MORGANA SOUZA MARQUES (1) ; PATRIK OENING RODRIGUES (2)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
I Seminário de Energia na Agricultura
Advertisements

Análise dimensional e semelhança mecânica
AVALIAÇÃO DA EQUIVALÊNCIA FARMACÊUTICA E PARÂMETROS DE QUALIDADE DE DIFERENTES FORMULAÇÕES ANTI-HIPERTENSIVAS REGISTRADAS COMO MEDICAMENTOS GENÉRICOS E.
Proposta de Projetos Multidisciplinares no Ensino Física para o Curso de Engenharia Evandro S. Pereira (CUFSA – Santo André) * Orientador : Prof. Dr.
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA FACULDADE DE MEDICINA
Ciências Farmacêuticas 2º ano Métodos Instrumentais de Análise I
PROGRAMA DE RECURSOS HUMANOS DA
ENCONTRO NACIONAL DOS ESTUDANTES DE ENGENHARIA AMBIENTAL
Desafios no Planejamento e Execução de Ensaios Clínicos para Produtos Biológicos, Ambiente Regulatório, Cadeias de Suprimentos e Riscos Boa tarde, agradeço.
Ensaios de Qualidade.
REMOÇÃO DE CONTAMINANTES EM ÁGUAS RESIDUÁRIAS ATRAVÉS DE ADSORÇÃO E FILTRAÇÃO EM VIDRO RECICLADO Universidade do Sul de Santa Catarina - Campus Tubarão.
Prof. Fernando Henrique Andrade Nogueira
BLOCAUS UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA – UNISUL
Morgana PRÁ1; Lalucha MASSUCHETI 2.
Perfil da adesão ao tratamento da hipertensão em idosos participantes de grupos de terceira idade de uma cidade do sul de Santa Catarina, Farmácia Camila.
Efeitos do treinamento aeróbio nos participantes do projeto de reabilitação cardíaca e metabólica da Una da Saúde – Unisul. Luana Martins Rosa – Bolsista.
Avaliação da grade curricular das escolas de medicina do estado de Santa Catarina e a contribuição da disciplina de “Toxicologia”. PUIC Individual. Saúde.
Programa de monitoramento e qualificação de fornecedores
Profª.Dra.Ana Claudina Prudêncio Serratine
Apoio Financeiro: Unisul Introdução O etanol é um dos principais solventes utilizados para obtenção de extratos vegetais, o elevado teor deste em uma formulação.
ORIGEM DO TESTE DE IMPACTO
Avaliação do uso de medicamentos psicoativos em usuários do Sistema Único de Saúde de Tubarão, PUIC, Grande área: Ciências Saúde Área de conhecimento:
ENRAIZAMENTO EX VITRO E ACLIIMATAÇÃO DE PORTA- ENXERTOS DE MACIEIRA COM INTERESSE ECONÔNOMICO PARA SANTA CATARINA. Ciências Agronômicas. Prof. MSc. Celso.
Análise dos serviços de cuidados prestados no Serviço de Atenção Farmacêutica (SAF) do Curso de Farmácia da UNISUL. Ciências da Saúde. CORRÊA, TAÍS DOS.
Testes de desintegração e de dissolução
ENSAIOS FÍSICOS DE QUALIDADE
Avaliação da atividade catalítica da enzima horseradish peroxidase na oxidação de diferentes derivados fenólicos**. Ciências matemáticas e naturais. Everton.
Secretaria do Estado de Saúde do Distrito Federal Hospital Regional da Asa Sul ATENDIMENTO DO PACIENTE COM SIBILÂNCIA NA EMERGÊNCIA DO HOSPITAL REGIONAL.
Cálculo de medicamentos
FORMA FARMACEUTICA BÁSICA: AS TINTURAS-MÃE
Estudo de Utilização de Medicamentos em Colaboradores de uma Instituição de Ensino Superior do Sul de Santa Catarina. Área da Saúde. ALANO, Graziela M.
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA
Introdução Objetivo Metodologia Conclusão Resultados Referências
Medicamentos Genéricos
ESTUDO COMPARATIVO DA AUTO-PERCEPÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DOS ALUNOS DA UNIEXPERIÊNCIA, Ciências Médicas e da Saúde. GOMES, Regina Tavares MEDEIROS, Fabiana.
USO DA ESPECTROSCOPIA DE FLUORESCÊNCIA DA SÍLICA-GEL PARA IDENTIFICAÇÃO DE ÓLEO RESIDUAL NO GÁS NATURAL MESTRANDA: Larissa Bussler ORIENTADOR: Prof. Dr.
REOLOGIA O estudo reológico visa avaliar as propriedades de fluxo pois a facilidade de partículas sólidas em fluírem do alimentador para a matriz de uma.
CCA 039 – Irrigação e Drenagem
Inclusão Social de Pessoas Portadoras de Deficiência no Mercado de Trabalho Lídia Moral P. de Oliveira 1, Patrícia Barbosa da Rocha 1, Jerônimo Rafael.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Curso de Graduação de Enfermagem 4° período O que os pacientes com acidente vascular encefálico sabem.
