Universidade de Aveiro

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Jovens Investigadores: que Futuro?
Advertisements

9º CONGRESSO DA FEDERAÇÃO GAÚCHA DE MULHERES
Algoritmos e conceitos: O que fazer com a divisão?
O Desenvolvimento do Projecto-Piloto CNQF Seminário A Educação Sexual no Contexto da Formação Profissional Maria Viegas.
INSTITUTO POLITÉCNICO DE VIANA DO CASTELO
A Educação Sexual e os seus Contextos
Educação Politécnica EPSJV/FIOCRUZ
Escola Superior de Educação
REPRODUÇÃO HUMANA E CRESCIMENTO –
31/05/13 31/05/13 Infância(s), criança(s), cultura(s), socialização e escola: perspectivas sociológicas e educacionais Lisandra Ogg Gomes Doutora em Educação.
> Fases de Engenharia de SW > Gestão de Projectos de SW
com adaptações de trabalhos de Marisa Moniz e Miguel Silva
SEXO SE APRENDE NA ESCOLA.
ADOLESCÊNCIA HOJE Leila Cury Tardivo.
Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas
NATUREZA E SOCIEDADE INTRODUÇÃO O mundo onde as crianças vivem se constitui em um conjunto de fenômenos naturais e sociais indissociáveis diante do qual.
LETRAMENTO Hoje já não é mais suficiente para responder adequadamente às demandas contemporâneas. É preciso ir além da simples aquisição do código lingüístico,
Saídas Profissionais: Podem ser inventariados alguns contextos de integração e intervenção profissional (instituições, serviços, projectos, etc.): –Centros.
Educação Sexual contributos para a implementação do P.C.T.
CENTRO ESPÍRITA IRMÃ MARIA DA LUZ E JOÃO BATISTA
A EDUCAÇÃO SEXUAL EM CONTEXTO ESCOLAR - Breve Reflexão -
A sexualidade trocada por miúdos
UNIVERSIDADE DE LISBOA
Seminário Nacional JRA 2009 Ovar, de Novembro de 2009
O que é o ? Rede de Voluntariado Social do Politécnico de Coimbra.
DESAFIOS COLOCADOS À ESCOLA PORTUGUESA
Perfil do Profissional
Pesquisa realizada por:
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
INTERAÇÃO COM O MUNDO NATURAL:
EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA A Educação Tecnológica é uma disciplina que deve ser considerada como uma importante ferramenta para que ao aluno sejam oferecidas.
Da investigação à divulgação Projecto de investigação “As crianças e a Internet” Estágio As Artes do Ofício “Os jovens e a Internet” Objectivos Integrado.
Área de projecto 12º ano – 2010/2011
LOGO Progresso do Projecto
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
Jovens.
QUEM SÃO OS ALUNOS E AS ALUNAS DA EJA. Juçara Karla Becker
Victor Bairrada EB 2/3 DO TORTOSENDO TORTOSENDO – CASTELO BRANCO 5º ANO – ÁREA-PROJECTO, EVT, CN AUTOSOLARES DO TORTOSENDO 5.
Dizer não.
Escola Padre António Vieira Prof. Henrique Correia TIC Trabalho realizado por: Ana Oliveira Hugo Reis Sara Varela Raquel Penedo.
CASINHA FELIZ CENTRO DE ENSINO
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
O sentimento da infância
Perguntas de Modelação
Modelo Dialógico de Resolução de Conflitos. Origem dos conflitos Os conflitos de convivência que vemos e sobre os que atuamos são a ponta do iceberg.
Política Educacional Brasileira
CURRÍCULO E AS TEORIAS PÓS-CRÍTICAS
Educação Sexual “Sexualidade e Género”
Gabriela Ramalho Lopes
INTRODUÇÃO Existem fatores que dificultam o período da adolescência das meninas como: mudanças hormonais, novos cuidados com o corpo, exigências de responsabilidades,
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Trabalho realizado por: Cristiana Rocha nº7 João Couto nº15
PROFA. REANE FRANCO GOULART Letramento Digital - Publicação Video 1.
Como se desenvolve a sexualidade
O amor humano.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL- SEDUC
Angela Knaesel Vítor Silva Mestrado em Didáctica das Ciências Universidade de Aveiro 07 de Junho de 2010 ESTUDO COMPARATIVO DOS PADRÕES DE QUESTIONAMENTO.
Relações de Gênero e Sexualidades na Educação
EDUCAÇÃO SEXUAL NA ESCOLA Profª.Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira
Concepções em Educação Matemática
Rua Professor Veiga Simão | Fajões | Telefone: | Fax: | |
Escola Padre António Vieira Prof. Henrique Correia TIC Trabalho realizado por: Ana Oliveira Hugo Reis Sara Varela Raquel Penedo.
TÍTULO DO ARTIGO Autores: Autor 1; Autor 2; Autor 3 VI SENPEX Ciência e Tecnologia para promoção da Educação e da Vida.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
SEB/MEC. Números da consulta pública cadastrados no Portal: organizações; escolas; estudantes de educação básica;
Gênero e Sexualidade e direitos humanos infanto-juvenis Antonio Sardinha Jornalista, especialista em Direitos Humanos e Mestre em Comunicação.
1 Saberes Pedagógicos e Saberes Específicos: desafios para o ensino de Matemática: ( EDUCAR COM A MATEMÁTICA) Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura MOURA,
Transcrição da apresentação:

