Comparação entre Plataformas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Auto-avaliação avaliação de desempenho docente (2009/2011)
Advertisements

O Open Access e a informação em saúde: os Repositórios Institucionais Seminário “O Acesso à Informação em Saúde” 9 e 10 de Fevereiro de 2009 Helena.
AGENDA TOCANTINENSE DE PRIORIDADES DE PESQUISA EM SAÚDE
Auditório Câmara Municipal da Amadora 13 de Outubro 2001
Rational Unified Process
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA: TECNOLOGIA E SABER NA CONSTRUÇÃO DAS REDES DE CONHECIMENTO Célia Regina de Souza e Silva.
1. 2 Pearson Education do Brasil Editora educacional de alcance mundial No Brasil, publica nas áreas universitária, de ensino de inglês, negócios e informática.
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
Protótipo de Simulador de Elevadores
Didáctica da Matemática
Ferramenta de aprovisionamento de redes de cliente
INSPIRE Bases para a renovação da Infra-estrutura Nacional de Informação Geográfica Rui Pedro Julião Vice-presidente snig.igeo.pt.
Universidade de Aveiro
DIAGRAMA DE CASOS DE USO PERSPECTIVA CONCEITUAL
Caro Professor, Este material de apoio é gratuito e para uso exclusivo em sala de aula. Não pode ser comercializado. Ele não contém vírus ou qualquer instrumento.
Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Ciência da Informação Introdução à Informática Prof. David Menoti Sílvia Aparecida Moreira Guilherme Pacheco.
AUDITORIA ELETRÔNICA DE ORGÃOS PÚBLICOS DO ESTADO DE SÃO PAULO
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
Relatório Final Professoras: Andréa, Beth, Bruna e Kika
Dicas para configuração do Firefox
Patrocínio da Direcção Regional da Ciência e Tecnologia
Aplicação Multimédia para Ensino e Aprendizagem Bases de Dados
New Dimension New Dimension Cursos a Distância Cursos a Distância.
Visão Geral do Desenvolvimento de Sistemas e Papéis no Desenvolvimento de Software Marcely Dias
A BECRE DE HOJE CRISTINA CRUZ FORTE.
- PROGRAMA DE PORTUGUÊS -
Sistema de Formação e Certificação em Competências TIC
E. B. 2, 3 Jose Maria dos Santos Prof. Sandra Sousa
Orientador: Prof.º Basile Emmanouel Mihailidis
Softwares Educativos: possibilidades e limitações
Expressão algébrica a partir da representação gráfica da função
UNIVERSIDADE PARANAENSE - UNIPAR PÓS-GRADUAÇÃO 2011
______________________________ Reunião de Coordenadores TIC.
1 ESCOLA MUNICIPAL PEDRO NAVA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS APRESENTA.
O foco da Engenharia de Computação
Visão Geral A plataforma mais usada pelas maiores universidade do Brasil e do Mundo.
Políticas de Backup FATEC – Americana
TIC 10º ano de escolaridade
Santarém Março a Julho de 2007
Seminário Utilização Educativa de Quadros Interactivos Centro CRIE – FCUL 13 Dezembro 2007.
Florin Zamfir Portal de Comunidade Educativa – Serviços e Conteúdos Portal da Comunidade Educativa Serviços e Conteúdos Florin Zamfir, Fernando Delgado,
IB 1 Introdução à Computação Apresentação do curso Fonte: Prof: Joseana Macedo Fachine na01.ppt.
Apresentação da plataforma / LMS Moodle Vitor M. N
10º Congresso Brasileiro de Gestão do Conhecimento Gestão do Conhecimento Aliada à Cultura Organizacional e Redes Sociais Amcham, São Paulo, São Paulo,
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
Clique para editar o estilo do título mestre DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 1 Introdução à engenharia de produção II.
Criar e editar conteúdos para a Plataforma Moodle
COMPARAÇÃO ENTRE PLATAFORMAS DE GESTÃO DE CONTEUDOS Autores: André Teixeira Marisa Roque
Faculdade Senac-RS PELOTAS Análise e Desenvolvimento de Sistemas Sistemas de Informação WordPresss Prof. André Moraes Michelle O. Silva.
Gestão de Conteúdos com Aplicações Instaladas em Servidores
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
Os novos ambientes de aprendizagem a distância Ana Augusta Silva Dias Universidade do Minho > Exército Português, 4/5/2011 Comando de Instrução.
Ana Teresa Ramirez Cristina Conchinha João Raimundo Ferreira 1.
Não estabeleça prazos audaciosos demais
Arlindo Oliveira (IST), Hélder Coelho (FCUL). Popularidade dos MOOCs.
Fontes Escola Secundária Diogo de Macedo Curso Tecnológico de Informática Ano lectivo 2006/2007 Prof.: Henrique Ribeiro Paulo Cruz 11ºD nº2.
Ambiente Virtual de Aprendizagem Simone Krause Suecker 2014/2.
Resumo Capítulo 4 Redes Semânticas enquanto Ferramentas Cognitivas
Nome alunos 1 Título UC. Título – slide 2 Conteúdo Conteúdo 2.
UNIÃO EDUCACIONAL MINAS GERAIS Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online Desenvolvedores: Aline Barbosa Michelle Christina Professoras:
Bruno Ferreira Wiki. O que é? É um website que permite que um grupo crie e edite os seus conteúdos. Não são necessários conhecimentos avançados.
Utilização das TIC nos processos Ensino-Aprendizagem
Aprendizagem com computador Domínio técnico e pedagógico não deve acontecer separadamente. Educador – deve indagar se o uso do computador está ou não contribuindo.
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online Desenvolvedores Angélica Maria Freitas Professoras.
Mundos Virtuais Rafael Reis Nº 6495 Rui Sousa Nº 6127
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia- Gestão e Tecnologia Educacional Webfólio Aluna: Cristiane Regina Santos Professoras: Gilca dos Santos.
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online E-learning – uma alternativa de treinamento.
Formadores: Nuno Albano e Vera Cruz Utilização da Plataforma Moodle - ESMP.
Transcrição da apresentação:

