CENTRO DE ENSINO SUPERIOR E DESENVOLVIMENTO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estudo de Meteorologia
Advertisements

Os fenômenos atmosféricos
A ATMOSFERA.
Variações de albedo Albedo é o índice de absorção da energia solar pelos diferentes tipos de superfícies, vai de 1(total reflexão/nenhuma absorção) à 0.
Complexo convectivo de Mesoescala (CCM) no Brasil
Geada e friagem A geada é o processo de passagem da água no estado gasoso para o sólido sem passar pela fase líquida (sublimação). A geada não é congelamento.
PERTURBAÇÕES NO EQUILÍBRIO DOS ECOSSISTEMAS
Relação dos parâmetros da precipitação com a vazão de um rio.
Atmosfera e climatologia
Alterações Climáticas
HIDROLOGIA E CLIMATOLOGIA Prof. Hiroshi P. Yoshizane
Sistemas Terrestres.
ESTRUTURA GERAL DA ATMOSFERA
MODELOS CONCEITUAIS DE SISTEMAS DE PRECIPITAÇÃO
MASSAS de AR FRENTES CICLONES EXTRA-TROPICAIS
TIPOS CLIMÁTICOS E FORMAÇÕES VEGETAIS
TEMPO E CLIMA.
Processo de Precipitação Por Osvalcélio Fortunato
SISTEMAS FRONTAIS.
METEOROLOGIA.
CLIMATOLOGIA.
FURACÃO.
Trabalho de : Área de Projecto Professora : Teresina Paz Grupo 1.
ATM 005.
Mudança GLOBAL 8º ano.
MANCHESTER RINGWAY INTERNATIONAL AIRPORT
LANÇAMENTO HORIZONTAL
TEMPO E CLIMA.
Eventos Extremos de Precipitação sobre o Leste do Brasil
CAPÍTULO 1 Continuação – Impactos Globais dos ENOS
1ª série do Ensino Médio Professora: Luiza de Marilac
Circulação Geral da Atmosfera
Hidrologia Precipitação
O CLIMA DO BRASIL – JATO SUBTROPICAL E JATO POLAR
Frentes e Frontogênese
Importância e Uso da Rede Agrometeorológica no Estado de São Paulo: INFOSECA Centro de Monitoramento e Mitigação de Seca e Adversidades Hidrometeorológicas.
ANEMOMETRIA, SISTEMAS DE MEDIÇÃO E FLUXOS DE ENERGIA
Riscos e catástrofes.
DISPERSÃO DE POLUENTES
ACÚSTICA Ondas sonoras (Capítulo 19)
Nevoeiros de Advecção Referências:
Granizo Precipitação sólida de grânulos de gelo, transparentes ou translúcidos, de forma esférica ou irregular, raramente cônica, de diâmetro igual ou.
FMEA 3ª Edição Análise do Modo e Efeito de Falha Potencial ou
GOMES SOBRINHO, T.R. Estudos Ambientais ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
DINÂMICA CLIMÁTICA.
O PLANETA AZUL Nas entranhas da Terra.
PREVISÃO DO TEMPO A meteorologia é a ciência que estuda as condições atmosféricas e, com isso, auxilia na previsão do tempo.
I Workshop sobre Meteorologia Operacional e Defesa Civil Cachoeira Paulista, 11 – 18 de novembro de 2009.
Temperatura Pressão Ventos Umidade Precipitação
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL
Peso & balanceamento Exercícios Caderno de Exercícios:
Efeito Doppler Quando há movimento relativo entre o ouvinte e a fonte, a frequência percebida é diferente da frequência produzida pela fonte; denominamos.
Prof. Jefferson O Clima.
Ciclone: é o nome genérico para ventos circulares como tufão, furacão, tornado e willy-willy. Caracteriza-se por uma tempestade violenta que ocorre em.
CLIMATOLOGIA II.
Elementos meteorológicos
b) voar abaixo do nível de voo 150 (FL 150); e
Wilson Rocha Gomes Anderson Clecius Cadorin Joacir Araújo dos Santos
Atmosfera, clima e tempo.
T R A N S P O R T E AÉREO.
VENTOS.
TEMPERATURA DO PONTO DE ORVALHO
Clima polar ANTÁRTIDA Curso Técnico em Meio Ambiente Professor: Vandeir Robson Turma: 1º NA Subsequente Componentes: Camila Rodrigues, Fernanda Faria,
Dinâmica Climática.
7 SERVIÇOS DE TRÁFEGO AÉREO 7.1 NORMAS E MÉTODOS
Camadas da Atmosfera e Dinâmica dos Ventos
Capacidade do Lado Aéreo de um Aeroporto Referência: Capítulo 10
Evento Severo na Área Central do Estado de São Paulo Observado no Inicio da Noite de Natal: Tornado de Lins: 25/12/2008 Preparado por: Ana Maria Gomes.
Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia Avisos Meteorológicos
MASSAS de AR Definição: Um grande volume de ar, cobrindo uma superfície de centenas de km 2, que tem temperatura e umidade relativamente constante na horizontal.
Transcrição da apresentação:

