A concepção dos três anéis de Joseph. S. Renzulli

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
“GRAU EM QUE UM TESTE MEDE O QUE SE PROPÕE A MEDIR!!”
Advertisements

1/7/ Introducing the Personal Studies for New Christians curriculum Introduzindo o Currículo dos Estudos Pessoais para Novos Cristãos By Por David.
Diferenciação do Currículo
Projeto conceitual Mostra ao cliente exatamente o que o sistema fará
FUNÇÃO AGREGAR PESSOAS:
Depois de ler este capítulo, você será capaz de:
Aluna: Maria Betania Petty Orientador: Prof. Henrique Freitas
Estratégias e Indicadores
Estratégias e Indicadores
Curso GD Gerenciamento de Desempenho
  ORGANIZAÇÕES.
SUPERDOTAÇÃO ...serão considerados superdotados os educandos que apresentam notável desempenho e/ou elevada potencialidade nos seguintes aspectos: cap.intelectual,
HABILIDADES/ SUPERDOTAÇÃO
FORMAÇÃO EM AÇÃO 2012 – I SEMESTRE
As Habilidades e Competências Valorizadas pela M
PERSONALIDADE E TRABALHO
Parâmetros Curriculares Nacionais
USANDO JOGOS PARA ENSINAR MATEMÁTICA
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Inovadores e Conservadores
Universidade Católica Portuguesa Mestrado em Ciências da Educação - Especialização em Informática Educacional Internet e Educação - Vítor Teodoro G5 -
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
FAC SÃO ROQUE Curso: Administração Turma: ADM-5ª
O Aluno a Distância e suas Necessidades
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
O Currículo e a Organização do Ensino de Matemática
ETAPAS DE UM PLANO DE AÇÃO
Avaliação Constituição dos grupos de trabalho:
PERSONALIDADE E TRABALHO
PERSONALIDADE E TRABALHO
A Aprendizagem colaborativa vista pela teoria cognitiva
Mestrado Profissional em Engenharia de Software Modeling The Tipping Point of a Innovation Process using Cellular Automata Aluno: Rodolfo Wagner 06/2009.
You don't design your applications to cajo, it simply drops-in! ISEL – DEETC – SD.
Literacia da informação
Mestrado Profissional em Engenharia de Software Modeling The Tipping Point of a Innovation Process using Cellular Automata Aluno: Rodolfo Wagner 06/2009.
Recrutamento e Seleção de Talentos Testes de Seleção
RESOLUÇÃO COLABORATIVA DE PROBLEMAS
An Overview of Innovation Stephen J. Kline and Nathan Rosenberg Miguel Gonçalves Casimiro Rui Pimentel Amarante dos Santos 10 October 2003 Innovation and.
Educação Especial Aula 7
Improving your knowledge to Vestibular Creative-writing questions
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
Paradoxo da Internet Comentado por Joseph M. Newcomer In
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
I could start dreamin, but it never ends Eu poderia começar a sonhar mas isso nunca terminaria As long as you're gone we may as well pretend Enquanto.
HEY JUDE Hey Jude don't make it bad Hey Jude não piore as coisas Take a sad song and make it better Pegue uma canção triste e a torne melhor.
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Plano de Neg ó cio e Capital de Risco ASIT e-Business 3 ª PARTE: Exemplos Fernando Machado 25-jun-02.
Citações indiretas Decidir é uma questão inerentemente árdua e particularmente difícil quando se refere às decisões organizacionais. Isso ocorre, segundo.
PROCESSO SELETIVO.
Plataforma Moodle o quê e para quê Madalena Pinto dos Santos Centro de Competência FCUL 28 de Outubro 2009
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO Consuelo Santos Daisy Soares Evania Motta Iaci Purificação Joice Souza Salvador 2011.
Michael Jackson - Beat It
Used to.
Grupo de Trabalho: Maria de Fátima Gonçalves Pedro Silva Pierre Maibwe Sociedade Pós-capitalista Drucker, Peter (2003) Lisboa: Actual Editora Curso de.
Lógica Booleana IES-2015a George Simon Boole ( )
O Professor de Inglês Aprendendo e Ensinando
A Liderança e seus Conceitos
Behaviorismo Metodológico e Behaviorismo Radical
QUESTION TAGS or TAG QUESTIONS
MODAL VERBS Cecília Hartt.
Habilidades do século XXI: Desafios e prioridades.
Tendências atuais do ECLE
Na linha Tradução Rolagem automática On the Line Michael Jackson.
Psicologia da educação, Ed. Física e C. Biológicas Vygotsky e a Psicologia da Educação 1Luciana Souza Borges.
O superdotado é uma criança como qualquer outra, mas há algo que o distingue: o talento. Todo talento deve ser estimulado, regado como se fosse uma planta.
IV Congresso Internacional de Educação Diferenciada 20 IV 2013 Nuno Miguel Gaspar da Silva Francisco Módulos Inquiry: uma metodologia diferenciada em Ciência?
TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Revisado por Phil Daro, USA Common Core Standards Análise da Base Nacional Comum Curricular de Matemática.
TEMA, DELIMITAÇÃO DO TEMA, PROBLEMA E HIPÓTESES. Não faltam assuntos para serem pesquisados. Na maioria das vezes o pesquisador tem vários assuntos a.
1 Ciência e Tecnologia para a sociedade: um casamento difícil Simon Schwartzman Seminário Rio além do petróleo: conhecimento e desenvolvimento 12 de junho.
Transcrição da apresentação:

