1. 2 Bem-vindos à UFRGS!! 3  Faculdade de Educação/UFRGS  Faculdade de Educação/UFSC  Secretaria de Educação a Distância- SEED/MEC LICENCIATURA EM.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estágio de Apoio Docente
Advertisements

A TUTORIA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO E DISCIPLINAS A DISTÂNCIA NAS UNIVERSIDADES CATARINENSES Dr.Carlos Alberto de Souza Márcia Melo Bortolato.
Maio / 2006.
  Ana Carolina Castelli da Silva
Fundação Roberto Marinho
SME/ DOT Educação Infantil Plano de ações 2009
EAD em alimentos – curso teórico prático
Bacharelado em Sistemas de Informação. Sistemas de Informação Tecnologias da computação, comunicação e informação, em conjunto com recursos da administração,
MESA REDONDA EAD NA UNIVERSIDADE.
O Projeto Projeto educacional que tem como objetivo redimensionar as relações pedagógicas na escola de ensino médio por meio da formação continuada de.
Curso de Graduação em Ciências Econômicas
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Metodologias para a educação a distância no contexto da formação de comunidades virtuais de aprendizagem Ambas as modalidades a presença possa estar relacionada.
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
MAPA CONCEITUAL DO CURSO DE PEDAGOGIA
Parcerias: MC/SETEC-MEC/IFs/CNPq. Objetivos: Promoção da inclusão digital, por meio da formação no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
FACULDADE DE EDUCAÇÃO Curso de Graduação - Licenciatura em Pedagogia,
Curso de Especialização Tecnologias em Educação
Curso Pedagogia UFSC: reforma curricular
PROFESSORAS Música da Escola Eixo 3
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Diretrizes para a Elaboração de uma Proposta do CCET –
A Educação a Distância é possível?
UFPB Virtual: histórico e operacionalidade do curso
Histórico Missão: Transformar e desenvolver a sociedade através da excelência dos serviços relacionados à educação, proporcionando a formação integral.
OBJETIVOS Objetivo Geral
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
CURSO DE BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
CIAED 2014 Integração das modalidades a distância e presencial por meio da virtualização Roberto Iunskovski.
PENSANDO A FORMAÇÃO DE FORMADORES NA UFMS
Profa. Dra. Luciana D. Thomaz
Gestão Pública Municipal APRESENTAÇAO DO MODULO ESPECIFICO Prof. Edison Rodrigues Barreto Junior coordenador Setembro de 2011.
Universidade Federal de Uberlândia
ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1
Laboratório de Ensino a Distância
CURSO DE HISTÓRIA EAD.
Proposta de Desenvolvimento Institucional e Tecnológico FASERT e Colégio Saber Dr. Renato M.E. Sabbatini Maio de 2007 Confidencial.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS LICENCIATURA INTERCULTURAL.
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
PROJETO SALA DE PROFESSOR
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ATIVAÇÃO DE PROCESSOS DE MUDANÇA NA
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES PERMANENTES
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
Curso: Licenciatura em Matemática na modalidade à distância Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Departamento de Matemática Coordenação acadêmica:
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
Caminhos para EAD na UFRGS – Julio Alberto Nitzke – Caminhos para EAD na UFRGS Julio Alberto Nitzke Junho 2007.
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
Conceitos e Fundamentos da Educação a Distância
BOA ESCOLA PARA TODOS O Boa Escola para Todos faz parte dos 12 Programas Estruturantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e visa garantir.
Universidade Federal de Itajubá
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
Aluna: Carina Pfaffenseller Profª Drª Marie Jane Soares Carvalho 2011 Arquiteturas Pedagógicas e Inclusão Digital Desenvolvimento da aprendizagem e avaliação.
Fórum EAD Sérgio Roberto Kieling Franco Secretário de Educação a Distância Silvestre Novak Vice-Secretário de Educação a Distância.
PROGRAMA NACIONAL ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA NAS AÇÕES DO FNDE
Questionário do Estudante Enade
GESTÃO PARA A APRENDIZAGEM PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE GESTORES VAGAS PARA CONSULTORES/FORMADORES Iniciamos o processo de seleção externa de Formadores de.
O papel do Estagio na Formação de Professores
Bem-Vindos ! PÓLO DE GRAVATAÍ. S e m i n á r i o I n t e g r a d o r I V.
GOVERNO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO PREPARANDO PARA EXPANSÃO: LIÇÕES DA EXPERIÊNCIA PILOTO BRASILEIRA NA MODALIDADE.
O que o aluno precisa saber para estudar na modalidade EaD:  Ele é o principal responsável pelo seu aprendizado.  As disciplinas são ofertadas em um.
 Oferta: outubro de 2013 à outubro de 2015 O curso: 1600 Profissionais Mais Médicos e Provab (médicos, enfermeiros, odontólogos) Atuantes nos estados.
O Ensino Universitário na perspectiva discente Claudia E. Thompson 1º Vice-Presidente DCE UFRGS Representante Discente CONSUN.
10 de junho de VDPG.  Objetivo ◦ Avaliar o processo de construção e desenvolvimento do estágio em docência na ENSP, tendo como parâmetro o 1º.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
INSTITUTO FEDERAL PARANÁ
Formação continuada ANO 2015
Transcrição da apresentação:

1

2 Bem-vindos à UFRGS!!

3  Faculdade de Educação/UFRGS  Faculdade de Educação/UFSC  Secretaria de Educação a Distância- SEED/MEC LICENCIATURA EM PEDAGOGIA A DISTÂNCIA REALIZAÇÃO

