Universidade de Aveiro Universidade de Aveiro Mestrado em Didáctica das Ciências – área de especialização em Ciências SEXUALIDADE E GÉNERO NO DISCURSO DOS FILMES INFANTIS Lídia Oliveira Leite Sara Raquel Ribeiro Ordens Vieira 2009/2010 – 2º semestre SARA Didáctica das Ciências II e TIC
Universidade de Aveiro Didáctica das Ciências Integradas II Prof. Doutor Rui Vieira TIC e Educação em Ciências Prof. Doutor Francislê Neri de Souza SARA Lídia Leite e Sara Vieira Didáctica das Ciências II e TIC
Universidade de Aveiro Índice Contexto de Estudo Artigo Científico Questões de Investigação Implementação do Projecto Piloto ePortfolios das Investigadoras Reflexões Finais SARA Lídia Leite e Sara Vieira Didáctica das Ciências II e TIC
Universidade de Aveiro Contexto de Estudo Sexualidade e género no discurso dos filmes infantis LÍDIA Lídia Leite e Sara Vieira Didáctica das Ciências II e TIC
Universidade de Aveiro Artigo Científico Definição de conceitos: Cultura Infantil – é a construção de concepções do que significa ser criança, combinação de posições de género, raciais e de classe. (Giroux, 1998) LÍDIA Lídia Leite e Sara Vieira Didáctica das Ciências II e TIC
Universidade de Aveiro Sexualidade – é uma energia que motiva para o amor, o contacto, a ternura e a intimidade. (OMS, 2010) Género – é o modo como as culturas interpretam e organizam a diferença sexual entre homens e mulheres levando à construção da identidade. (Louro, 2001) LÍDIA Lídia Leite e Sara Vieira Didáctica das Ciências II e TIC
Questões de Investigação Universidade de Aveiro Questões de Investigação Quais os modos de educar a sexualidade e o género codificados no discurso dos filmes infantis mais influentes em crianças e jovens? Como é que os filmes infantis interagem na construção da identidade sexual e de género da criança? SARA Lídia Leite e Sara Vieira Didáctica das Ciências II e TIC
Universidade de Aveiro Será que um filme pode interferir na vida de uma criança, na construção da identidade de género? Filme: Mulan, personagem Pocahontas (1998) (fonte:http://www.freewebs.com/thedisneyclassics/pocahontas4.jpg) SARA Lídia Leite e Sara Vieira Didáctica das Ciências II e TIC
Implementação do Projecto Piloto Universidade de Aveiro Implementação do Projecto Piloto Actividades: Desenhar o corpo; Identificar tarefas dos pais e das mães. SARA Lídia Leite e Sara Vieira Didáctica das Ciências II e TIC
Universidade de Aveiro Considerações sobre a implementação: Verificaram-se alguns entraves na representação gráfica dos órgão sexuais; Identificação padronizada das tarefas dos pais e das mães. SARA Lídia Leite e Sara Vieira Didáctica das Ciências II e TIC
Implementação do Projecto Piloto Universidade de Aveiro Implementação do Projecto Piloto Elicitação de ideias: - “É menino ou menina”; - “Identificação do corpo humano”; - “Têm órgãos diferentes”; - “Cidadãos”. LÍDIA Lídia Leite e Sara Vieira Didáctica das Ciências II e TIC
Universidade de Aveiro Considerações sobre a implementação: “Diferenças do corpo que os permite distinguir”; “Desenvolvimento de criança a adulto”; “Cuidados a ter”; “Desenvolvimento durante o crescimento”. LÍDIA Lídia Leite e Sara Vieira Didáctica das Ciências II e TIC
Universidade de Aveiro ePortfolios http://binhocaseiro.wordpress.com/ http://ordens.wordpress.com/ LÍDIA Lídia Leite e Sara Vieira Didáctica das Ciências II e TIC
Universidade de Aveiro ePortfolio BinhoCaseiro’s Blog LÍDIA Lídia Leite e Sara Vieira Didáctica das Ciências II e TIC
Universidade de Aveiro ePortfolio Ordens’s Blog SARA Lídia Leite e Sara Vieira Didáctica das Ciências II e TIC
Universidade de Aveiro Reflexões Finais Dificuldades iniciais na realização do artigo; Dificuldade na dinamização do blog para o Projecto Piloto; Manipulação de várias ferramentas tecnológicas; Aquisição de conceitos didácticos e tecnológicos. SARA E LÍDIA Lídia Leite e Sara Vieira Didáctica das Ciências II e TIC
OBRIGADA pela vossa atenção! Universidade de Aveiro OBRIGADA pela vossa atenção! SARA E LÍDIA Lídia Leite e Sara Vieira Didáctica das Ciências II e TIC