Análise e Projeto Orientado a Objetos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Introdução a Algoritmos
Advertisements

Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Engenharia de Software
Rational Unified Process
(Unified Modeling Language)
> Fases de Engenharia de SW > Gestão de Projectos de SW
Rational Unified Process(RUP)
Valéria Maria Lauande Março/2010
UML Material retirado da apostila do Professor Cesar Augusto Tacla
Projeto de Sistemas de Software
Metodologia de Desenvolvimento de Software
RUP Rational Unified Process (Processo Unificado de Desenvolvimento da Rational) 1.
(Linguagem de Modelagem Unificada)
Introdução a diagrama de classes e UML
Análise Estruturada O mais amplamente usado dos métodos de modelagem de requisitos Modelos que retratam fluxo e o conteúdo da informação (dados e controle)
Análise e Projeto de Sistemas
Análise (I) A análise enfatiza a investigação do problema;
Introdução Visão Geral do Método.
TIPOS DE TESTES APLICÁVEIS E NÃO APLICÁVEIS AO PROJETO
Classes e objetos Modelagem
RUP Prof.ª Elaine B. Figueiredo.
Configuração de manutenção
Aula 1 Minicurso: Astah Ministrantes: André Martins; Camila Brondani;
UML (Unified Modeling Language) Linguagem Unificada de Modelagem
Introdução UML, Diagrama de Classes e Comunicação/Colabaração
Visão Geral PRO.NET.
Visão Geral do RUP.
Projeto de Sistemas de Software
O Fluxo de Implementação
Análise de Sistemas de Software Prof. Rodrigo Ribeiro.
Processos de Desenvolvimento de Software – Parte 2
Análise e Projeto de Sistemas
Análise e Projeto de Sistemas
UML (Unified Modeling Language) Linguagem Unificada de Modelagem
LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA IV ENGENHARIA DE SOFTWARE: DA TEORIA À PRÁTICA GRUPO 13.
UML Modelagem e Programação Orientada a Objetos
Introdução a Desenvolvimento de Sistemas
PFC Projeto Final de Curso
Introdução a Desenvolvimento de Sistemas
Validação de Diagrama de
Especificação em Projeto de Sistemas
Bruno Silva Desenvolvido a partir de
O Processo Unificado (UP)
Padrão- MVC Model, View, Controller
POO Aula 03 Projeto OO com UML Eduardo Figueiredo 11 de Março de 2010.
METODOLOGIA, MÉTODOS E FERRAMENTAS
Revisão 2º Bimestre Engenharia de Software I
Visão Geral sobre Ciclo de Vida de Software, Processos e RUP
Fluxos secundários Só devem ser analisados e descritos após a descrição dos fluxos básicos. Fluxos alternativos situações especiais (desconto para um cliente)
Introdução a um Processo de Desenvolvimento Orientado a Objeto
Ferramentas de Suporte a MDD: Um Quadro Comparativo
UML e a Ferramenta Astah
Linguagem de Modelagem Unificada
CIn-UFPE1 © 2003, Alexandre Vasconcelos Visão Geral do RUP.
Engenharia de Software
© Nabor C. Mendonça Processo / Metodologia de Desenvolvimento de Software.
Engenharia de Software
Análise e Projeto de Sistemas Unified Modeling Language Renata Araujo Ricardo Storino Núcleo de Computação Eletrônica Curso de Programação de Computadores.
Análise e Projeto de Sistemas I Profa. Ana Karina Barbosa Fevereiro/2007.
Análise e Projeto de Sistemas
TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS Aula /08/2012 Professor Leomir J. Borba-
UML (Unified Modeling Language) Linguagem Unificada de Modelagem
UML (Unified Modeling Language) Linguagem Unificada de Modelagem
Engenharia de Requisitos Prof. Fábio Botelho, MSc Redes e Sistemas Distribuídos Recife, Agosto de 2012.
APSI II Análise e Projeto de Sistemas de Banco de Dados II.
RUP – Rational Unified Process Márcia Seabra Cabral Prof. Augusto Sampaio Centro de Informática - UFPE.
APS II Análise e Projeto de Sistemas de Informação II
ISO9001:2000 para Software Professor: Alexandre Vasconcelos Equipe: Amanda Pimentel Börje Karlsson Danielly Karine Erika Pessoa Jorge Cavalcanti Jose Edson.
1 Especificação de Sistemas de Software e a UML. 2 Modelagem de sistema A modelagem de sistema auxilia o analista a entender a funcionalidade do sistema.
O Processo Unificado (PU). 2 O que é o Processo Unificado (PU)? É um modelo de processo de software baseado no modelo incremental, visando a construção.
Transcrição da apresentação:

Análise e Projeto Orientado a Objetos

Processo de um software Metodologias Pode ser entendido como procedimentos a serem adotados para se atingir um objetivo. Para tanto, o método se vale de um conjunto de técnicas. A metodologia deve definir quais as fases de trabalho previstas no desenvolvimento de um sistema.

