A Abordagem Cascata sobrevive

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Metodologia de testes Nome: Gustavo G. Quintão
Advertisements

DIA NACIONAL DO PROJETO PESCAR
Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
Sistemas de Apoio à Decisão
Teste de Software.
Análise e Projeto de Sistemas I
Gerenciamento de Projetos
Processos de Software Introdução
Metodologia Científica
Mitos e Problemas Relacionados ao Software
Sistemas Especialistas
Recovery Blocks Paulo Junior Penna Pivetta. Introdução Os Projetos de Tolerância a falhas quase que exclusivamente eram dedicado a hardware Tolerância.
Processo Desenvolvimento de Software Tradicional
Análise Estruturada O mais amplamente usado dos métodos de modelagem de requisitos Modelos que retratam fluxo e o conteúdo da informação (dados e controle)
Simulação de Sistemas Prof. MSc Sofia Mara de Souza AULA2.
TÉCNICA DE CONSULTORIA
Como Desenvolver Sistemas de Informação
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS E MATERIAIS
Engenharia de Software
Classes e objetos Modelagem
Luiz Cláudio F. S. Júnior 16/03/2012.
Gerência de Configuração de Software
Engenharia de Software
Fundamentos de Engenharia de SW
Avaliação do RUP como processo para desenvolvimento de software
Avaliação Experimental de Técnicas Ágeis de Desenvolvimento
Washington Sena de França
Resiliência (etapas 2 e 3)
A abordagem da cascata sobrevive. FATORES A inércia como fator de não abandonar o método (Cultura/histórico da empresa) Facilidade de aplicação em projetos.
LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA IV ENGENHARIA DE SOFTWARE: DA TEORIA À PRÁTICA GRUPO 13.
Diretrizes para Elaboração de Monografia Científica
Engenharia de Software
CURSO TECNICO EM ADMINISTRAÇÃO
Desempenho Escolar: Causas... Consequências... Possíveis Soluções...
A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA EM AMBIENTES INFORMATIZADOS
SIT – T11 Oi Paggo Marcio Luiz Angeli. 1 – Cadeia Paggo Coleta de dados: Opção do cliente em utilizar seu aparelho de celular como meio de pagamento para.
Formação Técnica em Administração Modulo de Padronização e Qualidade
Prof Cláudio Cabral.  Processo Decisório é o caminho mental que o administrador utiliza para chegar a uma decisão.  Processo Decisório é a seqüência.
DISCIPLINA Pesquisa de Tecnologias Emergentes - PTE Profa. Eliane
O Processo Unificado (UP)
Universidade Federal de Goiás Faculdade de Ciências Sociais Políticas Públicas Antropologia II Prof° Dra. Janine Helfst Liccht Collaço Arthur Alves Santiago.
RELAÇÕES INTERPESSOAIS
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
Curso de Capacitação em Tecnologias de Educação a Distância
Processo de Decisão de Tomadas
A Psicologia Experimental
Engenharia de Software
TEMA E PROBLEMA.
PROPAI/PROPCCI-I 2S 2º semestre – 2011 Professores: Geraldo e Padu.
Tarciane Andrade Análise de Casos de Uso Tarciane Andrade
ESTILOS DE APRENDIZAGEM
Matemática Aplicada às Ciências Sociais
Extreme Programming João Gabriel Pedro Ramos Renan Santos.
Carlos H. N. Otobone, Hebert S. Gonçalves, Monica F. M. Lemos, Anne L. Scarinci E.E. Gabriel Ortiz, Instituto de Física - USP Apoio CAPES - PIBID Como.
TRABALHANDO COM JOGOS NO COMPUTADOR
Metodologia para o Desenvolvimento de Sistemas de Informação
Acadêmicas Cláudia Niesponginski Giseli Zamboni. O Verdadeiro Poder Vicente Falconi.
O que é Técnica e o que é Pesquisa?
PREVENÇÃO E RECUPERAÇÃO DE FALHAS
Erton W. Vieira Metodologias Ágeis, Qualidade de Software e Design Centrado no usuário: Pontos de Interação Erton W. Vieira.
Engenharia de Software
A mudança nas organizações
Apresentação Leonardo Brussolo de Paula
Metodologia da Pesquisa
Prof. Fernando Henrique Ramos1 Empreendedorismo - FSC Geralmente, inovações podem ser definidas como processos de criação e desenvolvimento de uma idéia.
MEMÓRIAS DE AULA 15/fev Modelos de Negociação Prof Luiz Carlos de Araujo.
PREVENÇÃO E RECUPERAÇÃO DE FALHAS
Disciplina: Organização e Métodos
Gestão de pessoas em ambiente dinâmico
Avaliação de desempenho Como mensurar o desempenho humano nas organizações.
Transcrição da apresentação:

A Abordagem Cascata sobrevive Matt Light, do Gartner

A Abordagem Cascata sobrevive Matt inicia seu artigo comentando que as notícias da "morte" do método cascata foram exageradas. O que ocorreu é que o método sofreu adaptações para sobreviver a obstáculos que surgiram.