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR E DESENVOLVIMENTO ESCOLA SUPERIOR DE AVIAÇÃO CIVIL CURSO DE CIÊNCIAS AERONÁUTICAS

AVISO DE GRADIENTE DE VENTO Meteorologia I I AVISO DE AERODROMO e AVISO DE GRADIENTE DE VENTO

AVISO DE AERÓDROMO O Aviso de Aeródromo será preparado pelo CMA-1 em referência aos aeródromos que estejam sob sua responsabilidade. O Aviso de Aeródromo consistirá de informações concisas sobre as condições meteorológicas adversas que possam afetar a segurança das aeronaves no solo (inclusive as estacionadas), as instalações e os serviços do aeródromo. O Aviso de Aeródromo será cancelado quando as condições deixarem de ocorrer ou quando já não se espere que venham ocorrer no aeródromo.

O período de validez do Aviso de Aeródromo não será superior a 4 horas. O número de série corresponderá ao número de Avisos de Aeródromo expedidos a partir de 0001 UTC do dia em questão. O Aviso de Aeródromo deverá conter informa- ções sobre a observação ou previsão de um ou mais dos seguintes fenômenos:

a) ciclone tropical (caso seja prevista, no aeródromo, a velocidade média do vento à superfície, de 34 kt ou mais, em um período de 10 minutos); b) trovoada; c) granizo; d) neve (incluindo o acúmulo de neve observada ou prevista); e) precipitação congelante; f) escarcha; g) tempestade de areia; h) tempestade de poeira; i) areia ou poeira levantada pelo vento; j) ventos e rajadas fortes à superfície; k) trovoadas com aguaceiro; l) geadas; m) cinzas vulcânicas; n) tsunami; e o) outros fenômenos.

Quando um mesmo fenômeno motive a confecção de Aviso de Aeródromo para mais de um aeródromo, poderá ser divulgado um único Aviso em referência a todos os aeródromos em questão. Neste caso, não deverá ser excedido o número de cinco aeródromos por Aviso. Deverá ser utilizada as abreviaturas aprovadas pela OACI e valores numéricos. Caso não se disponha dessas abreviaturas, deve-se utilizar texto em linguagem clara no idioma Inglês.

Exemplos de Aviso de Aeródromo: SBBR AD WRNG 4 VALID 270930/271230 TS OBS INTSF SBCT AD WRNG 4 VALID 272200/280100 SFC WSPD 40KT MAX 60 OBS AT 2145Z INTSF SBBE AD WRNG 7 VALID 312100/010000 HVY TS SFC WSPD 35KT MAX 50 OBS AT 2050Z INTSF SBFZ AD WRNG 9 VALID 130300/130600 TS SFC WSPD 35KT MAX 60 OBS WKN SBFZ AD WRNG 10 VALID 130445/130600 CNL AD WRNG 9 130300/130600 SBGW/SBKP/SBTA/SBYS AD WRNG 4 VALID 272200/280100 TS SFC WSPD 50KT MAX 75 OBS AT 2145Z INTSF

AVISO E ALERTA DE CORTANTE DO VENTO O Aviso de Cortante do Vento será preparado pelo CMA-1 em referência aos aeródromos que estejam sob sua responsabilidade. O Aviso de Cortante do Vento consistirá de informações concisas sobre a observação ou previsão de cortante do vento, que possa afetar adversamente as aeronaves na trajetória de aproximação (APCH) ou de decolagem (CLIMB-OUT), ou durante o procedimento de aproxima- ção entre o nível da pista e uma altura de 500 m (1.600 ft) acima desta, e aeronaves na pista por ocasião do pouso ou durante a corrida de decolagem.