Fases de um processo de software Análise de Requisitos É o processo de entender, e colocar no papel, uma declaração do que uma aplicação destina-se a fazer depois de construída. Projeto Expressa como uma aplicação deve ser construída. Descreve as partes envolvidas e como elas devem ser montadas. Um projeto consiste de um conjunto de documentos em geral, esses conjuntos são diagramas com explicações sobre o significado desses diagramas. Um projeto é produzido a partir dos requisitos (exclui o código).

Fases de um processo de software Implementação ou Codificação Entende-se pela digitação do código-fonte comentado, interpretá-lo completamente antes da compilação para assegurar que ele faz o que é concebido, compila-lo para então executa-lo. Teste A fase de consiste em fornecer entrada à aplicação e em comparar a saída com aquela determinada pela especificação de requisitos de software.

Processo de Software em Cascata Análise de Requisitos Projeto Implementação Testes Manutenção

Processo de Software em Cascata Fases do projeto são sequênciais, com um grau de sobreposição entre as fases. Vantagens: Lógico Fácil de entender Relativamente fácil de gerenciar Alguns autores consideram este processo como um ideal ou uma linha base do que um processo realista.

Processo de Software em Aspiral Versão Intermediária X Produto Liberado X Iteração 1 2 3 Análise de Requisitos 1 2 3 Projeto 1 2 3 Codificação 1 2 3 1 2 3 Testes

Técnicas Exemplos de Técnicas: Técnica pode ser entendida como sendo um modo apropriado de se investigar sistematicamente um determinado universo de interesse ou domínio do problema. Exemplos de Técnicas: Análise e Projeto Estruturada Análise Essencial Análise e Projeto Orientado a Objetos

A Linguagem de Modelagem Unificada (UML - Unified Modeling Language ) O objetivo da UML é descrever qualquer tipo de sistema, em termos de diagramas orientado a objetos. UML é uma linguagem padrão para especificar, visualizar, construir e documentar sistemas de software. A UML é utilizada como uma importante ferramenta para o desenvolvimento de software orientado a objeto, entre outras aplicações.

A Linguagem de Modelagem Unificada UML não é um método para desenvolvimento de software. Não se encontra na linguagem a descrição dos passos que se deve seguir para se desenvolver um sistema, nem as etapas para modelar um sistema. A linguagem é utilizada para representar um sistema por meio de um conjunto de diagramas, onde cada diagrama se refere a uma visão parcial do sistema.

A Linguagem de Modelagem Unificada Visões Visão Lógica Visão de Implementação Visão de casos de uso Visão de Processo Visão de Implantação

A Linguagem de Modelagem Unificada É um linguagem independente de qualquer linguagem de programação em particular, ou de qualquer processo de desenvolvimento. A utilização de uma linguagem como essa auxilia na comunicação entre as diferentes equipes de um projeto, já que utilizam as mesmas ferramentas.

A Linguagem de Modelagem Unificada UML foi desenvolvida por Grady Booch, James Rumbaugh, e Ivar Jacobson que são conhecidos como "os três amigos". A UML é a junção do que havia de melhor nestas três metodologias adicionado novos conceitos e visões da linguagem. A UML suporta os cinco fases de desenvolvimento de Software: análise de requisitos, análise, projeto, implementação e testes. Estas fases não necessariamente devem ser executadas na ordem Seqüencial.

A Linguagem de Modelagem Unificada Ferramentas: Rational Rose (IBM/Rational) Describe (Embarcadero) Poseidon (Gentleware) Together (Borland) System Architect (Choose Technologies) Visio (Microsof)

A Linguagem de Modelagem Unificada Ferramentas gratuítas: Jude (http://jude.change-vision.com/jude-web/index.html) Ou outras ferramentas:http://sourceforge.net/