P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D E P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D E C A N I N D É C A N I N D É V O C Ê F A Z P A R TE SECRETARIA DA EDUCAÇÃO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PAINEL DE BOAS PRÁTICAS EM
Advertisements

Atenção ao Servidor Recife julho/2011
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
PROJETO VIDA ATIVA PARCERIA SEMED/SEMCAS
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO Roberval Angelo Furtado Superintendente COORDENADORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Aparecida Campos Feitosa.
PAUTA DO ENCONTRO OBJETIVOS:
PLANO DA DRE CAMPO LIMPO
Compromisso Todos pela Educação Decreto n. 6
Decreto nº de 24 de abril de 2007
PDE - Plano de Desenvolvimento da Educação
Projeto TRILHAS e Rede de Ancoragem
CONVIVA EDUCAÇÃO: Ambiente Virtual
O psicólogo na Educação/Escolar UM BREVE HISTÓRICO
Cidade Educadora, Cidade Saudável
S PLANEJAMENTO 2014 FBB005-Chart avulso Bruno Faveri.
Clique aqui para começar a apresentação
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
DESAFIOS NA ARTICULAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR COM A EDUCAÇÃO BÁSICA
Portfólio de Estágio Supervisionado
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
QUESTÕES POLÍTICAS E PEDAGÓGICAS PARA UMA EDUCAÇÃO INFANTIL DE QUALIDADE PALESTRANTE:NILMA PAES BARRETO aLVES.
PNAIC- PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA MEC -
Metodologia de Monitoramento, Acompanhamento e Orientação
PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES
PORQUE É FUNDAMENTAL CONSOLIDAR O ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL
Políticas de Prevenção de Atendimento à Saúde dos Trabalhadores da Educação CONAE 2010 Maria de Fátima B. Abdalla
A Função do Professor Articulador
Um pouco da história. Um pouco da história Proposta Pedagógica O Programa UM OLHAR PARA O FUTURO trabalha a Educação Cooperativista e Financeira com.
Síntese das Conferências Estaduais: Processo de Mobilização e Conferências Eixo 1 – Processo histórico da participação popular no país, trajetória e.
Curso de Especialização em Educação Infantil
Governo do Estado do Piauí Secretaria da Assistência Social e Cidadania - SASC Operacionalização das Ações Sócio Educativas do.
ÁREA SOCIAL Grupo 2 Objetivos 1 e 2. PROJETOS 1 - MELHORAR A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA: 1.1 Fortalecer projetos que visem atender as necessidades integrais.
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
PROJETO SALA DE PROFESSOR
1. Implantação de 1/3 do Planejamento para os professores ; 2. Concurso Público em abril; 3. Acompanhamento Pedagógico intensivo; 4. Reforma do CEI Maria.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES PERMANENTES
Estrutura e Organização do Funcionamento da Educação Infantil
PLANO DE TRABALHO PARA GESTÃO DA ESCOLA
Uma Escola do Tamanho do Brasil
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
Artigo de Maria Campos, Yara Esposito, Eliana Bhering,
QUESTIONÁRIO PARA A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Secretaria Municipal de educação Alfabetização Na idade certa
4 Calcular com habilidade utilizando o raciocínio lógico, bem como estratégias formais e não formais na resolução de problemas. 3 Comunicar-se e expressar-se.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/FNDE – PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA
Florianópolis Capital de Santa Catarina. População: habitantes (Fonte: IBGE). IDH 0,875: capital brasileira com maior Índice de Desenvolvimento.
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
“Escola é... o lugar onde se faz amigos não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos... Escola é, sobretudo, gente, gente.
GOVERNO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO PREPARANDO PARA EXPANSÃO: LIÇÕES DA EXPERIÊNCIA PILOTO BRASILEIRA NA MODALIDADE.
RONDÔNIA. EEEF Joaquim Nabuco Atende alunos da zona urbana e rural do 1º ao 5º ano. Possui 256 alunos e 16 professores.
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria Programa Melhoria da Educação no Município
Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação.
PROGRAMA MUNICIPAL DE INFORMÁTICA EDUCATIVA P.M.I.E.
Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais Coordenadoria Pedagógica Adriana Bueno Vieira
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
{ PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretário Paulo Vicente dos Reis Comissão de Elaboração e Acompanhamento.
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - PAIC EIXO DA EDUCAÇÃO INFANTIL CONQUISTAS/DESAFIOS 2011/2012.
O papel pedagógico do órgão gestor
Ações da educação – 1 trimestre AÇÃOPERIODOOBJETIVORESPONSAVEL Analise das avaliações e planos de ação das escolas relacionadas a aplicação da provinha.
Saúde Educação Desenvolvimento Segurança Problema central: DROGAS.
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO AEE Jucimara Liesenberg 1.
Relatório de Avaliação do Sistema de Educação de Santa Catarina promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE Governo.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
O Brasil que queremos e o Ensino Superior: Desafios e Oportunidades. Isaac Roitman Núcleo de Estudos do Futuro / UnB Comissão Senado do Futuro 28 de novembro.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
COORDENADORES PEDAGÓGICOS
II SEMINÁRIO ESTADUAL DE SISTEMAS DE ENSINO DE SC CUSTO ALUNO X QUALIDADE E AS POSSIBILIDADES DE FINANCIMENTO Criciúma, 02 de Julho.
1º ENCONTRO DE MULTIPLICADORES PNLD E PNBE DO MS 2016.
Transcrição da apresentação:

