O amor fraternal na perspectiva do Desenvolvimento Natural da Igreja

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A dinâmica da vida de Cristo no meio do seu povo
Advertisements

CRESCIMENTO EXPLOSIVO
O milagre da multiplicação
AVALIANDO E MELHORANDO A SUA IGREJA
Departamento dos Ministérios da Criança da Divisão Sul-Americana
MISSÃO E VISÃO DA COMISSÃO DE ASSESSORIA DE EDUCAÇÃO VIVENCIAL (CAEV) 1.Definir e articular as competências básicas que expressam o perfil de um Líder.
Vamos estudar o modelo ideal de igreja para os dias atuais e quais os métodos que ela deve usar.
Quais são os ingredientes de um casamento feliz?
Uma definição da educação
DIRETÓRIO NACIONAL DE CATEQUESE (DNC)
Igreja Evangélica Assembléia de Deus
Igreja Presbiteriana Filadélfia de Sorocaba Ministério de Células
ABC DA CÉLULA INTRODUÇÃO
MINISTÉRIO DA CONSERVAÇÃO
TAXONOMIA DE TREINAMENTO
Projeto de Capacitação entre as Alianças Bíblicas
D. Jacinto Bergman - I Congresso ABP
A PALAVRA DE DEUS NA VIDA E NA MISSÃO DA IGREJA O Sínodo propõe avaliar os frutos da Dei Verbum (40 anos) Os resultados da renovação bíblica A difusão.
CIC – Congregação Israelita ‘o Caminho’
Alcançando o VISITANTE!
Joani Alves Ferreira Júnior
Pr. Wellington Barbosa Associação Sul Paranaense.
A PARÁBOLA DA CASA DE PEDRA
AVALIANDO E MELHORANDO SUA IGREJA
PROGRAMAS PRINCÍPIOS X A cada apresentação o público deseja algo novo e com mais qualidade. PROGRAMAS O que é uma igreja baseada em programas? É.
COMO USAR AS FERRAMENTAS DO DISC
COMO CRIAR UMA SINERGIA DE EVANGELISMO
DOCUMENTO 94 -CNBB DIRETRIZES GERAIS DA AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL 2011 – 2015.
“Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine”. 1 Co 13:1.
A importância da união feminina
PANORAMA DA VISÃO “IGREJA MULTIPLICADORA”
Espiritualidade do Catequista
Princípios Naturais de Crescimento?
VISÃO CELULAR ENCAPA
OS VALORES DE UMA IGREJA EM CÉLULAS
VALORES DO REINO E A IGREJA EM CÉLULAS
Accelerando a propagação do Evangelho. Um Homen Dá-me um homem – um só homem, Cuja fé governe seus pensamentos, Cuja fé governe seus pensamentos, E endireitarei.
ESCOLA MISSIONÁRIA MÓDULO I.
IGREJAS DISCIPULADORAS
MINISTÉRIO JOVEM.
Congregação Missionária de Jesus Crucificado
Pr. Kenneth Eagleton 2a parte
17 E, quando o viram, o adoraram; mas alguns duvidaram.
Mateus 28:
O QUE É PLANEJAR? “Processo gerencial de formulação de objetivos para a seleção de programas de ação para execução; Levar em conta as condições internas.
Série sobre Dons Espirituais
ESCOLA MISSIONÁRIA MÓDULO I.
INTRODUÇÃO AO DISCIPULADO NA IGREJA LOCAL
IGREJABATISTABRASILERIA
ESTRATÉGIAS DE EVANGELISMO PARA PEQUENOS GRUPOS
Na igreja primitiva... Todos os membros leigos participavam do cuidado pastoral e do evangelismo. Os pastores eram os apóstolos e evangelistas, que iam.
Missão: Multiplicar o reino de Deus na sociedade e no mundo; cooperar em ações missionárias e sociais. Visão: Unidos como corpo de cristo realizar a missão.
VOCAÇÃO CRISTÃ CHAMADO RESPOSTA COMPROMISSO.
AS DINÂMICAS DA REUNIÃO DA CÉLULA
LIÇÃO 12 - O DIACONATO Prof. Lucas Neto 1.
Objectivos mínimos da “iniciativa” até 2015: Cada cristão adiciona + 1 minuto diário de oração por Portugal (interceder) Cada discípulo adiciona + 1.
1o. Encontro de Pastores e Líderes 2011: Igreja Relacional 21/maio/2011.
Plantação e Multiplicação de Igrejas Através do Discipulado
Plantação de igrejas missionais
É uma reunião de 3 a 12 pessoas que se encontram para:
Ministério Filadélfia Instituto Biblico Filadélfia- IBF SELI- Seminário para as Lideranças Práticas Evangelísticas e de Discipulamento no NOEB Pastor Lizit.
Ministério Filadélfia Instituto Biblico Filadélfia- IBF SELI- Seminário para as Lideranças SEGREDOS PARA O BOM DESENVOLVIMENTO DO NOEB Pastor Lizit Alencar.
A Visão “Em cada casa uma igreja, e cada crente um ministro”
Marcos 1:21,22 Entraram em Cafarnaum e, logo no sábado, indo ele à sinagoga, ali ensinava. E maravilharam-se da sua doutrina, porque os ensinava como tendo.
Movimento de Crescimento de Igrejas
IGREJA Princípios e propósitos. IGREJA Princípios e propósitos O que é? Manifestação do Deus vivo na terra.
PLANTAÇÃO NATURAL DE IGREJAS SAUDÁVEIS. ESTÁGIOS NATURAL 1º Estágio: SEMEAR ENCONTRAR HOMEM DE PAZ.
SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO SEMINÁRIO SEMINÁRIO Paixão Estilo ESTRUTURAR A VISÃO 1. SOMOS UMA IGREJA DE VANGUARDA 2. TEMOS UMA MISSÃO 3. FUNDAMENTADOS NA.
DIFERENTES MODELOS DE PEQUENOS GRUPOS
CÉLULAS DEVO FAZER A TRANSIÇÃO?
Transcrição da apresentação:

