A teoria Cinética da Materia (I)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A teoria Cinética da Materia (IV)
Advertisements

A teoria Cinética da Materia (III)
I – GASES Universidade Federal do Espírito Santo
PROPRIEDADES DOS GASES
Química Aplicada /2012 Professor Valentim Nunes, Departamento de Engenharia Química e do Ambiente Gabinete: J207 – Campus.
SOMENTE PARA RELEMBRAR!!!
Farmácia Professor: Breno Nonato Dezembro/2012
Estado gasoso - o estado físico gasoso é mais desorganizado, tem mais espaço entre suas partículas e não tem forma definida.
CLIQUE O MOUSE PARA NOVAS INFORMAÇÕES
Revisão: Propriedades Básicas dos Fluidos
FÍSICA X SAIR Capítulo 1: Estudo dos gases Capítulo 2:
SOLUÇÕES – A SOLUÇÃO IDEAL E AS PROPRIEDADES COLIGATIVAS
FÍSICO-QUÍMICA LICENCIATURA EM FÍSICA
Mol, Massa Molar e Volume Molar
Teoria cinético- corpuscular da matéria
Gases Equação dos Gases Perfeitos e Constantes dos Gases Perfeitos
UNIDADE 2 – NA ATMOSFERA DA TERRA: RADIAÇÃO, MATÉRIA E ESTRUTURA
Estudo dos Gases Chaos = caos
Cálculos Estequiométricos
Aula 5 Lays Omena - Química.
Termodinâmica Gases.
GASES.
A matéria Profº.: MSc. Luis Carlos F.Oliveira INSTITUTO FEDERAL DE
GASES PROFESSOR: DEMETRIUS SÉRIE: 2º ANO DISCIPLINA: FÍSICA 1.
GASES prof. YOSHIO.
Ibrahim Pedro Henrique Yuri 16986
Estudo dos Gases Prof. Fabio Costa.
Caderno 2 Capítulo Os gases perfeitos
Capítulo 21 – Temperatura
Termodinâmica.
Gases Ideais Prof Leonis Lourenço.
Estudo dos Gases Gases são fluídos facilmente compressíveis:
Transformações gasosas
GASES ERIKA SOUZA VIEIRA.
A Teoria Cinética dos Gases
Felipe físico-química
TRANSFORMAÇÕES PARTICULARES
FASES DA MATÉRIA Hêda Míriam
Capítulo 2 Energia em Processos Térmicos:
Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Química
Integrantes: Fernando Henrique Finatte Luiz Augusto Guimarães da Silva
Capítulo 1 Introdução: matéria & medida
GASES PROFESSOR : BRUNO PEREIRA DINIZ.
Prof Marcus Felipe Colégio Energia Barreiros
I – GASES Universidade Federal do Espírito Santo
Estado de agregação: gasosos
QUÍMICA A Ciência Central 9ª Edição
O estado gasoso Gases Química.
Profa. Dra. Aline Rodrigues Soares
ESTUDO DOS GASES.
AULA 01 É NA ADVERSIDADE QUE CONHECEMOS NOSSOS AMIGOS
GASES Capítulo 10 Seminário de Química
ESTUDO DOS GASES O estado físico de uma determinada massa de qualquer gás pode ser descrito a partir de tres grandezas: PRESSÃO (p); VOLUME (V); TEMPERATURA.
GASES Guilherme Pego de Andrade Rafael Silva de Almeida 14243
TERMODINÂMICA Estudo dos gases
Estudo dos Gases Profª.:Patrícia Regina de S.Carneiro
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ
Ciência e Tecnologia de Vácuo
CAPÍTULO 10 – GASES Michel Francisco Nagme Rachid Costa – 14459
ESTUDO DOS GASES.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA 1º CURSO INTER-SEMESTRAL Físico-Química.
A teoria cinética dos gases
TERMOMETRIA, CALORIMETRIA E TERMODINÂMICA – Aula 6
AULA 01 É NA ADVERSIDADE QUE CONHECEMOS NOSSOS AMIGOS
LEI DOS GASES. ATIVIDADE PARA PRÓXIMA SEMANA ENG Gestão do Recurso Ar Turma: A01 - ATIVIDADE SOBRE LEGISLAÇÃO 1)Acessar o site
Gases.
I. Gás Ideal ou Gás Perfeito
CONCEITO ESQUEMA DE LEIS
Professora Paula Melo Silva
Estudo dos Gases Ao nos referirmos a uma substância na fase gasosa, devemos sempre fazer uso das grandezas : volume, pressão e temperatura. x 103 x 103.
Transcrição da apresentação:

A teoria Cinética da Materia (I) Prof. Dr. Vitor Baranauskas MSc. José C. Rojas Q. FEEC- UNICAMP

Conde Lorenzo Romano Amedeo Carlo (1776-1856) Avogadro Italiano. Formou-se em direito aos 16 anos. 4 anos depois defendeu seu doutorado. Nove anos depois ele foi secretario do prefeito da cidade de Eridano (1801). Estudou por conta própria Física e Matemática e ocupou a primeira cátedra de física e matemática da universidade de Turim (1820). Onde se aposentou 30 anos depois. Recebeu o titulo de conde por herança do seu pai em 1787.