Quando a topografia local tenha demonstrado que se originam cortantes do vento notáveis a alturas acima dos 500 m (1.600 ft) sobre o nível da pista, essa altura não será considerada como limite restritivo. O Aviso de Cortante do Vento será cancelado quando já não for prevista a ocorrência de cortante do vento ou após informações de aeronave não constatando mais a sua existência. O período de validez do Aviso de Cortante do Vento não será superior a 4 horas. Nos aeródromos onde a cortante do vento é detectada através de sistema de equipamentos de detecção instalado no solo ou sensores remotos, será emitido o Alerta de Cortante do Vento gerado por esse sistema.

O Alerta de Cortante do Vento consistirá de informações concisas e atualizadas relacionadas à existência de cortante do vento envolvendo uma mudança no vento de proa e de cauda de 15 kt (30 km/h) ou mais, que poderiam afetar adversamente uma aeronave na aproximação final ou na decolagem. Os Alertas de Cortante do Vento devem ser atualizados, pelo menos, a cada minuto. O Alerta será cancelado assim que a mudança no vento de proa e de cauda seja menor que 15 kt (30 km/h).

DETECÇÃO DE CORTANTE DO VENTO A evidência da existência de cortante do vento será derivada de: a) equipamento de teledetecção de cortantes do vento instalado no solo, por exemplo, radar DOPPLER ou perfiladores do vento; b) equipamento de detecção de cortantes do vento instalado no solo, por exemplo, um conjunto de sensores de vento à superfície e/ou de pressão instalados ordenadamente em pistas específicas e associada às trajetórias de aproximação e decolagem; c) observações de aeronaves, durante as fases de decolagem ou aproximação;ou d) outras informações meteorológicas, por exemplo, provenientes de sensores instalados em mastros ou torres existentes na vizinhança do aeródromo ou em elevações de áreas próximas.

Normalmente, as condições de cortantes do vento estão associadas aos seguintes fenômenos: a) trovoadas, micro-rajadas (MBST), nuvens-funil (tornado ou tromba d'água) e frentes de rajada; b) superfícies frontais; c) ventos fortes à superfície, associados à topografia local; d) frentes de brisa marítima; e) ondas orográficas (inclusive rotoras de nível baixo na área terminal); e f) inversão de temperatura em níveis baixos.

O Aviso de Cortante do Vento será confeccionado em referência a um único aeródromo por Aviso. O texto deverá utilizar as abreviaturas aprovadas pela OACI e valores numéricos. Caso não se disponha utilizar texto em linguagem clara no idioma Inglês. Quando informes de aeronaves forem utilizados para preparar um Aviso de Cortante do Vento ou para confirmar um Aviso anterior- mente emitido, as referidas informações, inclusive o tipo da aeronave, deverão ser emitidas sem modificações. NOTA 1: Pode ocorrer o relato de dois informes diferentes de aeronaves sobre cortante do vento, um da aeronave que chega e outro da aeronave que parte. NOTA 2: Especificações para se relatar a intensidade da cortante do vento ainda estão em estudo. Porém, os pilotos, ao relatar a cortante do vento, podem qualificá-la, usando os termos “moderada, “forte” ou “severa”, baseados, em grande parte, em uma avaliação subjetiva da intensidade da cortante do vento encontrada.

Exemplos de Aviso de Cortante do Vento: SBBR WS WRNG 4 211230 VALID TL 211330 MOD WS IN APCH REP AT 1210 B747 SBBR WS WRNG 4 211210 VALID 211220/211320 SEV WS APCH RWY29 OBS AT 1200 SFC WIND: 320/10KT 200FT-WIND: 360/25KT SBCT WS WRNG 8 272150 VALID 272200/272300 WS IN CLIMB-OUT FCST SBRJ WS WRNG 9 120240 VALID TL 120340 MBST APCH RWY20 OBS AT 0220 SFC WIND: 290/15KT 300FT-WIND: 260/30KT SBRJ WS WRNG 10 120300 VALID TL 120340 CNL WS WRNG 9 120240/120340