Deficiência Mental Leve O desafio da inclusão escolar Tatiana Oliveira Machado Introdução
introdução Este foi motivado pela necessidade de aproximação de uma realidade de questionamentos de natureza diversas. Conhecer as diferentes maneiras que a criança com DML desenvolve para aprender e desta forma criar oportunidades para educação
Justificativa Consiste num tema de grande importância tanto para professores quanto para os pais, para que possam desenvolver ao máximo os potenciais desta criança. A inclusão envolve um processo de reforma e estruturação das escolas.
Objetivo geral Tornar realidade esta mudança que a inclusão necessita, valorizando as peculiaridades de cada aluno, atendendo a todos com suas diferenças sem distinção.
Objetivos específicos Analisar a educação nas escolas; Conhecer as atuais políticas públicas referentes à educação inclusiva; Estudar as diferentes metodologias, currículos e planejamentos adequando-os as novas expectativas; Refletir sobre as questões políticos-sociais que levam a exclusão do sistema educacional.
Fundamentação teórica A DML leve constitui um grande volume das deficiências mentais (85%) o que exige uma assistência adequada, médica, psicopedagógica e social. Estigma, preconceito e a representação social do indivíduo com DML.
Escola Aspectos históricos. Aspectos didáticos. Aspectos internacionais. Desafios da formação.
Psicopedagogia Aprendizagem. Dificuldade de aprendizagem. Intervenção psicopedagógica.
Considerações Finais As estimativas em torno da população com necessidades especiais é de aproximadamente 10%, sendo indivíduos muito heterogêneos, mais com os mesmos direitos de todos o outros cidadãos e para integrá-los na sociedade é preciso que surjam posturas e idéias sobre a questão da excepcionalidade adotadas pelas autoridades políticas, profissionais e familiares; todos assumindo sua parcela de responsabilidade.