O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
A Eficiência Energética Trabalho realizado por: Beatriz Gonçalves Nº3 Diogo Machado Nº7 Mariana Ferreira Nº17
Medidas para reduzir os impactos directos…
O Isolamento Térmico
Instalar vidros duplos nas janelas (pode poupar-se até 10% de consumo de energia, para além de minimizar o ruído exterior);
Calafetar portas e as janelas, isto é, tapar as portas e janelas com fita adesiva de espuma, própria para o efeito, e que pode reduzir em 5% o consumo de energia;
Organização do Espaço
Dispor os lugares de trabalho junto das janelas para aproveitar ao máximo a luz solar;
Privilegiar as salas viradas a Sul como locais de trabalho (estão mais expostas à luz solar);
Iluminação
Utilizar correctamente estores e / ou cortinas para melhor aproveitar a entrada de luz solar directa.
Instalar lâmpadas de baixo consumo em toda a escola (fluorescentes tubulares e compactas);
Equipamentos eléctricos
Seleccionar eficazmente a localização dos equipamentos Seleccionar eficazmente a localização dos equipamentos. Por exemplo: um frigorifico nunca deve ser colocado junto a uma fonte de calor, etc.;
Estabelecer regras de uso para os equipamentos Estabelecer regras de uso para os equipamentos. Por exemplo: a porta de um frigorífico não deve ser aberta desnecessariamente e deve reduzir-se o tempo da abertura;
Aquecimento/Refrigeração dos espaços
No Inverno, procurar tirar o maior partido dos ganhos solares directos.
Estabelecer um plano de uso e/ou gestão da climatização (Ar condicionado, ventoinha);
Medidas para reduzir os impactos indirectos…
Gastos de Papel
Sempre que possível, preferir as versões electrónicas dos documentos;
Instalar um sistema de separação e recolha de papel para incluir no circuito normal de reciclagem.
Produção de Resíduos
Diminuir a produção de resíduos nos vários serviços escolares.
Verificar se existe separação de resíduos nos vários sectores escolares.
Gastos de água
Diminuir o consumo de água nas tarefas diárias;
Instalar torneiras com temporizador nos lavatórios;
Pilhas
Usar pilhas recarregáveis sempre que possível;
Separar as pilhas do restante lixo;
Transportes
Promover o hábito de andar a pé em todos os trajectos curtos ou sempre que possível;
Organizar sistemas de partilha de automóveis;