A Abordagem Cascata sobrevive Considerações: O artigo considera que apesar da morte do efeito cascata, ela ainda continua sendo usada na maioria dos projetos, e várias questões como desafios culturais, formas de uso, vocação para serem aplicadas em projetos sem estrutura e dificuldade de escalonamento cooperam para tal fato.

A Abordagem Cascata sobrevive Recomendações: Não mude para uma abordagem mais ágil abandonando totalmente as abordagens mais tradicionais para entrega de sistemas. - Adapte sua abordagem de cascata para solucionar falhas e adote técnicas positivas de outras abordagens. Em resumo: Não ser radical. Espera as coisas acontecerem para tomar uma decisão mais precisa. Se adapte ao meio. 4

A Abordagem Cascata sobrevive Hipótese: Até 2014 uma abordagem cascata adaptada vai ser usada na maioria dos projetos de sistemas de informação. 5

A Abordagem Cascata sobrevive Em análise ao artigo, Matt, faz uma analogia de uma pergunta de um de seus clientes o questionando se o gerenciamento ágil de projetos substituirá a cascata como principal método até 2014. E exemplifica, citando um jornalista que devia investigar a suposta morte do humorista Mark Twain e o encontrou vivo em sua residência descansando. Ou seja, o mesmo acontece com rumores a respeito do fim da abordagem tradicional de cascata. Dados do Gartner confirmam: Métodos estruturados e tradicionais ainda são usados na maioria dos projetos e com muita frequência.

A Abordagem Cascata sobrevive O poder da recuperação: - Costume do uso da abordagem em cascata - Utilização em muitos projetos nas ultimas décadas. - Lógica de sua estrutura - modelo simples e a sequência de etapas é facilmente assimilada. Apesar da simplicidade algumas etapas atrasam e até prejudicam o projeto que se utiliza desta metodologia, gerando assim rumores de seu fim.

A Abordagem Cascata sobrevive O poder da recuperação: Adaptação em seu uso durante o caminho para o cemitério. Adaptaram para lidar com falhas Ampliação do domínio para o futuro próximo pois métodos ágeis provaram necessitar de mais e não menos disciplina e sofisticação para lidar com projetos de médio a grande porte.

A Abordagem Cascata sobrevive Terceirização e pacotes: Outra vantagem do modelo de cascata é que se adapta facilmente em um mercado onde a tendência é mais desenvolvimento terceirizado e maior uso de pacotes de aplicação. Trabalha facilmente neste modelo de terceirização, pois ocorrem adaptações as quais são modificados ou adicionados processos em resposta a acréscimos ou mudanças de amplitude e exigências e isso não interfere na produção da equipe de desenvolvimento.

A Abordagem Cascata sobrevive Terceirização e pacotes: Ainda falta algo, mas com definições tão pragmáticas, a abordagem de cascata geralmente é boa o suficiente para entregar projetos bem-sucedidos.

A Abordagem Cascata sobrevive Adaptações baseadas na adoção de boas práticas : Testes representam uma discreta etapa Falsa idéia de que essa abordagem verifica a qualidade do software somente no final do processo Infelizmente, as vezes, essa concepção se prova real Equipes de desenvolvimento não adotam práticas de gerenciamento de qualidade básicas – verificações ciclo de vida. 11

A Abordagem Cascata sobrevive Adaptações baseadas na adoção de boas práticas : Projetos de cascata foram beneficiados por medidas que estimularam a eficácia de outros estilos de desenvolvimento. Envolvimento de pequenas equipes com projetos internos pode impulsionar a produtividade, pois permitem melhor comunicação, facilitando solução dos problemas que surgem. 12

A Abordagem Cascata sobrevive Conclusão: Em resumo, o método cascata é uma boa opção para gerenciamento de projetos, uma vez que provou que apesar de sua quase extinção, devido ao seu uso comum e suas vantagens de adaptação, ainda sobrevive. 13

A Abordagem Cascata sobrevive Alunos: Eduardo Henrique Lenz Fernando Nilsen