DETERMINAÇÃO DE FATORES EXTRÍNSECOS AO PACIENTE PORTADOR DE HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA (HAS) E/OU DIABETES MELITTUS (DM) USUÁRIOS DA FARMÁCIA CENTRAL.
Plano de Ensino e Orientações
BALANCEAMENTO DE LINHAS PRODUTIVAS / EFICÁCIA PRODUTIVA
Método de coleta  Em campo serão anotados os seguintes dados:  Nome da praia;  Data do campo;  Horário de início e de término da coleta;  Estimativa.
NOÇÕES DE INFERÊNCIA ESTATÍSTICA
NEC – ENSINO E PESQUISA SATISFAÇÃO DOS ALUNOS DE ADMINISTRAÇÃO COM O CURSO E SUA RELAÇÃO COM A IMAGEM DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR TOMIO,
1 2 Samara Silva de Souza 1 (IC) e Jair Juarez João (PQ) 2 - PMUC Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL Unidade Acadêmica de Ciências Tecnológicas.
EMPREGO DA SÍLICA CONTIDA NA CASCA DE ARROZ NO TRATAMENTO DE EFLUENTES INDUSTRIAIS GALVÂNICOS ZUMSTEIN T.A.¹; JUNIOR E.F.²; SOUZA J.C. ¹ ¹ - Colégio Degraus.
ESTUDO DO EFEITO LARVICIDA DE SUBSTÂNCIAS A PARTIR DE Eugenia uniflora (Myrtaceae) L. FRENTE AO MOSQUITO Aedes aegypti L. Aluna 1: Danielle E. Matos –
Levantamento dos Fitoterápicos Comercializados nas Farmácias do Município de Tubarão/SC Ciências Médicas e da Saúde MOREIRA, Mayara Torquato; VIEIRA;.
INTRODUÇÃO O objetivo desta pesquisa foi a coleta de dados epidemiológicos para a avaliação dos pacientes diagnosticadas com doenças cardiovasculares,
Vulnerabilidade às doenças sexualmente transmissíveis (DST/HIV) em casais com relacionamentos estáveis de uma cidade do sul de Santa Catarina, Ciências.
Reutilização do Entulho de Construção Civil em Argamassas. Ciências Aplicadas e Engenharias. Acad. Luana Xavier Rodrigues. Prof. Lucimara Aparecida S.
INCIDÊNCIA DE COMPRA DE HORTIFRUTIGRANJEIROS ANTES E APÓS DIVULGAÇÃO DA COMPOSIÇÃO NUTRICIONAL E TÉCNICAS DE PREPARO COMO ESTRATÉGIAS DE MARKETING EM SUPERMERCADO.
INTRODUÇÃO O objetivo dessa pesquisa foi de mostrar como as medidas antropométricas auxiliam os profissionais da saúde na detecção de doenças crônicas,
COMPARATIVO ENTRE A ÁGUA TRATADA E NÃO TRATADA EM ÁREA RURAL DE PELOTAS, RS SILVA,M.A.R.X.¹; ECCKER,F.M.; VIEIRA,H.T.; PERNAS,C.B.S.; PINTO,F.R. ¹Universidade.
PRÁTICAS DO AMBULATÓRIO DE ONCOLOGIA DO MUNICÍPIO DE ARARANGUÁ-SC NA DETECÇÃO PRECOCE DO CÂNCER DE MAMA: Ciências Biológicas / Ciências Médicas e da Saúde.
DESENVOLVIMENTO DE COMPÓSITOS COM MATRIZ PEBD E PEAD COM ADIÇÃO DE REJEITO DE BORRACHA SBR Química Orgânica. Cristiano Silva de Souza 1 (IC), Maria Ana.
Este trabalho testou alimentos ricos em proteínas, de baixo custo (CMS) afim de serem incorporados às merendas escolares como medida para promover práticas.
DESENVOLVIMENTO DE FILMES DE LIBERAÇÃO CONTROLADA CONTENDO ÓLEO DA Copaifera sp. PARA O COMBATE ÀS LARVAS DO MOSQUITO Aedes aegypti. Farmácia. Mariane.
Fabiana Oderdenge Melo Farmacêutica / GETOF / DIVS Florianópolis Setembro a Dezembro/2014.
Estudo do cronotipo de adolescentes do colégio Dehon Área de conhecimento: Ciências da Saúde Rosas RF(Orientador), Cardoso TB (Acadêmica) Introdução O.
ESTADO DE SANTA CATARINA
Introdução O principal mosquito transmissor do vírus da dengue no Brasil é o Aedes aegypti (Diptera: Culicidae), e a dificuldade de um controle específico.
PERSISTÊNCIA E EFICÁCIA DE ÓLEOS DE Carapa guianensis (AUBLET) (MELIACEAE) E Copaifera sp. (LINNAEUS) (LEGUMINOSAE) EM CONDIÇÕES DE LABORATÓRIO PARA Aedes.