P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D E P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D E C A N I N D É C A N I N D É V O C Ê F A Z P A R TE SECRETARIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL Ações Desenvolvidas 2013/2014

Canindé é um município brasileiro do estado do Ceará, localizado na região Sertão Central, fica a 120 Km de Fortaleza. É o décimo segundo (12º) município cearense mais populoso com habitantes. Estimativas para 2013 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – (IBGE), tem 167 anos de Emancipação Política. A religiosidade e o cotidiano da população estão intimamente ligados. Tem referência a Estátua de São Francisco das Chagas, um gigantesco monumento com mais de 30 metros de altura. Secretaria da Educação Infantil e Fundamental HISTÓRICO DE CANINDÉ

Secretaria da Educação Infantil e Fundamental ESTÁTUA DE SÃO FRANCISCO

Prefeito Francisco Celso Crisóstomo Secundino Secretaria da Educação Infantil e Fundamental

Secretário de Educação Francisco Arlando Marques de Sousa Secretaria da Educação Infantil e Fundamental

Coordenação Pedagógica Lucia Maria Barros Freitas Secretaria da Educação Infantil e Fundamental

Gerente do PAIC Antonia Cleonice dos Santos Araújo Secretaria da Educação Infantil e Fundamental

COORDENADORAS E FORMADORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL Secretaria da Educação Infantil e Fundamental DORENIGILZANASOCORRO

EDUCAÇÃO INFANTIL Secretaria da Educação Infantil e Fundamental

TOTAL DE CRIANÇAS MATRICULADAS DE 0 a 5 ANOS TOTAL DE CRIANÇAS DA ZONA URBANA TOTAL DE CRIANÇAS DA ZONA RURAL TOTAL DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL TOTAL DE CENTROS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA ZONA URBANA TOTAL DE CENTROS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA ZONA RURAL Secretaria da Educação Infantil e Fundamental

Ações MISSÃO Promover o desenvolvimento integral da crianças de 0 a 5 anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. Secretaria da Educação Infantil e Fundamental

DESAFIOS Secretaria da Educação Infantil e Fundamental  Ampliar progressivamente o número de matrículas de 0 a 3 anos em 100% em 2015;  Aquisição de brinquedos, parquinhos e bibliotecas nos centros de educação infantil;  Investir e melhorar os espaços físicos para melhor atender a infância;  Lotar em 100% dos polos da zona rural coordenadores com formação pedagógica;  Aquisição de acervos de livros lúdicos apropriados para cada tempo da rotina:  Otimizar o atendimento das crianças de 4 e 5 anos no município;  Concluir ou atualizar 100% os PPP´s de cada Centro de Educação Infantil respeitando as especificidade das crianças e que seja colocado de fato em prática;  Lotar os professores conforme o número de crianças, de acordo com as Orientações Curriculares;

DESAFIOS Secretaria da Educação Infantil e Fundamental  Nuclear as escolas que possuem multisseriados da educação infantil ao ensino fundamental na zona rural;  Aquisição de transporte escolar adequado para deslocamento das crianças;  Aquisição de material didático apropriado para educação infantil e suas especificidades (PAR);  Acompanhamento da coordenação da Educação Infantil (SME) a 100% dos centros da zona rural por bimestre;  Extensão geográfica do município;

