisa e o desenvolvimento contrastou com política de negócios com um dos dinosauros mais sagrados da era da computação on-line, a DIGITAL. Explique de que forma isto ocorreu? Quais as diferenças entre as políticas de integração vertical e de integração horizontal nos processos de pesquisa, desenvolvimento, produção e distribuição?

Modelo Dell, Pergunta (i) De que modo a velocidade e a competitividade no mundo dos negócios de informatática atuais altamente voláteis, apresenta riscos estratégicos significativos a organizações verticalizadas? A visão da cadeia de suprimentos como alternativa à integração verticalizada apresenta que desafios? Como a DELL enfrenta esses desafios na busca de operar com o mesmo alto nível de comunicação de uma empresa verticalizada mesmo utilizado uma integração virtual?

Modelo Dell, Pergunta (j) O que é giro de estoque? Grosso modo quer dizer quantas vezes a venda no período (digamos de quatro meses) foi igual ao estoque médio nesse período. Ou seja se em média o estoque que permanece nas prateleiras é de 50 e vende-se 50 por mes o giro nos 4 meses foi 4. Agora no ramo de informática as características do valor do estoque são diferentes do que quando se estoca sal, por exemplo. No caso de produtos para PC , como monitores de video, a obsolecência é muito grande, logo custosa. Qual a medida que a DELL prefere usar ao invês de giro de estoque?

Modelo Dell, Pergunta (k) O que é valor ao cliente? Como o valor ao cliente é medido? Como a tecnologia de informação é utilizada apra aumentar o valor ao cliente na cadeia de suprimentos? Como a gestão da cadeia de suprimentos contribui para o valor ao cliente?

Modelo Dell, Pergunta (l) A DELL provocou sério impacto no sentido montante da cadeia de suprimentos, pois seus fornecedores se benefiaram de: (a) informações sobre .... e (b) pelo fato da DELL manter um nível de compras ...