4 Unidades Operativas - Pólos  Alvorada  Gravataí  Sapiranga  São Leopoldo  Três Cachoeiras LICENCIATURA EM PEDAGOGIA A DISTÂNCIA

5 Preparar o professor para  a metareflexão permanente  a ampliação e a reconstrução do conhecimento  a recriação das práticas pedagógicas Objetivos do curso LICENCIATURA EM PEDAGOGIA A DISTÂNCIA

6 Estrutura do Curso Carga Horária  2820 horas em atividades formativas  300 horas em Estágio Docente Supervisionado  105 horas em atividades complementares  A carga horária será distribuída em 9 semestres letivos  Os alunos com ingresso em 2007/1 realizarão o curso em 8 semestres, a partir do Eixo II e, em cada semestre, irão recuperando as 4 interdisciplinas do Eixo I Cada semestre:  Eixo articulador »Interdisciplinas »Seminário Integrador LICENCIATURA EM PEDAGOGIA A DISTÂNCIA

7 Metodologia APRENDIZAGEM EM REDE Construção do conhecimento apoiado por metodologia interativa e problematizadora, integrada à prática dos professores em formação, mediada por professores e tutores em atividades presenciais e à distância, usando ambientes e ferramentas interativas na Internet. LICENCIATURA EM PEDAGOGIA A DISTÂNCIA

8 Haverá um uso intenso da Internet para:  Acessar as atividades semanais  Desenvolver atividades cooperativas  Postagem de atividades individuais  Interagir com professores, tutores e colegas LICENCIATURA EM PEDAGOGIA A DISTÂNCIA Metodologia

9 Atividades presenciais e a distância  Pelo menos 20% das atividades serão realizadas na modalidade presencial (atendendo à legislação de EAD)  Haverá sempre um dia reservado para encontros presenciais com os professores nos Pólos  Os Pólos estarão abertos em períodos apropriados para atender a demanda local, considerando os turnos: manhã, tarde e noite  Os Pólos incluirão em seus planejamentos a abertura no sábado LICENCIATURA EM PEDAGOGIA A DISTÂNCIA

10 Nos Pólos  Atividades presenciais com os professores  Orientação e interação com os tutores  Desenvolvimento de atividades de grupo  Uso do Laboratório de Informática com acesso à Internet em banda larga  Acesso a materiais bibliográficos/impressos do curso No ambiente virtual (via Internet)  Acesso aos materiais e desenvolvimento das atividades do curso  Interação com os professores e tutores a distância  Interação com os colegas LICENCIATURA EM PEDAGOGIA A DISTÂNCIA Atividades presenciais e a distância

11 Docência e Coordenações Nos Pólos  Gerente de Pólo  Tutores de Pólo (presencial) – cada tutor trabalha com um grupo de 20 alunos Na Sede (UFRGS)  Equipe de Coordenação  Secretária do Curso  Professores das Interdisciplinas  Tutores da sede (a distância) – cada tutor trabalha com um grupo de 40 alunos LICENCIATURA EM PEDAGOGIA A DISTÂNCIA

12 INTERDISCIPLINASCH Seminário Integrador II45 Desenvolvimento e Aprendizagem sob o enfoque da Psicologia I 105 Fundamentos da Alfabetização75 Escolarização, Espaço e Tempo na Perspectiva História 105 Infâncias de 0 a 10 anos45 2º SEMESTRE: EIXO II – PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, CURRÍCULO E AMBIENTES DE APRENDIZAGEM II – O TRABALHO EDUCACIONAL: CONHECIMENTO, APRENDIZAGEM E SUBJETIVIDADE. Alunos com ingresso em 2006/2

13 2º SEMESTRE: EIXO II – PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, CURRÍCULO E AMBIENTES DE APRENDIZAGEM II – O TRABALHO EDUCACIONAL: CONHECIMENTO, APRENDIZAGEM E SUBJETIVIDADE. INTERDISCIPLINASCH Seminário Integrador I105 Seminário Integrador II45 Desenvolvimento e Aprendizagem sob o enfoque da Psicologia I 105 Fundamentos da Alfabetização75 Escolarização, Espaço e Tempo na Perspectiva História105 Infâncias de 0 a 10 anos45 Alunos com ingresso em 2007/1

14 26/03Início do 2º. Semestre Letivo- alunos 2006/02 01/04 Vestibular PEAD 11 a 21/04Início aulas 1º. Semestre Letivo- alunos 2007/01 23/04 a 09/06Bloco I 1. Desenvolvimento e Aprendizagem sob o Enfoque da Psicologia I 2. Alfabetização 11 a 16/04Fechamento Bloco I Presencial 18/06 a 28/07Bloco II 1. Escolarização, Espaço e Tempo na Perspectiva Histórica 2. Infâncias de 0 a 10 anos 30/07 a 04/08Fechamento Bloco II Presencial 06 a 11/08Workshop de encerramento 13 a 18/08Seminário Integrador I- 2007/01- Fechamento Presencial 20 a 25/08Seminário Integrador II- Fechamento Presencial Cronograma do Semestre 2007/1 LICENCIATURA EM PEDAGOGIA A DISTÂNCIA

15  Avaliação continuada - processos e produções  Acompanhamento preventivo  Worshop de fechamento do semestre: produção de memoriais Avaliação escrita Apresentação oral ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA A DISTÂNCIA

16 Agradecemos a presença de todos e desejamos um feliz início de semestre aos nossos alunos, tutores, professores, gerentes de pólo e técnicos de apoio. Obrigada! Coordenação do PEAD LICENCIATURA EM PEDAGOGIA A DISTÂNCIA