O amor fraternal na perspectiva do Desenvolvimento Natural da Igreja

1. As definições estratégicas da IBCI: Missão, Visão e Valores Retiro 2015 - JUST LIVE IT. 1. As definições estratégicas da IBCI: Missão, Visão e Valores

Missão, Visão e Valores da IBCI Retiro 2015 - JUST LIVE IT. Missão, Visão e Valores da IBCI Missão: Ser uma comunidade formada por discípulos de Jesus Cristo. Visão: Renunciar à superficialidade dos pensamentos e ações, à semelhança da mente de Cristo, para sinalizar o Reino de Deus com qualidade no estudo da Bíblia, na adoração a Deus, nos relacionamentos, no exercício dos dons e na evangelização do mundo.

Missão, Visão e Valores da IBCI Retiro 2015 - JUST LIVE IT. Missão, Visão e Valores da IBCI Valores: Bíblia Oração Unidade Família Ministério Pastoral Colegiado Pregação expositiva Igreja acolhedora Relevância social Visão global

2. O DNI como ferramenta prática de orientação do processo Retiro 2015 - JUST LIVE IT. 2. O DNI como ferramenta prática de orientação do processo

As metáforas agrícolas Retiro 2015 - JUST LIVE IT. As metáforas agrícolas Metáforas que caracterizam a igreja se reportando ao mundo das plantas, da agricultura são amplamente usadas na Bíblia: 1 Co 3.9 João 15.5 Gálatas 5.22-23

Retiro 2015 - JUST LIVE IT. Uma pergunta Quais os fatores que influenciam o crescimento de uma planta? O que uma planta deve ter para que ocorra o processo natural de seu crescimento? Resposta: Para crescer, uma planta necessita de fatores como água, solo fértil, luz solar, etc.

Uma questão processual Retiro 2015 - JUST LIVE IT. Uma questão processual É preciso cuidar primeiro do fator que está limitando, dificultando o crescimento da planta. Exemplo: se o crescimento de uma planta está sendo limitado pela falta de exposição à luz solar, a planta não crescerá se não tratarmos desse fator, por mais que nos esforcemos em colocar água ou adubar o solo.