Comparação entre Plataformas de Gestão de Conteúdos Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação Aplicações Informáticas Eng.º Lino Oliveira Free Powerpoint Templates

Plataformas

Introdução Sistemas de Gestão de Aprendizagem (LMS) Portefólio Electrónico (E-PORTFÓLIO) Ambientes Pessoais de Aprendizagem (PLE) Rede Pessoal de Aprendizagem (PLN)

Sistema de Gestão de aprendizagem LMS

Vantagens Baixos custos de implantação e disponibilização do sistema; Possuir suporte gratuito pela comunidade internacional de utilizadores e actualização gratuita de recursos via Internet; Gerir as ferramentas de aprendizagem em conjunto com as metas dos recursos humanos.

Desvantagens Necessidade de investimento e reorganização das instituições de ensino, nos aspectos administrativos, de funcionamento interno, de relações e equipas de trabalho, bem como de equipamentos; Necessidade de investimento nas áreas de investigação teórica e aplicada, nos domínios do Ensino a Distância e da utilização das novas tecnologias no ensino; Impossibilidade do professor visionar os seus alunos o que invalida o feedback visual imediato de uma situação presencial.

Portefólio electrónico e-Portfólio

Portefólio electrónico (1/4) Um e-portfólio é constituído por trabalhos feitos por alguém na qual lhe é permitido recolher e armazenar todo o tipo de documentos usando tecnologias electrónicas. Conhecimento Interacção Social Reflexão

Um e-portfolio é isto tudo!?? Deve ser muito complexo então. Aposto que é muito mais complicado trabalhar com uma “coisa” assim… NÃO É útil de forma a promover e avaliar o desenvolvimento e aprendizagem do aluno ao longo do tempo. Portefólio electrónico (2/4)

Vantagens Documento em permanente construção; Portefólio electrónico (3/4) Vantagens Documento em permanente construção; Reformula vários componentes; Contribui para a preservação do ambiente; Documento que dura para toda a vida, podendo ser visto em qualquer altura.

Desvantagens Armazenar muita informação; Portefólio electrónico (4/4) Desvantagens Armazenar muita informação; Utilizadores de faixa etária mais elevada; Nem toda a população tem acesso a esta ferramenta.

Ambientes Pessoais de Aprendizagem PLE

Vantagens Aberto; Autonomia; Diversidade.

Desvantagens Aprendizagem autónoma; Autoria, validade e certificação do conhecimento; Represálias por terceiros.

Rede Pessoal de Aprendizagem PLN

Vantagens Interacção e conexão abertas à comunidade; Partilha facilitada com outras pessoas; Compilação feita com tecnologias como o RSS.

Desvantagens Criação difícil e complexa para quem é inexperiente no assunto; Problemas de segurança dos dados; Controlo limitado sobre os dados.

Conclusão A concepção deste trabalho teve como objectivo a elaboração de um quadro comparativo entre diferentes plataformas de ensino, nomeadamente o LMS, E-Portfólio, PLE e ainda o PLN. Ambas as plataformas são direccionadas no âmbito do ensino/aprendizagem, sendo criadas on-line. Após ter sido feita a descrição de cada ferramenta, juntamente com as suas vantagens, desvantagens e exemplos de cada plataforma, construímos um quadro comparativo com as quatro ferramentas enquadrando as suas características.

Obrigada pela atenção Perguntas ?

Bibliografia Disaggregate power not people- part two: now with more manifesto [Em Linha]. [Consult 13 Out 2010] Disponível em WWW: URL: <http://www.diigo.com/bookmark/http%3A%2F%2Fdavecormier.com%2Fedblog%2F?tab=people&uname=linooliveira> Imagem Ponto de interrogação [Em Linha]. [Consult 15 Out 2010] Disponível em WWW: URL: http://www.pixmac.com.br/picture/dois+bonecos+em+3d+de+instalar+um+ponto+de+interroga%C3%A7%C3%A3o/000026956065> Imagem PLN [Em Linha]. [Consult 15 Out 2010] Disponível em WWW: URL: < http://blogdaformacao.wordpress.com/2009/01/21/o-que-e-uma-rede-pessoal-de-aprendizagem/> Plataformas [Em Linha]. [Consult 15 Out 2010] Disponível em WWW: URL: <http://mpel-ple.wikispaces.com/file/view/web.jpg/88961215/web.jpg>

FIM Trabalho realizado por: Ângela Sofia Sousa Santos nº 9080374 Cristiana Sofia Silva Ribeiro nº 9080101 Tânia Duarte Nunes nº 9080140