A concepção dos três anéis de Joseph. S. Renzulli

Importância de uma definição Critérios de uma definição: Deve ser baseada nas pesquisas mais atuais e válidas sobre o tema, não em mitos. Deve fornecer embasamento para a produção de material e instrumentos. Deve ter utilidade prática. Oferecer alguma forma de orientação no desenvolvimento de programas especiais. Deve abrir espaço para tentativas de validação, que podem confirmar ou não, a definição.

Tipos de superdotação “lesson learner” (relacionado à educação formal, armazenar conteúdos) Relativamente estável. Magnitude mensurável e comparável. Deve ser estimulada com programas especiais, compactação de currículo, adiantamento. Testes de QI X Desempenho escolar.

Tipos de superdotação Creative/productive giftedness Testes de QI/Desempenho escolar X superdotação. Aplicação prática de conhecimento. Deve ser estimulada. “In other words, creative/productive giftedness is simply putting one’s abilities to work on problems and areas of study that have personal relevance to the student and that can be escalated to appropriately challenging levels of investigayive activity”.

Programas de desenvolvimento devem dar muita atenção à “superdotação criativa”. “History does not remember persons who merely scored well on IQ tests and/or learned their lessons well.” Grandes produtores de conhecimento.

O objetivo da educação para os superdotados Formula-se definições, para que algo seja feito. O desenvolvimento de currículos e programas especiais para o superdotado tem 2 funções gerais. Desenvolvimento dá pessoa que apresenta traços de altas habilidades, realização pessoal, trabalhar seus potenciais. Ajudar no desenvolvimento de pessoas que tem possibilidade de trazer contribuições significativas para a sociedade. Os 2 objetivos interagem. Programas voltados para desenvolvimento da habilidade criativa X necessidades da atualidade.

Potencial de comportamentos de superdotação A superdotação não deve ser naturalizada. Comportamentos superdotados. Superdotação não é um conceito estático. Critérios de identificação. “it is far better to have imprecise answers to the right questions than precise answers to the wrong questions”

Os três anéis Geralmente é dada maior importância às habilidades superiores, mas os 3 anéis tem a mesma relevância.

Habilidades acima da média Pode ser definida de duas maneiras, habilidade geral e habilidade específica. Exemplos de habilidade geral: habilidade verbal, fluência, noção espacial, memória. É medido mais facilmente por meio de testes. Exemplos de habilidades especificas: química, matemática, fotografia, jornalismo, astronomia. Habilidades como matemática e química, por exemplo, tem uma maior relação com habilidades gerais.

Algumas habilidades tem uma maior correlação com o QI que outras. Renzulli acredita que, apesar de ser difícil definir exatamente, a habilidade superior corresponderia à parcela dos 20% mais bem desenvolvidos nesta área.

Task Commitment - Motivação Habilidades não-intelectuais Trabalho duro, envolvimento com uma área Auto confiança, ausência de sentimentos de inferioridade.

Criatividade Fluência, flexibilidade, originalidade. Originalidade de pensamento e utilização de abordagens inovadoras. Capacidade de deixar convenções de lado quando apropriado. Buscar formas novas de se fazer algo.

Superdotação tem relação com outras características além dos três anéis principais – houndstooth. Personalidade e contexto.