Retiro 2015 - JUST LIVE IT. Uma pergunta análoga Quais os fatores que influenciam desenvolvimento de uma igreja? O que uma igreja deve ter para que ocorra o processo natural de seu desenvolvimento?

Retiro 2015 - JUST LIVE IT. Uma resposta Segundo Christian Schwarz e o Instituto do Desenvolvimento Natural da Igreja, é preciso que uma igreja tenha oito marcas de qualidade em níveis adequados para que ela esteja em seu desenvolvimento natural.

As oito marcas de qualidade Retiro 2015 - JUST LIVE IT. As oito marcas de qualidade Liderança capacitadora; Ministérios orientados pelos dons espirituais; Espiritualidade contagiante; Estruturas funcionais; Culto inspirador; Grupos pequenos; Evangelização orientada para as necessidades; Relacionamentos marcados pelo amor fraternal

Também uma questão processual Retiro 2015 - JUST LIVE IT. Também uma questão processual É preciso cuidar primeiro do fator que está limitando, dificultando o desenvolvimento da igreja.

Mais uma metáfora: o “barril mínimo” Retiro 2015 - JUST LIVE IT. Mais uma metáfora: o “barril mínimo” É preciso aumentar primeiro a barra de madeira mais baixa para que o barril possa comportar mais água.

Mas que tipo de crescimento? Retiro 2015 - JUST LIVE IT. Mas que tipo de crescimento? Crescimento por conversões Organização de novas igrejas

Modelos versus princípios Retiro 2015 - JUST LIVE IT. Modelos versus princípios Modelos: são reproduzidos, homogeneizando a realidade. Princípios: indicam uma direção fundamental a ser buscada de diferentes formas segundo as diferentes realidades. O DNI não é um modelo, ele apresenta princípios!

A formulação das 8 marcas Retiro 2015 - JUST LIVE IT. A formulação das 8 marcas Dois elementos: Um elemento essencial: as Escrituras. Um elemento instrumental, metodológico: a ciência (metodologias sociológicas de pesquisa).

Diagnosticar do fator mínimo Retiro 2015 - JUST LIVE IT. A implementação do DNI O ciclo DNI: Elevar o fator mínimo Diagnosticar do fator mínimo

Diagnosticando o fator mínimo: o Perfil da Igreja Retiro 2015 - JUST LIVE IT. Diagnosticando o fator mínimo: o Perfil da Igreja A partir de questionários, mensura-se uma pontuação para cada uma das 8 marcas de qualidade na seguinte escala: Até 35 pontos: nível baixo 50 pontos: nível médio 65 pontos: nível alto Uma igreja cujas marcas de qualidade estão em pelo menos 65 pontos é uma igreja em processo de desenvolvimento natural.

O cálculo do Perfil da Igreja Retiro 2015 - JUST LIVE IT. O cálculo do Perfil da Igreja Dois elementos: Autoexame espiritual por parte da igreja; Metodologia científica (questionários; coleta e interpretação dos dados e cálculo do resultado).

Elevando o fator mínimo Retiro 2015 - JUST LIVE IT. Elevando o fator mínimo Recursos DNI:

Retiro 2015 - JUST LIVE IT. 3. O Perfil da IBCI

Retiro 2015 - JUST LIVE IT. Algumas sugestões práticas para elevarmos o fator mínimo “Relacionamentos marcados pelo amor fraternal” Faça do tema “amor” o tema principal dos próximos meses (pregações, estudos bíblicos, palestras, etc.); Envolva o maior número possível de grupos no processo do aprendizado do amor; Crie possibilidades para treinar o amor na prática;

É preciso individualizar, especificar as propostas! Retiro 2015 - JUST LIVE IT. Algumas sugestões práticas para elevarmos o fator mínimo “Relacionamentos marcados pelo amor fraternal” Nos cultos, poderá haver testemunhos regulares sobre o progresso no aprendizado do amor; Cuide para que também pessoas de fora da igreja sejam beneficiadas pelo amor da igreja; Avalie a eficácia das medidas. É preciso individualizar, especificar as propostas!