Avaliação da qualidade de medicamentos antihipertensivos distribuídos pela Prefeitura Municipal de Tubarão, Ciências Farmacêuticas BIANCHIN, M. D.; KÜlkAMP,
Cronotipo e Mobilização Neural Área de conhecimento: Ciências Médicas e da Saúde Autores: ROSAS, Ralph Fernando; OLIVEIRA, Rosenilda Timóteo. Projeto de.
AVALIAÇÃO DA ESTABILIDADE POSTURAL EM PACIENTES PARKINSONIANOS ANTES E APÓS TRATAMENTO CONVENCIONAL DE TRONCO E FES (ELETROESTIMULAÇÃO FUNCIONAL) EM MÚSCULOS.
MATERIAIS E MÉTODOS Foram estabelecidos 5 pontos amostrais, com amostragens realizadas durante o inverno de 2007, quando a barra da lagoa esteve fechada,
Compreensão da prescrição no Sistema Único de Saúde de um município do sul de Santa Catarina: a identificação dos fatores relacionados à prescrição e ao.
Transcrição da apresentação:

MORGANA SOUZA MARQUES (1) ; PATRIK OENING RODRIGUES (2) AVALIAÇÃO COMPARATIVA DE CONTROLE DE QUALIDADE DE COMPRIMIDOS DE DILTIAZEN COMERCIALIZADOS NO MERCADO BRASILEIRO MORGANA SOUZA MARQUES (1) ; PATRIK OENING RODRIGUES (2)   (1) Curso de Farmácia e Bioquímica, Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), (2) Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) INTRODUÇÃO A qualidade dos medicamentos é um atributo de caráter não apenas comercial, mas também legal e moral. Assim, enquanto a qualidade para muitos produtos é uma questão de competitividade, no campo da saúde deve ser obrigatoriamente atendida e o não cumprimento de especificações de qualidade consideradas imprescindíveis pode acarretar sérias implicações tais como, falta da eficácia no tratamento devido a sub-doses terapêuticas e efeitos tóxicos provocados sobre-doses terapêuticas, e conseqüentemente falta de adesão do paciente ao tratamento (KOHLER et al.; 2009). OBJETIVO O presente trabalho tem como objetivo avaliar a qualidade físico-química de um medicamento cardiovascular, de diferentes laboratórios, disponível no mercado Brasileiro a partir de análises realizadas como: peso médio, friabilidade, dureza e desintegração, além de verificar o perfil de dissolução. Tabela 01: Resultados dos teste de friabilidade e resistência ao esmagamento das quatro formulações analisadas. Os perfis de dissolução das apresentações de cloridrato de diltiazem estudadas neste trabalho estão demonstrados na figura 1. Pode-se perceber que as formulações apresentaram perfis de dissolução semelhantes entre si, apresentando uma velocidade de dissolução e quantidade máxima liberada similar. METODOLOGIA Peso médio: Em balança analítica, foi pesado individualmente 10 comprimidos de cada laboratório e através dos seus respectivos valores foram calculados a média obtidas de cada formulação. Resistência ao esmagamento: O teste é realizado com 05 comprimidos de cada laboratório e com um durômetro de mola espiral, que exerce uma pressão sobre o diâmetro do comprimido. Friabilidade: Em balança analítica, foi pesado 05 comprimidos de cada laboratório e despejados em um friablilômetro a 20 rotações por minuto em um total de 5 minutos de análise. Após, foi pesado novamente os comprimidos e a massa perdida é calculada para cada laboratório. Perfil de dissolução: O equipamento Nova Ética modelo 299 (Brasil) foi utilizado para a avaliação do perfil de dissolução, utilizando o aparato 2, 75 rotações por minuto em meio água. O estudo foi realizado com três unidades de cada formulação, sendo os tempos de coleta 15, 30, 60, 120 e 180 minutos. As concentrações foram aferidas em espectrofotômetro UV/VIS Perkin-Elmer (EUA) no comprimento de onda de 240 nm. Figura 1. Perfis de dissolução das apresentações de comprimidos de cloridrato de diltiazem Todas as amostras de todos os laboratórios se encontram de acordo com o que a farmacopéia da USP preconiza na monografia do medicamento cloridrato de diltiazem, para o teste de dissolução. Os comprimidos contendo este medicamento devem obter e obtiveram como resultado no teste de dissolução, a liberação do principio ativo em até 60% em 30 minutos e mais que 75% em até 3 horas. RESULTADOS E DISCUSSÃO Os resultados do peso médio dos comprimidos de cloridrato de diltiazem, correspondentes às formulações A, B, C e D, não apresentaram nenhum resultado fora dos limites especificados demonstrando homogeneidade de peso. CONCLUSÃO A partir dos resultados aqui obtidos, é possível concluir que todos os fármacos, independentemente do laboratório fabricante, atenderam às especificações da Farmacopéia Americana e Farmacopéia Brasileira em relação aos ensaios de controle de qualidade. Como mostra a tabela 01, os teste de resistência ao esmagamento e friabilidade estão de acordo com Farmacopéia Brasileira IV.