CONQUISTAS Secretaria da Educação Infantil e Fundamental  Construção de 02 Centros de Educação Infantil com estrutura do PROINFÂNCIA tipo B ( 01 centro está funcionando e o outro está em fase de conclusão).  Criação de um Centro de Referência em Educação Infantil e 1º Ano, atendendo uma clientela de 5 e 6 anos (750 alunos).  Formação inicial e continuada para os professores da Educação Infantil.  Destaque da Educação Infantil na Conferência Nacional da Educação;  Realização no município da 1ª Semana do Bebê;  Aquisição do livro didático para as crianças de 4 e 5 anos;  Realização de uma avaliação bimestral para as turmas de 0 a 5 anos que acompanhe as aprendizagens com base em suas capacidades e habilidades;  Remanejamento de crianças que estudavam em casas alugadas sem condições em suas estruturas físicas para centros de educação infantil mais próximos de suas residências;  Aquisição do fardamento padrão e gratuito para a Educação Infantil do município;

CONQUISTAS Secretaria da Educação Infantil e Fundamental  Motivação dos professores nas formações continuadas para mostrar suas atividades exitosas.  Investimento em alguns CEI´S na infra-estrutura (salas espaçosas e climatizadas) na zona rural onde funcionam a educação infantil;  Lotação em 100% dos Centros de Educação Infantil da sede com coordenadores com formação pedagógica;  Implantação do Plano de Cargo e Carreira e Salário do Magistério com as 27 h. (13 h. para planejamento e estudos).  Jornada Pedagógica em momentos específicos com os professores e coordenadores dos Centros de Educação Infantil, acompanhados pela coordenação da S.M.E.;  Encontro estratégico entre Prefeito Municipal, Secretaria de Educação e Coordenadores de cada Centro de Educação Infantil para fortalecer as ações pedagógicas do município;  Participação efetiva nos Fóruns mensais da Educação Infantil;

FICHAS DE ACOMPANHAMENTO DA CRECHE Secretaria da Educação Infantil e Fundamental INFANTIL I:  Socialização;  Desenvolvimento da autonomia;  Linguagem;  Desenvolvimento psicomotor; INFANTIL II, III, IV e V:  Socialização;  Desenvolvimento da autonomia;  Linguagem;  Desenvolvimento psicomotor;  Participação nas atividades pedagógicas;

IMPORTÂNCIA DOS REGISTROS NO ACOMPANHAMENTO Secretaria da Educação Infantil e Fundamental  É um registro feito bimestralmente, contemplando vários aspectos de desenvolvimento citados anteriormente.  Tem a função de dar suporte ao professor para melhor acompanhar o desenvolvimento de suas crianças; Tem como legenda: D: Desenvolvido ED: Em desenvolvimento ND: Não desenvolvido  A ficha contém um campo para o professor fazer suas observações;  Contém também um espaço para assinaturas dos: professores, pais ou responsáveis e coordenador pedagógico do Centro.

FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL Secretaria da Educação Infantil e Fundamental

1ª SEMANA DO BEBÊ ANO: 2013 Secretaria da Educação Infantil e Fundamental

CRECHE PROINFÂNCIA NA SEDE Secretaria da Educação Infantil e Fundamental

AULAS DIFERENCIADAS NA ZONA RURAL Secretaria da Educação Infantil e Fundamental

TRANSPORTE ESCOLAR NA ZONA RURAL Secretaria da Educação Infantil e Fundamental

PARTICIPAÇÃO EFETIVA NOS FÓRUNS DA EDUCAÇÃO INFANTIL Secretaria da Educação Infantil e Fundamental

ENCONTRO DO PREFEITO, SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO E GESTORES DOS CENTROS DE EDUCAÇÃO INFANTIL Secretaria da Educação Infantil e Fundamental

FARDAMENTO GRATUITO PARA TODAS AS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO Secretaria da Educação Infantil e Fundamental

SALA DE EDUCAÇÃO INFANTIL NA ZONA RURAL Secretaria da Educação Infantil e Fundamental

AULAS EXITOSAS NOS CENTROS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA SEDE Secretaria da Educação Infantil e Fundamental