O Número de Avogadro Dalton mas por idéias religiosas que por argumentos científicos divulgou que em um compostos simples entre dois elementos, existiria um átomo de cada elemento. Assim a molécula da água para Dalton ficava definida como HO. Na mesma época Gay-Lussac estudava reações químicas e achou que um volume de oxigênio reagia com dois volumes de hidrogênio para produzir dois volumes de vapor de água. (1:2), isto era um perigo para a teoria atômica de Dalton!. (como uma partícula de oxigênio podia produzir duas particular de água!)

O Número de Avogadro Principio de Avogadro Em 1811 Avogadro publicou um trabalho onde fazia a distinção clara entre átomos e moléculas (coisa que Dalton não fez). Avogadro afirmou que os “átomos” de oxigênio e hidrogênio eram na verdade moléculas contendo dois átomos cada. Assim uma molécula de oxigênio reagiria com duas moléculas de hidrogênio produzindo duas moléculas de água. Simples não? 2H2 + O2 --> 2H20 “Volumes iguais de todos os gases à mesma temperatura e pressão contém o mesmo número de moléculas” Principio de Avogadro

O Número de Avogadro Mas na época a eletroquimica estava nascendo, e com ela um dos mais criativos pensadores, Berzélius, que não podia aceitar as idéias de Avogadro pois ele acreditava que um composto sempre teria que ter uma parte negativa combinada com outra parte positiva, tipo Na+Cl-.(seria como pensar que o hidrogênio podia ser H+ e H- ao mesmo tempo). Assim, o trabalho de Avogadro foi completamente negligenciado, permanecendo na obscuridade por 59 anos. Em 1860 em uma conferencia em Alemanha Stanislao Cannizarro teve que forçar a apresentação do seu compatriota mostrando que suas idéias não só permitiriam calcular as massas atômicas das moléculas, mas também indiretamente dos seus átomos constituintes. (H2O)

200 milhões de vezes mais comprida! O Número de Avogadro Só muito depois de Avogadro é que o conceito de MOL foi introduzido: é a quantidade de matéria (ou de substância) que contém tantas entidades elementares representadas pela respectiva fórmula, quantos são os átomos de 12C contidos em 0,012 kg de 12C. O Número de Avogadro vale: Na = 602290000000000000000000 moléculas (6,023 x 1023 moléculas) Se a gente pudesse empilhar um Na de folhas de papel tamanho A4, que altura teria a pilha? (espessura da folha A4 é 0,05 mm) A distancia da terra ao sol é 150 x106 km. 200 milhões de vezes mais comprida!

O Número de Avogadro A medida oficial do Na, recomendada pelo Comitê de Dados para Ciência e Tecnologia do Conselho Internacional de Ciência (Icsu), foi feita com dois aparelhos denominados balanças de Watt (um nos Estados Unidos, outro no Reino Unido), sistemas sensíveis de escalas baseados em força eletromagnética. Mas uma descoberta de cientistas alemães e belgas pode exigir que a comunidade científica mude o valor de Na, baseada em novas medidas com cristais de silício puro. Assim como o Na, a definição de mol também mudaria. Assim outras constantes fundamentais da natureza teriam de ser trocados. Seria o caso, por exemplo, da constante de Faraday e da constante de Planck. Muitos trabalhos científicos que requeiram altíssima precisão terão de ser revistos se os novos valores das constantes forem aprovados.

Teoria cinética dos gases Características de uma substância no estado gasoso - Não tem forma e nem volume próprios. Um gás tem a forma do recipiente onde está contido e ocupa todo o espaço limitado pelas paredes do recipiente. O volume de um gás é o volume do recipiente onde está contido. Modelo do estado gasoso (teoria cinética dos gases) - Um gás é constituído por moléculas isoladas, separadas umas das outras por grandes espaços vazios em relação ao seu tamanho e em contínuo movimento de translação, rotação e vibração.

Teoria cinética dos gases Gás Ideal - É um modelo teórico. É um gás que obedece como exatidão matemática a equação : P.V = n.R.T Na pratica temos gases reais, o quais tendem para o gás ideal quando a pressão tende a zero e a temperatura se eleva. Lei de Boyle e lei de Charles e Gay-Lussac LEI DE BOYLE: A temperatura constante, o volume ocupado por uma quantidade fixa de um gás é inversamente proporcional à sua pressão. P.V = k = constante

Teoria cinética dos gases LEI DE CHARLES E GAY-LUSSAC: A volume constante, a pressão de uma massa fixa de gás é diretamente proporcional à temperatura absoluta do gás. A pressão constante, o volume de uma massa fixa de gás é diretamente proporcional à temperatura absoluta do gás. Equação geral dos gases perfeitos Volume molar = 22,4 L/mol (CNTP - pressão = 1 atm, temperatura = 273 K) n = N/Na k = R/Na= 1,38 x10-23