Universidade de Aveiro Universidade de Aveiro Mestrado em Didáctica das Ciências – área de especialização em Ciências SEXUALIDADE E GÉNERO NO DISCURSO DOS FILMES INFANTIS Lídia Oliveira Leite Sara Raquel Ribeiro Ordens Vieira 2009/2010 – 2º semestre SARA Didáctica das Ciências II e TIC

Universidade de Aveiro Didáctica das Ciências Integradas II Prof. Doutor Rui Vieira TIC e Educação em Ciências Prof. Doutor Francislê Neri de Souza SARA Lídia Leite e Sara Vieira Didáctica das Ciências II e TIC

Universidade de Aveiro Índice Contexto de Estudo Artigo Científico Questões de Investigação Implementação do Projecto Piloto ePortfolios das Investigadoras Reflexões Finais SARA Lídia Leite e Sara Vieira Didáctica das Ciências II e TIC

Universidade de Aveiro Contexto de Estudo Sexualidade e género no discurso dos filmes infantis LÍDIA Lídia Leite e Sara Vieira Didáctica das Ciências II e TIC

Universidade de Aveiro Artigo Científico Definição de conceitos: Cultura Infantil – é a construção de concepções do que significa ser criança, combinação de posições de género, raciais e de classe. (Giroux, 1998) LÍDIA Lídia Leite e Sara Vieira Didáctica das Ciências II e TIC

Universidade de Aveiro Sexualidade – é uma energia que motiva para o amor, o contacto, a ternura e a intimidade. (OMS, 2010) Género – é o modo como as culturas interpretam e organizam a diferença sexual entre homens e mulheres levando à construção da identidade. (Louro, 2001) LÍDIA Lídia Leite e Sara Vieira Didáctica das Ciências II e TIC

Questões de Investigação Universidade de Aveiro Questões de Investigação Quais os modos de educar a sexualidade e o género codificados no discurso dos filmes infantis mais influentes em crianças e jovens? Como é que os filmes infantis interagem na construção da identidade sexual e de género da criança? SARA Lídia Leite e Sara Vieira Didáctica das Ciências II e TIC

Universidade de Aveiro Será que um filme pode interferir na vida de uma criança, na construção da identidade de género? Filme: Mulan, personagem Pocahontas (1998) (fonte:http://www.freewebs.com/thedisneyclassics/pocahontas4.jpg) SARA Lídia Leite e Sara Vieira Didáctica das Ciências II e TIC

Implementação do Projecto Piloto Universidade de Aveiro Implementação do Projecto Piloto Actividades: Desenhar o corpo; Identificar tarefas dos pais e das mães. SARA Lídia Leite e Sara Vieira Didáctica das Ciências II e TIC

Universidade de Aveiro Considerações sobre a implementação: Verificaram-se alguns entraves na representação gráfica dos órgão sexuais; Identificação padronizada das tarefas dos pais e das mães. SARA Lídia Leite e Sara Vieira Didáctica das Ciências II e TIC

Implementação do Projecto Piloto Universidade de Aveiro Implementação do Projecto Piloto Elicitação de ideias: - “É menino ou menina”; - “Identificação do corpo humano”; - “Têm órgãos diferentes”; - “Cidadãos”. LÍDIA Lídia Leite e Sara Vieira Didáctica das Ciências II e TIC

Universidade de Aveiro Considerações sobre a implementação: “Diferenças do corpo que os permite distinguir”; “Desenvolvimento de criança a adulto”; “Cuidados a ter”; “Desenvolvimento durante o crescimento”. LÍDIA Lídia Leite e Sara Vieira Didáctica das Ciências II e TIC

Universidade de Aveiro ePortfolios http://binhocaseiro.wordpress.com/ http://ordens.wordpress.com/ LÍDIA Lídia Leite e Sara Vieira Didáctica das Ciências II e TIC

Universidade de Aveiro ePortfolio BinhoCaseiro’s Blog LÍDIA Lídia Leite e Sara Vieira Didáctica das Ciências II e TIC

Universidade de Aveiro ePortfolio Ordens’s Blog SARA Lídia Leite e Sara Vieira Didáctica das Ciências II e TIC

Universidade de Aveiro Reflexões Finais Dificuldades iniciais na realização do artigo; Dificuldade na dinamização do blog para o Projecto Piloto; Manipulação de várias ferramentas tecnológicas; Aquisição de conceitos didácticos e tecnológicos. SARA E LÍDIA Lídia Leite e Sara Vieira Didáctica das Ciências II e TIC

OBRIGADA pela vossa atenção! Universidade de Aveiro OBRIGADA pela vossa atenção! SARA E LÍDIA Lídia Leite e Sara Vieira Didáctica das Ciências II e TIC